Manjaro Linux 0.8.9 disponível com KDE, xFCE e OpenBox

40 Comentários

Para quem gosta do ArchLinux…vai querer experimentar o Manjaro

Se há distribuições que estão na moda (a avaliar pela nossa comunidade Linux Pplware e também pelo nosso recente grupo Linux no Facebook) essas distribuições chamam-se Manjaro Linux e Linux elementary OS Luna.

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Hoje vamos conhecer as muitas novidades do Manjaro Linux 0.8.9.

manjaro_02

Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux.  Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico:

  • XfCE
  • KDE
  • OpenBox (versão redesenhada)

manjaro_00

Como principais características há a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.

manjaro_01

O Manjaro Linux não é uma rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo) a 100% mas tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

Principais novidades do Manjaro Linux 0.8.9
  • Actualização para o xFCE 4.11 (na versão xFCE)
  • Actualização para o Openbox 3.5.2 (Na versão com OpenBox)
  • Actualização para o KDE 4.12 (na versão com KDE)
  • Turbulence 0.3.3
  • Novas funcionalidades no gestor de funcionalidades do Manjaro
  • Novidades no instalador
  • Melhorias significativos no Pacmac
  • Kernek Linux 3.10.30
  • Mesa 10.0.3
  • Xorg-Server 1.14.5
  • Gstreamer 1.2.3
  • LibreOffice 4.1.5
  • MHWD 0.3.3
  • libdrm 2.4.52
  • Catalyst 13.12
  • Nvidia 331.38

manjaro_03

Como sabemos o Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração…mas devido a sua complexidade (para iniciantes)..apareceu o Manjaro Linux . O Manjaro Linux 0.8.9 é o testemunho e reflexo de uma dedicação incrível e entusiasta de cada membro da equipa responsável por este projecto.

Download: Escolha aqui a versão (Xfce, OpenBox e KDE) que pretende

Homepage: Manjaro

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    @lmx
    vou exprimentar isto xD
    Arch é a melhor coisinha, eu tenho a correr no meu raspberry pi.

    Eu aconselho a quem gosta de explorar o sistema ao máximo 😀

    1. Avatar de VC
      VC

      @int3 @lmx

      Ĉonsegui por o Ubuntu Touch no meu Nexus 5, no entanto tenho aqui algumas duvidas, helpp!!!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        hehehe

        eu ainda não pude experimentar…

        diz ai como é isso…e um videozito 😉

        1. Avatar de int3
          int3

          lmx, meti um jumper para reduzir o speed da ligação sata de 6 para 3 e funciona na boa agora. o problema é mesmo a velocidade mas não estou preocupado até arranjar um chipset novo.
          http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2207651 só para te lembrar do link do meu thread 😀

          Quem curte ubuntu mas odeia o unity, o edubuntu trás o unity como pré-definido mas também trás o gnome fallback. http://www.omgubuntu.co.uk/2012/03/gnome-classic-in-ubuntu-12-04-its-like-nothing-ever-changed

          Não sei se o ubuntu mesmo tŕas o fallback, mas exprimentem o edubuntu!

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas..

            ha uma coisa não percebi…que tipo de raid é que tens??

            faik raid – software raid fornecido pela bios…a unica solução(em software) para multiboot windows/linux

            software raid – via systema operativo, funciona em multiboot para linux OSes

            hardware raid – controladora raid em hardware

            Presumo que tenhas ou fake raid(para multi boot win/linux)??

            Se só usasses linux, iria te dizer para pores software raid apenas…funciona em 90% dos casos mais rápido que o fake raid…tendo em conta os processadores actuais…

            Com duas drives mecânicas em raid0 deves andar a volta do dobro de velocidade, de apenas um disco…mas mesmo aqui pode variar muito…depende do faik raid da tua motherboard, ou do software raid(e neste caso do processador/trabalho que esta a fazer), e ainda do tamanho definido como tamanho mínimo de cada bloco…sendo que o raid 0 faz striping da info pelos vários discos..

            dizes que um disco funciona bem, mas o outro mal, e que os dois suportam sata3…

            pode ser o fake raid da tua board,mas também pode ser badsectores…

            eu tirava o disco fora(com live cd por exemplo) e via se tem badblocks e se são muitos e em que zona estão…

            se o disco está montado…desmontava-o e de seguida…

            sudo badblocks -v /dev/sdb1

            se tiver podes marca-los como inutilizáveis…mas a info que lá esta vai a vida(nesses blocos) :S
            e2fsck -f -c -v /dev/sdb1

            quer dizer ela não vai a vida, mas os blocos já não são utilizados…pensa bem…

            tens uma outra coisa que pode estar a matar o teu disco…tu houves as cabeças de leitura do disco a arrumarem e a voltarem a posição de escrita muitas vezes??
            por isso te falei no idle3 timer…

          2. Avatar de lmx
            lmx

            não andas numa de arch…

            olha aqui sobre badsectors…
            https://wiki.archlinux.org/index.php/badblocks

          3. Avatar de int3
            int3

            instalo um arch quando tiver tempo para investigar porque é complexo.
            agora estou no edubuntu. Mas em máquinas virtuais gosto sempre de meter o bridge linux ou algo parecido para andar a brincar 😀

          4. Avatar de int3
            int3

            Tenho por hardware mas é apenas e só para o Sistema Operativo! A primeira vez que instalei neste desktop que tenho feito por mim foi por software e era opensuse xd. Não sabia instalar por hardware, mas agora já sei.

            Agora posso instalar qualquer distro em hardware raid na boa. E nao uso dualboot porque tenho 60+60 GB (120GB raid0).

            E o disco Sata3 da WD funciona bem em modo 3Gbps. As cabeças funcionam igual quer seja 6Gbps como 3Gbps. É mesmo uma anomalia do kernel a negociar a velocidade com o chipset.

        2. Avatar de VC
          VC

          @lmx Já consegui por a dar, mas ainda falta mt :p conseguiram portar para o nexus 5 com multi room mas ainda mtas apps n funcionam. Logo faço um video para mostrar… A shell funciona lindamente e os comandos todos disponíveis 😉

          1. Avatar de VC
            VC

            @lmx
            Nexus 5 – Instalar Dual Boot + Ubuntu Touch de forma muito fácil

            1º Nexus 5 tem que estar com bootloader unlock e com root
            Instalar prerequisitos em Sistema 64-bit Debian, Ubuntu ou derivados:
            sudo apt-get install lib32z1 lib32ncurses5 lib32bz2-1.0 lib32stdc++6

            – Download:
            http://download.chainfire.eu/363/CF-Root/CF-Auto-Root/CF-Auto-Root-hammerhead-hammerhead-nexus5.zip

            – Extrair ficheiro zip

            – Dar permissões ao ficheiro:
            chmod +x root-linux.sh

            – Colocar telefone em bootloader/fastboot mode e ligar USB ao PC:
            Ligar telefone mantendo pressionado VolUp+Power

            – Executar ficheiro:
            ./root-linux.sh

            – Seguir instruções no PC / Telefone.

            2º Depois de reiniciar, já com root, instalar app MultiROM Manager:
            https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tassadar.multirommgr&hl=pt_PT

            3º Abrir app e seleccionar MultiROM v22a + Recovery 2014-02-04 + Kernel Android 4.4.2 (necessário instalar patch no kernel), de seguida pressionar INSTALL

            4º Download 2 files do Ubuntu Touch e guardar na memória telefone:
            rootfs-armhf.zip
            Donload: https://docs.google.com/uc?id=0B5yziRadNp7iNzZ6RWR3V0xZcDA

            system-armel+hammerhead.zip
            Donwload: https://docs.google.com/uc?id=0B5yziRadNp7ibDFVTk93UjltU1k

            5º Ligar Telefone em MultiROM recovery mode:
            – Desligar telefone, e ligar pressionando tecla POWER + Vol UP e Vol Down
            – Com teclas volume, seleccionar Recovery Mode e tecla POWER

            6º Instalar Ubuntu Touch
            – Seleccionar Advanced > MultiROM > add ROM > Ubuntu Touch e seguinte
            – Vão aparecer 2 Botoẽs:
            Botao ARMHF (clicar e seleccionar ficheiro rootfs-armhf.zip)
            Botão armel+hammerhead (clicar e seleccionar system-armel+hammerhead.zip)

            Aguardar que tudo instale e depois fazer reboot system.

            Done! Nexus 5 com dualboot Android + Ubuntu Touch

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Instalei ontem no meu portátil(XFCE)esta nova versão(nunca consegui instalar esta distro antes).
    -o único bug que deparei é não conseguir mudar o ambiente trabalho/papel de parede.
    De resto parece ser uma distro a manter instalada ao lado da SolydXK;e já agora,aprender a usar PacMan.

  3. Avatar de Ricardo Monteiro
    Ricardo Monteiro

    Eu a semana passada, mudei para o Manjaro (em casa e no trabalho) e estou muito satisfeito!
    A versão que estou a usar é o Gnome! Não é só estas 3 versões que existem.

    1. Avatar de cnavigator
      cnavigator

      Pois não, mas as três edições referidas no artigo são as edições oficiais, as outras são edições da comunidade e cujas imagens geralmente não estão actualizadas ao nível mais recente no website, contudo é muito fácil actualizar o sistema depois de instalá-lo.

  4. Avatar de Vítor Moreira
    Vítor Moreira

    Pedro, permite a seguinte correcção: a definição de “rolling distro” não parece estar correcta: “não é uma rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo) ”

    Uma rolling distro é aquela que tem actualizações constantes, não sendo periódica. Sei o que pretendes dizer mas o texto pode enganar.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Rolling_release

    obrigado

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Citação:
      “Manjaro uses a Rolling Release Development Model, whereby rather than being replaced, the same core system will instead be continually updated and upgraded.”

      Fonte: http://manjaro.org/

  5. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Para usar no desktop, onde geralmente se pretende ter as novidades mais recentes assim que possível e a estabilidade de um Debian ou CentOS não é essencial, o Manjaro é um sistema de eleição e muito próximo da perfeição (reparem que ainda nem atingiu a versão 1.0!), pois não é tão agressivo nas actualizações como o Arch Linux, uma vez o Manjaro dispõe dos seus próprios repositórios, onde as actualizações ficam de molho por uns dias, para garantir que nada no nosso sistema acaba quebrado… ao mesmo tempo que é compatível com a instalação a partir do Arch User Repository (AUR), onde se encontram a grande maioria das aplicações. É incrível como quando uma aplicação fica disponível apenas no formato Debian, numa questão de poucas horas ou dias está disponível no AUR, é o poder da comunidade Arch! O Manjaro vem juntar o útil ao agradável, pelo que não admira estar actualmente entre as distribuições mais populares. Se cada vez mais pessoas aderirem e contribuírem para o projecto, acredito que o Manjaro se tornará um caso sério, à altura do Linux Mint por exemplo.

    É o que tenho a relatar da minha experiência de 3/4 meses, o sistema porta-se lindamente. As edições oficiais vêm com algumas configurações de origem mas podemos personalizá-las a fundo e de todas as formas possíveis e imagináveis, tal como deve acontecer num sistema GNU/Linux digno desse nome. Eu peguei na versão XFCE e adicionei-lhe o Cinnamon e KDE, tudo funciona sem conflitos, não é preciso esperar uns meses pela versão seguinte para obter aquela melhoria no gestor de ficheiros ou a correcção daquele bug no menu de aplicações, como estamos habituados nas distribuições baseadas em Debian/Ubuntu… E depois, claro, nunca mais é preciso reinstalar o sistema de X em X tempo.

    Recomendo a todos, tanto a leigos como a utilizadores avançados que não queiram arriscar um sistema bleeding-edge como o Arch, não se vão arrepender. Não se esqueçam é de desactivar o SecureBoot em sistemas com Windows 8, senão nem arranca, nesse aspecto a única distribuição que conheço e que tem uma chave reconhecida pelo SecureBoot é o Ubuntu.

    1. Avatar de cnavigator
      cnavigator

      Ah e o OpenSUSE também.

    2. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Eu uso o Manjaro LXDE e como a minha placa gráfica é uma nVidia FX 5200, tenho que usar os drivers nvidia-173xx do AUR, mas de cada vez que actualiza o kernel, tenho que voltar a instalar os drivers de novo.

      1. Avatar de TuxPT

        Isso é normal. Tens sempre que recompilar os drivers para o kernel que vais executar. Se estivessem disponíveis nos repositórios nao-AUR, verias que sempre que há um update de kernel, há uma nova versão de todos os drivers também a ser lançada.

  6. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Bom tarde,
    Tenho um Eee Pc com as seguintes características:
    -Intel Celeron 900Mhz
    -504 MB Ram
    -Disco de 3,70GB
    Quais os requisitos minimos para instalação desta distro?

    Esta distribuição será que funcionaria bem nesta máquina com o objectivo de ver streaming TV (mais concretamente futebol na net)e vídeos no youtube?

    Já tentei instalar o DaxOs; o WattOs; o Puppy mas não consigo.

    Cumps

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Boas,
      Tenho um desses,tinha JoliOS instalado,mas como a distro morreu,acabei a instalar AntiX.
      -funciona e instala bem,só não consigo por o Wi-Fi a funcionar como deve ser(deve ser noobice minha)mesmo depois de ler os tutoriais e videos.De resto tudo OK.Streaming não te sei dizer(não uso) mas youtube dá perfeitamente desde que tomes em atenção que é um ecrã de 7″ e uma gráfica fraquita,visualizar em 360p.

      experimenta

    2. Avatar de Gonçalo Teixeira
      Gonçalo Teixeira

      Eu aconselharia crunchbang com openbox.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Obrigado Gonçalo pela resposta.
        Por acaso essas distros não conheço.
        O Lubuntu não funcionaria?

        1. Avatar de Gonçalo Teixeira
          Gonçalo Teixeira

          Penso que sim. Em termos de requisitos deve ser ela por ela. Só acho interessante o crunchbang por ser um conceito diferente de SO, sem ambiente de trabalho como o conhecemos e uma data de atalhos para simplificar e acelerar tarefas. De qualquer das formas ficas bem servido com ambos.

      2. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Também há o Manjaro com OpenBox.

        1. Avatar de Gonçalo Teixeira
          Gonçalo Teixeira

          Há mas o crunchbang é mais leve.

  7. Avatar de José Chula
    José Chula

    Depois de uma tentativa falhada a instalar o arch tentei o Manjaro ontem.Só hoje reparei que tinha saido a versão 0.8.9. Depois de muito tempo a usar LinuxMint estou a gostar bastante desta distro arch-based.
    daqui a mais uns tempos volto a tentar o arch puro e duro, mas para já acho que me vou manter aqui pelo Manjaro

  8. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    queria um ambiente grafico que service para notbook, com opção de energia, que quando fechasse a tampa, o mesmo desligace, mas não queria o KDE

  9. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Pergunta: Tem como configurar as opções de energia do Cinnamom, para ele desligar sempre que eu fechar a tampa do notbook???

  10. Avatar de Jorjão
    Jorjão

    Instalei manjaro xfce num Eeepc Asus da minha filha, há cerca de 1 mês, e aquilo funciona que é uma beleza. Ela já não quer outra coisa.
    Estou neste momento a instalar num acer Aspire que tinha XP.
    Aposto que vai ficar a correr que é uma maravilha.
    Abraço a todos.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Jorjão quais as características do Eeepc onde instalou essa distribuição? São Iguais a estas?

      -Intel Celeron 900Mhz
      -504 MB Ram
      -Disco de 3,70GB

      Eu não estou a conseguir instalar praticamente nenhuma distribuíção neste pc

      1. Avatar de TuxPT

        Qual é mesmo a dificuldade/problema em instalar? Ou é mais em usar?

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          O erro que estou a ter ao instalar esta e outras distribuições e:
          udevd[106]: timeout: killing /sbin/blkid -o udev -p /devsdb1 [361]

          aparecem muitas linhas assim e não sai disto

          O que será?

  11. Avatar de Tripov
    Tripov

    E em portáteis com tecnologia Optimus da NVidia? Funciona bem? Já alguém experimentou? Tenho sempre alguns stresses no Linux Mint 16.

    1. Avatar de TuxPT

      Vais ter sempre stresses com essa tecnologia, mas para Arch/Manjaro tens aqui um bom tutorial https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA_Optimus

      Tens a possibilidade de usar o suporte oficial do driver da nVidia ou o Bumblebee e está tudo explicadinho por lá.

      1. Avatar de Tripov
        Tripov

        Obrigado TuxPT. Vou dar uma olhada a esse tutorial.

  12. Avatar de Ruben Nunes
    Ruben Nunes

    Eu tentei da outra vez usar em LiveCD mas nunca me funcionou… Em dois PC’s diferentes e com dois programas diferentes. Instalar não era o objectivo neste momento.

  13. Avatar de José
    José

    É versão final, ou Beta?