Microsoft lança distribuição Linux baseada no Debian

72 Comentários

Nas últimas semanas a Microsoft tem revelado um forte “apoio” ao mundo Linux/Open Source. Depois de se saber que a empresa de Redmond vai trazer o  SQL Server para o Linux, soube-se também recentemente que a Microsoft está a trabalhar com a Eclipse Foundation com o objectivo de oferecer ainda mais funcionalidades no IDE.

Hoje curiosamente a Microsoft lançou uma distribuição Linux baseada no Debian.

microsoft-linux


Chama-se SONIC (Software for Open Networking in the Cloud) e é uma nova distribuição, criada pela Microsoft, com base no Linux Debian. Ao contrário de outras distribuições, a SONIC é direccionada para routers, switches e outros equipamentos activos de rede.

SONiC is a collection of software networking components required to build network devices like switches

Mark Russinovich da Azure

A distribuição SONIC vai estar associada à plataforma Azure e a empresa não tem planos para comercializar a mesma. Actualmente esta distribuição tem como base o Linux Debian, mas a Microsoft também já referiu que, no futuro, poderá  ser baseada em outra.

De acordo com Russinovich, actualmente mais de 25% das máquinas virtuais que fazem parte da plataforma Azure correm Linux, tendo sido verificado um crescimento significativo nos últimos seis meses. O código fonte desta distro está disponível no github.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Torres
    Joao Torres

    que medo

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Devias estar contente, e mais um passo para a introdução os serviços microsoft no linux, penso todos ficam a ganhar.

      1. Avatar de eu
        eu

        LOL,

        epá, uma coisa de cada vez, amanhã eles mudam para .txt 😀

        1. Avatar de Valeriu
          Valeriu

          txt lol,

          markdown…

          1. Avatar de Marco
            Marco

            1º txt e depois markdown

          2. Avatar de Renato
            Renato

            Eles não querem usar MD, foi inventado por um fã da Apple. 😀

          3. Avatar de int3
            int3

            Os RFCs são em .txt qual é o problema?

    2. Avatar de A.Vidal
      A.Vidal

      Muito medo mesmo. Dirira mesmo Kernel Panik!

  2. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Meanwhile, Microsoft has said it “has no plans to sell SONiC to customers or provide any network engineering or development support.” It also stressed that “SONiC is a collection of networking software components required to have a fully functional L3 device that can be agnostic of any particular Linux distribution. Today SONiC runs on Debian.”

  3. Avatar de apache
    apache

    Que dor de cabeça para os fanboys da MS / Linux haters.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      e fazeres um comentário construtivo não? Linux haters n existe, existe pessoal que trabalha e o linux é demasiado limitado para o que pretendem fazer.

      1. Avatar de PR
        PR

        O linux é demasiado limitado? XD claramente ha aqui quem nao saiba do que fala…

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          O Paulo só entende como trabalho as coisas que se fazem com o MS Word. Tudo o resto é entretenimento.

        2. Avatar de NT
          NT

          É pois… infelizmente. Uso o linux para quase tudo mas é LIMITADO por exemplo quando quero jogar o BF4(battlefield 4). Se tens solução para correr o BF4 no linux, partilha aí que gostaria de tirar essa limitação. Todo o resto faço em linux (e em alguns casos tive que me adaptar)

          Agora não entendo para quem quer um pc para o mail, o facebook, guardar fotos e ver filmes porque é que raio quer instalar windows e o office (ainda por cima software pirateado) quando tem um sistema(linux) gratuito, que é mais rápido (na tarefa em questão) e porque não usar o libreoffice que é 99% compatível com os powerpoints manhosos que enviam no mail…

          1. Avatar de webber
            webber

            entao vc nao sabe nstalar , o game … por que qualquer game eu instalo no linux mint , ,,, tanto que instalei o doom 2016 , e ate o doom 3 que todos fala que nao tem como instalar … so basta a pessoa saber como fazer …

      2. Avatar de ARF
        ARF

        Uppps limitado como???? Se disseres que há quem o saiba usar e quem prefira janelas (GUI) ou que existe algum software específico sem a correspondente “versao” Linux estamos de acordo mas a limitiçao nao é do Linux

      3. Avatar de Rafael
        Rafael

        lolol.
        Se o Badaró te tivesse conhecido teriam feito uma dupla fantástica!

      4. Avatar de Rafael
        Rafael

        O que tu devias querer dizer era “O pessoal que eu conheço é demasiado limitado para trabalhar com Linux”.

        1. Avatar de jorge santos
      5. Avatar de TA
        TA

        O Linux é tão limitado como o Windows. Há coisas em que cada um tem vantagens. Se alguém diz que faz tudo com Linux, é bem capaz. Mas faz tudo o que precisa, para o seu trabalho. Certas ferramentas infelizmente só existem para Windows. E por vezes as concorrentes em Linux não servem para um nível profissional, ou requerem tempo para aprendizagem. Apesar de quase só usar Linux, admito que há ferramentas que só existem em Windows. Ou um gabinete de projecto, instalam o autocad em Linux. É possível, usando o wine. Em termos de licença a coisa fica logo complicada, e algumas funcionalidades podem ficar comprometidas. E o autocad é o standard do mercado.
        Depois se uma pessoa usa uma aplicação que faz tudo o que precisa, é limitada por não perder tempo para substituir essa aplicação por outra, ou muitos casos várias, para poder fazer o mesmo? Pode ser o caso do seu tempo ser muito valioso, para andar a explorar novas ferramentas.
        Depois como eu, há muita gente que precisa do computador, para trabalhar, e usa os dois sistemas, e não vê a coisa como uma questão de clube. Isso é mais para o departamento da Apple.

        1. Avatar de A.Vidal
          A.Vidal

          Caso não saibam, alternativa para o AutoCad, nativo para linux, e com a mesma qualidade e os mesmos comandos, já existe (não precisa de wine). Chama-se DraftSight.
          https://www.3ds.com/products-services/draftsight-cad-software/

      6. Avatar de Samuel Silva
        Samuel Silva

        Paulo, já uso Linux desde os finais dos anos 90. Desde que entrei para a empresa onde estou a atualmente a trabalhar que uso Linux, e já lá vão 7 anos! Tenho o Windows numa outra partição apenas para testar equipamentos e algum software. Em minha casa o sistema operativo principal é também Linux.
        A “limitação” vai depender do uso que lhe damos, e para o uso comum de uma boa parte dos “mortais”, o Linux é mais do que suficiente.

        Cumps.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Eu uso mac osx mas reconheço o sistema linux como sendo o melhor sistema que existe, o mais ruim é ms.

      7. Avatar de EU
        EU

        Demasiado limitado!??!?!?!?! Bem, se falas em jogos e office suites ainda vai que aceito, agora no resto, toma juízo.

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Se soubesses alguma coisa de tecnologia sabias que isto não é novidade nenhuma. Há vários anos que se fala disto.

      E não há fanboys MS ou Linux haters, há pessoal que trabalha com MS e pessoal que trabalha com MS.

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      Porquê?! Se calhar é mais uma dor de cabeça para os Linux fanboys cegos que para os fanboys da MS – que muitos até têm dual-boot no PC com distro Linux

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Q. Is SONiC a Linux distribution?

    A. No, SONiC is a collection of networking software components required to have a fully functional L3 device that can be agnostic of any particular Linux distribution. Today SONiC runs on Debian

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é uma distro virada para os equipamentos de rede. Basicamente é isso que eles querem que se diga.

      1. Avatar de int3
        int3

        Mas na verdade é uma distro. Debian também é uma coleção de software que corre em GNU/Linux virada para uso de desktop/workstation….

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, nem percebo porque a Microsoft quer “desviar” a denominação de distro. No mundo das redes também há sistemas operativos para os equipamentos activos de rede.

          1. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            Para quando a PPlWunto (pplware ubuntu distro)

    2. Avatar de VC
      VC

      Basicamente vão fazer uma resmasterização do Debian e moldar para o que precisam, essa é uma das principais vantagens do linux, aliás… o Android “nasceu assim, “montar um sistema” do 0 só com o que precisas que quiseres e como queres…

  5. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    É um cenário que me agrada. Desde que a Microsoft não nos faça depender dela, por mim está excelente. Ou isso ou deixar de dar suporte. Vamos ver o que acontece…

  6. Avatar de RubenS
    RubenS

    Acho uma grande iniciativa da microsoft e o linux so tem a ganhar. Alem de poderem aproveitar o poder do linux que é um sistema livre, ainda estao a elevar mais o nome linux no mundo.

  7. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    So o windows 10 Mobile é. Que não consegue.

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Sempre o mesmo. Para de ser hater. Se queres tanto utilizar o W10M >> Go insider!

  8. Avatar de dcw
    dcw

    é o fim do mundo

  9. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Chupem essa, freetards!

    1. Avatar de EU
      EU

      Acho que quem vai chupar és tu, microtard.

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    bem, para routers, switches, deve ser interface apenas cli.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tenho de testar. Vou ver como funciona.

      PP

  11. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    offtopic:

    alguém sabe me explicar se ter o site principal do pplware com este aspecto será normal? http://i.imgur.com/E1m6RRA.png

    aqui nesta notícia e noutras está normal.

    1. Avatar de daniel
      daniel

      desactiva o ad blocker…. ou um dia nao tens pplware para visitar.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        não!
        o firefox está a bloquear qualquer coisa: http://i.imgur.com/a74j5xM.png

        será por ser link https?

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Noutra máquina, diz ligação não segura, do pplware.

      2. Avatar de sergio
        sergio

        Eu tenho o adblock e não tenho esses problemas. Mas Asdrubal experimentar desligar o filtro do adblock (caso tenhas) e vê se muda alguma coisa. Se mudar é porque bloqueaste demasiadas coisas xD

    2. Avatar de int3
      int3

      Que ligação de net tens?

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Isso é qualquer problema do teu lado (no carregamento do CSS). Limpa cache, deve ficar novo.

    4. Avatar de André
      André

      Abre a página e faz Ctrl + Shift + R.

  12. Avatar de dj
    dj

    Microsoft? kill it with fireeeeeee!!!!

  13. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Gotta go fast

  14. Avatar de Ace
    Ace

    Não será software para equipar um tipo de hardware que controle por ex. Automação doméstica com IoT?

  15. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Talvez a próxima versão do windows tenham uma versão kernel Linux .

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Não vai haver próxima versão do Windows! Windows 10 é SaaS

    2. Avatar de LP
      LP

      Para que, se têm o pessoal do BSD com kernels de qualidade muito superior e licenças mais amigáveis para a microsoft?

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Esperem só pelo PSbash 😀

  17. Avatar de Edexote
    Edexote

    Pessoal, o dia 1 de Abril ainda não chegou xD Se me contassem não acreditava!

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      É porque andas distraído. Sai da toca

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Há 2 anos atrás numa das conferencias da MS para Developers falaram disto e chegaram a mostrar como a coisa funcionava.

      Na ultima que fui tiveram a dar workshops de Java e a mostrar a integração das ferramentas deles em Ambientes Open Source.
      São noticias perfeitamente normais para quem esteja a acompanhar o que se faz em tecnologia.

  18. Avatar de OscarAlho
    OscarAlho

    Enquanto isso os fanboys da maçã comida ficam a assistir à evolução tecnológica

  19. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Mark Russinovich, CTO da Azure, a Microsoft falou sobre a jornada da empresa open source de mais de 10 anos e as contribuições significativas e crescentes para projetos de código aberto desde então – particularmente na Microsoft Azure. Ao descrever por que a Microsoft é um membro da OCP ele declarou: “É vital Fazemos isso para compartilhar os projetos e tecnologias que alimentam a nossa própria infraestrutura de nuvem de classe mundial, para permitir uma abordagem aberta, conduzida pela comunidade para a inovação e para ajudar a desenvolver um ecossistema robusto para a indústria de Networking. “Mark também propôs uma inovação para inclusão OCP chamado Software para redes Open in the Cloud (SONIC). Fiel ao seu nome, o Sonic é sobre a velocidade de nuvens e escala – e porque pode facilmente estender com outra fonte aberta, terceiros, ou componentes de software proprietário, que em última instância pode acelerar o tempo de comercialização e melhorar significativamente a eficiência do data center.
    Não vivemos momentos de confiança, mas vamos acreditar nas boas intenções…………….

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A parte que te faltou no teu comentario, é que…Não ha boas intenções..

      A MS apregoa SqlServer e outros productos e no Azure usa OpenSource, este é o problema para a MS, que mesmo a nivel de clientes os vê partir para outros SO’s..

      São mexidas que a MS tem que fazer para suportar o seu negocio, sem ser acusada de utilizar linux, quando diz mal do mesmo.

      A fraze “O linux é como um cancro”, não foi dita assim a tanto tempo..
      Em 2010 também vieram dizer que eram amigos do Linux porque…”doaram” mais de 10k linhas de código ao mesmo..

      Quando se soube não doaram, pelo contrario USURPARAM código sobre licença GPL e fecharam-no no Windows, e quando se descubriu, começaram a haver movimentos no sentidpo de fazer cumprir a licença..a mesma exige a abertura de todo o código, por isso é que a MS se apressou a libertar esse código apenas, para não ter que ser obrigada a abrir todo o SO, que era o que deveria ter acontecido.

      Mais uma vez..boas intenções?Aonde?

      1. Avatar de That Guy
        That Guy

        Estavas a ir bem até escreveres “fraze”… Já agora sabes que quem disse essa frase? Pois o mercado muda, e sim, a MS é uma máquina de fazer dinheiro. E depois? Queres ter trabalho e ser pago por isso? Tens de ter negócio. É uma empresa agressiva no mercado? Sim, claro. Isso resulta? Podes crer que sim. Qualquer empresa que queira ter sucesso no mercado não pode ter os tais “fanboys”. É necessário ter gente de mente aberta que sabe que, para apertar um parafuso é necessário uma chave de fendas e para martelar um prego é necessário um martelo. Uma empresa que tenha um parque diversificado e que escolha um S.O. eficiente para cada uma das suas necessidades terá certamente o melhor retorno do seu investimento. Não é um assunto simples, pois é sempre necessário um estudo aprofundado que calcule tanto fatores objetivos e mensuráveis tal como fatores empíricos, como facilidade de administração, suporte, etc… Não há uma resposta simples. Não há Windows é melhor que Linux ou Linux é melhor que Windows. Isso é ver preto e branco. Tal como uma sociedade, todos temos a ganhar com a diversidade. Portanto… este passo é natural para a MS, não se esqueçam da abertura do .NET, por exemplo. Mais distribuições virão certamente. Já instalei Servidores Windows, Linux, Unix, ainda tenho clientes em AS400 que é para ficar, servidores de impressão em NT4 porque tem placas dedicadas para grandes formatos, etc… Já pus clientes em Linux e tive de trocar de volta para Windows porque as pessoas não se adaptaram, já pus clientes em Linux que adoraram e ainda hoje trabalham com esse sistema e estão contentes. O BYOD é um exemplo disso. Diversidade. Os fanboys tanto de Windows, Linux ou MAC ou o que quer que seja são como os “White Power” ou “Black Panthers” ou o “Daesh” ou qualquer outro grupo radical. São os anti-semitas do IT e nunca trazem nada de bom. A MS agiu menos bem em algumas alturas…? Claro que sim! Tal como a Apple, Alphabet, etc… E mesmo a comunidade. Quem não tem pecado que lance a primeira pedra. Mas lembrem-se sempre que ter a visão a preto e branco e ter apenas um caminho, uma via e um veiculo apenas nos leva a ser o que sempre fomos sem sequer imaginar ou pensar no que poderíamos ser.

  20. Avatar de Nome
    Nome

    “Microsoft loves Linux” é uma mentira à Hitler.

    1. Avatar de That Guy
      That Guy

      Do comentário anterior:
      “…Os fanboys tanto de Windows, Linux ou MAC ou o que quer que seja são como os “White Power” ou “Black Panthers” ou o “Daesh” ou qualquer outro grupo radical. São os anti-semitas do IT e nunca trazem nada de bom. A MS agiu menos bem em algumas alturas…? Claro que sim! Tal como a Apple, Alphabet, etc… E mesmo a comunidade. Quem não tem pecado que lance a primeira pedra. Mas lembrem-se sempre que ter a visão a preto e branco e ter apenas um caminho, uma via e um veiculo apenas nos leva a ser o que sempre fomos sem sequer imaginar ou pensar no que poderíamos ser.”

  21. Avatar de Ajr
    Ajr

    Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.

    Mahatma Gandhi

  22. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    100% – Ao comentário do ” lmx ” porque não aborda a questão de quem é o melhor, mas sim a verdade vs realidade. Em relação ao ” That Guy ” gostava de deixar aqui a minha postura e a de outros. Exemplo: Estavas a ir bem até escreveres “fraze”… este tipo de comentário nem é susceptível de apreciação, principalmente vindo de uma pessoa que tenta demonstrar ou ter ou querer ter algum conhecimento da área. Outro exemplo: Já pus clientes em Linux e tive de trocar de volta para Windows porque as pessoas não se adaptaram, em resposta a este pedaço digo o seguinte, existem muitos professores catedráticos com largo conhecimento e muita experiência, mas muito poucos têm vocação para lecionar (dar lições ou explicações). Muito, obrigado.

  23. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Sonic não é uma distro Linux, Sonic corre em cima do Linux e é uma aplicação de rede Linux.

  24. Avatar de Stefan
    Stefan

    É engraçado como as grandes corporações não dão o mínimo apoio quando surge uma idéia nova e revolucionária, e no entanto querem lucrar (sem nada investir) com a mesma quando ela é consagrada pelo esforço, dedicação e perseverança dos inovadores em torná-la popular. Quem usa Linux há aproximadamente 20 anos sabe do que estou falando.
    Não creio que seja salutar para a filosofia aberta e colaborativa do Software Livre que uma corporação que tem no lucro sua principal “filosofia” imiscuir-se nesse meio. Acho que vai acabar estragando o que já é excelente.