Mundo Linux – Esmiuçando o Linux Mint 14

59 Comentários

O Linux Mint 14  é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.

A versão 14  inclui algumas atualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência. No entanto os problemas de performance e falhas que afectavam o acesso à Internet (ver aqui) obrigou que a equipa responsável pelo Linux Mint lançasse a versão 14.1. Hoje deixamos neste artigo opinião e experiência do nosso leitor e elemento da Comunidade Pplware@Linux, César Ribeiro.

mint_00

Depois de andar as “turras” com o Linux Mint Cinnamon (ver aqui), desta vez vou dar-vos a minha (sincera) opinião sobre o Linux Mint 14. Esta é, sem duvida, a versão modificada mais mediática e conhecida do Ubuntu, desta vez derivada do Ubuntu 12.10… e é chamada de Linux Mint 14 “Nadia” (Ugh! O nome não é assim tão… elegante… e o “motto” do Linux Mint é… “From freedom came elegance”… o que nos espera? Vamos ver!

Nota: Como a placa gráfica do PC de testes está na “lista negra (entenda-se, falta se suporte ao nível de drivers)”  há alguns anos, não vou aprofundar-me muito nos problemas que forem aparecendo como fiz da última vez… bem, claro que vou ajudar a resolver eventuais problemas surjam, comum a muitos utilizadores do Linux Mint 14 Cinnamon, mas não vou alongar-me muito.

Quanto à instalação, é (e ainda bem) outra vez  Simples mas eficaz. É quase como instalar um programa: Seguinte, seguinte, seguinte… concluir!

A inicialização do computador também é muito rápida: no meu (fraco) computador, demorou apenas 30 segundos a primeira inicialização… excelente!

mint_01

A primeira coisa que fiz foi instalar os drivers proprietários. Para  isso escrevi no menu “Restricted Drivers” e não me apareceu nada… descobri após algum tempo que para instalar os drivers proprietários temos de escrever no menu “Software Sources”, ir ao separador “Additional drivers” e seleccionar (pelo menos no meu caso, mas provavelmente é igual para vocês…) a que diz “Using experimental NVIDIA binary […] nvidia-experimental-304 (proprietary)”

Esperar que a instalação acabe e reiniciar a vossa máquina… “et voilà”! Têm o vosso sistema a funcionar de forma rápida e sem “engasgões” 😀

mint_02

Software Instalado

O Linux Mint 14 vem carregado com uma mão-cheia de software pré-instalado: Isto inclui aplicações como o Gthumb e Gimp para os gráficos, Pidgin como IM e para a reprodução de áudio e de vídeo temos o VLC, o Mplayer e o Banshee.

Vem ainda com Flash Player, Java e codecs instalados por omissão (ou não se chamasse Linux Mint…) para que possamos navegar na web e reproduzir todos os nossos vídeos e músicas com facilidade!

Para instalação de software e atualizações, vem com o seu próprio software center e update manager. Pessoalmente acho que  a equipa de desenvolvimento podia aliviar alguns programas desnecessários, porque temos temos vários programas que realizam a mesma função, como é o caso do VLC, Banshee e Mplayer…

mint_03

Cinnamon

Como muitos de vós devem saber, o Linux Mint 13 Cinnamon sofreu muitos problemas de estabilidade (ver aqui), o que naturalmente me fez entrar de pé atrás neste novo Cinnamon 1.6… mas fiquei surpreendido com a agilidade, produtividade, beleza e estabilidade que este Cinnamon oferece!

Sim senhor, agora sim! Ainda não fiz nenhuma atualização, e ainda não me “crashou” uma vez que seja! Já mudei o wallpaper e o tema “n” vezes, customizei o painel e até mesmo o calendário (!!) e ainda não tive um crash! Fantástico, 5*!

Vemos melhorias ao nível da taskbar e do hot corner… quanto à primeira, está mais responsiva e mais modificável (brilhante!); quanto ao hot  corner, agora podemos dar nomes às nossas áreas de trabalho, mas acima de tudo, a animação está mais suave, não ocorrendo os tradicionais “engasgos” do Cinnamon 1.4… Só tenho uma coisa a apontar: talvez seja do meu sistema, mas o menu demora um ou dois segundos a abrir… também vos acontece o mesmo?

mint_04
Uma função que eu achei muito útil e interessante é o “queixinhas”, como eu lhe gosto de chamar: é semelhante ao centro de ação do Windows, que nos permite visualizar alguma mensagem importante que nos tenha escapado. Muito bom!

mint_05

Recursos utilizados

Com apenas um Intel Core 2 Duo e 2GB de RAM, devo dar os parabéns à equipa por esta distribuição. Mesmo com o LibreOffice aberto e música a tocar, o consumo de recursos é sempre muito baixo… Fantástico!

mint_06

Em suma…

É verdade que o software pré-instalado é muito útil para utilizadores recentes, mas carregar o computador com 3 ou 4 programas que fazem a mesma função é no mínimo ridículo…

O Cinnamon está ainda a amadurecer, por isso ainda não está bem “redondo”… há que dar uns pontos positivos para a configurabilidade, mas ainda está longe da “user-friendlyness” do bom e velho Gnome 2… há que dar tempo ao tempo!

Quanto à performance, fiquei agradavelmente surpreendido: consumo mínimo de recursos, ao contrário do Cinnamon 1.4… a este ritmo e a seguir esta lógica, mal posso esperar pelo “próximo” Cinnamon! (que deverá ser o 1.8, segundo a ordem de numeração estabelecida pela equipa de desenvolvimento).

Apesar de não gostar da fragmentação originada pelas mais variadas distribuições baseadas em Ubuntu, este Linux Mint merece os meus parabéns.
Quanto aos problemas apresentados (eu avisei que ia ser superficial…), tenho de “reclamar” da velocidade do ponteiro do rato: muito grande, mesmo tendo ido ao menu mexer nas configurações, estou a ter dificuldade em adaptar-me à velocidade do ponteiro. Quanto ao touchpad, o que tem em velocidade não tem em precisão… felizmente uso mais vezes o rato do que o próprio touchpad, por isso…

E crashes?? Nem um!

Gostei tanto desta distribuição Linux, que (se a equipa do Pplware me permitir…), criei no Gimp (para verem as potencialidades deste software gratuito) um  “símbolo de qualidade certificada”, vejam:

mint_07

Espero que tenham gostado deste artigo. Fico a espera dos vossos comentários!

Sendo o Mint uma variante do Ubuntu, o que acham do sucesso do Mint?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SamC
    SamC

    tenho tido problemas com o mint num portátil que estive a reparar: além do menu iniciar apresentar alguns problemas na atualização dos elementos, ainda não descobri como desativar de vez a opção mirror off de forma ao monitor não me obrigar a ter a resolução máxima de 1024×768 e poder usar a resolução nativa de proporção 16:10.
    Além disso caso alguém procure um sistema totalmente em português terá dificuldades de o ter no linux mint que há vários elementos que não estão traduzidos

  2. Avatar de francisco azevedo
    francisco azevedo

    Bom artigo!

    tenho o mint 13, como faço para fazer o update para o 14?

    1. Avatar de Filipe Antunes
      Filipe Antunes

      Não aparece nos updates?

    2. Avatar de rodri123
      rodri123

      tens que fazer o download do mint 14 e instalar cima do mint 13…
      pelos o menos quando actualizei fiz isso, penso que não aja outra opção para o Linux mint..

    3. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Não tenho a certeza, mas acho que no update manager tens de desabilitar a opção de procurar apenas os updates LTS.

    4. Avatar de francisco azevedo
      francisco azevedo

      obrigado a todos.

    5. Avatar de Francisco Gusmão
      Francisco Gusmão

      Google it, não? Mesmo assim, aqui tens a resposta
      http://community.linuxmint.com/tutorial/view/2

  3. Avatar de Fernando Couto
    Fernando Couto

    Entrei no mundo linux á uma semana e o mint mate foi a que instalei estou muito satisfeito apesar de ainda ser um zero á esquerda foi fácil instalar andei a pesquisar primeiro como devia particionar o disco não sendo dificil pois existe muita informação e apoio o que é de louvar,a instalação foi de raiz dizendo adeus ao xp que estava nesta velha máquina p4 3ghz 1 de ram
    o que está a fazer-me um pouco de confusão é a ausência do antivirus a firewall penso que não esteja ligada,como o pessoal do forum do ubuntu diz que não há necessidade para o meu perfil que neste pc só vai servir para acesso net:pesquisa,emaill,youtube,office e pouco mais pois quem vai trabalhar com ele vai ser a minha filha que anda no 10ºano,
    Bom post
    com os meus cumprimentos
    Fernando

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Antivirus e firewall em Linux não se usa, pois o sistema é seguro o suficiente…

      1. Avatar de Nelo
        Nelo

        Firewall é importante em qualquer sistema, não se deve contar asneiras às pessoas.
        Quanto ao Antivirus para Linux, não se usa em caso de uso optimizado como servidores geridos por profissionais, mas embora não tenha existido até hoje virus para Linux, recomenda-se por outras razões a utilizadores menos virtuozos.

        1. Avatar de Glink
          Glink

          eles existir existem, basta uma pesquisa para saber que existem, não são é tão perigosos como em windows, e COMPARADO com windows são mesmo muito poucos, ja para não falar que a maioria dos virus em linux precisam de ter condiçoes especificas para correrem, por exemplo: a versão x do flash player, versão y do firefox e kernel versão z normalmente as actualizações ja corrigiram todas as vulnerabilidades dessas versões antigas…

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      A maior parte das distribuições linux vêm com o iptables pré-instalado, que é uma das firewalls mais potentes que existe. A instalação do iptables por defeito vêm configurada para bloquear qq ligação de entrada não solicitada, a não ser que seja configurada pelo utilizador. Portanto não deverás ter problemas com isso. Mas isso agora tb depende, não uso o Mint , não sei como vem pré-configurado. A configuração é um pouco “dificil” pelo que secalhar será melhor utilizar uma interface gráfica para o efeito (Ex. GUFW)

      Quanto aos antivirus, realmente não é costume usar-se em linux, eu pelo menos não uso nem em desktops nem servers.
      Mas é por exemplo nos servidores que poderá ser mais util. Por exemplo um mail server, em que o antivirus remove logo os virus para Windows presentes em alguns emails.

  4. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Bom dia ,

    César Ribeiro fico muito satisfeito que a comunidade Linux do Pplware esteja a contribuir com artigos na divulgação deste fantástico Kernel , o Mint nunca foi uma distribuição que me agradasse muito , mas se existe interface gráfica que prometa neste nosso Mundo é de facto o Cinnamon , no teu artigo penso que te enganaste com a numeração do Cinnamon a próxima deverá ser a a 1.8 e não a 2.8 como escreveste no artigo .

    Excelente trabalho

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Carlos Carvalho

  5. Avatar de Fábio Gonçalves
    Fábio Gonçalves

    Está porreiro o Pplware Certification.

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      se foi feito por um puto de 12 anos, sim está

      1. Avatar de César Augusto Ribeiro
        César Augusto Ribeiro

        Não, não foi feito por um puto de 12 anos e se reparares foi feito num tom de brincadeira…

        E caso não saibas já escrevi um artigo para o Pplware sobre edição de imagens. Boa 3ª feira.

  6. Avatar de David Toffee
    David Toffee

    Neste Mint o Cinnamon está 5*
    No anterior o cinnamon crashava imenso..
    É optimo ver que não desistem de apoiar o linux. Continuem o excelente trabalho 🙂

  7. Avatar de JP (djlinux)

    Parabéns pelo Post, muito bom.

    Não gosto do Cinnamon, mas o pessoal do Mint esta a fazer um excelente trabalho no que diz respeito a inovar. Só tenho pena do Cinnamon e Mate estarem a ficar muito Windows-Like. É isso que me afasta dele…

  8. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Eu instalei caraças! 😀 Mas estupidamente o VLC deixou de funcionar, imagem deixou de dar, só da som. Já desinstalei e voltei a instalar e fica igual :\

    1. Avatar de Nelo
      Nelo

      Verificaste os teus encoders?

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Não, acho estanho porque acabei de ver uma serie e fui ver outra e deixou de funcionar. Com GNOME Player da tudo certinho

  9. Avatar de joao
    joao

    estou a usar o mint com uma hd5650m existe alguma driver eficiente para esta placa grafica?

  10. Avatar de joao
    joao

    estou a usar o mint com uma hd5650m existe alguma driver eficiente para esta placa grafica?

  11. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Ricardo ,

    Bom dia abre a consola e instala através dela o VLC , logo verás se te falta alguma livraria que esteja em falta , caso isso aconteça instala o synaptic através do centro de programas copias o nome da livraria em falta e cola na pesquisa do Synaptic que te deve encontrar sem problema manda instalar e em principio já deve estar tudo a funcionar como dever de ser .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  12. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Ricardo ,

    Segue este pequeno tutorial que te deixo

    1 / abre a consola e digita o seguinte comando :

    sudo add-apt-repository ppa:n-muench/vlc

    2 / ainda na consola :

    sudo apt-get update

    3 / ainda na consola

    sudo apt-get upgrade

    4 / último comando ainda na consola :

    sudo apt-get install vlc

    Espero que tudo fique a funcionar .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Obrigado pela a informação. Ficou igual, a imagem não da :\

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Deves ter algum pacote quebrado , com o synaptic podes reparar os pacotes quebrados e tens também outras opções de instalação do VLC .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

      2. Avatar de ubunt
        ubunt

        Boas a todos!
        Ricardo, para corrigires pacotes quebrados usa estes comandos na consola:

        sudo dpkg –configure -a

        sudo apt-get -f install

        sudo apt-get update

        Depois de cada linha dás um (Enter).

  13. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Bom dia alguns addons que podem ser interessantes para o VLC :

    http://addons.videolan.org/?xcontentmode=903

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  14. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Eu andei a testar distribuições de forma a tentar ter uma distro completa que usasse poucos recursos, pois o Ubuntu com o Unity está a ficar muito pesado.
    Fui instalar o Mint 14 Cinnamon e fiquei desiludido, gasta me tantos recursos como o Unity e acho o Unity bem mais estável….

    Falta me testar o Mate para ver se vale a pena mudar.

    Por enquanto fico me com o Lubuntu….

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Devias ter começado pelo o Mate 🙂

      1. Avatar de Jefferson
        Jefferson

        Isso varia de acordo com a configuração do hardware do teu pc. No meu (Celeron 1.8ghz 1gb ram) o mint 14 cinnamon rodou muito mais rápido que o mint 14 mate.

  15. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    INSTALA, CARAÇAS!!! 😀

  16. Avatar de Miguel Dias
    Miguel Dias

    Boas, gostava de saber se sou o único com este problema! instalei o Linux Mint e correu tudo bem, fiz updates e sempre tudo bem mas quando fui testar a velocidade da net, nunca me dá o que devia que são 50 Mb, fica nos 20 Mb e sempre a descer! Isto tudo ligado com cabo. A minha placa de rede é uma Realtek RTL8102E/RTL8103E.

    Cumprimentos

  17. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Ontem qd liguei o mint por HDMI ao televisor para ver o SCP-SLB só aparecia na TV o wallpaper, nem o browser aparece.
    Tenho instalado os drivers proprietários da nvidia.

    Alguém sabe o que devo fazer?

    Obrigado.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Paulo Gomes ,

      Tens de configurar no gestor da Nvidia , a distro não te está a detectar correctamente a tua TV na gestão da Nvidia terás certamente o segundo ecrã e é aí que deves configurar as linhas (1900×1080 por exemplo) .

      Espero ter ajudado

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas

    Tenho dual boot win 7 Xubuntu 12.10 graças a comunidade do pplware.

    Mas estou muito curioso em instalar este Mint.

    O processo de instalação é o mesmo?

    Após a instalação do mint fico com o grub?

    Obrigado pela ajuda e continuação de bom trabalho

    1. Avatar de JP (djlinux)

      O processo de instalação é “igual” pois tanto o Xubuntu como o Mint são baseados no Ubuntu.

      Depende como instalares, se instalares a par com as duas que já tens, terás 3 opções no arranque.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Muito Obrigado pela resposta

  19. Avatar de Rui Vila
    Rui Vila

    Muito bom artigo e muito bom SO.

    Instalei em dual boot com win7 assim que saiu a versão final e desde aí se arranquei em win7 5 vezes foi muito.
    Crashes nem vê-los a única coisa estranha que me acontece é que a primeira vez que abro o chrome abre sempre em num quarto da janela mas a funcionar como se tivesse a usar a janela toda.
    Fecho e volto a abrir e ele já está em fullscreen.

    Tirando isso 5 estrelas!

  20. Avatar de Deivid
    Deivid

    o que desanima no linux é a falta de designe, os programadores só capricham no interior do software e a parte externa, como icones, barras de rolagens, entre outros elementos graficos sao deixados pra trás, quando começarem a caprichar mais na parte gráfica sem ficar copiando partes do “mac os” aí eu volto a usar o linux…

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Existem milhares de temas e ícones… E cada vez são mais fáceis de instalar… E também depende da Distro que escolheres… Podias ir buscar mil e umas razões logicas, agora essa, lamento, cai um pouco no ridículo.

      1. Avatar de Deivid
        Deivid

        ridiculo sao os temas que aparecem para o linux que cada vez pioram sua interface gráfica, voce vai me dizer agora que com os ícones e temas certos o linux ficará como o windows 8!? eu não sou nem um pouco fã do windows eu uso ele porque é um sistema bonito e faz bem aos meus olhos…

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Bem me parecia, estas a comparar o Linux e o Windows… Adivinha, o Linux não é o Windows !!

          E vir dizer que que o Windows 8 é mais bonito, é o mesmo que dizer que dizer que só conheces o Ubuntu, ou o Mint… E para mais, cada um tem o seu gosto.

          Uma coisa é estares habituado ao Windows e quando olhas para outros parecem estranhos, outra coisa é ver como as coisas são. Com Windows 8 ainda não vi ( como é logico ) mas já vi Distribuições iguaizinhas ao XP e ao W7…

          1. Avatar de Deivid
            Deivid

            voce tem certeza que sabe do que esta falando!? desde o inicio eu estou dizendo que a ‘INTERFACE GRÁFICA’ do linux é o que mata ele, a maioria dos usuários nao migram por não gostarem de sua interface…
            mas tudo bem, voce pelo visto é um daquele linuxistas doentes e chatos!

          2. Avatar de JP (djlinux)

            Sim, sou “doente” por Linux, esta aquase a fazer 6 anos que uso…Mas uma coisa não sou, que é CEGO !!

            Continuo sem perceber essa do “a ‘INTERFACE GRÁFICA’ do linux é o que mata ele”, pelos vistos tu é que não sabes o que estas a falar amigo, pois no Linux existem muitas “interfaces gráficas” e algumas, repito, iguais ao Windows… A não ser que o Windows 7 ou anteriores também tenham uma “interface gráfica de morte”… Não usar Linux por causa disso? Mais um pouco vais dizer que o Windows 1.0.é que tem a “interface gráfica” perfeita ( lol )

      2. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Deivid ,

        De facto se escolheres KDE vais é ter dificuldade em decidires qual a customização que vais aplicar tanta é a fartura , ou então fazes como eu basicamente todas as semanas mudo assim não me canso .

        Um abraço e que não seja pelos temas que não voltas ao Linux

        Carlos Carvalho

  21. Avatar de sergio
    sergio

    Alguém me arranja o wallpaper ai da senhora gostosa com o suporte para seios verde ? estou farto de lamber o google a procura disso e não encontro.Obrigado

      1. Avatar de sergio
        sergio

        obrigado 😉

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Acabaram as tuas lambidelas agora cuidado com o ecrã não ambas muito .

          Carlos Carvalho

  22. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    O nome pode não ser assim tão elegante, mas as mamas da Nadia… 😀

  23. Avatar de Simão
    Simão

    Muito bom este artigo.

    Já uso o 14 h+a algum tempo e estou a gostar mesmo do cinnamon 1.6.

    No fim de actualizar tudo está a funcionar bem e não crashou ainda 🙂

  24. Avatar de Nelson Zed
    Nelson Zed

    O Mint geralmente gera simpatia na comunidade pela sua simplicidade, por isso tenho-o instalado no pessoal do windows….e dizem……já está?……tão rápido!!! e tem tudo……
    Pessoalmente e como gosto de computadores já com alguns aninhos……ainda prefiro o LXDE ou mesmo OPENBOX….
    Reconheço que o UBUNTU é unico pelo seu desktop e ainda bem, pois os outros são quase todos windows like…..prima pela originalidade e elegância…..pena ser guloso em recursos…….

    O mais importante não é o desktop pois isso vai ao gosto de cada um…..o importante é divulgar e ajudar a comunidade linux……..

    Pelo simples fato de poder reaproveitar os velhos PC’s que se arrastam com windows XP 7 e 8….e torna-los autenticos foguetes com linux….já vale a pena……Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar…….os PC não envelhecem….apenas precisam de um OS linux…………….

  25. Avatar de Nelson Zed
    Nelson Zed

    Um aparte ao wallpapper……até hoje ainda n encontrei um tão perfeito……pena a minha mulher não gostar….e depois desculpa-se com o miudo……….pois…pois….

  26. Avatar de Joao Gama
    Joao Gama

    Boas precisava de uma ajuda, instalei o Linux Mint 14 e tenho um problema sempre que tento abrir um documento numa pasta mapeada o libreoffice deixa de funcionar.
    Alguém pode dar uma ajuda.

    Obrigado

  27. Avatar de Victor

    Boas a todos 🙂

    Bom dizem que o Mint sendo baseado no Ubuntu, trás as mesmas vantagens mas também os mesmos bugs, eu ainda não achei bug nenhum. Antes tinha o Ubuntu 12.10 e sinceramente acho que a Canonical tem andado de “cavalo pra burro”, demasiados bugs, um sistema pesado e uma interface que continua pouco ou nada pratica.

    Mudei para o Mint e na minha opinião não tem nada a ver com o Ubuntu a não ser a base de pacotes, um sistema limpo fluído atraente e até agora sem bugs. Recomendo Linux Mint

    Ainda por cima o fundador do movimento Software Livre Richard Stallman, riscou o Ubuntu das listas da Free Software Foundation declarando-o com Spyware

    podem confirmar no link:
    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/12/fundador-do-movimento-software-livre-chama-ubuntu-de-spyware-e-agora.html

  28. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    Excelente Distro, gosto muito do Linux Mint 14, tenho preferencia pelo Cinnamon e aproveito e instalo o Gnome Shell.
    Muito bom mesmo…
    RECOMENDADO.