A Microsoft também já aderiu à Linux Foundation

24 Comentários

A mudança de atitude da Microsoft face ao Linux e ao software open-source tem mudado muito ao longo dos anos. Já bem longe vai o tempo em que o seu CEO classificou o Linux como cancro.

Depois de mostrar ao mundo que está empenhada em contribuir para o Linux, a Microsoft resolveu agora formalizá-lo, com a sua adesão à Linux Foundation, onde será em breve um membro de pleno direito.

Microsoft Linux Foundation

Foi durante a sua conferência anual dedicada aos programadores, a Connect, que a Microsoft anunciou a sua entrada na Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos que se dedicada a ajudar o Linux a crescer, a criar padrões e a promover a colaboração.

Esta é uma adesão que se esperava, dado o passado recente da Microsoft e garante à empresa que terá uma participação importante. A entrada faz-se como membro premium e garantirá à Linux Foundation um pagamento anual de 500 mil dólares. A Microsoft garante assim acesso a uma posição exclusiva, onde estão já empresas como a Cisco, Fujitsu, HPE, Huawei, IBM, Intel NEC, Oracle, Qualcomm e a Samsung.

A ideia da Microsoft é criar as interligações entre os seus serviços e toda a comunidade que está a trabalhar em projectos que se liguem a serviços cloud e a mobile.

Microsoft Linux Foundation

Na verdade esta adesão mostra bem a mudança de atitude da Microsoft face ao código e à sua partilha. Apesar de assentar todo o seu negócio no seu software proprietário e fechado, a Microsoft tem mostrado bem a sua abertura com o mundo Linux e com a partilha de conhecimento e código.

Existem exemplos recentes desta nova abordagem, como a disponibilização do .NET, SQL Server, PowerShell e do Visual Studio Code para Linux, da sua própria distribuição de Linux, baseada em Debian, e até da chegada da Bash ao Windows 10. Há também vários exemplos de código partilhado no Github, acessível a todos.

Todos estes exemplos mostram que a Microsoft está diferente, para melhor, mais próxima da comunidade e a contribuir activamente para o crescimento do Linux e do código aberto. Percebeu finalmente que pode ganhar com isso e que tem retorno de tudo o que entregar.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcos
    Marcos

    Ainda espero para ver…podiam aproveitar e adoptar os padrões do ODF em conjunto com o seu OOXML e assim eu deixar de me preocupar em reformatar os textos sempre que os abra no Libreoffice. De resto está notícia está em linha com o seu futuro que passará pelo mobile e cloud e como já não haverá windows mobile restará Android e IOS. E há que contribuir para o Android via Links foundation

    1. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Click baite… O que tu quetrs sei eu…

  2. Avatar de Mike
    Mike

    Espero que seja desta que venha o MS Office nativamente para o GNU/Linux.

    1. Avatar de Barbosabyte
      Barbosabyte

      Há-de vir. Na cloud e sob subscrição.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Na cloud duvido. Só se as funcionalidades evoluírem imenso, pois as versões actuais são demasiado limitadas…

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Façam como o Mike! Não digam só Linux porque o senhor Linus só fez o kernel… Digam GNU/Linux! E aprendam a diferença entre open source e free software.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        É irrelevante. Nem só de software GNU se faz uma distro, e eu concordo com Torvalds, se querem chamar GNU Linux então que criem uma distro completamente GNU e sigam em frente. A verdade é somente uma: o projecto GNU já existia anos antes de existir o kernel Linux e nunca saiu da cepa torta, e foi preciso o kernel Linux ser feito para se colarem que nem uma lapa. Linus nunca menosprezou a importância do projecto GNU, mas também nunca se tentou aproveitar dele como Stallman e a FSF faz em relação ao Linux.

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Boa resposta!

        2. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          Gostei!
          Alguém que usa a História como ela foi (é???)!

      2. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        Tau!!!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só falta 1 posta a dizer “A google também já aderiu à .Net Foundation”, que também foi anunciado ontem!

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    MS, quem te viu e quem te vê…
    Muito bem, de louvar esta iniciativa.

  5. Avatar de chuck norris
    chuck norris

    “da sua própria distribuição de Linux, baseada em Debian”, informação incorrecta: não é Linux e como tal não pode ser baseada em Debian

    1. Avatar de vagnarok
      vagnarok

      Perdeu a chance de ficar calado e não passar vergonha.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aguardando cenas do próximo capítulo.

    http://opensuseblogbr.blogspot.com.br/

  7. Avatar de Edisson
    Edisson

    Já comentei aqui, algum tempo atrás, de que a próxima versão do Windows vai ter Kernel Linux, alguém dúvida??

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Não tenho grandes dúvidas, pessoalmente. Mas haverá próxima versão do Windows? Tempos interessantes e algo disruptivos se avizinham, definitivamente!

    2. Avatar de José Henriques
      José Henriques

      Mas vocês ainda não perceberam que não vai haver próxima versão do windows? That’s it, daqui por uns anos os Windows 10 muda de nome para Windows, e assim ficará durante uma ou duas décadas.
      Se referes que daqui a 15/20 anos saia o novo SO com novo Kernel construído do zero e que esse possa ter base linux, possível, mas quem quer saber disso neste momento?

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Daqui a 15/20 anos até é provável que não exista a Microsoft…

    3. Avatar de bola
      bola

      Duvido claramente, eventualmente poderá ter uns ports do kernel do Linux no seu, mas totalmente Linux, não me parece, até porque o sistema de detecção de Hardware da MS e Drivers está a anos Luz do Kernel do Linux, agora ports e features novas acho muito bem 😉

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        não sabes o que dizes, até porque no windows os drivers são feitos especificamente para o hardware X, no linux o kernel permite uma compatibilidade entre diversos componentes.

        1. Avatar de bola
          bola

          Lool, plug and Play sabes o que é ?

  8. Avatar de João
    João

    Microsoft loves Linux ??? Nah
    Microsoft loves the money that makes with linux !!!