Linux Mint 17 Qiana – Desktop Perfeito (Parte I)

33 Comentários

O Pplware anunciou a Linux Mint 17 aka Qiana na passada sexta-feira mas a equipa responsável pela distribuição apenas oficializou a noticia durante o dia de ontem. O Linux Mint continua a ser uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores, devido a sua usabilidade e simplicidade, e é sem duvida a verdadeira concorrente do popular Ubuntu.

Para quem já instalou o Linux Mint 17 Qiana, hoje deixamos algumas dicas para teremos um  Desktop Perfeito.

mint_17_006

1) Actualizar o  Mint 17 Qiana

Apesar de acabarmos de instalar o sistema é importante que procedam sempre à actualização do mesmo pois há certamente novos pacotes actualizados. Para actualizar o  Mint 17 Qiana basta abrir o terminal e escrever:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

mint_17_001

2) Instalar o MeoCloud

Se há serviço de armazenamento na Cloud que tem evoluído significativamente em termos de funcionalidade…esse serviço chama-se Meo Cloud… e é português. Para instalar o MeoCloud no Linux Mint, basta descarregar aqui o .deb respectivo para o vosso sistema.

mint_17_002

3) Instalar o Skype

O Skype continua a ser um dos melhores IM pois, além de funcionar como um vulgar Instant Messaging, permite ainda realizar chamadas gratuitamente sobre a Internet. O Skype é um dos precursores da tecnologia de comunicação VoIP , oferecendo várias funcionalidades e sendo, provavelmente, a plataforma mais usado para videoconferência.

Para instalar basta usar os seguintes comandos:

sudo sh -c 'echo "deb http://archive.canonical.com/ubuntu trusty partner" >> /etc/apt/sources.list.d/canonical_partner.list'
sudo apt-get update
sudo apt-get install skype

mint_17_003

4) Instalar o Chrome

O Chrome é actualmente um dos mais populares browsers.  Este browser tem vindo a ganhar o seu espaço na Internet muito graças à sua simplicidade de utilização e à forma “limpa” e simples com que realizamos as mesmas acções noutros browsers.

wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -
sudo sh -c 'echo "deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google.list'
sudo apt-get update
sudo apt-get install google-chrome-stable

mint_17_004

5) Variety

Para quem gosta de ter um ambiente de trabalho sempre bonito e diferente, nada melhor que ter sempre um walpaper diferente. O Variety permite obter walpapers fantásticos de uma forma simples e rápida.

sudo add-apt-repository ppa:peterlevi/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install variety

mint_17_005

A parte II desta rubrica será realizada também com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Mint e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    Mate ou cinemoon. Qual o melhor?

    1. Avatar de Mario Jorge
      Mario Jorge

      *cinnamon

      1. Avatar de César Augusto
        César Augusto

        Colega, uso o Cinnamon quase desde que saiu no Mint e nunca tive problemas (2gb ram, intel core 2 duo de 2007)

        Mas recomendo uma placa gráfica de no mínimo 64mb de memória… se tem um pc muito antigo instale o mate

        1. Avatar de César Augusto
          César Augusto

          Quer dizer, problemas em termos de bugs até tive, como descrevi aqui no pplware num post que fiz, mas em termos de velocidade/consumo de recursos, é 5* 😉

        2. Avatar de K
          K

          Instalei o Cinnamon ontem num Acer Travelmate 3004WTMi (ecra 12”, 2Gb ram, Pentium M 760 2Ghz, gráfica intel GMA 900 com disco ide 100Gb), ou seja, um portátil bastante antigo. Tudo funciona como é suposto e relativamente rápido. A única coisa que usa um driver que ele não instala durante a instalação, por ser um driver proprietário, é o de um modem56k que também não uso (embora ele se ofereça para instalar depois).
          Isto é um portátil no qual eu não consegui facilmente instalar o win7 porque durante a instalação crasha com bluescreens (já tentei várias versões do windows) mas tive zero problemas a instalar o mint.

          Este portátil está ligado a uma TV de 42” pelo cabo VGA (este portatil não tem hdmi) e a umas colunas pelo jack stereo 3.5”. A utilidade dele é xbmc, spotify, youtube, a ocasional navegação tudo controlado via unified remote com o telemóvel e tudo funciona lindamente mesmo sendo um hardware antigo – recomendo.

    2. Avatar de Maurilio
      Maurilio

      Não existe esta de qual ambiente é um ambiente mais maduro visto que ele é mais antigo, já o Cinnamon é muito novo, mas é muito bonito. O Mate é mas leve já o Cinnamon é mais “pesado”, para máquina mais antigas e fracas com certeza a recomendação é Mate. Mas tanto um quanto o outro são ótimos ambientes gráficos. Eu prefiro Cinnamon pela beleza dele, porém uso Mate porque minha máquina é muito fraca.

      1. Avatar de Maurilio
        Maurilio

        Corrigindo, “não existe esta de ambiente melhor”, pois tanto o Mate como Cinnamon são ótimos ambientes gráficos.

    3. Avatar de Wender
      Wender

      Cara eu na verdade sou iniciante em Linux mas me apaixonei totalmente, comecei pelo ubuntu mas o unit e muito chato e feio, utilizei gnome, não gostei, usei o mint sinemoon, bom mas não gostei e utilizei o mate, todos são exelentes mas por fim estou uzando o KDE, e esse eh na minha umilde opinião o mais perfeito sistema operacional de uma distribuição linux lembrando que usei por pouco tempo o debian KDE e não me adaptei.

  2. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Antigamente um gajo instalava o X e depois o ambiente grafico á escolha. Hoje fazem estas porcarias como se fossem novidade e chama-lhe “distribuição”. A retalho..

    1. Avatar de TiagoM
      TiagoM

      Antigamente nao havia computadores e uma pessoa fazia as escolhas que queria. Hoje xoxota ficas tu agarrado ao passado e nao acompanhas a evolução. Se queres perder horas ou dias a conseguir a tua “distribuição” força porque nessa altura muitos outros estarão a tua frente por uma questão de evolução acompanhando o mercado (retalho).

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Xoxota…se queres isso, tens de escolher outra “distro”.

      1. Avatar de Xoxota
        Xoxota

        Evolução? Onde raio é que está a evolução nisto?! Um XFCE esverdeado e meia duzia de icons alterados?! Existem Linux’s que trabalham há anos com o mesmo ambiente gráfico e não deixam de ser out-of the box. É bem diferente do que lavar a cara ao que já existe e chamarem-lhe distribuição. Estes oh TiagoM, nunca terão mercado. 🙂

  3. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    Podiam ensinar a criar atalhos de teclado, no Mint e no Luna.
    Por exemplo programar a tecla do windows…

    1. Avatar de Caio Caiado
      Caio Caiado

      Boa ideia. Acabo de sair do windows e sinto falta dos atalhos com a tecla dele.

    2. Avatar de Willamys
      Willamys

      Oi a criação de atalho de Teclado é simples, basta ir em configurações do sistema > Teclado > Atalhos Personalizados > Adicionar atalhos personalizados, vai abrir uma caixa onde você colocará o nome do teu atalho e o comando que inicia dado aplicativo, por exemplo. Atalho: Monitor do sistema, comando: gnome-system-monitor

      Caso não saiba o comando que inicia o aplicativo use o terminal para tirar dúvidas, o comando que inicia o Firefox é firefox, a calculadora pode ser iniciada pelo comando gnome-calculator.

  4. Avatar de joven
    joven

    Já podia sair era o xfce 🙂

    Espero que já tenham arranjado o problema do Skype, quando se lembra só mete ruido na placa do som.

    Sou da opnião do Mario Jorge, mas era para a tecla Windows + L para logout

    1. Avatar de Lfvhs
      Lfvhs

      Ctrl+Alt+L para lock

  5. Avatar de chico jose
    chico jose

    Continua apresentando problema com a nvidia. Nao por culpa da nvidia.
    Mas eu instalei e depois quando vou reinciar, simplesmente nao aparece nada. Só uma tela escura.

    1. Avatar de portaro
      portaro

      Tens de lhe dar parâmetros de kernel no boot premindo tecla e .
      Provavelmente o parâmetro que precises é acpi = off

  6. Avatar de Curioso
    Curioso

    e quanto ao resto do tutorial da instalação do arch linux?

      1. Avatar de Curioso
        Curioso

        obrigado

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pedro,
    Gostei do fundo do ambiente de trabalho. Qual o tipo de fonte do texto “Linux Mint – O desktop perfeito”?

        1. Avatar de Jorge
  8. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    O Linux Mint é a única distribuição que consigo instalar e ter tudo a funcionar como deve ser, sem obrigar a trabalho adicional. Aguardo ansiosamente as versões KDE e XFCE. Boa dica em relação à MEO Cloud, até o cliente gráfico, que se encontra em beta, funciona tão bem como o Dropbox.

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Olá.

    O MEOCLOUD está a funcionar perfeito, à exceção do icon que desapareceu da barra no canto inferior direito…

    alguma dica?

  10. Avatar de João Miranda
    João Miranda

    Boas, tenho a dizer que este mint 17 e simplesmente fantastico, estava a usar o mint 13 e fiz o upgrade para este e o pc ficou ainda mais fluido. Consumo de recursos mais eficiente, a ram é mais ou menos identico o consumo em relaçao ao mint 13 mas em termos de cpu tem uma melhor eficiencia, no 13 tava quase sempre nos 100% e neste 17 por volta de 50% a 80% com o firefox aberto. Matherboard msi nao sei das quantas, cpu AMD sempron 3300+, RAM 938 MiB. Jurassico…….

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    não venho defender nenhum SO, mas Linux PAREM DE LANÇAR distros e Linux mints maria, antonia, Joaquina. Dediquem-se a fazer apenas um Linux básico, simples e que seja userfriendly para utilizadores domésticos sem tretas de comandos e afins, basicamente um Linux bom, rápido e fácil de funcionar como o Windows.

    1. Avatar de Joaozinho
      Joaozinho

      Se for para funcionar como o windows, é melhor ficar do jeito que está. A questão não é a quantidade de distros. Existe um monopólio muito grande da microsoft, se todas as distros se unissem, haveria possibilidade de convencer fabricantes de hardware e software a abandonar o windows? A diferença entre distros é bem menor do que você imagina.

  12. Avatar de JP
    JP

    Jorge tens o Mint 17. Super rápido, bom e custa zero. Aí está, o pessoal faz as coisas e mesmo qd é de borla há sempre quem exiga algo…
    Aprendam a programar e trabalhem vocês de borla e depois mandem as papaias…

  13. Avatar de Marcio Faria
    Marcio Faria

    Duas perguntas:
    1) Como alterar o tipo da fonte do menu do Cinnamom?
    2) Como fixar a largura das colunas do Nemo?

    Mint com Cinnamon: sem saber tudo já acho 10 se aprender mais um pouco vou acabar virando fan-boy ahahaha