Macpup 550 – Uma distro Linux para PCs fraquinhos

10 Comentários

…e com o estilo do OSX

No mundo GNU/Linux existem várias distribuições capazes de dar uma nova vida a máquinas que têm um fraco poder computacional. Em 2013 apresentamos aqui 6 mini distribuições GNU/Linux para PCs antigos.

Hoje apresentamos mais uma para a lista. Chama-se Macpup 550 e é baseada no popular Puppy.

macpup_00


O Macpup 550 é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição corre na memória RAM e tem como ambiente gráfico o fantástico Enlightenment 17.

macpup_01

Ao nível das ferramentas/aplicações o Macpup 550 vem bastante apetrechado considerando que a distribuição apenas tem 220 MB. A última versão é baseada no Precise Puppy 5.5.0, tendo disponível todas as aplicações que vêm nessa distribuição.

O browser por omissão é o Firefox mas é possível instalar outros.

macpup_02

Esta distribuição traz também um assistente que permite ao utilizador configurar, todo o sistema, de uma forma rápida e cómoda.

macpup_03

Ao nível de performance o Macpup 550 “voa” em qualquer PC, mesmo sendo virtualizado. Por isso, se tem uma máquina já com alguns anos o Macpup pode ser a distribuição ideal para lhe dar uma nova vida.

macpup_04

Veja o Macpup 550 em acção

Impressionados? Não é para mim. É pena que a última versão desta distribuição seja de 2013 não tendo havido mais desenvolvimentos. No entanto o Macpup 550 oferece uma boa estabilidade e experiência

Licença: GPL/LGPL
Download: Macpup 550
Homepage: Macpup 550

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    …porteus linux tb voa e está actualizado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa! Vamos acrescentar à lista para um novo TOP. Já tinhamos feito uma análise ao Porteus em 2013: https://pplware.sitedev.pt/linux/porteus-a-distro-linux-que-arranca-em-apenas-15-segundos/

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Pedro, e o Haze OS ? Nunca o vi por aqui…

  2. Avatar de Zéi
    Zéi

    Boa tarde,

    Tenho um portátil antigo e gostava de colocar-lhe algo semelhante a isto para o meu miúdo brincar. Consegue-se ir ao youtube só com a instalação base ou é necessário mais alguma coisa?

    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim Zéi, instala esta ou o Puppy.

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Obrigado Pedro!

  3. Avatar de JustNakela
    JustNakela

    Será esta distro porreira para por em Virt. Box para um MAC de 2007.
    Tenho a drive optica avariada e nao consigo instalar o Win com o bootcamp. -.-

  4. Avatar de Paulo Assunção
    Paulo Assunção

    estilo osx por ter uma dock??

  5. Avatar de AR
    AR

    Acho que para PCs antigos o windows XP ainda é o melhor. Concerteza deve dar mais jeito em termos de compatibilidade do que este linux.

  6. Avatar de nuno
    nuno

    Bom dia. Consegue se ir ao youtube? Usar o xbmc? Spotify?
    Tenho um sony vaio de 2003 com windons XP, mas tudo leva tempo. So o arranque leva bem 5 min.não o uso porque esta todo empancado mas queria usar para navegação browser e streaming dos animes.
    Obrigado