PIXEL: O SO para Raspberry PI está disponível para PC e Mac

16 Comentários

Foi em Setembro que a Fundação Raspberry lançou um novo ambiente gráfico leve mas muito funcional para o Raspberry PI. Este ambiente gráfico, baptizado de PIXEL, e que é distribuído como uma distribuição, tem como base o Raspbian que por sua vez é baseado no Debian Linux. O Raspbian com o ambiente gráfico PIXEL está agora disponível para PC e MAC.

Conheça melhor esta “nova distribuição”.

pixel_03


Se até há relativamente pouco tempo ambiente gráfico PIXEL apenas estava disponível para o mini PC Raspberry PI, a Fundação Raspberry disponibilizou-o agora para PC e MAC.

Ainda não tem um Raspberry PI? Veja aqui a nossa promoção

Esta distribuição agora disponibilizada, que tem como base o Raspbian, é bastante leve e não tem grandes necessidades em termos de recursos, bastando para isso uma máquina com 512 MB de RAM e um processador x86 (Intel ou AMD).

pixel_04

O sistema traz já algumas ferramentas interessantes, incluindo o OpenOffice, o Chromium como browser, ferramentas de desenvolvimento, etc.

rpi6

Para experimentar esta “nova” distribuição, basta que faça download aqui, a grave num DVD ou Pen USB (usando, por exemplo, o Etcher), e faça boot em qualquer PC ou MAC. Pode também experimentá-la recorrendo à virtualização.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Kernel 3.16…??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Yup! Experimente, esta distro voa…

  2. Avatar de carlos Fernandes
    carlos Fernandes

    1,3Gb…..meu rico puppy

  3. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    PIXEL não é o SO, é somente a parte do desktop…

    https://www.raspberrypi.org/blog/introducing-pixel/
    “So PIXEL it is, which now officially stands for “Pi Improved Xwindows Environment, Lightweight”.”

    Não sei onde vão buscar certas notícias…

    1. Avatar de João
      João

      … ia dizer o mesmo…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      E quem gere todas as threads necessárias ao arranque e gestão desse desktop?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        A base é o Raspbian. O Pixel é o ambiente gráfico.
        No entanto eles acabam por chamar Pixel ao conjunto, até a imagem tem esse nome
        http://downloads.raspberrypi.org/pixel_x86/images/pixel_x86-2016-12-13/2016-12-13-pixel-x86-jessie.iso

        Mas sim, o correcto é sre designado de ambiente gráfico.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          hum está correcto.
          Eu gosto mais de chamar pixel ou pipplware ao resultado final, até porque muitas vezes existem tweaks próprios de cada build, mas pronto, o que é…É 😛

    3. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Yep, basicamente é isso. É o LXDE ligeiramente modificado, com um tema feito por eles + wallpapers + splashcreen. O sistema por trás é o Debian Jessie x86.

      PS: O Raspbian é o Debian Jessie armhf (que é compilado para ARMv7) recompilado para ARMv6 para suportar todas as versões do Raspberry Pi.

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Sabem dizer-me se a saída hdmi numa gráfica AMD (ou seja não Intel) será detectada e activada?

  5. Avatar de transcendez
    transcendez

    mas que nome original PIXEL

  6. Avatar de Cristiano Venancio
    Cristiano Venancio

    será que dá para instalar numa tablet? tutorial please!

  7. Avatar de yuji mei
    yuji mei

    Isto no magalhaes vai ser giro <.<

  8. Avatar de arnaldo arlindo
    arnaldo arlindo

    sai processo da google!

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Será mesmo o OpenOffice?