Slacko Puppy Linux 5.5 – Dê vida ao seu computador antigo

17 Comentários

Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer o Linux Puppy, uma distribuição que ocupa apenas 125 MB.

slacko_00

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e recentemente foi disponibilizado o Puppy “Slacko” 5.5 que está disponível nas versões 4G e PAE.

slacko_01

O Puppy “Slacko” 5.5 inclui as seguintes novidades

  • JWM-692 – ultima versão do gestor de janela criado por Joe Wing e Rox Filer
  • Ultima versão do Firefox
  • Novos drivers para placas AMD/ATI, incluindo melhorias no GUI
  • Acesso aos repositorios do Slackware, Salix e Slacky

Veja todas as novidades aqui

Qual versão descarregar? 4G ou PAE?

O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB até 64 GB em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits) mais concretamente 3.5 GB de RAM. Para quem tem sistema de 32 bits com memória superior a 4G então é aconselhável o download da versão PAE.

De referir que um processador Intel Pentium M a 400Mhz FSB não consegue correr a versão PAE. Normalmente o PAE é suportado a partir dos processadores Centrino (em 2005). Nesse casos deve-se fazer o download da versão 4G.

slacko_02

Como qualquer outro Linux, o Puppy é também ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui).

Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!

Licença: GPL/LGPL
Download: Puppy 5.5 4G [164 MB] / PAE [165 MB]
Homepage: Puppy

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    Melhor que o Lubuntu

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Gosto do puppy,mas esta versão “slacko” não me dei bem.Como é baseada em “slack”,e estou habituado a .DEB,dou-me melhor com “precise puppy” e “fatdog64”.
    -fora a minha inexperiência em “slack” seria mais uma distro a juntar às “frugal install”,”precise” e “FatDog64”,no meu PC.

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Que pena não ter um PC pré-histórico… 🙁

  4. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Se quiseres, eu vendo-te 1 barato. lol

  5. Avatar de waldemar
    waldemar

    Tive alguns problemas com instalação de determinados programas.

    Que tal o Asturix, Linux espanho baseado no Ubuntu e com plataforma gráfica desenvolvida em HTML5?

    Ele tem como lema Não troque seu PC antigo, troque o OS.

  6. Avatar de waldemar
    waldemar

    Errei Espanho = Espanhol.

  7. Avatar de Gilberto Landim
    Gilberto Landim

    Dentre os últimos lançamentos Puppy 5.5, elejo a “release Precise”, por ser dotada de maior praticidade. Evidentemente, respeito a opinião dos senhores. Obrigado pela atenção e Bons Dias!

  8. Avatar de António P. Vilão
    António P. Vilão

    PUPPY LINUX , uma pequena maravilha no ambiente unix/linux !
    Estou a usar a versão Slacko (5.4) e logo que possível , alinho
    para a última “release” (5.5) .
    O meu portátil HP ze4900 de 2005 , SEM DISCO DE SISTEMA , COM 512K , CD/DVD driver , 2 portas USB , Celeron 1.5 e RJ45 + wireless , é
    adequado a tirar partido deste Sistema Operativo !
    O arranque faz-se pelo CD ; um minuto é suficiente para estar UP !
    Uma mini-pen (do tamanho de 1 x 1.5 cm) de 8/16 Megas , é o suporte
    adicional , suficiente para os dados . De software tem “Mozilla , Hotmail/Gmail , LibreOffice ; suficiente para as minhas necessidades . Nota : a versão Slacko é óptima porque entra em qualquer PC , quer
    se trate de modo 4G ou PAE . Ainda : para alem do ambiente de janelas e se fôr expert em unix/linux , pode criar e desenvolver aplicações rotineiras . Experimente !

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    boas,
    alguem sabe dizer se se pode instalar o Puppy numa maquina realmente velha? P1 @ 166 Mhz com 32 Mb Ram ??

    Obrigado
    PG

  10. Avatar de Lilian
    Lilian

    Não consigo me conectar a internet,o que fazer?

  11. Avatar de António P.Vilão
    António P.Vilão

    Usa Frisbee e carrega em “connect”.Tem opções para debug.Estamos a falar de Slacko 5.5.

  12. Avatar de Redin

    Experimentei o Puppy Linux e não existe maneira de criar vários utilizadores. Fica sempre em root (acho perigoso).
    Os outros que também se apelidam de “super leves” também tem o mesmo problema?

  13. Avatar de Pedro Serta
    Pedro Serta

    Descobri agora que foi lançada a primeira versão (penso eu que é a primeira) do pacote linguístico em português de Portugal no fórum oficial: http://www.murga-linux.com/puppy/viewtopic.php?t=91431

    Eu testei e aparentemente funciona bem.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Instalei esse aplicativo na minha pen “puppy” mas depois de reiniciar a barrai nferior onde diz “Menu” desapareceu. Como faço para colocar essa barra de novo? Obrigado!

  14. Avatar de SérgioS
    SérgioS

    Parabéns pelo Puppy!Fiz um CD para testar no meu Acer aspire 5000 e fiquei realmente surpreso com a facilidade de instalar e o desempenho da máquina com este sistema. Muito bom! O único problema que tive foi que ele não conseguiu configurar o wireless… Poderia me ajudar a encontrar um drive adequado? Configurando a internet poderei substituir definitivamente o velho XP… Obrigado!