Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE

47 Comentários

Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical,  as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.

Depois do Kubuntu e Xubuntu, e Ubuntu Gnome Remix, hoje vamos conhecer o que nos reserva o Lubuntu 12.10.

lub_00

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.

lub_06

O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

lub_01

Outras características

Pcmanfm – rápido e funcional gestor de ficheiros que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao Nautilus

lub_02

Openbox – Um gestor de janelas, totalmente escrito em C, para o LXDE, que derivou do Blackbox. Mais uma vez a leveza e performances são factores predominantes.

lub_03

Lightdm – O LightDM é um gestor de logins bastante leve, flexível e permite ao utilizador personalizá-lo em vários aspectos

lub_07

Chromium (browser) – é o projecto Open-Source que está por trás do browser Chrome e do Chrome OS, da Google. Nele são testados e implementados os mais variados códigos e arquitecturas, para possíveis futuras adaptações no Chrome (digamos que é uma “cobaia”)

lub_05

Slypheed (cliente de e-mail) – O Slypheed é um cliente de e-mail muito leve e user friendly que oferece a maioria das funcionalidades que são oferecidas por outros clientes de e-mail mais populares.

lub_04

No categoria da Internet, o Pidgin (como IM por omissão) e o Transmission, para torrents, estão também disponíveis.

Produtividade (Office)

Como ferramentas de produtividade, o Lubuntu inclui o AbiWord, um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Além do Abiword, o Lubuntu inclui também o Document Viewer e o Gnumeric (como folha de cálculo).

lub_08

No campo da multimédia, o Lubuntu oferece apenas umas ferramentas básicas. mtPaint como editor gráfico e o Simple Scan para digitalizações.

lub_10

Jogos

Para diversão, o Lubuntu traz também um conjunto de jogos muito simples mas viciantes.

lub_11

…entre muitas outras aplicações. Confira aqui

Conclusão

A par com o Xubuntu, o Lubuntu 12.10 é uma das distribuições mais leves que já testei. Não oferece efeitos deslumbrantes nem funcionalidades “especiais” como podemos ver no Unity, mas cumpre certamente os requisitos de quem procurar uma distribuição com boa minimalista, com boa performance e que se consiga adaptar ao computador mais antigo que tem la por casa.

Download: [x86] lubuntu (Intel x86) desktop CD | Torrent
Download: [64-bit] lubuntu 64-bit (AMD64) desktop CD | Torrent
Download: [64-bit] 64-bit Mac (AMD64) desktop image | Torrent
Homepage: Lubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Boa tarde,
    O pplware é um dos meus sites de eleição e sei que não é exclusivo ao linux mas existem mais distros para alem do ubuntu e derivados, gostava de ver por exemplo um tutorial para o arch ou o gentoo, umas reviews do sabayon, chakra, openSUSE etc…
    Fica a sugestão…
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fica o registo 🙂
      Ja temos falado do Arch e GEntoo, mas vou colocar um artigo sobre os outros que referes. Queres colaborar?
      Tenho em mente uma ideia de tornar o Pplware na maior comunidade Linux em PT…será que dão uma ajuda?

      1. Avatar de Marco Dias
        Marco Dias

        É uma óptima ideia, uma vez que o Linux é o SO da comunidade, ter uma comunidade pplware dedicada ao Linux seria extraordinário.

      2. Avatar de James Bond

        Eu gostaria de colaborar… em tudo menos fazer análises às distribuições baseadas no Ubuntu 🙂

        Mas como? Para começar como é que eu coloco a minha foto naquele quadradinho que encima os comentários?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Perfect. Quanto ao “quadradinho” dá uma vista de olhos aqui:
          https://pplware.sitedev.pt/internet/gravatar-como-meter-a-sua-imagem-nos-comentarios/

          Quanto à colaboração, envia-me um e-mail para ppinto[at]pplware.com

          1. Avatar de Forrester
            Forrester

            E que tipo de colaboração é que podemos prestar ao pplware? Ajudar a fazer artigos, pesquisar informação?

          2. Avatar de guerreiro
            guerreiro

            Posso fazer um tutorial de instalação do funtoo/gentoo (até ja tenho os screenshots), Quanto ao openSUSE acho que é uma distro a ter em conta dada a sua simplicidade e ao mesmo tempo muito completo já o arch me ultrapassa um bocado desde que tiraram o instalador ainda pior mas gostava de ver m tutorial.
            Fico feliz em poder ajudar.

      3. Avatar de k3bra
        k3bra

        Grande ideia, apesar de ainda ser um pouco noob também estou disposto a ajudar.

        1. Avatar de LinkPT
          LinkPT

          Boas
          Se precisarem de mais um, aqui estou eu…

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Pessoal, cá está o primeiro passo…deem uma vista de olhos:

            COMUNIDADE Pplware@LINUX
            https://pplware.sitedev.pt/pplware-linux/

  2. Avatar de Linuxiano
    Linuxiano

    Cá está a interface LXDE que se concentra na funcionalidade, sem deslumbrar mas cumpre com eficácia. A sua simplicidade e leveza é ideal para máquinas com hardware ultrapassado ou até para quem não tem assim tanta memória disponível e quer fazer uso de uma máquina virtual com o Virtualbox. Embora simples, permite alguma personalização e é possível criar um desktop bonito e atraente.

    Apesar de tudo, uma pequena ferramenta de pesquisa no menu seria bem-vinda, uma vez que quando se começa a adicionar alguns programas, os submenus ficam lotados e perde-se muito tempo a navegar neles. Para compensar essa lacuna recomendo a instalação do Synapse.

    Relativamente à distribuição propriamente dita, é baseada no Ubuntu logo tem as vantagens inerentes a isso, suporte oficial e acesso ao centro de software Ubuntu, no entanto, até agora não estava isenta de alguns bugs e erros, sobretudo nos ícones do painel. Irei testar a ver se esses bugs já foram ultrapassados nesta nova versão.

    Uma outra distribuição, que penso já ter sido mencionada no pplware, que faz uso do LXDE é o WattOS, que eu tenho usado com frequência, é baseada no Ubuntu 12.04 e nesta a interface LXDE está bem mais optimizada, sem os tais bugs que mencionei em cima, pelo que recomendo para quem não se importa de instalar programas através do GDebi ou do Synaptic.

  3. Avatar de anderson
    anderson

    Estou muito satisfeito com meu Xubuntu 12.04 mas o Lubuntu seria minha mais imediata opção caso venham a fazer com o XFCE o que fizeram com o Gnome 2. LXDE e XFCE são a garantia de desktop com cara de desktop e vida-longa aos hardwares mais antigos(ainda mais o LXDE) e não com cara de “tablet”(Unity). Já usei LXDE e recomendo! =]

  4. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Boa tarde. É mais leve do que o xubuntu?

  5. Avatar de jpng81
    jpng81

    Ninguém tem problemas na cópia de ficheiros pela rede??? o meu fica sempre empancado a meio.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tas a invocar a maquina do outro lado via nome ou IP?

  6. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Estou a usar esta versão, muito leve e estável. Para mim, este gestor de ficheiros é do nível do Nautilus, ou superior. é simples e rápido, ainda ñ vi um único travamento ou erro dele.
    Quem migrar do windows para este lubuntu ñ vai encontrar dificuldade nenhuma… tem até árvore de directórios semelhante ao windows, usando a tecla direita do mouse no ambiente de trabalho, o menu que se abre tem opções semelhantes, até atalho se pode criar, coisa que xubuntu, kubuntu e ubuntu não possuem.
    Onde existe “travamento”, lentidão é no central de programas lubuntu, fica pensando…

    1. Avatar de Raclima23
      Raclima23

      + 1
      Por caso é minha distribuição de eleição no meu dell latitude d420 com 2gb de memória e o unico programa mais lento que deparo nessa destribuição é o central de programas lubuntu 🙂

  7. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Tem uma sena aqui no PcManFM estranha, quebrei a carola e ñ descobri para que serve…; na caixa de busca, há direita, tem uma seta apontada para baixo, que fica por baixo do boão fichar.
    Mas para que raio serve a seta. pfff

  8. Avatar de JP

    Boas tardes,

    Tenho todo o gosto em poder ajudar e contribuir para o Pplware se tornar na maior comunidade de Linux PT, não vai ser fácil mas vamos a isso. 🙂

    Já viste o meu Blog? Não é nada de outro mundo mas…

  9. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Gostava que houvesse um ambiente gráfico tão bonito como o Unity mas mais leve e prático…infelizmente ainda não encontrei um ambiente que me satisfaça por completo no mundo linux.

  10. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Pedro, essa ideia é genial… o pplware já é a nossa comunidade linux!

  11. Avatar de Beto
    Beto

    Bem que poderiam falar do Zorin

  12. Avatar de moonnn
    moonnn

    Boas tardes
    Tive a testar o lubuntu64 e quando decidi instalar não me reconheceu o meu ssd 🙁
    Alguém me pode ajudar nesse aspecto?

    Agradecido

  13. Avatar de João Cena
    João Cena

    Já testaram o Mint 13 cinnamon?

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Estou a usar, neste momento, sem qualquer problema. 5 estrelas.

      1. Avatar de Raclima23
        Raclima23

        por acaso gosto do mint 13 cinnamon coloquei na minha pendrive e ja tinha experimentado a versão 12 no laptop mas infelizmente não me parece ser mais rápido que o lubuntu por isso preferi usar essa distribuição

  14. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    Bem estava a mexer com o Slackwake 14.0!Ups,não é pêra doce…

    1. Avatar de Sambas31
      Sambas31

      Slackware 14.0

  15. Avatar de Jorjão
    Jorjão

    Pedro aconselho-te uma vista de olhos no Elementary OS Luna que tenho a correr em VirtualBox e que apesar de ainda não ser versão Beta deixa-nos uma ideia desta fabulosa versão Linux baseada em Ubuntu. Para mim Linux tem que ser baseado em Debian/Ubuntu pois acho que são as versões de mais fácil adaptação. Para bases em Debian há de tudo, já quanto as outras derivações já é mais complicado e dificulta muito a vida ao comum dos mortais.
    Aqui http://sourceforge.net/projects/eosbuilds/files/ podem encontrar as Daily Builds desta nova versão do Elementary OS Luna. Aqui estão os links para download das versões 64 bits e a indicação mais abaixo para download das versões de 32 bits que me parecem ser as ideais para correr em máquina virtual.
    Abraço a todos.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      Eu instalei por cima do ubuntu o pantheon e estou a gostar bastante, a pesar de a minha maquina não ser grande espingarda e ainda é viva graças ao linux, contudo não me dá rendimento nenhum em qualquer sistema que lhe ponha..

      quando for lançado o luna muito provavelmente eu vou usa-lo como OS principal…

  16. Avatar de Manuel
    Manuel

    Por falar em comunidade Linux, queria dar vida a umas máquinas antigas cerca de 25 Celerons 1.8 com 256m, na minha instituição, estou a testar com o mint, pois é a distro que melhor conheço, no entanto verifiquei que ainda é muito pesado…

    Como requisitos, só preciso que funcione bem com instrumento de pesquisa,o mais rápido possível, ter o office 2010 durante este ano pelo menos, aqui também me deparei com um problema pois a parte de activação do mesmo não funciona…

    Alguma sugestão baseada em Devian? Xubuntu, lubuntu? Mint?
    Parecem-me todas tão pesadas…

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Office 2010 em linux?? Só se for com o Wine… Mas isso é abrir as portas aos vírus e demais tralhas programadas para windows.

      Já testaste o OpenOffice ou o LibreOffice?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Amanha temos novidades no Pplware

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Gonçalves, essa parte da instalação foi fácil, e claro que vai ficar com o OpenOffice ou o LibreOffice também. Mas por motivos de compabilidade com os demais, vai ter de ficar pelo menos um ano com o Office.

        Alguma distro baseada em Devian/Ubunto/Mint muito mais leve que possa instalar nestas máquinas?

        Obrigado

        1. Avatar de Nelson Zed
          Nelson Zed

          Com 256Mb RAM, não é fácil correr Lubuntu 12.04, pois com varias aplicações abertas é lento. Outras opções a considerar e testar:
          SLITAZ (simples e eficaz, com boa comunidade), Puppy Linux Wary (completo e grande comunidade) e o meu preferido CONNOCHAET OS (baseado em arch, mas facil e muito rápido)

          O ideal seria colocar 512Mb RAM….

        2. Avatar de Nelson Zed
          Nelson Zed

          Correr o OFFICE com o wine não é solução….se puder instale o WINDOWS XP em 5 maquinas por exemplo (pelo menos com 512 MB RAM) e o resto dos PC com Libreoffice (mas 256Mb é sempre pouco). O ABIWORD e o GNUMERIC são bons e suficientes para a maioria….problemas encontrados apenas no ABIWORD (ler e editar .doc e .docx altera as formatações).

          Se precisar de ajuda terei todo o gosto em ajudar….

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Obrigado Nelson Zed, acho que vou seguir o conselho, vou deixar 4 ou 5 em Xp e o resto Mint 13, pois dou-me melhor com devian…e vou desinstalar o que não interessa até ficar levezinho o suficiente para os 256m.

        3. Avatar de Nelzon Zed
          Nelzon Zed

          Linux Mint 13 XFCE…ou então Lubuntu e instalar lubuntu-restricted-extras e browser Midori…ficou rápido no meu Magalhães 1….

      3. Avatar de Glink
        Glink

        isso pode acontecer é verdade mas não acontece assim como no windows, aconselho-te a ires às playlists do Spatrylinux um youtuber norte americano que exlica isso muito bem…

        portanto ele poderia por o wine sem ter o mesmo tipo de preocupações que tem com windows…

  17. Avatar de Anonfag
    Anonfag

    Não costumo ser picuinhas nestas coisas pois errar é humano e todos nós cometemos erros a escrever ao computador. Mas calculo que “flavor” (ver título do artigo) tenha sido uma tentativa de misturar as palavras ‘sabor’ e ‘flavour’? É que se não foi das duas uma: ou foi feito recurso a um anglicismo perfeitamente desnecessário (ainda por cima num título); ou foi escrita a versão do inglês americano de ‘flavour’. Espero sinceramente que se tenha tratado de um infeliz trocadilho e não destas duas últimas…

    De resto, de uma forma geral aprecio o vosso esforço em noticiar vários tópicos interessantes e também os vossos tutoriais. Tanto quanto sei fazem-no no vosso tempo livre e só por isso merecem todo o reconhecimento.

    Lamento se o tom da minha crítica foi um pouco pesado, mas custa-me ver este tipo de ‘pontapés’ dado por pessoas diferenciadas; e porque também quero gosto que sejam o melhor possível.

    Um grande bem haja a toda a equipa do pplware.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Anonfag tens todo o direito em dar a tua opinião e ainda por cima acho que nao faltaste ao respeito a ninguem…nesse sentido a minha opinião:
      “Lubuntu is a flavor of Ubuntu based on the Lightweight X11 Desktop Environment (LXDE)”…apenas segui o que dizia no site…penso que ficava mal algo do tipo Lubuntu 12.10 – SABOR do Ubuntu com LXDE 🙂

      1. Avatar de Glink
        Glink

        por acaso acho que não deviam ter usado flavor ou mesmo sabor, era preferível usar por exemplo “Lubuntu 12.10 – variante do Ubuntu com LXDE”, mas isso sou eu e como tal nem disse nada, so disse agora porque vi isto 😛

        ja agora contem comigo para fazer a maior comunidade de linux em pt 😉

    2. Avatar de PauloJCP
      PauloJCP

      http://www.thefreedictionary.com/flavor

      fla·vor (flvr)
      n.
      1. Distinctive taste; savor: a flavor of smoke in bacon. See Synonyms at taste.
      2. A distinctive yet intangible quality felt to be characteristic of a given thing: “What matters in literature . . . is surely the idiosyncratic, the individual, the flavor or color of a particular human suffering” (Harold Bloom).
      3. A flavoring: contains no artificial flavors.
      4. Physics Any of six classifications of quark varieties (up, down, strange, charm, top, and bottom), distinguished by mass and electric charge.
      5. Archaic Aroma; fragrance.
      tr.v. fla·vored, fla·vor·ing, fla·vors
      To give flavor to.

    3. Avatar de PauloJCP
      PauloJCP

      fla·vour (flvr)
      n. & v. Chiefly British
      Variant of flavor.

  18. Avatar de luiz
    luiz

    oi,lubuntu nao tem avidemux

  19. Avatar de Rafael Luz
    Rafael Luz

    Sempre fui usuário Windows, mudei para Linux (Lubuntu) em out/2012 quando li esse artigo. Voltei para agradecer o bom conselho.