OpenELEC 4.0 Beta 1 já está disponível

11 Comentários

…baseada no XBMC 13

Com as tecnologias e aplicações disponíveis actualmente, raramente um computador velho poderá ser considerado lixo e inútil. Basta dar asas á imaginação e arranjar um propósito para dar “uma nova vida” à máquina que estava prestes a ir para o sótão ou garagem (ou até mesmo para o lixo).

Um das sugestões mais acatadas pelos utilizadores é transformar aquela velha máquina num autêntico Media Center. No Pplware já deixamos algumas sugestões para esse efeito (ex. XBMC e OpenELEC). Depois de há poucos dias termos apresentado as novidades do XBMC 13 “Gotham” Beta 1 hoje é a vez do OpenELEC 4.0 Beta 1.

openlenec_04

Com o aparecimento dos mini-PCs, especialmente o Raspberry PI, foram muitos os sistemas que passaram a ser conhecidos.

O OpenELEC (Open Embedded Linux Entertainment Center), tal como o nome sugere, é uma pequena distribuição Linux que permite transformar o seu PC num autêntico  media center XBMC. Esta distribuição foi desenvolvida com o objectivo de tirar o máximo desempenho dos sistemas e pode ser instalada em apenas 15 minutos.

openlenec_03

Stephan Raue anunciou recentemente o OpenELEC 4.0 Beta 1. Esta versão introduz muitas alterações comparativamente as versões anteriores, tendo a equipa melhorado significativamente em várias áreas. Uma das alterações mais importantes no sistema, e que não é visível para os utilizadores, são os building blocks que permitem que esta distribuição seja felxível e suportada por várias arquitecturas.

Componentes actualizados:

openlenec_02

Principais características
  • Totalmente gratuito
  • Instalação total ocupa apenas entre 80 a 125 MB
  • Poucos requisitos a nível de Hardware
  • Simples de instalar em HDD, SSD, Compact Flash, cartão SD, pen drive ou outro
  • Optimizado para:
    • NVIDIA ION eION2
    • Intel GMA HD chipsets
    • AMD Fusion
    • Apple TV 1
    • Raspberry Pi
  • Simples de configurar através da interface XBMC
  • Partilha de ficheiros out of the box

Para vocês, qual o melhor media center?

Download: Escolha aqui o seu sistema
Homepage: openelec

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    É o OS que tenho no meu raspberry e não tenho muito a apontar.
    Um bom cartão SD e uma boa ligação à net fazem maravilhas na tv da sala.
    Basta ter o portátil com XBMC ligado e o upnp ou o airplay ligados e a biblioteca fica disponível na tv da sala.

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      Este openelec foi o único que me permitiu fazer boot de partições samba na rede. cartão de 512mb chega depois vai buscar os dados ao samba. Fantástico para além de ficar mais rápido

  2. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Bom dia

    Quais os requisitos de Hardware

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    O melhor?

    Raspberry Pi! Sem dúvida. Bom e barato e dá milhões!!!

  4. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    Não sou muito a favor da teoria de recuperar PCs antigos para por a funcionar várias horas por dia quase nos limites das suas capacidades de processamento para passar vídeos e afins. O consumo energético destas relíquias é consideravelmente superior do que as máquinas mais recentes e dispositivos tipo Android MiniPC ou Raspberry Pi.

    Ex: PC com Pentium 4 3.0Ghz com placa gráfica Radeon AGP 9600 pode consumir mais de 150W no seu máximo rendimento (50W em idle). Se fizermos um uso intensivo é bem capaz de chegar aos 10 Eur de consumo mensal. O valor anual irá ultrapassar os 100 Eur. Isso num só PC. Se tiver outras máquinas do mesmo tipo a fazer de servidor, firewall, NAS, etc, os gastos acumulados serão altíssimos.

    Um Android MiniPC consome 4W (<1W em idle). Não ultrapassa os 25 cêntimos mensal de consumo. Não chega aos 3 Eur num ano de utilização.

    Com valor da poupança anual consigo comprar 2 Android MiniPCs. Pensem bem.

  5. Avatar de Ricardo Monteiro

    Mas, afinal é 3.95.1 ou 4.0 ?

    No site deles anunciam a 4.0 mas depois quando se vai para a página de downloads aparece apenas essa 3.95.1.

    1. Avatar de nelson
      nelson

      Para os programadores é conhecido como 3.95.1, para o usuário e sempre mais bonito 4.0, o que significa uma grande alteração que é o XBMC Gotham

  6. Avatar de Bruno silva
    Bruno silva

    E ja concertaram o problema da conexão wifi do openelec? Digo isso porq tentei usar no meu raspberry a versão antiga e não conectava com meu wifi através da pen wireless de nehum jeito,então desisti e fui para o raspbmc que encontrava bem facil a minha rede wifi e conectava tudo certinho.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Já agora, dá pa ligar a parabólica a um pc e ver os canais da parabólica numa tv(Ligado por wifi ao pc)?

    isto porque tenho o prato e o LNB parado lá em casa, e tenho também uma torre de um pc que já não uso.

    Dá para colocar um descodificador na torre e ver tv normalmente no pc? e ligar uma(ou mais) tvs à torre e ver os canais, como se a parabólica estivesse ligada diretamente à tv?

  8. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    offtopic: já alguém conseguiu utilizar o rplay juntamente com o xbmc no raspi com sucesso?

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Boas pessoal. Acabei de adquirir um raspberry pi e acabei de instalar o openelec via Noobs. Acontece que não tenho acesso a internet. Será que me podem ajudar?
    Agradeço