Montagem da WWDC deixa ver novidades que Apple vai mostrar

82 Comentários

Será já amanhã que a Apple irá realizar a sua conferência anual WWDC, dedicada aos programadores e ao seu software. Não se esperam para essa conferência o anuncio de novos equipamentos e nem de revoluções, mas há já algumas que sabemos que vão estar presentes.

Graças a imagens capturadas durante a montagem do evento, ficou a saber-se quais as principais novidades que a Apple vai trazer na sua WWDC de 2014.



Por norma não é na WWDC que a Apple traz os maiores anúncios, deixando para mais tarde no ano esse momento. Esta conferência está reservada para os programadores e todos os que criam aplicações que gravitam no ecossistema da Apple.

Por norma é a conferência onde a Apple faz os anúncios relacionados com sistemas operativos e as suas aplicações, e este ano, do que já se sabe, não será muito diferente.

Do que foi possível ver das imagens capturadas durante a montagem da WWDC deste ano, vão haver duas novidades importantes, se bem que eram já esperadas.

As imagens não revelam muito sobre as novidades, apenas as confirmando, o que só por si já é importante.

iOS 8

WWDC_1

A primeira novidade é já esperada há algum tempo e nela vai assentar uma nova estratégia da Apple. Será através do iOS 8 que a Apple vai começar a criar os alicerces para a chegada de novos equipamentos, mais pessoais e mais dedicados à saúde e ao bem estar.

O tão esperado iWatch precisará de um iOS adaptado e criado para si, para poder comunicar e aproveitar tudo o que precisa para recolher e disponibilizar informações do utilizador.

Para além disso o iOS 8 pode trazer novidades também no iPad, mudando a forma como este apresentará as janelas das aplicações, facilitando a forma de trabalhar.

Os cartazes colocados no Moscone West, local onde se realizará a WWDC, mostram inequivocamente o 8 que será do iOS 8, revelando a apresentação desta novidade.

A nível gráfico as diferenças não se esperam que sejam significativas, mas a nível do software e de novas funções, o iOS 8 irá ser algo de novo.

OSX 10.10

WWDC_2

A segunda novidade está centrada no sistema operativo dos computadores Apple. O OSX deve também ser alvo de novidades nesta WWDC.

A versão 10.10 deste sistema operativo, de nome (especula-se) Yosemite, El Cap ou El Captain, terá presença garantida nesta conferência, onde mostrará as suas novidades.

Sabe-se pouco sobre as novidades do OSX 10.10, mas de certeza que tudo o que se vem vindo a especular estará presente. Espera-se uma aproximação à interface do iOS, mas mantendo sempre a sua identidade.

As imagens que estão disponíveis mostram o X que normalmente é usado no OSX e também no 10, não deixando qualquer dúvida sobre a chegada de mais uma versão do OSX.

Estas são as duas novidades que a montagem da WWDC 2014 mostraram antes de começar. Podem surgir outras novidades de peso, mas dificilmente vamos ver ser apresentadas as novidades mais esperadas e que se diz que a Apple estará a preparar.

É já amanhã que tudo será revelado e onde a Apple tratará de apresentar ao mundo as novidades que estão reservada para a WWDC 2014.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de PoisPois
      PoisPois

      Talvez em Seoul comecem a copiar ecrãs de maior dimensão/resolução…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, ecrãs de alta resolução e grandes? Foi a samsung que inventou!

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Também não foi a Apple.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Foi a Apple que surgiu com o primeiro telemóvel que era “só ecrã”, (nas possibilidades da altura, 2007). Tinha um “ecrã gigante” de 3,5″ e até era considerado para a altura “muito grande”

            E foi a Apple que surgiu com o primeiro telemóvel com ecrã Retina.

            Não foi o primeiro telemóvel a ultrapassar os 300dpi, mas foi o primeiro a fazê-lo sem lentidão e complicações, e com o software 100% optimizado para isso, e depois do iPhone 4, começaram todos a correr atrás do mesmo…

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Deus do céu, és mesmo ignorante.

            O LG Prada era o quê? Um telemóvel “só ecrã”…

            Primeiro dizes que a Apple foi a primeira a surgir com um ecrã retina. Depois dizes que esta não foi a primeira a lançar um telemóvel com ecrã superior a 300dpi, quando esta é a definição do ecrã retina dada pelo próprio Steve Jobs.

            A única coisa acertada no teu comentário foi mesmo a tamanho do ecrã. Mas foi algo que eu não mencionei.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            O LG Prada era um featurephone fraco, que foi feito à pressão para roubar o hype ao iPhone…

            Um telemóvel com resolução inferior a 300dpi, não é um ecrã de alta densidade, é uma densidade média…

          4. Avatar de OMG
            OMG

            Mas afinal não foi a primeira… eh pá… mas foi a primeira a fazer alguma coisa? Só em tempos idos…

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Ha ha parti-me a rir (ironia).

      Então se o iOS 8 trouxer dual WINDOW idêntico ao que trouxe a Samsung já no S3, vê-se claramente que foram os coreanos que vieram ao futuro na sua máquina do tempo, copiaram a Apple, e voltaram ao passado para implementar. E claro foi a Google que fez o mesmo com a barra que desce e sobe com atalhos para notificações e atalhos para o wireless, luminosidade, etc etc que Apple só implementou no iOS 7, a Google veio ao futuro na mesma máquina dos coreanos, viu o que a Apple fez no iOS 7 e então voltou ao passado e implementou. Que cambada de gatunos estes com máquinas do tempo! Malandros…

      1. Avatar de ACS
        ACS

        rmcrys perdeste uma boa oportunidade para estar calado. Esses todas feature que tu falas são sempre implementadas primeiros pelos amadores que fazem jailbreak. São coisas que todos achana que fazem sentido por isso aplicam e todos os grandes fabricantes aproveitam as melhores ideias desses amadores ou fans e repetem as ideias que tem sucesso. Nem foi a google nem a microsoft nem a samsung nem a apple que tiveram as pequenas mas brilhantes ideias de mth das feature que surgiram após o lançamento do primeiro smartphone de sucesso.

      2. Avatar de Glink
        Glink

        Sim que a google nem copiou isso das notificações de um outro SO movel nem nada 😉

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Especialmente as notificações Push, que desde que a Apple as anunciou como as únicas notificações permitidas em 2008, o Android tem-nas tentado copiar, sem sucesso, é claro, até aos dias de hoje… LOL!

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol, sim, porque o dual window é uma coisa nunca antes vista! Aliás janelas é uma coisa nunca antes vista!

        A samsung inventou ter duas janelas presentes no ecrã!

        E também foi a Google que inventou as notificações e a barra delas!

        Claro que sim!

        Assim como o control center não surgiu nos tweaks jailbreak… E tweaks para android… Das comunidades…

        1. Avatar de Root
          Root

          dual window a aple a imitar o windows 🙂

      4. Avatar de OMG
        OMG

        Vocês (e a opinião generalizada) não percebem nada, a Apple não copiou nada, simplesmente os outros implementaram primeiro e a Apple depois 😀

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não me lembro depois do regresso de Steve Jobs, que a Apple tenha copiado alguma coisa relevante, e não a tenha feito muito melhor…

          1. Avatar de Rmcrys
            Rmcrys

            Ou seja, pelo teu raciocínio, se eu não sei a resposta, olho para o colega do lado, copio a resposta mas rescrevi, e tiro melhor nota, então não foi copiar LOL

            Atenção que sou a favor de haver “copia” neste sentido claro, porque assim as várias marcas vão melhorando e umas aprendendo com outras. Por exemplo o copy/paste, não sei qual foi a marca que começou com isso, mas se a Apple não tivesse “copiado” a função já tinha perdido metade dos clientes. E com isso pastas para os ícones etc, como as outras marcas tiraram ideias das marcas.

            Agora claro que há sempre pessoal aferroado que só desconversa e tira as coisas de contexto.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Se for só uma pergunta, e se tiras melhor nota, então é porque não copiaste.

            Quanto ao cut, copy & paste, de onde é que te lembraste disso? Pois, dos desktops, o primeiro desktop pessoal a ter cut, copy & paste, foi o Macintosh em 84.

            Aliás, foi o primeiro computador a ter os atalhos cmd/ctrl + x, c e v

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Mais uma vez, errado.

            A Apple foi quem implementou os atalhos cmd+(x,c,v), mas não foi quem inventou o cortar, copiar e colar. O acto de copiar e mover texto é algo que existe antes da Apple sequer existir. Mas a honra do cortar, copiar e colar “moderno” vai para a Xerox (tal como muitas outras “invenções” da Apple). O nome de cortar, copiar e colar também foi proposto por um funcionário da Xerox. Este nome é uma variação de cortar e colar.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Rmcrys
            desculpa mas não sei se reparaste o Android acabou por quase copiar a implementação do iOS para a funcionalidade do “copy/paste”.
            O copy/paste no Android era bem diferente antes da Apple introduzir isso no iOS.

          5. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Nuno Vieira, óptimo esclarecimento, em todo o caso a questão continua: se as empresas fizessem o que a Apple faz, o copy/paste si existiria num SO e como tal milhentas coisas. Uma idiotice.

          6. Avatar de Nelson
            Nelson

            @Nuno Vieira, já sabia que vinhas com essa…

            Eu disse desktop pessoais…

          7. Avatar de Nelson
            Nelson

            @rmcrys

            Uma idiotice?

            Só sentes necessidade do Copy&Paste, porque já estás habituado, se não tivesses, não sentias falta, mas alguém teve de vir com a ideia, depois de estar inventado, é fácil… para isso é que servem as patentes…

          8. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Ganha um pouco de juizo. Isto era a mesma coisa que dizer que a Microsoft inventou o copy & paste apenas porque foram dos primeiros a lançar no telemóvel com o Windows Mobile. Ganha juízo. Não é considerada uma invenção nova sempre que uma invenção existente é aplicada num novo formato. Nem é uma inovação, a não ser que esta tenha sido redesenhada.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não se pode negar que a Apple usou ideias que outros já usaram. Mas não imitou na implementação, nem sequer se pode dizer que o Android tenha sido a origem dessas ideias

        3. Avatar de OMG
          OMG

          Por essa ordem de ideias a Apple não criou nada, já existia tudo, ela só o trouxe para o smartphone e eventualmente melhorou…

      5. Avatar de Nunes
        Nunes

        Que eu saiba o Android não tem um Control Center como o iOS, nem sequer foi no Android que surgiu a ideia de acesso rápido a algumas funções, nem sequer é a primeira vez que o iOS tem acesso rápido a algumas funções

        1. Avatar de Rmcrys
          Rmcrys

          Nem o Android tem X igual ao iOS, nem vice-versa. Todas as marcas tem a sua implementação, e cada uma tem algo superior e inferior ao das outras. Só as mentes fechadas não vêem isso.

          É óbvio que a marca que introduzir isso em ultimo tem hipótese de lançar a melhor versão, já que aprendeu com os erros dos outros, e claro que se Apple esperar que os outros deem as cabeçadas antes de lançar a sua versão, aí pode optimizar mais.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Na verdade já chegou a ser demonstrado em tribunal a cópia no Android de pelo menos uma funcionalidade do iOS – o reconhecimento de dados em texto.

            Maiores cabeçadas teve a Apple que dar para criar o primeiro iPhone… a partir daí a vida ficou facilitada para todos os outros irem fazendo incrementações.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            O Control Center é daquelas coisas que agradam na utilização diária, mas não são invenções nenhumas, aliás, o iOS já tinha um “mini” control center, com controlos para o volume e brilho, enquanto o android não tinha nada, e tem ainda hoje, coisa que o android não tem, controlos de audio (play/pause, back/next, passar rápido para a frente/trás, etc…) centralizados.

            Já a patente dos detectores de dados, não é nada trivial, e deu muitas dores de cabeça de certeza, e não, não foi para o iOS, @Nunes, a Apple já tinha isso há décadas!

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nelson
            Não disse que tinha sido feito primeiro para o iOS, mas é uma tecnologia da Apple que existe no iOS, e que a Google achou interessante copiar a própria implementação!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      é melhor veres a outra mão já que quase ninguém espera o iWatch amanhã!
      o video tem a sua piada, mas para um produto da Apple não funciona lá muito bem, já que gozam com coisas que não se vê com os produtos da Apple. Talvez funcionasse melhor com a Microsoft.

      1. Avatar de OMG
        OMG

        Eu acho que está muito bem satirizado, a forma como transformam algo banal em algo excepcional, então… 😀

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          mas não é a Apple que tenta pôr o mesmo interface em qualquer aparelho, nem inundar um aparelho com funções que dificilmente se irá usar, nem os aparelhos têm uma confusão de cabos para se ligar, etc.
          A única coisa que consegue mais ou menos funcionar é imitar o estilo “gráfico” do video e estilo do monólogo. Mas isso já foi tantas vezes feito por outros que já perdeu o “charme” da piada.

          1. Avatar de OMG
            OMG

            “a forma como transformam algo banal em algo excepcional”

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            não devemos ver os mesmo videos.
            Os videos da Apple mostram o processo de criação/desenvolvimento, mostram o que o foco da Apple nos seus produtos.
            Isso não é transformar o banal em excepcional (quase nada do que mostram é banal ou excepcional), é transmitir a mensagem do que a Apple acha importante.

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Quando a publicidade é boa a ideia é achares mesmo isso, resta saber é se te deixaste encantar ou foste mesmo encantado…

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            Se te digo que não acho que mostram algo de excepcional, parece que não resulta… ou então o que descreves é o efeito em ti… admiras-te que se queira dar importância ao processo de criação, talvez imagines que as coisas caiem do céu, ou nascem da terra, ou são clarividentes.

          5. Avatar de OMG
            OMG

            Qual é a probabilidade de isso acontecer?

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            pela instabilidade emocional que demonstras começa a parecer bastante alta. Isto seguindo a tua lógica de ver coisas que não ocorrem

    2. Avatar de Liph
      Liph

      Muito bom 🙂

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Lololol não conhecia, muito bom! Gostei especialmente da parte em que um deles estava a ouvir música e conectado ao PC ao mesmo tempo, nota-se que seria mesmo maneirinho ter um assim 🙂

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso é TUDO o que a Apple não faz, e os concorrentes fazem… LOL!

  1. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Bom, o iOS 7 foi a versão mais bonita e eficaz que a Apple fez, mas também a mais pesada. O meu iPad mini retina só agora com o ultimo update passou a ser fluido e a ter uma bateria em condições, se bem que……..a porra dum ícone perto do WIFI teima em rodar (como quando faz update ao mail) mesmo com tudo fechado, sempre que estou no ecrã principal do iOS! Isto sempre me aconteceu no iOS 7 já em 2 iPad. Mini Retina diferentes, ambos com apps/jogos diferentes, e mesmo depois de um reset de fábrica mantém-se lá a rodar.

    O que eu espero do iOS 8 é tão e somente mais bateria e o DUAL WINDOW para poder trabalhar com 2 apps lado a lado que já há séculos venho a colocar como defeito do iOS. Até os antiguinhos Samsung S3 o fazem com 1 Gb de RAM, por isso vamos la ver como se essa função vem.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      não creio que apresentem já a função de duas “janelas”, devem esperar para mais perto do lançamento final!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso de estar a rodar mesmo quando está tudo fechado, é normal, existem actualizações em background no iOS 7, além de que pode estar a fazer outras coisas em background, como sincronizar as fotos para o iCloud…

      1. Avatar de Rmcrys
        Rmcrys

        Eu tenho o sync em manual, e o push desligado, ou seja em teoria nada (nem o email) faz sync automático. A tal “roda” está constantemente a rodar a partir do momento em que o wifi se liga, e só se desliga se meto uma app. Depois ao voltar ao ecrã principal volta a ligar-se. Só me aconteceu no iOS 7, no meu antigo iPad 3 com iOS 6.x nunca tive tal coisa…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Já verificaste se não tens actualizações automáticas de aplicações a partir da loja?
          tens forma de verificar se está a descarregar alguma coisa. Há algumas aplicações que analisam a quantidade de tráfego por WiFi. Em alternativa podes verificar os Logs do router WiFi, havendo forma de saber os IPs envolvidos

          1. Avatar de Rmcrys
            Rmcrys

            Nunes/Nelson: Thanks pelas dicas, tenho que ver mais a fundo o que se passa, porque é algo enervante ver lá a coisita a andar à volta como se estivesse a processar algo…

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Então de certeza que é qualquer atualização de fundo, widgets, backup icloud, etc…

          Sim, é normal entrar numa App, e esse trabalho de background ser pausado… é para alocar todos os recursos para a App…

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      rmcrys, olha que já é tarde para o passeio de domingo à tarde às lojas dos chineses, assim ficas sem repertório para amanhã, precisas se adquirir mais conhecimento e assim já podes mandar mais umas baboseiras;)

      1. Avatar de Rmcrys
        Rmcrys

        Já fui dar um passeio, o tempo estava bom. É pena é que na zona onde vivo como é de um nível sócio-econômico mais elevado não tenho lojas de chineses, mas se me deres a tua morada, dou um salto a um par delas,.

  2. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    A Apple deveria começar a pensar em fazer um sistema único para os dispositivos :p

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      que vantagem é que isso traria? quase nenhuma, seria uma confusão com interfaces diferentes nas aplicações, e provável perda de adaptações de cada sistema aos dispositivos. Bem mais importante seria uma maior unificação das APIs do que actualmente, para ser ainda mais fácil aos programadores escrever aplicações para ambos os sistemas, e aumentar a polivalência do iOS em tablets.

    2. Avatar de ACS
      ACS

      Tal como a microsoft tentou fazer e que falhou redondamente ao ponto de irritar grand parte da comunidade, perder uns valentes milhões em vendas e ter de prometer voltar ao antigamente.

      1. Avatar de Root
        Root

        falhou inicialmente é normal como a aple falhou com o ios7 mas lançou umas actualizações e melhorou bastante, tal como acontece no windows dou te o exemplo do surface pro 3, tens tablet e portátil num só, o windows 8.1 com a ultima actualização está muito melhor que todas as versões anteriores acho que a microsoft melhorou bastante não há dúvida.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          não queiras comparar a mudança no iOS7 com o problema do Windows 8 com dois interfaces diferentes. A Microsoft minimizou alguns dos efeitos, mas continua a ser um sistema bicéfalo.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Para quê?

      Cada vez mais se podem utilizar as API do OSX no iOS e do iOS no OSX.

      Um bom programador será capaz de portar já uma app do iOS para o OSX e vice versa sem grandes problemas e sem duplicação de trabalho.

      Por isso, pode-se dizer que é algo que está em curso, mas não da maneira Microsoft, que quer igualar um ecrã de 10″ a um de 30″… Um sistema touch com um sistema com janelas e rato

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Vai ser apresentado o iWatch. O vídeo publicitário “vazou” para a internet:

    http://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=5nmm0ofA15k

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Ooopss …
      É o mesmo link de um comentário acima.

  4. Avatar de pedro
    pedro

    boas pessoal! alguem sabe se a siri em português esta para breve?ou é melhor esperar sentado…:) alguem tem informações sobre isso?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      não tenho informações, mas creio ser melhor esperar sentado!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso é que era bom! 🙁

    3. Avatar de OMG
      OMG

      Quando se dizem que a Apple é orientada para o cliente, não falam dos portugueses (pobertanas). 😉

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, e o Google Now? Quando é que temos o Google Now em Português/Portugal?

        1. Avatar de OMG
          OMG

          Língua portuguesa já existe. Apesar de não estarmos a falar da Ferrari, nem de uma marca orientada para os clientes, é apenas um so à martelada, ficar atrás dele seja no que for até é uma vergonha… Shame on you Apple!

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Se a Apple tivesse o mesmo suporte para Português que o Google Now isso é que seria uma vergonha!

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não, não existe, a única coisa que existe em português é tradução de fala para texto, para pesquisa web.

            Agora fazer alguma coisa, isso não faz nada… Não tem a parte do assistente pessoal (já de si, fraco mesmo nos USA)

            Para isso prefiro falar em inglês. Para a siri, para pesquisar na web, posso na mesma usar a app da Google no iOS… Ora essa!

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Até as lacunas da Apple são uma coisa positiva 😀
            Quando um dia cairem na realidade e se capacitarem das coisas que defendem presumo que se sintam bastante embaraçados…

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            OMG, se a Apple fizesse o mesmo que o Google Now, virias logo para aqui reclamar do mau suporte do SIRI para português, etc, etc…
            por isso tem um bocadinho de bom senso e não uses esse tipo de argumentos

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            É OMG, hoje foram anunciadas 22 novas línguas para a Siri…

            Reza para não ter o Português…

          6. Avatar de OMG
            OMG

            Ooopss… diz que (também) tem o abrasileirado, é? E também só para algumas coisas, é? Até aqui “imitaram”! 😀

  5. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    A unica novidade que espero que o Yosemite seja Free 😀 !!!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      isso não será novidade, é coisa que se sabe com 99% de certeza!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Podes esperá-lo na Mac App Store 😉 (e não nos torrents)

  6. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Já é tempo da Apple renovar o visual do OS X, que já está pra lá de enjoativo (como acontecia no iOS).

  7. Avatar de josé
    josé

    Mas qual Samsung é que descobriu a janela lado a lado ?
    À décadas que isso existe, simplesmente copiaram como fazem em tudo.

    1. Avatar de OMG
      OMG

      Nem mais! Quantas casas não havia já com janelas lado a lado antes sequer da Samsung aparecer? Este pessoal tem cada uma… A Samsung copiou foi a ideia de um iOS que a Apple irá apresentar futuramente.

  8. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Pelo amor do meu santo Cristo, é tanta fanboyolagem do Nelson, que me dá agonia só de ler. xD

  9. Avatar de abc@abc.pt
    abc@abc.pt

    Nelson…. deves ser accionista da Apple, é que só pode. Fosga-se… >_<