PAC Manager 3.3.9.5 – Gestor de ligações remotas para Linux

9 Comentários

São várias as situações em que temos a necessidade de trabalhar remotamente em outras máquinas.Muitos são os protocolos (ex. SSH, Telnet) e aplicações disponíveis que permitem actualmente aos utilizadores aceder remotamente a outras máquinas/equipamentos activos de uma rede. De modo a podermos gerir todas as configurações associadas as ligações remotas, nada melhor que uma única aplicação que nos mantenha essa informação. Para Linux costumo usar o PAC Manager.

pac_00

PAC Manager foi desenvolvido com base no Perl/GTK e é uma excelente alternativa ao SecureCRT/Putty/etc. Fornece uma interface bastante intuitiva e disponibiliza um conjunto de opções das quais destacamos:

  • Suporte a Proxys
  • Ligações por separadores
  • Ligações a Clusters
  • Macros remotas e locais
  • Funcionalidade de Wake-On-LAN
  • Gratuito (Licença GNU GLPv3)

pac_01

Novidades da versão 3.3.9.5

  • Adiciona uma nova funcionalidade que permite verificar se existem novas versões da aplicação
  • Possibilidade de comutar entre separadores de ligações através de teclas de atalho (<Ctrl><esquerda/direita>)
  • Resolução de alguns bugs

Com instalar no Ubuntu 11.10?

Para instalar o PAC Manager no Ubuntu, basta fazer o download do pacote pac-3.3.9.5-all.deb e mandar instalar com duplo clique do rato.

Em alternativa o download e  instalação pode ser realizada via terminal usando os seguintes comandos:

wget http://sourceforge.net/projects/pacmanager/files/pac-3.0/pac-3.3.9.5-all.deb
sudo dpkg –i pac-3.3.9.5-all.deb

Nota: caso tenham algum problema a nível de dependências, executem o comando

sudo apt-get -f install

Depois de instalado, basta ir a Dash e procurar por PAC e começar a usar.

pac_02

Para quem é administrador de um parque informática, esta é certamente uma aplicação a ter em consideração. Quem vai experimentar?

altHomepage: PAC Manager

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Boas, eu costumo ussar o Remmina, mas este parece muito mais completo, vou experimentar….

    1. Avatar de Lm
      Lm

      Tb uso o Remmina.
      Se gostares deste avisa… 😀

      1. Avatar de Bruno Jacob
        Bruno Jacob

        Já estou a testar e está excelente…
        Só lhe falta suporte a citrix, ou seja, ser citrix client…
        Já abandonei o Remmina

  2. Avatar de Miguel Duque
    Miguel Duque

    E para mac o que aconselham?
    Eu em windows utilizo o putty e o wincsp, em mac estou a utilizar a consola e o filezilla.

    P.S. só tenho mac desde a passada quinta feira “mundo novo para mim”

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Ferramenta de trabalho indispensável há já algum tempo.
    Aconselho vivamente.

  4. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Só uma questão a quem usa este software, qual o código do teclado que escolhem nas definições gerais do terminal services.
    Já testei várias e nunca consigo ter o ç consigo ter grande parte das teclas bem menos esta…..

    1. Avatar de Luís
      Luís

      “Character Encoding”?
      UTF-8

      1. Avatar de Bruno Jacob
        Bruno Jacob

        Nop esse era o que estava e tinha as teclas todas fora de sitio (?=\) …