Linux vs OpenSolaris

23 Comentários

Para quem desconhece os sistemas, OpenSolaris e GNU/Linux podem parecer semelhantes em muitos aspectos. Ambos usam mais ou menos as mesmas aplicações, têm ambientes de trabalho similares, e são open source. Mas basta ver as suas “entranhas” para descobrirmos que são produtos bastante diferentes.

Algumas das diferenças mais notáveis que um utilizador pode encontrar são:

  1. Estrutura de directórios diferente. Por exemplo, em Linux, o directório “Home” está em /home enquanto que em OpenSolaris está em /export/home
  2. O OpenSolaris e Linux usam comandos diferentes para fazer as mesmas coisas. Alguns são semelhantes no nome, mas os parâmetros/opções são diferentes
  3. O Linux suporta mais hardware do que o OpenSolaris
  4. Uma das razões principais para se usar OpenSolaris é o ZFS ( um sistema de ficheiros, ver http://pt.wikipedia.org/wiki/ZFS e http://en.wikipedia.org/wiki/ZFS ). Linux não suporta ZFS (ainda)
  5. Guardar cópias exactas (snapshots) do sistema de ficheiros em OpenSolaris é rapidíssimo (cortesia do ZFS). Os utilizadores de Linux têm de se contentar com ext3 e, agora, ext4 (bastante mais rápido, mas o ZFS é ainda mais rápido)
  6. O OpenSolaris suporta uma variedade de tecnologias de virtualização com graus diferentes de isolação, flexibilidade, performance e facilidade de utilizazão. Ex. VirtualBox, xVM Hypervisor (um “port” do Xen), Zones e al. Linux suporta VirtualBox e Xen
  7. Existem mais aplicações para Linux do que para OpenSolaris
  8. O OpenSolaris é mais lento a iniciar (boot) do que Linux.

Depois de vermos estas diferenças, concluímos que, como muitos outros Sistemas Operativos, não há “melhor” e “pior”, apenas o mais indicado ou menos indicado para situações/pessoas.

E vocês? Têm experiência nos dois Sistemas Operativos? Qual a vossa opinião? Acham que falta aqui mais alguma coisa?

Fonte: LinuxHelp

Licença: OpenSolaris License
Sistemas Operativos: Open Solaris
Download: OpenSolaris 2009.06 [676.98MB]
Homepage: Open Solaris

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno

    Resumindo e concluindo:

    Existe dois grandes “nucleos” neste momento:

    UNIX: onde encontramos: MacOSX, Linux (e todas as suas distro) e outros OS mais pequenos (em quota) tal como o Opensolaris

    QDOS: (isso ja morreu mas prontos…) onde deu origem ao MS-DOS e por sua vez ao Windows.

    1. Avatar de viperbruno

      Acrecentar que existe o OS/2 que deu origem ao eComStation

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        Existem bastantes mais Sistemas Operativos, como FreeBSD, que também é bastante utilizado e com algumas semelhanças a Linux (não fosse também Unix), mas o objectivo deste artigo foi só fazer esta comparação com um Sistema menos falado aqui. O FreeBSD tem alguma visibilidade, por causa do FreeNAS e outros projectos fabulosos 🙂 Obrigado pela tua contribuição na mesma 😉

        1. Avatar de viperbruno

          Ja viste o meu 1 comentario? Diz a espera de moderacao.

          1. Avatar de Bruno Bernardino

            Tens razão, assim faz mais sentido 😉 não tinha visto.

        2. Avatar de Bónus

          E o FreeBSD é também a base do MacOSX.

    2. Avatar de curioso
      curioso

      Meu amigo, e o BSD?

      1. Avatar de viperbruno

        Deriva tambem do unix…

    3. Avatar de ricardo nunes

      quem deu origem ao ms-windows (o NT) não foi como é obvio o qdos nem o cpm, mas sim o vms/openvms, isto depois da microsoft ter mais uma vez aldrabado um dos seus sócios, a IBM, quando estavam a desenvolver conjuntamente o OS/2.

      já é um hábito!

      No ODF também lá estavam, depois sairam para criarem a trampa do ms-ooxml.

  2. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Bom artigo,
    tenho sempre uma VM de OpenSolaris .. para não esquecer, de vez em quando vou lá, mas a pouca oferta de aplicações e a falta de necessidade real para aplicar isto em algo de produção, faz-me usar isto só na Vm por curiosidade

  3. Avatar de a friend
    a friend

    O Linux tendo mais suporte e entusiastas provavelmente irá deixar o OpenSolaris no esquecimento.

    Sei que este tem algumas vantagens perante o Linux, mas sendo open source, não tardará muito para o Linux adoptar essas mesmas tecnologias, fazendo-o ainda melhor do que já é… 😉

    É apenas uma opinião…

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      O Sistema Operativo é open source, mas o ZFS é um sistema de ficheiros proprietário, por isso é que ainda não é suportado em Linux 🙂

      1. Avatar de ricardo nunes

        não é bem assim, uma vez que o freebsd já tem implementado o zfs, o problema com a sua utilização/portarem-no para o gnu/linux, deve-se a incompatibilidades de licenças, entre a GPL e a do zfs.

        de qq modo já podes usar o zfs em gnu/linux,através do FUSE.

        http://www.wizy.org/wiki/ZFS_on_FUSE

  4. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Acabei de instalar um maquina virtual para testar esse SO, não consegui porque tinha pouca memoria RAM no pc e ficava tudo muito lento…mas de certeza que vou faze-lo em casa XD

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Nem parece meu, mas realmente esqueci-me e nem reparei.

      Obrigado pelo reparo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não tem mal.

        Obrigado pelo trabalho de tradução, é sempre importante haver conteúdo na nossa lingua.

        Cumps

  5. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    O unix também é um derivado (do multics)
    Os windows nt+ derivam dos sistemas da dec e não do qdos/msdos

    O os/2 não é sequer uma família, quanto mais grande… para ir por aí, haveria muitos outros de que ninguém fala ou vê com tanto ou mais sucesso – empresariais, militares, sistemas pequenos, etc.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Isto era para o primeiro comentário, mas enfim..

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Obrigado pela correccao. Seria bom um artigo do pplware para esclarecer isso.

  6. Avatar de ricardo nunes

    já agora o gnu/linux suporta diversas tecnologias e software de virtualização,desde o seu KVM, que está a substituir o Xen em virtude de mais uma vez a microsoft se meter em tudo, virtualbox, vmware,qemu (tb usado no kvm)….

  7. Avatar de speedy
    speedy

    o importante é nao esquecer-mos o freeware. ha o GNU/LINUX, que muitos acham um bicho de sete cabeças, quando nao é! é usar o rato tal como quando começaram no Windows. se quiserem ir mais à frente, podem-se aventurar na linha de comandos e ai ja é complicado, mas não é por isso que ninguém experimenta! é por causa do maravilhoso Windows, para onde vão todos os softwares e jogos. depois também há a GUI, que atrai a malta toda.

    enfim, temos de começar a fazer diferença, a ver se a Microsoft faz alguma coisa e deixa de vender tão caro, e tão mal. a pressa da MS viu-se já em diferentes casos, como o Windows Me e Vista. querem pastel, é o que é!

  8. Avatar de Henrique Picanço

    EU já usei o OpenSolaris 2009.6 e o Ubuntu 9.04/9.10. O OpenSolaris, não me bloqueou na hora de colocar efeitos visuais mais pesados, que não pesaram em minha máquina, era rápido. Já no Ubuntu, mesmo com a ultima opção ser a com mais efeitos, não tem o “Flip 3D das áreas de trabalho” mais mesmo assim, é um bom sistema.