Será o fim do uso de telemóveis enquanto conduz?

95 Comentários

Apesar das regras não permitirem a utilização de telemóveis enquanto conduzimos, a verdade é que os condutores continuam a abusar e até a fazer uma condução perigosa devido a estes equipamentos de comunicação.

Mas a utilização de telemóveis dentro dos carros pode estar por dias, isto se a ideia do governo britânico for em frente.

conduzir_00

O governo britânico está a ponderar o desenvolvimento de um sistema que seja capaz de bloquear o acesso dos telemóveis às redes móveis enquanto os seus utilizadores conduzem. Para tal, o Governo vai em breve reunir-se com alguns fabricantes do segmento automóvel para encontrar soluções.

Ainda pouco se sabe sobre uma possível solução, mas a ideia é que a nova tecnologia a desenvolver, um estilo de “modo voo”, seja capaz de impedir o acesso às redes móveis, isto enquanto o condutor conduz.

Segundo dados recentes, tendo como base uma sondagem realizada no Reino Unido, 1 em cada 3 condutores fala ao telemóvel enquanto conduz. Mais curioso ainda é o facto de 1 em cada 5 condutores considerar seguro aceder às redes sociais, entre outras tarefas, especialmente quando estão no trânsito.

texting-driving

A ideia do Governo britânico é bastante interessante, mas obviamente é bastante complexa de implementar. Como cortar o acesso à rede apenas ao smartphone do condutor? Como saber qual o smartphone do condutor?

Estatísticas em Portugal

Os estudos confirmam que é difícil para os condutores levarem a cabo as tarefas mais básicas e essenciais ao mesmo tempo que praticam uma condução segura se estiverem a realizar uma outra tarefa secundária.

Enviar mensagens é um fator de distração a vários níveis:

  • Desvio da atenção cognitiva;
  • Distração física/motora;
  • Distração visual;

O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel é o mesmo de uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.

  • 86% das pessoas utilizam o smartphone quando estão sozinhas no carro;
  • O risco de causar um acidente aumenta em 800% se estiver a enviar mensagens escritas no telemóvel;
  • Usar telemóvel a conduzir faz com que a atividade cerebral destinada à condução seja reduzida em 37%;
  • Aumento do tempo de reação em 35%, o que faz com que leve mais tempo a reagir em caso de necessidade urgente;
  • Escrever mensagens enquanto se conduz aumenta em 400% o tempo em que retiramos a atenção da estrada;
  • Escrever mensagens enquanto se está ao volante aumenta até 23X o risco de acidente, calculando-se que o condutor tira em média 5 segundos os olhos da estrada por cada mensagem;
  • Existe cada vez mais a evidência de que a distração, com origem nos dispositivos móveis, pode prejudicar a condução, dificultando em 10% a permanência na faixa de rodagem correta;
  • Cerca de 75% dos condutores ao telefone têm tendência para não parar nas passagens de peões. Estes dados são bastante preocupantes, uma vez que metade das mortes em acidentes rodoviários devem-se a atropelamentos;

Via Telegraph

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos Fernandes
    carlos Fernandes

    Vindo do U.K. só pode ser estúpido….mas seguindo a mesma lógica acho que devem encontrar um sistema anti-rádio, Anti-comer/beber, anti-fumar, eliminação de criancinhas a chorar no banco traseiro e….o melhor….bloqueio de visualização de pessoas sexys na rua.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E muito estupido sim…tu deves ser daqueles q vai na faixa da esquerda a empatar o transito enquanto mexe no telefone…

      O pior e q pessoas como tu causam sempre acidentes aos outros q nao tem culpa nenhuma!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O Carlos tem toda a razão. Há mil e um factores causadores de acidentes, sendo que quem bate por ir a consultar o facebook não é culpa da rede móvel mas sim do irresponsável que vai ao volante.
        Falar ao telefone, comer, mexer no rádio etc etc são tudo distracções igualmente perigosas.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Até porque o passageiro não tem culpa nenhuma!!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Acabem mas é com os lentos nas AE que são a principal causa de acidentes!

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Tu deves ser daqueles que vai sempre na faixa da esquerda a 180km/h e a abuzinar os carros que vão à tua frente a 120 kn/h

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            E qual é o problema? Sai da frente deves ter a mania que gostas de andar na faixa da esquerda…

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Desde que vão a 50Km/h está tudo bem.
            Eu sou daqueles que quando se começam a colar a mim em tom de “acelera isso” faço questão de tocar no travão, não para travar, apenas para acender os stops e meter o coração desta gente em busca de adrenalina a bater um pouco mais 🙂

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu sou daqueles que se me fizeres isso passo-te pela direita colo-me a frente e faço a mesma coisa… Mas vais a 40km para não te armarea em campeão. Vai para a direita que é o teu lugar.

          6. Avatar de john doe
            john doe

            Depois acordas e percebes que estás com a fralda cheia e fazes beicinho. Depois choras e ficas cheio de babinha.

          7. Avatar de Pedro
            Pedro

            Tenho a certeza que se uma pessoa for a 180 km/h e outra for a 120 km/h (“os lentos”) à frente, a culpa não será da que vai dentro do limite de velocidade – isto num cenário em que vão os dois na mesma faixa.

          8. Avatar de R
            R

            se seguirem as regras reduzem em muito os acidentes.
            se nas AE o maxiimo permitido sao 120, entao n passe dos 120!
            Quer chegar mais depressa? va de comboio ou aviao!

            mania de gente que se acha piloto de rali / equlibrista multitarefas em quanto conduz…. depois há acidentes…

            Ha 1001 factores que podem ser causadores de perigo? SIM, mas o maior é a irresponsabilidade de alguns!

            e vamos ser sinceros, mecher no radio ou sintonizar uma estacao, comer, beber… nao é o mesmo que ir a responder a mensagens ou a ver posts no facebook…

          9. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não há pistas de avião ou estações de comboio para onde vou…

          10. Avatar de luis reis
            luis reis

            Deves ser daqueles que me dá um gostinho especial em passar multa…

          11. Avatar de Ângelo
            Ângelo

            O problema dos “lentos” é que normalmente também gostam de ir na faixa do meio a empatar o trânsito.

          12. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Já apanhei uns quantos a conduzir ao telemóvel, até pus no YouTube!

            https://www.youtube.com/watch?v=5DS9sdkzmDM

          13. Avatar de Joao
            Joao

            Queres ser acelera, joga na PS, pelo menos nao metes a vida em risco de ninguem.
            Inconscientes. É com parvos como tu que muitos condutores têm de guiar por si e pelos parvos, senão havia muitos mais acidentes.
            Se a velocidade máxima é 120, porque queres ir mais depressa? Para matares alguem? Não sejas estupido nem assassino.

          14. Avatar de PAULO SILVA
            PAULO SILVA

            @Miguel – deves ser daqueles que pensas ser um piloto de F1, mas que tem mentalidade de uma criança de 6 anos…

          15. Avatar de Sergio
            Sergio

            O miguel, embora em tom de gozo tem alguma razão.. porque seja qual for o limite, nao faria mal a ninguém encostar-se e deixar passar. Eu prefiro apanhar uma multa de velocidade do que apanhar uma multa por chegar atrasado ao meu trabalho. É claro que deve haver responsbailidade 140.. 150 nao é nada em certas vias.. por vezes ate é mais perigoso andar a 120 em vias de 80

          16. Avatar de john doe
            john doe

            multa por chegar ao trabalho??? mas onde trabalhas? gulag? ou uma manufatura da inglaterra negra do tempo da revolução industrial?

          17. Avatar de Joao
            Joao

            Levantas o cu mais cedo da cama e assim nao “apanhas multa no trabalho” (e já agora, muda de empresa)

          18. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não disse que pisava o travão a fundo, no entanto tenho todo o direito de o fazer caso necessite. Quem vai atrás que mantenha a distância como eu faço. À minha frente não te colavas facilmente porque se há coisa que eu gosto é de ir descansadinho e com tempo de reacção disponível.
            Mas pronto…tens razão Colin Mcrae. Estão todos errados e tu estás certo 😛

          19. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sergio não é nada conforme. Rebenta-se um pneu a 150Km/h e pode não ser nada ou pode ser tudo.
            Claro que até a 50Km/h temos esse risco mas pronto.
            Uma coisa é certa….os maiores acidentes em cadeia são em auto estradas, portanto ou a visibilidade é muito má ou realmente as velocidades praticadas não são assim tão baixas.

          20. Avatar de N/A
            N/A

            Sérgio, apanhaste aí uns belos artistas. Mas também achei que podias facilitar mais em certas ocasiões como as vias de aceleração para entrar numa auto-estrada. Acelerar apenas para fazer sinais de luz e mostrar que és tu quem tem a prioridade não é considerado boa condução.

      2. Avatar de Carlos Alberto Teixeira Fernandes
        Carlos Alberto Teixeira Fernandes

        Boas Miguel
        eu sou daqueles que comprou um Kit mãos livres para falar ao telemóvel, não mando sms, nem olho quando estou a conduzir ( sei que existe apps para o efeito mas ainda não consegui por aquilo a funcionar).
        ps: na 2ª circular ando sempre pela esquerda …é mais rápido boas festas

      3. Avatar de Sergio
        Sergio

        John Doe, experimenta nao teres uma porta de comercio aberta a horas em locais rigidos e levas facilmente uma multa de 500€.. como é obvio tento sair de casa o tempo suficiente de forma a precaver essas situações, mas ha coisas que nao controlas e os centros comerciais estão se a marimbar

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Continuo a dizer, levanta a peida mais cedo

      4. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Es o maior Miguel…

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Por aquilo que aqui dizes, ja da para ver que vais ser um dos lesionados, por estupidez, nao das leis a serem impostas, mas por seres mais um dos muitos que teem cabeca para passear o cabelo e segurar as orelhas.
      Nao deves ser condutor, ou se es nao tens qualquer consciencia daquilo que fazes e pensas.

    3. Avatar de R
      R

      Bloquear redes sociais, mensagens e este genero de aplicacoes concordo PLENAMENTE!
      bloquear chamadas acho que nao. a nao ser que seja permitido efectuar e receber chamadas com os sistemas alta-voz dos carros.

      Pá, cada um faz o que quer no carro dele, pode fumar, comer, fazer o pino…. o RELEVANTE aqui éque nao só es está e colocar a ele/a em perigo como está a colocar OUTROS EM PERIGO!

  2. Avatar de jorge
    jorge

    so atrasados a conduzir
    nao sabem que existem auricular bluetooth ou maos livres??

    1. Avatar de Ângelo
      Ângelo

      A maior parte das estatísticas acima são sobre a utilização do telemóvel, não é por ir a segurá-lo na mão. Uma pessoa a falar ao telefone não está a prestar total atenção à condução. Não é só uma questão de ir a conduzir só com uma mão.

      1. Avatar de Joao Martins
        Joao Martins

        então, neste caso, tb nao podemos falar com um dos ocupantes/passageiro do veiculo. imaginem-se com o carro lotado….

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          é completamente ir com atenção ao pendura e ir com atenção ao telemovel (seja em alta-voz seja por auricular). As condições nunca são as mesmas, quem está do outro lado, não adequa a conversa ao estado do transito, ao barulho que se faz sentir dentro da viatura (pode ser muito silenciosa, mas há sempre qualquer coisa) e até à qualidade da chamada.

          Eu irrito-me bastante quando tenho que estar ao telemovel enquanto conduzo. Já com a pendura ou os restantes ocupantes, nem por isso

  3. Avatar de Perdido
    Perdido

    E quem os usa para navegação online, com trânsito, etc?

  4. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Por essa lógica em caso de emergencia o condutor deve dirigir-se ao telefone fixo mais próximo.
    É apertar a fiscalização e aumentar as coimas. E a qum fuma enquato conduz tambem. Ja vi muita cagada à minha frente à pala das duas coisas.

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      Em caso de emergencia em que fique preso dentro do carro?
      Em caso de emergencia em que não tenha telefone fixo perto?
      E os restantes ocupantes do veiculo?

      Tirem as palas e façam as coisas como deve ser.
      Já que é para inovar, não as façam cegamente.

      Não defendo o uso dos telemóveis, mas nem 8 nem 80.

      1. Avatar de GPinto
        GPinto

        Isso ja e outra historia.
        Pior ainda era se proibissem o transporte de telemovel. 😀

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Ja fumei muito enquanto conduzia, ja nao o faco ha uns anos, nao por ter deixado de fumar, que infelizmente ainda fumo, mas deixei de o fazer a conduzir, tive alguns sustos, desde cigarros acesos me escorregarem dos dedos ou saltarem do cinzeiro, a ponta do cigaro voar para o banco traseiro (acesa). Parece estupidez, mas acontece, e se acontece em autoestrada o stress triplica. pois torna-se dificil de parar caso seja necessario, e a preocupacao torna-se detentora da nossa atencao o que afeta e muito a seguranca da nossa conducao. Claro que aqui vao aparecer muitos a dizer que nao, mas tentem passar por isso em locais onde nao teem sitio para parar, onde se transita a alta velocidade, com bastante transito, e com policia e cameras, depois digam se notaram alguma coisa.

  5. Avatar de João Soares
    João Soares

    Estupido ou não, decerteza que salva vidas de pessoas que não têm a culpa de morrer na estrada por causa que o outro condutor estava distraído a ver o feed do facebook. Acho que a vida dos outros (peões e motociclistas e até mesmo de quem anda de carro) não é mais importante que a porra de uma rede social. Pensem nisso

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      Isso e conversa de adulto consciente, coisa que por aqui nao agrada a muitos, preferem viver na obscuridade da propria estupidez.
      Concordo plenamente com tudo o que diz.

  6. Avatar de MVinhas
    MVinhas

    Bloquear é demasiado extremo, agora arranjar um método que impeça o condutor de atender o telemóvel era perfeito. Não deixavamos de receber as chamadas e sempre teríamos hipótese de encostar para as atender.

    Ainda assim, o sistema falharia se tivessemos no transito, uma vez que o carro estaria sistematicamente parado. Mas parece-me importante que este tema vá a discussão.

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      Os carros poderiam por eles proprios fazer isso, incorporarem um bloqueador de sinal que se ativa no caso de o carro estar em movimento ou com ignicao ligada.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        E os outros passageiros?

  7. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Duvido que isto avance, ainda para mais quando já há um carro no mercado com câmara incluída no espelho retrovisor para tirar fotografias e partilhar…é por estas que considero o preço da carta uma abominação!

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se as coisas não vão a bem, vão a mal. Ainda não entendi qual a diferença de encostar o telemóvel ao ouvido para falar, ou ir a segurá-lo – em alta voz – a dois palmos da cara, como tanto imbecil teima em fazer repetidamente…

    O bloqueio pode ser demasiado extremo sim, mas as pessoas não aprendem a bem e, normalmente, o mal só acontece aos outros.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Penso que essa prática do falar pro “walkie-talkie” seja apenas para não ser tão óbvio caso algum agente da autoridade apareça de repente pela frente.

      1. Avatar de GPinto
        GPinto

        Chama-se a isso, medida de chico esperto.

  9. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Outras questões:
    – como o sistema reconheceria o condutor e se este está a conduzir ou não?
    – chamadas de emergência?
    – bloqueará também jogos, vídeos, etc?
    – que tipo de permissões de acesso seriam necessárias e até que ponto isso interfere com o direito à privacidade?
    – permitirá sistemas de mãos livres?

  10. Avatar de rdsguarda
    rdsguarda

    Acho que bastaria a obrigatoriedade de se ter um emparelhamento Bluetooth com todos os automóveis.
    Assim os equipamentos não saem dos bolsos ou das bolsas…

  11. Avatar de QualquerUm
    QualquerUm

    Então e nos carros, como o meu, que tem bluetooth? Também?

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    E daí, na altura em que for implementado nem vão fazer parte da Comunidade Europeia ahahah

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não é só o telemóvel que distrai, já vi gente a conduzir e a comer

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não é tão grave ainda assim. Mas é punível. Só fumar é que não tem mal…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não é tão grave?
        Já tentaste conduzir e abrir um iogurte ou comer uma sandocha? É que o telemóvel podes manusear com uma mão, já comer em certos casos já implica um apoio da outra.
        De qualquer forma ambos são incorrectos.
        Fumar é outra…o simples acto de ir ao maço e acender o cigarro implica uma série de distracções.

  14. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Felizmente não faltam muitos anos para os carros autónomos serem uma coisa normal. Só isso vai reduzir para números residuais o número de mortos causados pelos trânsito automóvel.

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Excepto com os carros autónomas de certas companhias, que por norma, não param ao semáforo vermelho, como se viu recentemente…

      1. Avatar de Ivan
        Ivan

        Isto é falar apenas por falar.

        Se voltares a ler a noticia desse acidente, irás reparar que não foi como contas 😉

        Quando se odeia vale tudo.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Foi explicado o porquê do carro não ter parado, ainda assim, independentemente do carro e da marca o número de acidentes diminuirá.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uma boa solução – uma vez que o governo britânico está em contacto com fabricantes de automóveis – é bloquear o sinal dentro de um carro até o condutor encaixar um telemóvel num suporte; aí, só esse telemóvel é que fica bloqueado. Desta forma, se o condutor viajar sozinho, não tem remédio, vai estar bloqueado de qualquer forma; se viajar com amigos/família, só o dele fica bloqueado (ou ficam todos até ao critério se cumprir).

    Depois em termos de segurança; quando há acidente, esta bloqueio desativa-se; já acontece com o airbag, por isso não deve ser difícil desbloquear quando houver impacto. Para não falar que a velocidade do carro, o local (autoestrada) e outros fatores podem ser considerados.

    Em relação à ética ou moral da questão: é a maneira certa de prevenir acidentes? Há mais fatores? Claro que há mais fatores; mas se pudermos reduzir um acho que vale a vida das pessoas que não sofrerão por esses males. Há outras formas sem ser bloquear sinal? Pelos vistos não se lembraram de mais nenhuma ou mais nenhuma funcionou; multas e coimas não impedem isto (por muito altas que sejam, haverá sempre quem as consiga pagar e não se preocupe).

    1. Avatar de Ângelo
      Ângelo

      Essa solução traz mais inconvenientes do que vantagens. No fundo, trata-se de censura. Que s fascistas muito gastavam, para evitar males maiores.

      As pessoas têm que se responsabilizar pelos seus deveres e serem penalizadas quando não as cumprem. Nem nos aviões bloqueiam os telemóveis e provavelmente teriam mais motivos para isso.

      1. Avatar de Anti-Obnóxios
        Anti-Obnóxios

        Responsabilizar???? Isso é conversa da treta!
        Que adianta alguem ser responsabilizado, depois de um acidente, em que provocou a morte ou incapacidade permanente de outros (para nao falar nos danos “menos” graves) ? E destruiu a vida de familias ?
        E pior, depois leva tipo 2 anos de pena suspensa, por “homicidio ou ofensa agravada, por mera neglicencia” ???? Mais, mesmo que seja condenado em processo cível adjacente, a pagar indemnizaçoes, nunca as chegara a pagar a esmagadora maioria das vezes por insuficiencia de meios, a menos que a seguradora, nao “engonhe” a meter recursos por tudo e mais alguma coisa, e se chegue a frente. E mesmo assim, nao vai recuperar os danos que causou.
        Ja mete nojo a mania, da preocupaçao excessiva, com os prevaricadores e a ignorancia sistematica ou quase, com as vitimas.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      E que interface é que o encaixe usa? Apple 30pin? Lightning? Micro-usb? Usb-c? Ou se calhar não usa e bastar sentir lá qualquer coisa como um papel e pronto. E se o telefone for pequeno ou grande demais? E se o dono não tiver telefone ou não tiver consigo?

      Há um mar de casos que invalidam essa ideia.

  16. Avatar de Marco
    Marco

    Tanto se quer fazer, e bem, mas vão sempre pra ideias quase impossíveis de colocar em prática. A solução, tal como outros casos, está na educação cívica e na multa pesada. Já passamos por algo assim há uns anos atrás, quem não se lembro dos condutores que não queriam usar cinto de segurança porque atrapalhava a condução ou não usar capacete nas motas. Hoje em dia já não se fala nisso. Com os telemóveis será igual. Mas em vez de medidas impossíveis de implementar deveríamos pensar em medidas de sensibilização e educação cívica nas escolas.

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      Concordo.

      O problema é que não temos agentes para tanta multa.
      E depois outro problema, com a nossa fiscalização, seria sensibilidade ou caça à multa?

  17. Avatar de Jose
    Jose

    Eu vivo aqui no estrangeiro ja conduzi bicicleta e mota e sei muito bem o vi nesse tempo, as pessoas estao ficando muito obcecadas pelo o telefonebe sua tecnologia eu ja cheguei a ver pessoas de mota e estar nas redes sociais.

    Embora que esta lei ira afectar quem vai ao lago acho que deveriam colocar lei da pessada, multas pessadas assim asvoutras pessoas iam ter medo dirigir e usar o telefone.

    So quem vê mesmo, e para ver tem ser condutor pois voce é posto em campo.

  18. Avatar de Joao
    Joao

    “O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel é o mesmo de uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.”

    Quer dizer que tendo o meu avõ 72 anos o vão proibir de conduzir?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Nota que isso são testes e tudo que é feito é com a intensao de medir o tempo e estudar a tua reação, agora la vais tu ca cabela sei la onde a ver tuas amigas no face e a imaginar sei la o ke, eu te digo que a tua reacao é bem menor e te digo que ja vi velhos de 70 com mais juizos que alguns novos e alguns velhos que nem reacao tem.

      Sentate numa cadeira e pensa se tivesses perdido familia num acidente em que a causa fosse o telemovel

      1. Avatar de Joao
        Joao

        A minha afirmação foi feita apenas por achar que aquele estudo não faz qualquer sentido na minha opinião.. não afirmei que acho mal a medida de bloquear até porque a mim não me afecta em nada pois o meu facebook só serve para ver as datas de aniversário das pessoas..e em termos de chamadas apenas em alta voz ou então paragem quando é possível.. 😉

    2. Avatar de Olly Lopes
      Olly Lopes

      Mais ou menos, para isso existem as inspecções médicas obrigatórias para quem tem mais de 60 anos (acho que é esse o limite mínimo) e de cada vez que a carta é renovada, tenho um familiar que apesar de ainda conduzir bem e não ter dificuldade auditiva ou visual já não pode conduzir nas auto-estradas por causa de ter mais de 70 anos… Com direito a nota na carta.

  19. Avatar de gonçalves
    gonçalves

    mas isso já existe a muitos anos e falo por experiência propia um autocarro só anda se os utentes tiverem os telemóveis desligado se não para logo a frente 50 metros

  20. Avatar de Joao Martins
    Joao Martins

    Já agora, limitem os veículos para não ultrapassarem a velocidade de 120kmh! Proíbam tb falar com os ocupantes!

    1. Avatar de Anti-Obnóxios
      Anti-Obnóxios

      “Já agora, limitem os veículos para não ultrapassarem a velocidade de 120kmh! ”
      Isso sim, era uma ideia a serio! Nao digo limitar a justa a 120, mas p ex dar uma margem, para ultrapassagem, alguma manobra evasiva de emergencia etc…, mas p ex 150km/h. Ou estudar a melhor forma de calcular.
      Nao tenhas ilusoes, bater a 120 nao eh a mesma coisa que bater a 200; bater a 50, nao eh a mesma coisa que bater a 95, e os danos causados, tambem nao, com os prejuizos associados.
      Que adianta, depois, repressao e mais repressao, se deixam vir ca para fora, carros cada vez mais potentes, com 300, 400, 500 e ate 1000 cavalos ?
      Sim, sei, para os “estados” adianta, da mais dinheiro ao erario publico, com o guito, das coimas.
      !

  21. Avatar de Ellison Sousa
    Ellison Sousa

    Bom, eu tenho uma dúvida. Sou brasileiro e no Brasil, como em qualquer país sofremos com acidentes por imprudência. Mas pergunto: E nas situações onde o smartphone é sua ferramenta de trabalho? Um exemplo simples são os parceiros Uber, Cabify, Lift, entre outros? Trabalhei muito tempo na rua e sempre me questionei com este tipo de situação, pois sempre utilizei smartphone como ferramenta de trabalho.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Se voce tem carta deve ter apredindo que se pretende usar o telefone para chamar ou escrever deve parar o carro num espaço apropriado assim para realizar sua tarefa. No uber se passa quase a mesma coisa, é um gps e quando recebem um pedido eles podem bem estar parados, muito diferente que estar a andar no facebook lendo os comentarios etc

  22. Avatar de Freitas
    Freitas

    Isso será quase impossível, e daria muito trabalho, em que o mais provável o telemóvel ter de ser registado no mtt, e serviria como chave para o carro, teria um compartimento próprio e obrigatório para colocar senão o carro não ligaria, só podia ter um único telemóvel. isto é só uma ideia, muito confusa, como o que eles querem fazer. Só resta as multas e as pessoas que cumprem a lei, eu confesso eu era um desses a com chamadas e msg, mas tomei tomei consciência e mudei isso, e não nunca levei uma multa pelo telemóvel.

  23. Avatar de João Serra
    João Serra

    Não fizeram isso para a velocidade maxima do carro vao fazer para o telemovel?

  24. Avatar de Pitacho
    Pitacho

    De facto a ideia, a meu ver é boa, mas também muito complexa, a não ser que ninguém tenha acesso a redes moveis dentro do carro.
    Mas como também já foi dito aqui, também é preciso atacar as outras distrações (não me refiro a crianças no banco de trás como é óbvio), mas sim como fumar, comer, maquilhar, etc.
    As pessoas por vezes acham que “é rápido” e enquanto fazem o rápido o carro da frente para ou o volante começa a virar para um lado e lá fica o transito todo entupido (se não tiver resultado pior).
    Claramente acho muito bem, só que, ao contrário de como começam o artigo…não está por dias!

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se conseguirem bloquear o uso em condução será óptimo. Deverão contudo abrir excepção para quem usa devidamente o alta-voz ou um suporte, e apenas para uso limitado a poucos toques no teclado ou no touch screen.

    Vejo muitos a compararem usar o telemóvel com o mexer no rádio. Isso depende do uso que se faz ao rádio. Este está lá para um uso rápido, como mudança de emissora ou de faixa de música, não para uma infinidade de operações, como acontece num telemóvel ao escreverem mensagens ou enviando comentários em redes sociais, ou segurando o telemóvel na mão enquanto “conversam”. Pois isso já é ser irresponsável, e até idiota quando o fazem para dar nas vistas, porque acham ser “cool” conduzir e estar ao telemóvel ao mesmo tempo. E só posso entender que assim o pensem, pois vejo pessoal com carros caríssimos, telemóveis de alta gama, e depois não parecem ter dinheiro para adquirirem um sistema de alta-voz nem um simples suporte para usarem o alta-voz nativo do telemóvel…

  26. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Disto tudo só retiro uma coisa “O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel é o mesmo de uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.”

    Então porque não tirar tb os velhos de 70 anos da estrada,? É que vejo-os a fazer com cada asneira…

    1. Avatar de Regis
      Regis

      Os “velhos de 70 anos” são aqueles que quando jovens, foram suficientemente sensatos a conduzir e por isso chegar a essa idade. E tu, vais la chegar? Já agora vê este vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=HbjSWDwJILs

      1. Avatar de john doe
        john doe

        claro. naqueles dias de intenso tráfego… uns belos 3 ou 4 carros por estrada 😀

  27. Avatar de Pereira
    Pereira

    Isso é uma medida que não chegará a lado nenhum! 😀
    Por essa ordem de ideias, então os carros deveriam ser limitados à velocidade permitida por lei (excepto carros de emergência).
    Por outro lado, conduzir em excesso de velocidade e/ou ao telemóvel não dão direito a multa? Pois, lá se ia uma boa fatia das multas e o equilibrio das contas.

  28. Avatar de Fido
    Fido

    Atrasados como andamos vai levar anos para que a implementação (caso venha mesmo a ser implementada) aconteça por cá de forma significativa. Considerando que a implementação passa apenas por um dispositivo presente nos automóveis obviamente.

  29. Avatar de Regis
    Regis

    Decisão acertadíssima!
    Chamo à atenção para o facto de que muitas das “desculpas” já postadas para que não seja adoptada esta medida, ou outra similar, as ouvi quando da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança ou da proibição de conduzir depois de tomar bebidas alcoólicas.
    É típico. Mais tarde todos agradecemos. Descansem.

  30. Avatar de Diogo Alex
    Diogo Alex

    “1 em cada 5 condutores considerar seguro aceder às redes sociais, entre outras tarefas, especialmente quando estão no trânsito.”

    Possivelmente quando dizem transito estão a falar das filas de transito em que o carro anda a 5 metros por hora, nesse caso até tenho tempo de fazer um joguinho ou dois visto que nao vai acontecer nada de mal se desviar os olhos do carro da frente. Em transito parado, não ha mal nenhum em tar com o telemóvel visto que o pior que pode acontecer e bateres ligeiramente no carro da frente causando a ti e ao da frente um belo inicio/fim de dia.

    1. Avatar de Megacoelho
      Megacoelho

      Eu penso que IDIOTAS como tu não deviam sequer ter carta. Deviam ficar em casa a jogar 1 joguinho ou 2.

  31. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Concordo em absoluto com a PROIBIÇÃO TOTAL do uso do telemóvel enquanto se conduz !! Tantos acidentes e mortos já se registaram por causa disto que vocês nem fazem a mínima ideia !! E outra coisa,já vi gente a “falar” ao telemóvel no seu carro enquanto conduz que na verdade nem é bem assim,pois querem dar uma de importantes.Fingem que estão a falar pois a vaidosice é muita !! Por um lado,é só para atrair as atenções,por outro é para não passar cartão a ninguém.Então as mulheres,ui.. !!!!!!!!!!!

  32. Avatar de tiago
    tiago

    Acho muito bem… já peca por tardio!!! Com tanta tecnologia a avançar já deviam ter feito… e para o pessoal que está a pensar no GPS e afins… existem suportes para tal…estão enganados numa estrada, parem na berma e verifiquem o GPS…simples!

    E depois o mais engraçado disto tudo é que as pessoas sabem que é proibido, que existem multas, que existem carros á paisana da GNR e PSP e mesmo assim…falam ao telemóvel a conduzir como tivessem no sofá de casa…

  33. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Meu Deus!! Quanta idiotice… Percas um ente querido, vejas um filho morrer, fiques incapacitado fisicamente… E iras pensar mais em segurança preventiva.

  34. Avatar de Bruno
    Bruno

    Se quiser usar o google maps com 4G entao não posso. Se quiser ouvir musica no carro através de streaming também não posso…

    1. Avatar de Megacoelho
      Megacoelho

      Podes, se fores no banco do passageiro, ou se utilizares/programares antes de conduzir, caso contrário és um IDIOTA como o Miguel.

  35. Avatar de Megacoelho
    Megacoelho

    O Miguel é IDIOTA.