Surgem novas imagens do novo Menu Iniciar do Windows

55 Comentários

Desde que lançou o Windows 8 que a Microsoft entrou num ciclo de desenvolvimentos acelerado e com a disponibilização de novas versões e novas funcionalidades.

São pequenos ajustes e novas ideias que vão surgindo que vão transformando o Windows num sistemas operativo ainda melhor e mais ajustado ao que os utilizadores pretendem e necessitam.

O retorno do Menu Iniciar é para todos uma certeza, sem que se saiba muito bem como ou quando, mas continuam a surgir imagens que reforçam essa ideia.

windows_9_1

Apresentado na última conferência BUILD da Microsoft, este novo Menu Iniciar mantêm alguma da sua tradição, ao mesmo tempo que vem integrar-se com a Modern UI e com a nova interface das aplicações Windows.

Ainda sem data de chegada, ou indicação da versão que o trará, este novo menu tem provocado curiosidade aos utilizadores do Windows, que querem saber como será a sua versão definitiva.

Depois de na semana passada terem sido mostradas imagens de uma nova build do Windows com o novo Menu Iniciar já presente, surgem novas imagens que mais uma vez o mostram e reforçam a sua chegada.

windows_9_2

Desta vez as imagens são da autoria do site Myce e mostram o Menu Iniciar com as novidades que se esperam vir a ser incorporadas.

O novo Menu Iniciar será um misto da sua versão Clássica com elementos da Modern UI. Composto por 2 colunas, onde numa surgem as últimas aplicações abertas e na outra as definições de sistema e as principais aplicações que o utilizador usa.

Uma segunda imagem mostra a integração das aplicações da Modern UI com o Desktop tradicional. Neste caso é a loja de aplicações.

windows_9_3

Apesar de vir com a indicação de que se trata de uma versão 8.1 do Windows, o site Myce revela que esta deverá ser já a versão 9 do Windows.

Apesar da certeza do retorno do Menu Iniciar, é ainda uma incógnita quando será a sua incorporação no Windows. Muitas vozes apontam-no já na próxima actualização do Windows, que será lançada já em meados de Agosto, e outras dizem que apenas chegará com a versão 9 do Windows, a ser lançada em Abril do próximo ano.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Primeiro, quando não o tinha, toda a gente reclamou que o queriam de volta e fizeram uma batelada de programas para pôr um menu Iniciar. Agora que o vai voltar a ter, toda a gente vai reclamar que o vai querer tirar e vão fazer uma batelada de programas para o voltar a tirar. Esperem só para ver.

      1. Avatar de Sérgio Cardoso
        Sérgio Cardoso

        +1

          1. Avatar de Mota
            Mota

            +1

            Foi o que pensei.. mais do mesmo. Insistem nesta interface, quando claramente não há sucesso.. enfim.

    1. Avatar de SemEspinhas
      SemEspinhas

      Não acredito 🙂 esta versão é capaz de chegar para ficar, normalmente a microsoft é assim, sistema sim sistema não.

      O windows 8 penso que não terá tido muito impacto no mercado, mas acredito que o 9 esse sim.

    2. Avatar de Roberto
      Roberto

      +1 eu quero tirar, prefiro muito mais o metro UI como esta, e esta para mim é o melhor Windows…

      1. Avatar de Lololo
        Lololo

        Então ficas no Windows 8 e pronto! 😀

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Muito provavelmente o “toda a gente” que reclamou sobre o terem retirado será diferente do “toda a gente” que o vai querer tirar.

    4. Avatar de Nuno Catarino
      Nuno Catarino

      O mais engraçado é que um menu tornou-se notícia.

    5. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Eu pessoalmente não preciso e até prefiro o método actual mas acho que eles deviam era aprender com outros sistemas operativos e dar mais liberdade a cada utilizador para personalizar como bem entendesse..

      1. Avatar de FanaticoReligioso
        FanaticoReligioso

        Com outros sistemas operativos?
        Pensava eu que o Windows era um exemplo na customização.
        Mas de facto deveriam deixar o utilizador escolher entre usar o Metro UI actual, ou este novo menu misto.

        Cumprimentos

        1. Avatar de David Toffee
          David Toffee

          pela minha experiência, no linux consegues ter muito mais liberdade.

  2. Avatar de ACS
    ACS

    Muito melhor. Espero que venha o mais rápido possivel.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Espero bem que essa actualização venha para o Windows 8 🙂 Apesar de já estar habituado a interface do windows 8.1, sempre será mais 1 ponto para o windows a meu favor.

    Mas como eles não jogam com pontos.. jogam com $$$ kkkkk
    Já não digo nada eheh

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Gostei, mas penso que a coluna das Apps Modern UI ficava melhor do lado esquerdo, mas é só a minha opinião temporária assim de repente 😀

  5. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    OFF: Alguem sabe que codificação é esta: enegjuebnxifomvxmawegeabapj ? (nao é rot)

    Estava num ficheiro estranho do mipony tudo assim escrito em plain text

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      dá me um kappa-plaintext: 0.0541nao faço ideia como codificaram isso

  6. Avatar de João Simões

    Resumidamente, faz o mesmo que o menu “Metro” mas sem ser em full screen…

    Enfim… continuo sem perceber os filmes que fizeram com o menu actual tipo, “OMG, perco o raciocínio lógico porque passo de uma janela para o menu Metro!!!!”
    Vá-se lá perceber…

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      A Microsoft finalmente percebeu que as pessoas são estúpidas.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Algumas são, tu és um bom exemplo disso!

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Algumas não, todas.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            fala por ti estúpido!

      2. Avatar de Pois
        Pois

        É como a condução…
        Os outros é que são estúpidos, burros e conduzem mal.
        Mas eu é que não. Ah AH AH!!1
        O sistema operativo é isso mesmo, algo que está por baixo para se trabalhar com programas “por cima” dele. Não para perder tempo a “customizar”… Customizar um SO não dá dinheiro a ninguém, só faz perder tempo e tempo é dinheiro.
        a não ser que se seja pago para fazer customizações, tipo consultores da treta, mas isso é sempre gastar dinheiro que se poderia evitar.

      3. Avatar de A. Pereira
        A. Pereira

        A sério José Rodrigues? Tinhas mesmo necessidade de fazer um comentário desses?

        PPLWare, é começar a eliminar esta gente que em nada contribui, é mesmo só para incendiar! Que tristeza de mentalidades.

    2. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      João Simões, se por esta altura ainda não percebeste os filmes, tipo, ya, cenas, omg, estás a ver? Então desiste e não penses mais nisso, segue caminho por agora que vais ser mais feliz. Quando fores mais velho vais perceber 😉

    3. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Tens que te lembrar que há muito utilizador que não é Tech Savvy e pior que isso é que há muito utilizador com menos capacidades (utilizadores seniores por exemplo). Quando surgem algo de diferente ficam logo com dificuldades e do ponto de vista de acessibilidade e usabilidade, o Windows 8 introduziu dificuldades para esses utilizadores menos “dotados”.

      Um exemplo:
      https://www.youtube.com/watch?v=v4boTbv9_nU

      1. Avatar de ZeSafa
        ZeSafa

        Isso é uma pequena percentagem…. a maior é mede velhos do restelo.

    4. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      BTW o nome “Metro” foi abandonado bem no início e passou a chamar-se “Modern UI” 🙂

  7. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    espero que sim, assim tiro o shell do meu pc 😛

  8. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Aquele menu da imagem não serve: tem que ser o mesmo menu, com ícones e cores, tudo igual ao do velho Windows XP.
    Não quero que os Velhos do Restelo voltem a chorar!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Epa, os velhos do Restelo que usem esta aplicação, é muito fixe… hehehehe
      http://www.classicshell.net/

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Exacto.
        Mesmo assim, acredito que alguns ainda torçam o nariz. É que tem que ser tudo igualzinho como no XP, senão “não presta”.

    2. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      “O tempo tudo trás a cada Às, devagarinho lá chegarás e verás como tudo se passou há muito tempo atrás…” A.Pereira

  9. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Finally!!

  10. Avatar de Bruno Carvalh0
    Bruno Carvalh0

    A Microsoft não aprende mesmo.
    No MacOS em sinal desse tipo de menu. Uma aberração completa que podia ser resolvida com mais criatividade.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Eu até acho que o problema foi mesmo criatividade a mais.

  11. Avatar de cmfm
    cmfm

    As pessoas fartam-se de mandar bitaites sobre o facto de a MS voltar atrás porque não percebem porque é que houve quem não gostasse do Metro UI e que agora vai haver quem queira voltar ao estilo Win8, mas parece-me que só falam porque não vêem além da sua própria utilização.

    A MS ganha dinheiro a sério é com empresas, não é com users particulares. Portanto se eu o Zé ou o António gostarmos (ou não) de determinada feature, isso para a MS é pouco importante, o que interessa é a aceitação global das empresas ao OS.
    Eu pessoalmente não conheço uma única empresa que tenha avançado para o Win8. Assim sendo o OS é mal sucedido e a MS vai fazer o possível para reverter essa situação. Aliás todos os rumores indicam que haverá vários (layouts) do OS dependendo do dispositivo a que está associado, ou seja, em tablets o Metro UI continuará a ser igual provavelmente, é até possível que eles permitam que num desktop eles permitam que o user decida o que fazer. Nada como esperar para ver antes de começar já a atirar postas de pescada para todo o lado.

    1. Avatar de Pois
      Pois

      Até que enfim alguém inteligente e não “estúpido”.
      O sistema operativo é isso mesmo, algo que está “por baixo” para se trabalhar com programas “por cima” dele, e esses programas é que são importantes. Não para se perder tempo a “customizar” ou a formar pessoas para trabalhar com um SO. Isso não dá dinheiro a ninguém, só faz perder tempo às empresas e tempo é dinheiro.
      A não ser que se seja pago para fazer customizações, tipo consultores da treta, mas isso é sempre gastar dinheiro que se poderia evitar.

    2. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      Um comentário com perspectiva! É pena muita gente que para aqui comenta não ter noção do que se passa na realidade do meio empresarial! Bem hajas pelo comentário.

    3. Avatar de Ro301
      Ro301

      Que grande treta hẽm… A microsoft não tem de seduzir os particulares? Não ganha dinheiro com eles? Você acha que o w8 foi feito a pensar nas empresas?

      Não é por acaso que os pc’s vêm com o windows instalado. Ou pensa que a empresa (hp, asus, sony…) têm ele de graça para dar a você?

      O windows tem versões para particulares e negócios. Ele ganha dinheiro com todos eles.

      Agora se você me está a dizer que a maior fatia vem das empresas que equipam os seus escritórios, isso não sei dizer porque não tenho acesso a essa informação. O que vejo são os pc’s a vir com o windows. Nem sei se vem também o office mas se não vir o pessoal crakeia.

      Nas aplicações sim, acredito que são as empresas que os compram porque são obrigadas a respeitar os direitos de autor.

      1. Avatar de A. Pereira
        A. Pereira

        Caro Ro301, sem dúvida que a Microsoft tenta sempre seduzir os particulares e também ganha dinheiro com eles, mas passo a citar o que disse o colega cmfm inicialmente: “A MS ganha dinheiro a sério é com empresas, não é com users particulares.” Já estava dito aqui isto (“ganha dinheiro a sério”), não havia necessidade de sua parte de contrariar o que ninguém negou.

        Relembro-lhe também que não são apenas as empresas que têm de comprar licenças! Isso de o pessoal “crakeia” não quer dizer que deixem de ter obrigações e deveres.

        O seu último parágrafo deixou-me deveras confuso, de maneiras que não tenho argumento.

        1. Avatar de Ro301
          Ro301

          A. Pereira, a sua análise ao meu comentário não faz grande sentido. Não neguei o que ele disse. Afirmei entre linhas que talvez a microsoft ganhe mais com os particulares. Pergunto-me quem existe em maioria, as pessoas ou as empresas. Depois sabemos que mais de 90% dos pc’s vêm com o windows. Então a dúvida é saber se realmente as empresas são a grande fatia do bolo no que trata o sistema operativo.

          Penso que não. O w8 diz tudo. Ou você acha que as empresas precisam de uma versão de toque? A maior parte das empresas provavelmente não actualizam o sistema operativo. Usam aquele que só preenche as suas necessidades. Tanto que houve o problema do xp deixar de dar suporte. Porque uma grande parte das empresas (inclusive na china) usa o xp hoje em dia. Há quanto tempo o xp passou à história para a maior parte dos particulares.

          Agora os softwares já é diferente. Se as empresas necessitarem vão comprar.

          Em relação ao software pirateado por parte dos privados é o que acontece no mundo real.

          Claro que os leitores do pplware não precisam disso. Afinal este site cresceu a apresentar softwares alternativos (gratuitos) e hoje é muito mais que isso. Mas acredite, a pirataria existe. Pelo menos estes piratas buscam o conhecimento saudavel. Não andam a aceitar Países altamente corruptos e sanguinários na nossa comunidade portuguesa em troca de ***

          Então não se preocupe que estes piratas são talvez os únicos de bom coração.

          1. Avatar de A. Pereira
            A. Pereira

            Caro Ro301, estou deveras estupefacto pela sua exponencial melhoria na escrita. Parabéns!

            Quanto ao que diz relativamente à possibilidade da maior fatia do lucro ser de particulares, serei sempre céptico em relação a isso. É um facto que todos os novos computadores já vêm com o W8 instalado, o W7 já tem inclusivamente o final de continuidade à vista (à excepção do suporte para actualizações de segurança, tal como acontece no XP) mas, quem paga grande parte dessas licenças são os fabricantes, o consumidor final ao comprar o computador quase que adquire o sistema operativo “gratuitamente”, seja empresa ou particular.

            O que aconteceu? Foi imposto aos utilizadores uma migração de sistema na compra de um novo computador! Isso levou de arrastão as empresas e, como já foi dito, criou dificuldades para muitos, sejam elas de teor técnico, consequentemente monetário ou de adaptação em geral.

            Para resolver isto, vejo no dia a dia empresas a guardarem as suas licenças do W7 ou mesmo do XP e respectivo software. Quando investem em novas máquinas, agora procuram apenas o hardware que necessitam e reutilizam as licenças já existentes. O primeiro passo é preparar a máquina para o funcionário, de forma a que este não “estranhe” o produto e a sua performance na empresa não diminua.

            Caso o tecido empresarial adira a isto em massa, acredito que a MS terá um problema económico sério onde os utilizadores particulares não serão suficientes para colmatar esta lacuna.

            Pelo contrário, o utilizador privado comum vai ter que se adaptar ao que veio com o computador que adquiriu, dando seguimento a qualquer que seja a nova politica da MS em relação ao seu sistema operativo. Poucos destes utilizadores irão migrar para sistemas Linux ou OSx (uns mais conhecedores de tecnologia, outros com mais dinheiro na carteira para investir), não provocando grande impacto negativo no saldo da MS.

            “…você acha que as empresas precisam de uma versão de toque?”
            .Não, para já penso que não.

            “Mas acredite, a pirataria existe.”
            .Hum, ainda tenho dúvidas em relação a isto, eu até já comprei uns óculos que detectam piratas e fui para o alto mar, mas nada, nem vê-los.

            “…estes piratas são talvez os únicos de bom coração.”
            .Se os há, oxalá assim sejam. Assim em vez de me piratearem talvez me deixem uma encomenda com dinheiro!

            Vá, não ligue aos meus últimos dois parágrafos, estou apenas a brincar.

            Cordiais cumprimentos.

    4. Avatar de ZeSafa
      ZeSafa

      A minha com 300 empregados tem win8 em todas as máquinas. Pronto, já sabes uma 🙂

  12. Avatar de Fábio
    Fábio

    Ponham as cenas do metro em formato widget ou gadget como antigamente, quem é que quer ficar a olhar para um puzzle?

    1. Avatar de Ro301
      Ro301

      Boa observação lol.

      A teoria diz que é interessante para tocar com o dedo mas se analizarmos bem, a maior parte das pessoas usa computadores sem opção de clicar com o dedo. Também não gostei dessa função. Por isso é que digo que o w8 é bom para tablet. W7 para mim foi o melhor. Só lhe acrescentava a opção de dividir o ecrã.

  13. Avatar de Nunes
    Nunes

    Tirar ou por o menu iniciar a mim não me afecta o que me irrita no Windows 8 é estar sempre a querer que 1 pessoa se ligue à net e pedir para se registar, deve ser para depois andar chatear com publicidade e vender info a outros. Esta é a mesma razão pela qual me irritam redes sociais, parem de chatear as pessoas, não quero estar a ser chateada com publicidade direccionada ou divulgar infos. pessoais na net OK!!!!

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Registado desde o primeiro dia e sem um único problema… Windows original, evidentemente.

  14. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Era bom que viesse rápido porque se não só pra 2015…..:(

  15. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    com o metro o ambiente de trabalho é desnecessário, para a ms passou a ser uma app ou mais uma pasta no perfil do user, em vez do ponto de partida. n sei como é k alguem prefere ter uma lista infindavel de apps e respectivos ficheiros de config, etc espalhados num puzzle em vez de ter tudo arrumadinho no menu iniciar classico…

  16. Avatar de Ro301
    Ro301

    A única coisa que me parece que o windows 8 (esta e a anterior) trazem de novo é a opção de dividir o ecrã. Isso dá imenso jeito. Mas também do que ouvi dizer foram roubar isso a um projeto do linux. Existiu um projeto que era exatamente para fazer isto no Linux, mas foi abandonado e a MS copiou.

    Tirando isso não me cativa em nada. Cativa os profissionais que trabalham a parte de “acessibilidade”. O windows é muito amigavel ao utilizador. Mas isso é uma caracteristica que muito bem sabem defender.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    1 – Não utilizo nenhuma aplicação do Metro;
    2 – Cada vez que volto a um pc com windows 7 não sinto falta de nada;
    3 – Desde que tenho o windows 8.1 não consigo utilizar um programa que me era útil, a (ou o) dropbox.

    Resumindo: Se o windows 9 for igual ao windows 7 será um sucesso.

  18. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Esse menu iniciar certamente não será igual ao antigo. Parece que será apenas uma forma de trazer os blocos do Metro para o menu iniciar. Talvez seja bom para os mobiles mas não para os desktops. Já temos vários aplicativos excelentes que colocam o menu iniciar tradicional.