Mele A1000 – Mais um rival ao Raspberry Pi e outros

53 Comentários

Por cerca de 55€ e pode correr Android e Linux

Os mini-PCs com processadores ARM (processadores utilizados normalmente em dispositivos móveis, equipamentos POS, etc) , têm despertado algum interesse por parte dos entusiastas da tecnologia que assim passam a dispor de uma máquina, com um nível de processamento interessante, por pouco dinheiro.

Depois de termos apresentado o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies e o MintBox, hoje damos a conhecer o projecto Mele a1000.

mele_00

O Mele a1000 é mais um dispositivo a entrar no segmento dos Mini-PCs oferecendo características bastante interessantes a um preço bastante baixo. Este mini-equipamento vem com Android mas é capaz de correr também várias distribuições Linux como, por exemplo Puppy, Ubuntu, entre outros. Veja na imagem seguinte a parte interior do Mele A1000.

mele_03

Em termos de consumo, este equipamentos tem gastos inferiores a 5W (Android 2.3.3 + Video Youtube 720p: ~4.6W)

male_02

O Mele a1000 tem várias características das quais se destacam:

  • CPU ARM Cortex A8 a 1.2 GHz;
  • GPU MALI400MP OpenGL ES
  • Android 2.3
  • 3 portas USB
  • Porta Ethernet
  • Saída SPDIF
  • Interface Wifi b/g/n
  • HDMI, CVBS e CGA
  • 4 GB de memoria de armazenamento
  • 512 Mbytes de Ram

Veja no vídeo seguinte uma pequena demonstração do Mele A1000

O mini PC Mele A1000 é claramente mais potente que o Raspberry Pi (apenas tem um processador a 700 Mhz ARM 11) é ligeiramente mais caro mas já tem uma caixa incluída. Este projeto está totalmente sob a licença GPL e o objectivo é conseguir desenvolver um computador do tamanho de uma placa PCMCIA, capaz de correr qualquer distribuição Linux, sem qualquer driver proprietário.

Homepage: Mele A1000

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    “Ligeiramente mais barato”, ou será “Ligeiramente mais caro” do que o Raspberry Pi?
    E não é ligeiramente, é quase o dobro do preço. O Raspberry Pi fica a 32 euros + portes.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      “ligeiramente mais caro mas já tem uma caixa incluída” Assim é que está correcto. Thanks

    2. Avatar de IR
      IR

      não te esqueças do alimentador de corrente, cartão de memoria e caixa para haver comparações. assim já a encarece.

  2. Avatar de Leonel Silva
    Leonel Silva

    podiam ter falado deste mais cedo
    encomendei o meu RPi a semana passada

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, esse também é bom! Estou mortinho por colocar as mãos em um.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        E o raspi tem suporte arch linux arm :D:D:D! So por ai, para mim ganha logo!

        Melhor brinquedo de sempre so far!

        1. Avatar de jorge
          jorge

          O meu chegou esta semana.

          Sou um noob a linux, sempre usei alguns mas como utilizador só.

          Ja tentei o Fedora remix, mas tem problemas no login, e parece com muito bugs
          O devian arranca bem, mas depois parece tão limitado, e sem aplicações e ainda não sei como acrescentar.

          a seguir vou testar o Arc, mas deve ser ainda mais limitado..

          abraço

          1. Avatar de carlos
            carlos

            O debian limitado!!!

            Se és noob então esquece debian, instala o Mint e depois passas para debian.

          2. Avatar de @monux
            @monux

            – Linux Mint,é minha dica !

    2. Avatar de Invision
      Invision

      Onde compraste?ta sempre esgotado!

      1. Avatar de Leonel Silva
        Leonel Silva

        tens de tar inscrito para te mandarem o convite com um codigo unico para entrares na loja e comprar

        1. Avatar de Bruno Silva

          Se quiseres comprar 1 só tens de apresentar uma proposta :p

    3. Avatar de IR
      IR

      Tb ja paguei a minha, agora 9 semanas ate chegar…

    4. Avatar de So7t
      So7t

      Somos 2!! 😀
      Tambem encomendei o meu a semana passada e ficou em 45 euros((Rasp+caixa+portes)!!

      Review do Rasp pi “B”: http://www.laptopmag.com/review/laptops/raspberrypimodelb.aspx

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Bom preço..vou tratar da encomenda 🙂

  3. Avatar de Um
    Um

    Será que isto dá para fazer uma box tdt+media player HD?
    Isto está à venda na Europa?

    1. Avatar de tchessetiger
      tchessetiger

      Podes. Basta teres uma placa que te capture a tdt. Media player HD nao sei mas uma box tdt tenho a certeza que consegues, basta teres linux e uma placa com drivers para linux.

    2. Avatar de CMatomic

      podes fazer um media center com o xmbc , com comando e tudo TDT , tens que arranjar uma pen TDT compatível com linux
      http://xbmc.org/

  4. Avatar de carlos
    carlos

    o preço dos portes é proibitivo…

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Podes crer.
      É quase o preço do mini-pc…

  5. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Lista de sistemas operativos suportados:

    – using rootstock to obtain ubuntu
    – prebuilt ubuntu image mele ubuntu image
    – Building Debian From Source Code for Mele
    – building a Debian kernel
    – obtaining puppy linux
    – notes on using the mele as a server
    – xbmc
    – openembedded
    – android and android ics
    – script to build linaro based ubuntu cnx-ubuntu-script
    – Build Ubuntu Server (precise) for Mele

    Muito bom mesmo! Dá para colocar XBMC, Android ICS, vários sabores de linux!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito bom não…Fabuloso 🙂

      1. Avatar de Fernando Negro

        “o objectivo é conseguir desenvolver um computador do tamanho de uma placa PCMCIA, capaz de correr qualquer distribuição Linux, sem qualquer driver proprietário”.

        Espectacular… 🙂

    2. Avatar de Redin

      O XBMC não é um sistema operativo, mas percebeu-se a intenção…

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Passa à frente hehehe!

  6. Avatar de Flávio
    Flávio

    Onde posso comprar o mele A1000, esta a pensar em comprar um raspi mas este sempre é melhor. Onde é que se pode comprar um destes??

  7. Avatar de Pedro Espinha
    Pedro Espinha

    Isto para ficar toda a noite a descarregar multimédia, deve ser brutal no consumo eléctrico ehe

    Fico à espera da loja abrir, para adquirir o meu!!! 😀

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Também estou interessado alguém sabe aonde comprar , Obrigado

    Serva

    1. Avatar de Angelblue
      Angelblue

      …pois…e como se faz para passar na alfandega?
      …pois…

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Se nao estou em erro só a cima de 150€ é que se paga iva e direitos aduaneiros.
        Mas se eles desconfiarem do valor ou faltar o valor, terás de ir la buscar mas só pagas a taxa para desalfandegar.

        1. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          Já mandei vir muitas coisas do Dealextreme sem qualquer problema, encomendas não muito volumosas passam sem qualquer problema. No entanto penso que o Carlos esteja errado em relação ao valor apontado

          1. Avatar de carlos
            carlos

            A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

            A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 918/83, do Conselho, de 28 de Março. Deverá consultar os artigos 27.º e 28.º e 29.º a 31.º.

            Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

            Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

            Ser caixa grande ou pequena nao interessa, a alfandega faz uma amostra ou fica lá quando desconfia, ja tive que ir buscar lá um envelope com 1 par de lampadas xenon que me custaram 15€.

  9. Avatar de carlos
    carlos

    para mim o raspberry pi é um arduino com esteroides

  10. Avatar de KID
    KID

    Não sei se já viram este projecto: http://www.raspberrypi.org/archives/1479

    O fish pi… amazing!

    1. Avatar de N. Roque
      N. Roque

      Chegaste a ler o artigo?

  11. Avatar de MRG
    MRG

    Uma dúvida: encomendando através do Aliexpress e tendo a DHL como serviço de entregas (total de US $112.00) existirá algum problema na alfândega ou é pacífico?

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Sim pela DHL fica sempre na alfândega e tens de pagar um valor bem alto a DHL só por serem eles a fazer o serviço , é algo como 45€ + IVA e taxas. Já me aconteu…

      é preferivel mandares vir da DX (post em cima) demora 2 ou 3 semanas mas se ficar na alfandega nao pagas tanto como pela DHL.

  12. Avatar de Porquinhobranco
    Porquinhobranco

    Tenho um raspberry pi a correr o raspbmc, coladinho atras do LCD e cumpre bem a sua função de media center. Só a saída spidf deste modelo é q me deixa a pensar….

  13. Avatar de jorge
    jorge

    isto tem suporte para saida digital 5.1? em hdmi o som sai em 5.1? alguem sabe… gostaria de montar um mediacenter de baixo custo mas que tivesse estas caracteriticas, full hd 1080p e 5.1 digital..

  14. Avatar de Redin
    Redin

    As especificações da ligação HDMI permite ter som digital de varios canais e imagem Full HD.

    Este equipamento tem saidas Full HD para imagem mas o som poderá estar apenas desviado para a ficha otica que ele traz.
    Eu prefiro som separado porque permite injetar num equipamento recetor A/V. Um monitor com entrada HDMI por muito bom que seja, o seu som não tem a mesma qualidade que um recetor externo de audio. Pessoalmente para mim, o HDMI nao me trouxe novidades por causa dessa “falha”, porque as saidas DVI têm a mesma qualidade de imagem que o HDMI.

    1. Avatar de jorge

      pelo k li so temos stereo na saida optica..

      1. Avatar de Redin

        Não me parece… mas se assim for, é um enorme erro estratégico.

  15. Avatar de JM
    JM

    Não ha a possibilidade de sair no mercado portugues?

  16. Avatar de jorge

    tenho 2 codigo para mandar vir o raspberry pi… alguem interessado..

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas,
      estou interessado, podes enviar?
      Obg

  17. Avatar de jonaspaulo
    jonaspaulo

    Sera que isto chega aos 1080p? o objectivo era comprar uma coisa destas para servir de thin client numa tv para um servidor de Plex

  18. Avatar de Dlencastre
    Dlencastre

    Boas pessoal, tenho uma questão para o auditório,
    Na organização onde trabalho existe uma necessidade de fazer video conferencia via SKYPE. Existe a possibilidade de ligar uma coisinha destas e instalar o Skype?
    Vump’s

  19. Avatar de Joca
    Joca

    Eu tenho o Android 4.0 MK802 mini-pc. Quero ligar-lhe uma câmera. Agradeço que me digam se existe algum controlador para a ligar ou há alguma câmera disponível para venda?

    1. Avatar de LUIS

      mandas te vir da china? pagas te alguma coisa na alfandega? cumps

  20. Avatar de jorge

    raspberry+linux+boxee alguem já testou… so se fala do xbmc mas eu prefiro o fork boxee