PiPplware – Algumas dicas de utilização (Parte II)

38 Comentários

Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI.

Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

Depois de ensinarmos como podem ter o PiPplware no vosso Raspberry PI, hoje deixamos mais algumas dicas de utilização.

pipplware_009

Wireless

Por omissão o acesso à Internet no boot só acontece se estiverem ligados à vossa rede por cabo ethernet.

Para terem wireless no boot, entrem no XFCE e abram o “WiFi Config“. Escolham a vossa rede, insiram a vossa password e, no menu do programa em cima, escolham “Save configuration“.

Deste modo terão logo internet via wireless após o boot sem configurações adicionais.

Para já esta é a forma mais fácil para configurar o wireless, talvez numa versão futura o processo seja simplificado.

pi_01

Como configurar a vossa TV

O Pipplware vem por omissão, configurado para funcionar correctamente na maior parte das TVS ligadas por HDMI. Depende agora da vossa televisão.

Caso a imagem não esteja ajustada, a primeira coisa a fazer é mudarem na vossa TV o modo de visualização. Geralmente são opções como 16:9, panorâmico, não à escala, etc. Alterem entre elas até encontrarem a melhor.

Caso isto não funcione, a segunda coisa a fazer é ir a “3 Raspberry Pi Configuration” -> “Advanced Options” -> “Overscan” -> Enable , fazer reboot e voltar a ver as opções da televisão. Para ligações HDMI estes passos devem ser o suficiente.

Caso tenham uma ligação por RCA, para além dos passos em cima, muito provavelmente terão de editar o ficheiro /boot/config.txt e adicionar uma linha com: sdtv_mode=2

Caso a imagem mesmo assim não fique correctamente, terão de mexer com as opções de overscan_left, overscan_right… no mesmo ficheiro até que a imagem fique o melhor possível.

Para mais informações consultem: http://elinux.org/RPiconfig

pi_05

Como ter os vossos jogos/roms a funcionar:

As roms encontram-se em /home/pi/RetroPie/roms. Nesta pasta encontram-se varias outras pastas, cada uma referente ao respectivo emulador. As roms têm de estar num determinado formato dependendo do emulador. Aqui fica uma lista dos formatos suportados por cada emulador:

  • Atari 2600: .bin
  • Doom: .WAD
  • Game Boy Advance: .gba
  • Game Boy Color: .gbc
  • Game Gear: .gg
  • MAME: .zip
  • Megadrive/Genesis: .smd .md
  • NES: .nes
  • PC Engine/TurboGrafx 16: .pce
  • Sony Playstation 1: .img .7z
  • SNES: .smc

Por exemplo se tiverem roms da Mega Drive (.smd ou .md) basta copiá-los para a pasta /home/pi/RetroPie/roms/megadrive

Depois disto feito, no emulationstation (onde aparece o menu inicial) basta carregar nas setas para os lados até aparecer o emulador pretendido. Os emuladores só aparecem no emulationstation se tiverem roms, no formato suportado na respectiva pasta.

Não se esqueçam também de configurar os controlos em “5 Input Configuration”. As vezes é preciso configurar os controlos manualmente, editando um ficheiro, dependendo do emulador. Mais uma vez consultem o wiki.

pi_06

Opções de arranque / boot

O Pipplware por defeito arranca para o Emulation Station, onde aparece um menu com várias opções. Porém, se desejarem podem por o Pipplware a fazer arranque automático para uma outra interface:

Passo 1:

  • Para desactivar o arranque automático do Emulation Station escolham a opcção “4 RetroPie Configuration” – > opção “3 Setup” -> opção “4 Enable Emulation Station at boot” -> “Original boot behaviour”  – Neste caso o Pippware irá fazer boot para um terminal.

Passo 2:

  • Para activar o arranque automático do XBMC executem num terminal: sudo nano /etc/default/xbmc e mudem a opção “ENABLED” de 0 para 1.
  • Para activar o arranque automático do XFCE escolham a opção “3 Raspberry pi Configuration”  -> “3 Enable boot to desktop/ Scratch” -> “Desktop Log in”
  • Para activar o arranque automático do emulatiostation escolham a opcção “4 RetroPie Configuration” – > opção “3 Setup” -> opção “4 Enable Emulation Station at boot” -> “Start Emulation Station at boot

Se quiserem executar uma opção do passo 2 terão que fazer sempre antes o 1º passo.

Depois façam reboot e está feito!

Para definir o boot para o XBMC automaticamente pode ser especialmente útil caso não tenham um teclado sempre ligado ao Pi. Se depois desejarem voltarem ao Menu Inicial ou jogar um jogo basta executar num terminal: emulatiostation

Por exemplo, nós temos o arranque normal para o Emulation Station e temos quase sempre um comando usb ligado para os jogos e que usamos também para ligar o XBMC. Quando não há o comando, podemos ligar por  SSH e fazer: killall emulationstation -> para fechar o programa e depois: xbmc-standalone & -> para arrancar o XBMC que depois se controla com o comando da televisão ou com o telemóvel.

Nota: Caso activem o arranque automático para o XBMC e desejem depois alterar o arranque outra vez, têm de editar o ficheiro /etc/default/xbmc novamente e mudar a opção “ENABLED” de volta para 0.

pi_07

Depois façam reboot e está feito!

Fazer boot para o XBMC automaticamente pode ser especialmente útil caso não tenham um teclado sempre ligado ao Pi. Se depois desejarem voltarem ao Menu Inicial ou jogar um jogo basta executar num terminal: emulatiostation

Por exemplo, nós temos o arranque normal para o Emulation Station e quase sempre um comando USB ligado para os jogos e que é o usado para ligar o XBMC. Quando não tiverem o comando, podem ligar-se por SSH e em seguida devem fazer: killall emulationstation para fechar o programa e depois: xbmc-standalone & -> para arrancar o XBMC que depois pode ser controlado com o comando da televisão ou com o telemóvel.

Nota: Caso activem o arranque automático para o XBMC e desejem depois alterar o arranque outra vez, têm de editar o ficheiro /etc/default/xbmc novamente e mudar a opção “ENABLED” de volta para 0.

Como mudar as passwords de acesso

Para acederem remotamente aos recursos do RPi, em todos os casos precisam de saber as credenciais de acesso. As definidas para o PiPplware são:

  • User: pi
  • Password: raspberry

Como tal é aconselhável que  alterarem, de preferência para uma password mais complexa.

Para alterarem a password do utilizador default (pi), devem ir a “Raspberry Pi Configuration” -> “Change user password“. Isto vai alterar a password de login, acesso ssh/sftp e rdp/vnc.

  • Para alterarem a password da partilha de ficheiros Samba executem: sudo smbpasswd -a pi
  • Para alterarem a password controlo remoto do XBMC, no XBMC vão a System -> Services –> Webserver
  • A alteração da password do transmission é um pouco mais complicado:

Para isso devem executar:

sudo service transmission-daemon stop
sudo nano /etc/transmission-daemon/settings.json

(alterar o que está dentro de aspas, à frente da opção “rpc-password”, para a password pretendida. Salvar o ficheiro)

sudo service transmission-daemon start

Qualquer pessoa com acesso físico ao Pi tem acesso ás suas configurações. Uma coisa que podem fazer para prevenir tal situação basta, por exemplo, configurar para arrancar com o XBMC e definirem uma password em “System” -> “Settings” -> “System” -> “Master Lock”.

Podem também definir que o Pipplware arranque no modo terminal. Neste caso será pedido o username e password do Raspberry.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Recebi ontem o meu Raspberry Modelo B com um cartão de 8Gb classe 10, e gostaria perceber se estas situações são normais mesmo com overclocking a 800.

    – No xbmc na informação do sistema, a utilização do processador está a 100%;

    – Navegação na net também muito lenta.

    Obrigado

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Completamente normal, a raspberry serve para ver filmes, uns jogos de emulador, e não para aceder a NET como um browser de um pc., pois o CPU não aguenta. Serve também para fazer alguns projectos caso percebas de programação. No entanto para filmes a 720p (HD) serve perfeitamente com o xbmc. Uso openelec e uso uma pen USB 3.0 para os menus serem mais rapidos e overclock a 1000Mhz. O sdcard é mais lento e da problemas quando usamos overclock.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Obrigado Miguel pela resposta.

        Em relação ao overclock usei os comandos explicados no tutorial “Comandos úteis para conhecer melhor o seu Raspberry PI” para saber as frequências do processador e o resultado para a frequência máxima é de 800Mhz. O raspberry aguenta os 1000Mhz? Não danifica o equipamento?

        1. Avatar de Miguel Ribeiro

          Tenho o meu a 950Mhz.
          Havia muita gente a queixar-se de problemas com os 1000Mhz. Nem tentei esse.
          Com 950Mhz tem-se portado lindamente.

      2. Avatar de Rumatrix
        Rumatrix

        Boas miguel. Openelec na pen USB 3.0 com overclock a 1000Mhz o sistema fica estável? eu tenho tentado fazer algumas experiencias mas com sd card e por vezes o xbmc deixa de responder

      3. Avatar de Ruben
        Ruben

        perdoa-me a ignorância, mas estava a pensar adquirir um raspberry para ver filmes ir à net, editar documentos (libreoffice e ficheiros de texto) e usar VNC, enfim, coisas rápidas….

        A minha principal questão é:

        é assim tão lento o browser no Raspberry?……o browser puxa mais pelo processador do que um filme a 720p?

        Obrigado

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Navegar na internet usando o Netsurf, acho que a velocidade é aceitável. Com o midori ou o chromium é que é um bocado lento…

          Um browser exige dastante capacidade de processamento ao Pi, mais que um filme 720p, os filmes são descodificados usando o gpu.

      4. Avatar de Rascas
        Rascas

        Queria clarificar só umas coisas.

        – Os problemas de corrupcção dos cartões SD estão já todas resolvidas, pelo menos no raspbian e no Pipplware. No Pipplware mesmo com overclock, não corrompe o cartão.

        Claro que se desligarem o raspberry pi incorrectamente (p. ex. desligar o cabo da alimentação enquanto o raspberry está ligado) pode haver corrupção, mas isso é igual quer esteja instalado no SD ou num dispositivo USB.

        -O SD card só é mais lento que um dispositivo usb, se o cartão for lento. O raspberry pi consegue ler e escrever no máximo a cerca de 20MB/s num sistema de ficheiros ext4, quer seja em SD ou num dispositivo USB.

        -Usar um dispositivo USB 3.0 não serve de nada pq as portas do RPi são USB 2.0.

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Uma vez que o Pi consegue ler e escrever no máximo a cerca de 20Mb/s nâo vale de nada ter um cartâo SD com uma capacidade de leitura/escrita de 30Mb/s?

          É normal o xbmc usar o processador do Pi em praticamente 100% sem estar a realizar nenhuma tarefa? A vossa navegação entre menus é fluida?

          1. Avatar de Rascas
            Rascas

            Se tiveres um cartão que clama 30MB/S, mesmo assim o raspberry só vai conseguir ler e escrever no máximo a +/- 20 MB/s porque o Pi não consegue mais.

            No entanto acho que está bem usar um cartão de 30MB/s.

            Acho só que é um desperdício usar por exemplo um cartão de 90MB/s quando o Pi está limitado a +/- 20MB/s.

            Em relação ao xbmc dizer que está a usar 100% isso é um bug do XBMC que só foi corrigido na versão 13 que ainda está em beta, eu já tinha explicado isso. Só acontece qnd estás a visualizar esse determinado separador, em tudo o resto a utilização do cpu volta ao normal que em idle é de cerca de 20%. Podes verificar isso por exemplo via ssh com o top.

            A velocidade / fluidez de navegação no XBMC do Pipplware é +/- a mesma do raspbmc e openelec.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Gostaria de saber se posso clonar um cartao que ja temha todos os programas instalados ja tenho 1 e neste momento estou a tentar configurar outro para ficar um na sala e outro no quarto! Ha possibilidade de fazer isoo? Clonar o cartao de um para outro?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não só pode como é altamente recomendável! Depois de ter problemas com cartões que se corrompiam passei a fazer backup regularmente dos cartões (usando o “sd imager” no windows ou dd no linux ou mac). Funciona perfeitamente passando de um para outro ou restaurando a instalação (no caso do cartão corromper)!

  3. Avatar de Albsousa
    Albsousa

    Depois de ver esta iniciativa em Português, resolvi iniciar-me nesta materia.
    Hoje finalmente recebi o meu Raspberry Modelo B, e agora começou o primeiro problema, neste momento não consigo formatar o meu sdhc de 16bg no programa de formatação recomendado diz sempre que só tem 56mb.
    Será que me podem dizer como posso contonar esta situação.
    Desde já o meu obrigado.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      No SD Formatter não interessa o que diz. Seleciona só nas opcções FORMAT SIZE ADJUSTMENT ON e faz format. Depois é só gravar com o win32diskimager

      1. Avatar de Albsousa
        Albsousa

        Desde já agradeço ajuda,
        Após ter formatado na opção indicada (tanto em Quick como Full) continua com 56mb.
        Depois ao gravar com o win32diskimager aparece a seguinte informação:
        “Not enough space on disk: Size 5939200 sectores Available: 113838 sectores Sector size: 512”
        Ainda agora comecei neste projecto e já estou com um desastre. 🙁

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Hmmm isso é mto estranho… Verifica se o lock do cartão não está activo. Tem que estar para cima.
        Para testar experimenta copiar um pequeno ficheiro para a partição que é detetada pelo windows, e verifica se operação foi concluída.

        Se nada disto resolver o problema , a unica coisa que me ocorre e usares um live cd linux e usares o programa Gparted para eliminares todas as partições do cartão e depois repetires o processo de instalação do Pipplware. É preciso ter a atenção no gparted para selecionar o dispositivo correcto, neste caso o SD.

        1. Avatar de Albsousa
          Albsousa

          Problema resolvido com a segunda sugestão “live cd linux e usares o programa Gparted”
          Obrigado, Rascas

  4. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Muito bom trabalho.
    Tenho uma dúvida: com o raspberry (e utilizando o XFCE) consigo instalar e usar algum programa para edição de vídeo? Alguma sugestão de programa?
    Obrigado e continuem o bom trabalho

  5. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Na sequência das opções de arranque/boot deste tutorial gostaria de deixar uma sugestão que me parece interessante, contudo não sei se tecnicamente será possivel.
    Axo que seria mais prático e facil, se o utilizador podesse configurar a ordem do boot tal como acontece quanto temos o linux e o windows no mesmo pc, qual deles fica por defeito e, por exemplo durante 10 segundos se não fizessemos nada ele arrancava na primeira opção.
    Ora a ideia era definirmos a ordem de boot (por exemplo no caso de usarmos mais o xbmc essa seria a 1 opção)e termos sempre o Emulation Station disponivel. Isto para que?
    No caso dos utilizadores que usem o Pi praticamente para o xbmc no sentido de se evitar andar com teclado, uma vez que actualmente ele será necessário para pelo menos escolhermos uma opção do Emulation Station. Assim entrada seria automática e depois facilmente com o telemóvel controlariamos o xbmc.
    Por outro lado quando fosse necessário entar o XFCE; fazer uma actualização ou entrar noutro menu do Emulation Station ele estaria sempre disponiveil.
    Penso que seria uma mais valia para esta distribuíção, mas como disse não sei se é possivel e se faz sentido para mais utilizadores.
    Obrigado

  6. Avatar de Rascas
    Rascas

    Anotado! Vou ver se faço isso para a próxima major release.

  7. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Ok Rascas ficamos então a aguardar! Esperemos ter notícias em breve! Vai sem dúvida acrescentar valor a está fantástica distribuição, tornando-a mais prática e funcional . Muitos parabéns pelo trabalho já desenvolvido.

  8. Avatar de Videira
    Videira

    Antes de mais parabéns pelo trabalho ja realizado…

    Já li alguns comentários que a velocidade de escrita do Pi no cartão SD é tão alta como um dispositivo USB. No meu tenho um cartão SD de 8GB class 10 e notei bastante diferença em relação a um class 4, o unico senão é sempre o espaço disponivel no mesmo.

    Será possivel instalar o SO numa pen (tenho uma de 64GB) e correr tudo a partir de lá? Assim já tinha mais espaço para outras brincadeiras, e se necessario é possivel ligar mais um disco.

    Cumprimentos,
    Videira

  9. Avatar de Mike
    Mike

    boas,
    preciso da vossa ajuda.
    fiz a instalação do pipplware e da actualização 1.3. ao efectuar a actualização perdi o menu de arranque onde posso escolher o xbmc, retropie, etc.
    o meu objectivo é ter o rasp pi como media center (xbmc) e emulador de jogos.
    tenho 2 hipoteses

    1 – ou entra directamente no xbmc e se sair vai para o menu

    2 – entra sempre no menu de arranque e escolho o que quero inciar

    obrigado

  10. Avatar de carlostiagofarinhas
    carlostiagofarinhas

    sera que me podem dizer o root login e pass já andei aqui a porcura mas nao encontro

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      A conta root está desactivado por defeito, é como o Raspbian vem configurado. No entanto podes te tornar root executando:
      sudo su

      Consulta isto para mais informação:
      http://www.raspbian.org/RaspbianFAQ#How_do_I_make_a_proper_root_account.3F

  11. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Boa tarde, preciso de ajuda, tenho a versão 2.0 instalada. Descarreguei um rom set 037b5 para o mame e coloquei as roms na pasta retropie\roms\mame. a lista de roms aparace no emulador mame na emulestation, mas quando escolho uma rom qualquer (já tentei todas!) aparece umas linhas de comando muito rápido na tv e depois volta novamente ao ambiente da emulastation e não consigo carregar nenhuma rom, por favor agradeço alguma luz aqui…Obrigado antecipadamente.

    Pedro Silva

  12. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Preciso de ajuda, defini o XBMC como boot, agora queria voltar ao original e não consigo…
    sigo este passo:
    Caso activem o arranque automático para o XBMC e desejem depois alterar o arranque outra vez, têm de editar o ficheiro /etc/default/xbmc novamente e mudar a opção “ENABLED” de volta para 0.
    Mas não consigo gravar o ficheiro, dá-me erro. Estou a tentar fazer isto por SSH.
    Não é possivel alterar isto no XBMC?

  13. Avatar de Jeison
    Jeison

    Consigo usar, de forma satisfatoria, um cliente torrent torrent salvando os arquivos em um HD externo usando o pplware? Caso nao, qual a distro indicada? Obrigado

  14. Avatar de Joao
    Joao

    Boas,

    Inciei-me ontem nessa nova tecnologia para mim, rasberry pi B+, fiz root do pipplware 2.2 mas 1º nao me apareceu para escolher a opção nº 3 para expandir tudo para o cartao sd, e 2º tou com problemas de acesso à internet, comprei uma mini usb wifi n300 da netgear mas nao estou a conseguir conectar-me à mnha rede wifi, pedia a vossa ajuda?

    outra coisa que estive a pensar, mas nao sei se é possivel, como posso ligar um cabo de rede ao meu pc e ao rasberry pi para ter internet?

    obrigado

  15. Avatar de Joao
    Joao

    qual a password do sudo?
    pretendo actualizar minha xbmc no raspberry pi, mas nao tou a conseguir

    Joao

  16. Avatar de Joao Rocha
    Joao Rocha

    Tenho o Pipplware 2.2 e Corri o Setup do Retro-Pie e fiquei sem o emulationStation 🙁 como posso o por de volta

  17. Avatar de Ciro
    Ciro

    Sr. Rascas,

    Gostaria, se for possivel, lhe colocar uma questão:

    Fiz um servidor Debian com o Raspberry que se comunica atravez da serial com uma placa minha para realizar controle em casas via celular….(tudo está funcionando ok!)

    Quando estava alimentando o sistema com fonte separadas o PI nunca deixou de dar o boot corretamente

    Porem ao instalar tudo em uma caixa utilizei uma fonte 5V 2A para alimentar tudo (nem medi ainda o consumo mas tambem funciona bem)

    POREM….

    De vez em quando o PI NÃO DÁ BOOT

    pelos leds vi que fica “parado” em algum ponto e só…

    Por enquanto somente tentei isto:

    Coloquei um botão de reset e experimentei ligar com ele pressionado e somente depois de 1 segundo liberar o botão (neste caso minha placa poderia comandar isto)

    O interessante é que quando ocorre isto (o PI travar) basta desligar a fonte (e ligar de novo) que ele volta a correr normalmente

    Ainda tenho que ver isto com calma, vou ligar uma fonte separada, veriricar o boot com o video e por fim estou achando que é a fonte mesmo que ao ser ligada após estar um longo periodo desligada perde a capacidade de corrente inicial que deve ser importante para o PI —- tambem posso tentar fazer com que a placa auxiliar ligue o PI atravez de um rele ou transistor apos um segundo deixando a fonte estabilizar

    Enfim, gostaria que, se voce tiver passado alguma experiencia com isto….o seu conselho

    Um grando abraco
    Ciro Peixoto (Brasil)

  18. Avatar de Márcio Soares

    Boas, coloquei as ROM’s .zip para o MAME mas não me aparece o emulador no retropi. Podem-me dizer o que estou a fazer mal? Também coloquei uma ROM no n64 e esta funcionou altamente. Agora vou testar com o dreamcast estou a fazer o down das ROM’s

  19. Avatar de joao figueira
    joao figueira

    Boas, antes demais parabéns pela distro embora faça um uso “limitado” (kodi) gosto mais do o openelec.
    Tenho e Raspberry Pi ligado por cabo mas preciso de ligar via wireless, para efeito estéticos.
    Nesta pagina vejo como configurar o wireless, maravilha parece-me bem fácil. e agora a pergunta para queijinho :). Quais os drivers, para wireless usb dongle, que o PiPplware tem disponível?

    1. Avatar de joao figueira
      joao figueira

      Faltou um pormenor: Contextualização
      Tenho Raspberry Pi 2 com Pipplware 3.0

  20. Avatar de João Jesus
    João Jesus

    Boa tarde,
    Antes de mais obrigado por nos porem à disposição um SO tão completo e user friendly como este, no entanto há aqui duas questões que gostava que alguem me pudesse ajudar:

    A configuração do WIFI é manual, certo? Ou seja, tenho de inserir o ESSID como solicitado, no entanto, não estou a conseguir, ao colocar o SSID (NOS-XXXX) . Eles são iguais? Se não forem, como é que eu consigo saber qual é?

    Outra questão tem que ver com o “Ser Inácio”.
    Existe alguma forma de o ser, que seja fiável/constante?

    Agradeço qualquer esclarecimento.

    Cumprimentos,
    J.Jesus

  21. Avatar de João Ribas
    João Ribas

    eu sei que este post já tem 3 anos, mas ainda foi o primeiro que me apareceu quando fiz a pesquisa no google por pipplware+transmission, por isso:
    não querem alterar a informação sobre o ficheiro de configuração do transmission? já não está aqui
    /etc/transmission-daemon/settings.json (ou pior, para confundir mais, existe aqui um ficheiro mas não é o usado)
    mas sim aqui
    ~/.config/transmission-daemon/settings.json

    pelo menos no 5.1.1. Acabei por dar com essa info num comentário perdido no facebook

    Abraço

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Tens essa informação no site do PiPplware:
      http://pipplware.pplware.pt/wiki/security/