Linux: montar directórios virtuais com o SSHFS

15 Comentários

Aqui há tempos prometi uma forma muito simples e prática de montar directórios virtuais usando o SSHFS.
Afinal, o que é isto de montar directórios virtuais?

Um directório virtual tem a vantagem de funcionar como um directório normal (em Windows, o que se chama de pasta), mas no fundo estão a aceder a um local remoto!

As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.

Vamos então passar à acção:

Primeiro, vamos instalar o SSHFS, para tal podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “sshfs”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente na consola escrever:

$ sudo apt-get install sshfs

Agora, vamos criar um directório onde será montado o directório remoto, por exemplo: “servidor”, podem criar no vosso directório local.

A partir deste momento, teremos de usar a consola para “montar” o directório remoto.

Para tal, digitamos o seguinte na consola (adaptem os parâmetros do computador remoto: USER, IP, DIRECTORIO e o directório local “servidor” às vossas necessidades)

$ sshfs USER@IP:DIRECTORIO ~/servidor/

Aparecerá um prompt para introduzirem a password do computador remoto, caso seja necessário.

Pessoalmente precisei disto porque o Quanta Plus não tem livrarias necessárias no KDE4 para abrir ficheiros por SSH, desta forma trabalho remotamente como se fosse localmente.

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.

“Façam o favor de ser felizes”

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Excelente dica…

    Abraço,

    ———-

    http://www.best-cine.com/

  2. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Exelente!!! Era mesmo isto que eu queria =D

    Quando chegar a casa vou já experimentar isto!

    Obrigado!!

  3. Avatar de Miguel

    Esta não conhecia. Até aqui usava o “scp user@ip:directoria_origem/*.qualquer_coisa directoria_destino” para cada cópia que queria fazer. Com esta dica torna-se muito mais fácil e prático.

    Obrigado.

  4. Avatar de paulf
    paulf

    Ah….nada como uns bons códigozinhos de Linux introduzidos na típica consolazinha para terminar uma semaninha de trabalho e começar o fim de semana da melhor maneira! 😉

  5. Avatar de Blizard

    Sem dúvida… nestas coisas… LINUX domina…
    Uns comandos.. e tá feito 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  6. Avatar de Dias

    {no Ubuntu}
    Não é o mesmo que ir a [Menu] / Locais / Ligar-se a Servidores e escolher SSH?

    Confesso que antes do Ubuntu e em Windows usava um ftp client e que editar directamente os ficheiros no servidor tem as suas vantagens.

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    @Dias

    Sim, é semelhante, mas não é o mesmo porque por exemplo, se fazes isso como disseste, ao abrires um programa do KDE ele não detecta esse directório, mas com isto detecta sem problema.

  8. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    sshfs [domain].dontexist.net: ~/ExternalDisk/

    Coloquei isto na consola mas não acontece nada… nem aparece erro nem monta nada =(

    Estou a fazer alguma coisa errada?

  9. Avatar de Bruno Bernardino

    @EacHTimE

    Criaste o directório ExternalDisk/ ?
    Se não, cria primeiro.

    Quando não aparece nada, normalmente é quando monta.

    Nesse domínio, não precisas de autenticação nem nada? consegues-te ligar por SSH em [domain].dontexist.net ? Precisas de um username ou algo do género.

  10. Avatar de Dias

    Em KDE, também dá para usar o konqueror e abrir o endereço:

    fish://user:password@dominio.xpto

    Não sei quanto ao Quanta Plus, pois não vou para além do kate ou gedit mas penso que seja possivel abrir os ficheiros a partir do [b]konqueror[/b], assim,

  11. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    @Bruno Bernardino

    Sim tenho o directório e não preciso autenticação.

    Isto é para aceder ao meu disco externo ligado ao router… Eu li que era preciso que o domínio tivesse servidor SSH ou coisa assim… Se calhar o problema é esse não? Suponho que não consiga fazer isso no meu disco externo..

    Não sei se estou a dizer alguma estupidez…

  12. Avatar de Bruno Bernardino

    @EacHTimE

    Para o teu disco externo não usarás esta ferramenta, mas sim o que o Dias disse.

    Isto é usado para ligações SSH, ou seja, quem se liga tem de ter um cliente SSH e onde se liga tem de existir um servidor SSH, o que não deve acontecer com certeza no teu disco 🙂

  13. Avatar de Henrique
    Henrique

    Ola, utilizando a dica tive alguns problemas.
    Consegui montar o diretorio.
    Mas não consigo excluir diretorio (que crio previamente) com o nautilus. (utilizando o mesmo usuário que criei o diretorio virtual)
    Porem ser ir por terminal e utilizar rm -R diretorio/ funciona (com o mesmo usuário)
    Tambem não consigo dar um svn update, tanto pela linha de comando, quando por netbeans.
    Gera o seguinte erro:
    svn: Não é possível mover ‘***’ para ‘***’: Operação não permitida

  14. Avatar de Bruno Bernardino

    @Henrique

    Porquê excluir o directório onde monta?

    Relativamente ao erro de svn, deverá ser por causa de falta de permissões de escrita.