Mundo Linux – Às turras com o Linux Mint Cinnamon

92 Comentários

Por César Ribeiro, Comunidade Pplware@Linux

Pois bem, como toda a gente sabe, o Ubuntu 12.10 saiu por estes dias, e pelos vistos, está aí para “não ficar” pois muitos utilizadores já lhe “torceram” o nariz.

Desde a entrada do Unity, que os utilizadores têm voltado as costas ao Ubuntu e a dar novas oportunidades às outras distribuições linux, nomeadamente o Linux Mint. A distribuição que vamos hoje aqui abordar é Linux Mint Cinnamon de 32 bits.

cin_000

O lançamento deste sistema operativo já ocorreu há uns meses, e tem recebido updates frequentes, o que demonstra uma cooperação excelente por parte da comunidade (ainda ontem anunciamos aqui a versão 14 RC).

Contudo, devo dizer que as minhas primeiras experiências com este sistema operativos não foram excelentes!

A instalação é fácil, oferece 3 opções de instalação, nomeadamente:

  • Instalação lado a lado com o Windows (caso este esteja instalado a priori)
  • Limpar o disco e instalar o Linux Mint
  • Opções avançadas

Como é lógico, escolhi a primeira opção. Instalação sem demoras, em 20 minutos estava pronta.

Problema foi quando iniciei sessão pela primeira vez: missing taskbar!!!

Depois de muito pesquisar, e de não ter encontrado nada de especial, estive prestes a desinstalar o mint. Sorte foi quando descobri que se “imaginássemos” a posição dos botões, e acertássemos no clique, as coisas até funcionavam.

De resto, funcionava tudo com uma certa fluidez mesmo não  tendo drivers proprietários.

A minha sorte é ter uma veia de, digamos, inquietude perante o que está parado: os temas no meu desktop estão sempre a mudar, o wallpaper não aguenta 2 dias, a cor das janelas nem se fala, etc.

Então, não é que quando carrego noutro tema diferente, a malfadada taskbar aparece!? Problema resolvido!

cin_00

O outro problema foi a pesquisa automática nativa de drivers proprietários não funcionar. Aparecia-me aquela janela a dizer “Searching for compatible drivers”, e depois de repente desaparecia, tal como o dinheiro: inexplicavelmente. Estranho.

Andei a dar voltas e voltas ao miolo, até que lá desvendei o mistério por detrás do crime: a aplicação está “bugada”.

Para instalar as drivers da Nvidia utilizem os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings

Boa! Agora já podemos desfrutar da nossa distribuição Linux, certo? Errado !!!!

Para muitas pessoas o Inglês pode não ser o idioma mais acessível, portanto, para instalar o idioma em português, abram o suporte de idioma (escrevam “language” no menu). Ele vai perguntar se querem instalar o suporte de idioma, carreguem “instalar”; Problema resolvido !!!!

cin_02

Pequena nota: Enquanto escrevo este artigo, o desktop crashou 2 vezes. Da primeira consegui recuperar o trabalho, da segunda tive de escrever as últimas linhas de novo. Frustrante !!!

  • Instalei os updates e o PC parou de crashar… vá lá. Finalmente tenho um sistema estável!

Agora sim, posso voltar aos “velhos tempos”.

Vejam um print do meu desktop, após alguma modificação – que por sinal foi fácil de fazer. Não vos lembra de nada?

cin_05

Nota pessoal:

  • Para mim, o Mint 13 Cinnamon é de longe a melhor distro do momento, a mais bonita e, agora sim, está bastante estável.
  • Apesar dos meus primeiros conflitos, consegui fazer o Mint trabalhar para mim, à custa de uma “porrada” de updates e tweaks (fáceis de fazer, por sinal).
  • A instalação foi fácil, como já nos tem habituado e o boot do sistema também não tem nada que se lhe diga: bastante rápido.
  • Ao iniciar sessão, podemos escolher diferentes tipos de “desktops”: Cinnamon, Gnome Classic, etc.
  • Para customizar a taskbar no cinnamon, basta colocar o modo de edição do painel em modo “on”.

cin_06

Por estranho que pareça, quando iniciam sessão no gnome-classic, as taskbars não são apresentadas da forma tradicional (uma em cima e uma em baixo), como estamos habituados, mas num estilo “a la Windows”. Para corrigir isso, foi necessário customizar os painéis, usando a combinação “windows/super + alt + botão direito”.

Voltemo-nos para o compiz (ah, o famoso, o buggy compiz…) toda a gente conhece os efeitos extraordinários que o compiz oferece, por isso decidi instalar.

Não funciona. Ainda tentei o comando “compiz –replace”, mas só me obrigou a reiniciar o cinnamon porque a taskbar e os títulos das janelas desapareceram.

Comando útil para fazer replace ao cinnamon:

killall -9 cinnamon

CONTUDO, funciona (e muito bem, por sinal) no gnome-classic! Sim, a 100%!

Como sabem, o cinnamon ainda está muito verde, mas tem recebido atualizações, e num futuro próximo (pelo menos foi o que disseram), o cinnamon terá suporte para o compiz!

Bem, mas nem tudo está perdido. Os efeitos que vêm de origem com o cinnamon também estão muito satisfatórios. Se chegarem o rato ao canto superior esquerdo do ecrã, será apresentada uma pré-visualização das áreas de trabalho, com a opção de as remover/adicionar. Excelente.

As animações também estão presentes no acto de minimizar/fechar as janelas. Bastante bons, também.

cin_07

Nota: Para fazerem a pré-visualização das áreas de trabalho, coloquem o rato no canto superior esquerdo

Agora temos uma situação chata quanto ao firefox:

A pesquisa padrão é o Duck search e o yahoo!

É um pouco complicado de mudar isso, para quem não é muito experiente, mas aqui ficam as dicas:

  • Instalem o firefox do site da mozilla (desinstalar “este” primeiro)

ou

  • No campo de pesquisa à direita (o mais pequeno), carregam naquela setinha preta, gerir motores de pesquisa, mais motores de pesquisa. Irá abrir uma página do linux mint support. Fazem scroll down, até “Commercial engines”. Carregam no símbolo do google (o da esquerda). Depois carregam outra vez na setinha preta, e o search engine do google será adicionado ao firefox.

Quando à barra de endereços, escrevam lá “about:config”, escrevam “keyword.URL” no filtro e mudem o valor para “http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=navclient&gfns=1&q=

Recomendo irem a Google Sharing  para forçarem a Google a respeitar a vossa privacidade.

Finalmente, quanto ao software que vem por omissão, não há nada a apontar.

Conclusões:

O que mais gosto:

  • Visual
  • Rapidez no arranque
  • Fluidez
  • Aplicações de origem

O que NÃO gostei:

  • Luta inicial com o SO,
  • crashes antes dos updates,
  • ducksearch e yahoo! de origem.

Eu daria uma classificação final a rondar os 8,7, baseado na minha experiência inicial deste SO. Continua longe do Ubuntu pré-Unity.

Espero que tenham gostado do meu (2º) artigo, e deixem os vossos comentários!

Para mim, vou continuar a utilizar esta distribuição como SO principal, com o Windows numa virtualbox. E vocês?

Partilhar:
Tags:

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aflores
    Aflores

    atenção o texto não está correctamente formatado.
    win 7 com o chrome 😛
    dificuldades na leitura

    1. Avatar de rand
      rand

      A culpa é provavelmente do chrome e não da formatação do texto

  2. Avatar de cf
    cf

    archlinux + xfce4

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      +1.

      Sabyon X + xfce4 também muito porreiro.

    2. Avatar de Phyan
      Phyan

      Eu já usei varias distrito mas agora estou a usar a CM(caixa magica) versão 18 gnome.

    3. Avatar de Daniel Nepomuceno
      Daniel Nepomuceno

      Arch Linux + KDE 4.9 = 5 stars

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Temos mesmo de fazer um artigo, em PT, sobre como instalar o archlinux

        1. Avatar de bcuraboy
          bcuraboy

          isso é que era de valor.ha uns bons tempos que ando para experimentar o Arch Linux e ainda nao o fiz devido ao meu receio de nao saber fazer as coisas em condiçoes,apesar de saber ler o ingles perfeitamente…

          1. Avatar de Raclima23
            Raclima23

            +1
            espero ansiosamente por artigos de instalação de arch linux e entre outros dessa distro 🙂

        2. Avatar de guerreiro
          guerreiro

          Eu, por acaso já tenho um tutorial feito com screenshots para lhe enviar, estava só á espera de receber algum feedback em relação ao outro que lhe enviei para o funtoo.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ubuntu 12.10 + gnome classic (mod: troca do painel inferior pelo Docky)

    5. Avatar de irlm
      irlm

      Manjaro Arch Based + Xfce4

    6. Avatar de Milagre
      Milagre

      manjaro + gnome / cinnamon

  3. Avatar de ked
    ked

    “Desde a entrada do Unity, que os utilizadores têm voltado as costas ao Ubuntu…”. You Are Joking Right?

    1. Avatar de Ricardo Ramos
      Ricardo Ramos

      Não devia… mas é verdade…

        1. Avatar de diode
          diode

          Nao me parece o tipo de relatorio mais indicado para comprovar se existe um numero maior ou nao de utilizadores a trocar o Ubuntu por outras distribuicoes.

          Eu nao uso, nem quero, o Unity e no entanto se fosse comprar um portatil optava por um em que todo o hardware esta comprovado que funciona com Linux.

          1. Avatar de ked
            ked

            Errado. Primeiro não é um relatório e segundo não se trata de um artigo onde se analisa a troca do Ubuntu por outras distros, mas sobre o crescimento e implantação do Ubuntu no mercado.

      1. Avatar de ked
        ked

        Spotlight e HUD do Ubuntu tornam tudo mais rápido. Keyboard keys my friends!

    2. Avatar de Guerreiro
      Guerreiro

      Na verdade o unity até é o que mais gosto no ubuntu…alias numa das minhas partições tenho o arch com o unity o que fica excelente

      1. Avatar de Jorjão
        Jorjão

        Concordo. Também gosto do Unity. A dash tem um poder brutal.
        E o meu i5 com 8gigas de ram podem bem com ele

        1. Avatar de Pedro Pinto

          As funcionalidades do Unity não são más…e se a ideia é levar o Ubuntu para as TV’s, tablets e smartphones…perfeito. O que eu acho que é inadmissível é a falta de desempenho da interface.

          1. Avatar de Reis
            Reis

            Concordo plenamente! Eu gosto mais do Ubuntu com o Unity, apenas acho que o desempenho da interface é que está mt mau… Mesmo assim ainda não deixei o Ubuntu por nenhum kde ou xfce, já me habituei tanto ao Unity e ao Ubuntu, que se torna dificil trocar por outro SO… Mas caso continue assim, não sei não…

          2. Avatar de ked
            ked

            Queria dizer “resposta”

    3. Avatar de Mário Mendes
      Mário Mendes

      Eu sou um deles,não gosto do unity,começa logo por ter um ponto contra. nos Portateis com ecras 4×3 a barra consume muito espaço no desktop.

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Sim isso é verdade, mas é possível reduzir o tamanho dos icons para tornar a barra mais estreita.
        Por outro lado, uma coisa que achei irritante é o facto de, por defeito, a barra de ocultar automaticamente e aparecer quando passamos inadvertidamente o rato por lá. No meu caso mantenho-a sempre visível.

      2. Avatar de Antonio Ventura
        Antonio Ventura

        Eu tentei e muitas vezes…Não gosto da barra e pronto..Mudei para o Linux Mint e estou servido.
        Cumprimentos

  4. Avatar de rand
    rand

    Tendo em conta que a versão 14 ainda é RC os crashes nem deviam ser considerados, mas é apenas a minha opiniao

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bem, RC é quase a final…acho que os crashes já quase não deveriam existir…mas isso depende de muita coisa

  5. Avatar de miguel
    miguel

    muito bom! 🙂
    excelente artigo

    1. Avatar de César Augusto
      César Augusto

      Obrigado 🙂

      O Pedro Pinto também deu uma ajudinha, há que dizer 🙂

  6. Avatar de sSs
    sSs

    Os contras devem-se:

    1º Gosto pessoal
    2º Crasha só por ser Mint 13
    3º Gosto pessoal (sabendo como alterar é bastante facil), eles têm de “alimentar” quem os “alimenta”

    http://www.youtube.com/watch?v=mtAmA10pQo0

    MATE is a fork of GNOME 2, started as a result of widespread dissatisfaction with GNOME 3. Cinnamon also arose out of widespread dissatisfaction with the default GNOME 3 interface, but unlike MATE, it is atop the GNOME 3 code-base. In effect, it is the same GNOME technology, but with an interface that is just like that of GNOME 2, or the type of desktop environment that we are used to. Another way to put that, is that MATE is old technology, while Cinnamon is new technology.

    in: http://www.linuxbsdos.com/2012/06/02/mate-vs-cinnamon/

    Para experimentar, testem Linux Mint com MATE, é muito mais estável.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Sim,concordo,o MATE é mais estável,experimentei o Cinnamon e exasperei com os bugs,apesar da beleza da inteface;mas a estabilidade para mim é importante!

      1. Avatar de RickPinto
        RickPinto

        Também prefiro o Mate, sem dúvida. Estabilidade ao máximo…
        O unity na minha opinião está horrivel…

  7. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Já agora, qual é o wallpaper da 1ª imagem (o do mundo com os aviões)?

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Muito Obrigado 😉

        Já tinha andado à procura dele, mas ainda não o tinha encontrado com uma resolução digna.

  8. Avatar de G. Miranda
    G. Miranda

    Concordo com o sSs, a versão MATE é bem mais estável (também é um fork de um ambiente já desenvolvido há muitos anos), para quem prefere ter um sistema plenamente estável, é melhor escolher a versão MATE.

    Não se esqueçam que também já foram lançadas as versões Linux Mint 13 XFCE e KDE, que têm suporte por 5 anos porque são baseadas no Ubuntu 12.04 LTS.

    Agora se o Unity tem afugentado utilizadores ou não, eu não acho que haja dados concretos sobre isso, para mim o Linux Mint tem vantagens notórias, é mais elegante e refinado, já traz codecs e está pronto a utilizar out-of-the-box, perfeito para imigrantes do Windows e a sua versão MATE é mais estável e menos exigente em recursos que o Unity.

    Contudo a usabilidade da Unity, a Dash e HUD, o facto de ter o launcher à esquerda, o que depois de algum hábito, começa a fazer muito mais sentido na racionalização do espaço de tela e os efeitos visuais intuitivos fazem com que o Unity seja, para mim, um desktop produtivo e útil, além disso já começam a surgir muitas aplicações que permitem configurar a aparência da Unity, só é pena realmente exigir mais do que a maioria dos restantes ambientes, mas eu acho que a versão 13.04 deve trazer boas novidades nesse campo.

  9. Avatar de M4t3us

    Dear Linux Mint, please keep it up. We’re loving the influx of users at Fuduntu!

    XD

  10. Avatar de G. Miranda
    G. Miranda

    Já agora o DuckDuckGo é o motor de busca por omissão do Firefox no Linux Mint porque há um acordo entre ambas as partes em que por cada pesquisa feita no duckduckgo através do Linux Mint, o Mint recebe uma parte do rendimento.

    É um motor de busca open-source, respeita a privacidade, não é apenas mais um a imitar o Google, possuindo algumas características diferenciais a sua pesquisa tem um bom nível. Penso que deveríamos incentivar as pessoas a experimentarem o DuckDuckGo, aliás eu acho que quem for dependente do Google para pesquisar ou faz uso intensivo dos seus serviços, deve simplesmente usar o Chrome, para melhorar a sua experiência de integração com os serviços Google, acho bem que o Firefox, sendo um browser da comunidade, tenha por padrão o DuckDuckGo.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Também uso o DDG por omissão em todos os pc’s que uso.Mesmo nos browser’s de base chromium,como SRWare Iron.Gosto do resultados de pesquisa e agrada-me a politica de privacidade.

  11. Avatar de Jorjão
    Jorjão

    “Para muitas pessoas o Inglês pode não ser o idioma mais acessível, portanto, para instalar o idioma em português,…”

    Acho que poderias ter logo instalado em português e depois das atualizações acabar por completar a tradução para português da forma que disseste. É que se não o pessoal ainda pensa que só pode ser instalado em Inglês.

    O Mint é uma boa opção para quem se inicia no Linux porque já têm muita coisa instalada que para um iniciante pode desmotivar ao iniciar-se no mundo do linux e que não sabe como fazer. Foi assim comigo há cerca de 7 anos quando me iniciei no mundo linux. Felizmente o PPlware tem dado uma ajuda tremenda mas na minha altura era googlar e ligar a um primo que me meteu o bichinho.
    Contudo no meu pequeno avião i5 a 2.8 com 8GB de ram prefiro o Ubuntu com Unity que corre, ui ui. A dash é fabulosa.

    1. Avatar de César Augusto
      César Augusto

      Boas,

      Tens razão quanto ao inglês, mas já uso o(s) SO a muito tempo em língua inglesa e nem sequer pensei nisso :b

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Na 1ª pagina, qual o nome do prog que esta a correr com todas as infos do lado direito?

    Obrigado

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Onde se lê 1ª página deverá ler-se 1ª foto 🙂

  13. Avatar de Simão
    Simão

    Instalei o mint 13 há dias no meu novo notebook.
    OK tive uma série de problemas de inicio com as actualizações.

    Depois de algum trabalho consegui actualizar tudo 🙂

    Como sou novato nestas andanças ainda tenho muito que aprender.

    Tenho alguns problemas com o firefox pois parece que não acde todas as vezes à web.
    Não sei se serão configurações ou outra coisa qualquer.

    No entanto estou aqui para aprender 🙂

  14. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    “Instalei os updates e o PC parou de crashar”
    o pc ???
    ou interface gráfica

    em linux é muito raro o pc crashar , quando isso acontece é quando alguém configurou mal o kernel , ou em relacionado a drivrer da placa gráfica .

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, interface gráfica que por sua vez pode obrigar a um restart à máquina. As vezes não é possível resolver a situação mesmo acedendo ao terminal

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        experimentaste os outros ambientes de terminal , clicando em ALt mais F1 ou 2,3,4,5,F6 ?

        quando isso acontece a sempre maneira de reiniciar a interface gráfica , pois o sistema ainda esta funcionar
        muda-se para outro ambiente de terminal clicando em ALt mais F1 ou 2,3,4,5,F6

        no ubuntu 12.04

        para matar o ambiente faz-se o seguinte

        sudo stop gdm ( para o gnome 3 )
        sudo stop kdm ( para o KDE)
        sudo stop lightdm (para o ubuntu unity )

        para iniciar utiliza-se o start

        sudo start gdm ( para o gnome 3 )
        sudo start kdm ( para o KDE)
        sudo start lightdm (para o ubuntu unity )

        o terminal é outro mundo no linux que é pouco utilizado mas as vezes devemos saber orientar ate exite alguns navegadores web para o terminal.
        um deles é o links
        se quiseres instalares clica no seguinte link e segue os passos de instalação

        http://tinyurl.com/instalarLinks

        ( apt://links )

        “apt://nome do programa” comando para ser utilizado para instalar programas através dos navegadores web Firefox ou google-chrome ou chromiun .

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Eu de Linux nao percebo nada 🙂 Obrigado pelas dicas

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            um pequeno erro meu na explicação dos outros ambientes de terminal
            deve ser , Ctrl mais ALt mais F1 ou 2,3,4,5,F6 , F7 é o ambiente gráfico

          2. Avatar de Pedro Carvalho
            Pedro Carvalho

            Não percebes de Linux? Podes aprender aqui! Já uso o Mint há um ano exacto, mas sempre a versão Debian. O bom dessa versão é que no login dá a escolher entre Mate ou Cinnamon, é o melhor de dois mundos!!!!

          3. Avatar de Pedro Pinto

            ok ok, obrigado pela referência ao site 🙂

  15. Avatar de JP (djlinux)

    Muito bom artigo, muito útil para quem quer se iniciar no Linux com Linux Mint.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A Comunidade Linux está a dar excelentes frutos 🙂

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Yap !!! E ainda vai dar muito mais 🙂

  16. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Ainda sou um noob nas andanças do linux, Ja experimentei o live do mint e sinceramente n gostei. E porque não gostei? Sempre fui utilizador windows desde o windows 3.1 aos famosos 386 e 486 com win95 até ao windows 7. E mint é muito parecido com a interface grafica do Windows. Se falarmos em tentar “roubar” utilizadores ao windows, mostrando que a interface e rapidez é igual ou melhor com simplicidade de utilização, sim, é um bom sistema operativo. Agora, se utilizas o windows com muito à vontade e queres experimentar outro SO, aprender a utilizar um SO diferente e aprender alguma coisa de novo de forma gradual e não utilizar uma interface muito parecida a windows, Parece-me que devemos experimentar distros como Ubuntu ou Fedora? Porque tem um visual gráfico simples e de fácil aprendizagem e depois outro ponto, o mais importante, existe uma grande comunidade para aprender linhas de comando e sobre o funcionamento do SO. O ubuntu, muito falado aqui no Pplware. Talvez a maior comunidade de linux, com ajuda de utilizadores anonimos. O fedora, é red hat based. E pelo que tenho lido, O pessoal da Red Hat liberta software open source para a comunidade e quando não o fazem, contribuem com alternativas.
    Porque não distros tipo Slackware? Porque pelo que tenho lido… é tudo à unha! É como cair dentro de um lago sem nunca ter aprendido nem sequer a boiar.

    1. Avatar de FB
      FB

      Tens várias versões ao teu gosto, para além das versões Cinnamon como Mate, no Mint tens as versões KDE, XFCE, Debian, e tal como o César fez, podes colocar estilo Gnome. 😉

  17. Avatar de FB
    FB

    Só é chato é o Mint, por ser baseado no Ubuntu, acaba por ser identificado como Ubuntu. Mas muito bom OS, gosto muito do estilo “a la Windows” com apenas uma taskbar na parte inferior. Não é preciso andar com trabalhos, era o que tinha no Ubuntu antes da Unity para colocar tudo apenas na taskbar inferior. São gostos. 🙂
    Tanto o Cinnamon como o Mate, recomendo. 😉

  18. Avatar de necoactv
    necoactv

    Lixux….

    isso não funciona direito…

  19. Avatar de Eduardo Oliveira (knoKer)
    Eduardo Oliveira (knoKer)

    Boas,
    sou fã do cinnamon, simples e bonito, no entanto instalei já por duas vezes mint aqui no portatil (toshiba p750) e tenho sempre problemas com crashes da UI e o táctil a deixar de funcionar, já com ubuntu + cinnamon não tenho qualquer problema.

    Instalei ontem aqui numas vms o cinnarch e o Manjaro… gostei bastante do que vi a cerca do Arch, em principio la para o fim do semestre passo para Arch….

    Cumprimentos,
    Eduardo Oliveira

  20. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Uso o mint desde a versão 8, quase sempre sem problemas. Actualmente uso a versão 13 cinnamon e tudo operacional… até numa ideia de melhorar um pouco a performance e as coisas ter seguido o artigo e instalado o ppa xorg-edgers.
    Resultado, o mint deixou de entrar em modo gráfico! :\ Felizmente, um reboot e utilização do modo recovery permitiu corrigir os pacotes quebrados. Voltou a arrancar… No entanto em modo fallback. O cinnamon continuava desaparecido. Altura de remover o ppa xorg-edgers. Para mim criou mais problemas do que resolveu. Agora está tudo a funcionar em ordem 🙂 coisa boa do linux é isto..uma excelente comunidade e em 10 min está tudo como antigamente ehhehe 😀

  21. Avatar de alessandro simon

    Estou testando uma Distro chamada ; Cinnarch ( cinnamon + arch )
    E estou surpreso como tudo funciona bem , testem.

    saudações a todos.

  22. Avatar de Ricardo Pereira

    Pessoal tenho usado a xubuntu … com umas mexidas esta porreiro … muito bom até… ando muito bem com esta distro…
    PS: uma diferença enorme relativamente a do ubuntu nos gastos da minha bateria, coisa que mal chegava para duas horas da ultima vez durou a viagem de camioneta porto Lisboa .. e ainda durou mais 20 minutinhos em casa … muito bom..

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só umas observações:
    – como disseram acima, o que saiu foi o Release Candidate (de um OS com tecnologias ainda não maduras) e apesar de mais ou menos estável não oferece as garantias de uma versão final, quem precisar de um sistema estável pode utilizar a versão 13 (LTS) ou esperar pelo lançamento da versão final 14.
    – o autor deste artigo diz que vem com DuckDuckGo e o yahoo! de origem como se fosse péssimo, nem sente necessidade de apresentar nenhuma razão. Gostos não se discutirem, mas pode estar a afastar algum futuro utilizador das ferramentas que ajudam a financiar o Linux Mint e até são muito úteis. Pelo duck duck go pode-se:
    pesquisar pelo motor de busca padrão (ex. PESQUISA)
    pesquisar pelo google (ex. !g PESQUISA)
    pesquisar imagens google (ex. !i PESQUISA)
    pesquisar pelo yahoo (ex. !y PESQUISA)
    pesquisar pelo youtube (ex. !yt PESQUISA)
    pesquisar na amazon (ex. !a PESQUISA)
    e mais outros motores que não me lembro, tudo escrevendo na mesma barra de pesquisa. Pessoalmente acho isso muito prático.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      ja para não dizer que quando pesquisas estas a fazer uma pesquisa mais abertan e não de acordo com os teus gostos, evitando assim estar “preso” a uma bolha que so nos mostra o que “nós gostamos” de acordo com o nosso histórico de pesquisas da google….

    2. Avatar de César Augusto
      César Augusto

      Caro Pedro,

      Penso que o que aconteceu foi uma má interpretação dos sinais de pontuação (não te estou a criticar, eu quando (re)li o artigo também me pareceu à primeira que estava a achar o yahoo! e o duckduckgo péssimos, o que não é o caso).

      Se reparar:

      “Agora temos uma situação chata quanto ao firefox:
      A pesquisa padrão é o Duck search e o yahoo!”

      – parece que estou a dizer mal dos motores de pesquisa, mas apenas estou a ajudar as pessoas que “só” gostam do google a usá-lo como omissão.

      Mas, trocando a combinação:

      “Agora temos uma situação chata quanto ao firefox:
      A pesquisa padrão é o yahoo! e o Duck search.”

      -Já parece uma frase normal e não uma exclamação.

      Tentei fazer-me entender o melhor possível 🙂

      1. Avatar de César Augusto
        César Augusto

        No fundo, o que originou a confusão foi a falta de um ponto final, heheh 😀

  24. Avatar de Pedro Pires
    Pedro Pires

    Em relação à pergunta, é exactamente isso que estou a fazer mas com o Linux Mint Maya com Gnome Shell =D

  25. Avatar de Pedro Pires
    Pedro Pires

    Em relação à pergunta, é exactamente isso que estou a fazer mas com o Linux Mint Maya com Gnome Shell =D

  26. Avatar de Carlos Santos

    Posso dizer que o 1º contacto que tive com o cinnamon foi instalando-o no ubuntu (via terminal)… estava verde mais muito estável no seu todo.

    Acho que a versão MINT é muito bem consebida apesar de tudo acho que está num bom caminho.

    Quanto ao ubuntu, acho que nada fica para trás mesmo com a existência do Unity. Claro muitos instalaram outro desktop, mas a base do ubuntu é sem duvida incrivel.

  27. Avatar de cmendao
    cmendao

    Boa tarde pessoal,

    No meu trabalho tenho proxy para poder aceder a internet e nao colocar os dados de user e fazer os updates do mint e instalar algum software.. Coloco o proxy mas nao fica a funcionar correctamente, parece que existe alguma falha nessa versao do mint, alguem sabe de algum tuto correcto para isso?
    Thanks 😉

  28. Avatar de Nelson Zed
    Nelson Zed

    Concordo com alguns comentários, de fato o Unity do UBUNTU vem trazer algo novo nos desktops e ainda bem….é preciso inovar!!! O Mint é completo, talvez demais…..por isso torna-se um pouco pesado (eu uso XFCE num dual core com 2gb ram). As distros que dão mais prazer são aquelas que desafiam os fracos recursos do hardware, por isso usar SLITAZ, Puppy Linux ou ConnochaetOS fazem milagres…..num Pentium III 700Mhz 256Mb Ram….
    Gosto muito do UNITY e acredito que um dia vai surgir algo parecido mas mais leve…..mas enfim enquanto isso não vem sempre temos os varios docks existentes e praticos…..

    Um abraço a todos….
    Já consegui levar mais uns amigos para o Linux….e grande parte deles confessaram nunca mais precisar do windows……(excepto para manter os jogos da pequenada!!!)

  29. Avatar de Y-lhaK
    Y-lhaK

    muito bom artigo, pelo conteúdo e, principalmente, pela bem humorada apresentação …muito bom 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Algo diferente e por onde todos já passaram. Afinal somos um site dos leitores para os leitores 🙂

    2. Avatar de César Augusto
      César Augusto

      Obrigado!

  30. Avatar de Avenzel
    Avenzel

    Uso o Mint há quase um ano sem problemas. Nem durante a instalação nem durante o uso. Disse definitivamente adeus ao Windows desde então. E que diferença de velocidade! Deixei de ouvir o meu disco constantemente a trabalhar, que sossego…
    Já o instalei em vários PCs, portáteis, máquinas com dois monitores, um deles touch e sempre – incrivelmente – sem problemas. Recomendo.

  31. Avatar de nnexuss
    nnexuss

    Mais um dia perdido… passei o dia de ontem em busca da solução para o meu portátil que tem GPU´s híbridos… Intel/ATI… Tive que formatar o computador vezes sem conta e não consegui meter aquilo a trabalhar como deve de ser!
    Esta é a minha “101! desistência… Juro que estou FARTINHO de tentar e nada!!!! Eu bem quero, mas não está fácil!!!!!

  32. Avatar de kefz
    kefz

    Boa noite,

    Já tinha usado o Mint noutras versões anteriores e deparei-me com alguns problemas, nomeadamente com o flash em x64.

    Agora com esta versão que testam aqui, tenho estado a usar há uma semana e tem sido uma boa experiência. Por isso não deixem que isto vos desmotive de experimentar, quem sabe não ficarão fãs?

  33. Avatar de noosphere
    noosphere

    Ainda não foi desta que desisti… já instalei outra vez 🙂
    Voltei á carga 🙂

  34. Avatar de Luís
    Luís

    Serei o único que não consegue alterar os temas? :/

  35. Avatar de Marcelo Maia

    preciso saber senha de superusuario.

  36. Avatar de roberto.linux

    Comecei a usar Gnu/Linux por volta de 1998, com o saudoso CONECTIVA. Durante este tempo vi muitas distros surgirem e desaparecerem mostrando maravilhas mais sem base para enfrentar o desktop do tio gates. Depois de muito experimentar todas as versões viaveis de Gnu/Linux, acabei ficando com o UBUNTU até 2010, quando infelizmente o UBUNTU também foi vitima da falta de base para desktop quamdo resolveu criar o UNITY ( o pior gerenciador de janelas já construido até hoje para o Gnu/Linux ) resolvi voltar para o querido Debian, e fiquei surpreso com a estabilidade, beleza, rapidez, facilidade que ele alcançou durante os mais de 4 anos que estive sem usa-lo, enfim não devia te-lo abandonado. Com relação ao UBUNTU o pior ainda esta por vir quando o servidor grafico X for abandonado. O Debian além e estavel é rápido eu tenho a versão de 64 bits com Enlightenment e o Mate instalados. Nota 10.