Linux Mint 15 Olivia – Desktop Perfeito (I)

32 Comentários

5  Dicas para ter o Linux Mint 15 Olivia completo

No passado dia 29 de Maio anunciamos a aqui a disponibilização do Linux Mint 15 Olivia e já apresentamos aqui um guia de instalação. Segundo a equipa de desenvolvimento do Mint, o Linux Mint 15 “Olivia” é a versão mais ambiciosa desde o inicio do projeto. O Linux Mint é actualmente uma das distribuições mais populares no universo Linux (segundo o site distrowatch, é mesmo a mais popular),  que muito se deve a características como a usabilidade, simplicidade e look and feel.

Hoje deixamos aqui um conjunto de 5 dicas para quem pretender ter um Desktop Perfeito no Mint 15.

mint15_000

Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, instalar updates, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux. Aqui ficam algumas dicas para o novíssimo Linux Mint 15 Olivia

1) Actualização do Sistema

Um dos requisitos essenciais quando se começa a utilizar pela primeira vez um sistema operativo é proceder à sua actualização. No Mint pode facilmente actualizar procurando por Update/Gestor de Actualizações

update_01

E em seguida carregar em Instalar Actualizações

update_02
2) VLC

Precisa de uma plataforma para streaming de vídeo? Ainda não conhece o (provavelmente) melhor player multimédia para todas as plataformas, capaz de reproduzir a maioria dos formatos sem grandes complicações de codecs?

Muitos são os players multimédia que conseguem cumprir, de certa forma, tais requisitos mas, o VideoLAN (vulgarmente conhecido como VLC) é certamente o melhor player gratuito.

vlc_01

Instalação

sudo add-apt-repository ppa:videolan/stable-daily
sudo apt-get update 
sudo apt-get install vlc
3) Editor gedit

Uma das aplicações que não vem nativas no Mint é o popular, versátil e leve editor de texto gedit.

gedit

Instalação

sudo apt-get install gedit
4) Chrome

O Chrome é actualmente um dos mais populares browsers.  Este browser tem vindo a ganhar o seu espaço na Internet muito graças à sua simplicidade de utlização e à forma “limpa” e simples com que realizamos as mesmas acções noutros browsers.

chrome_01

Para instalar o Chrome no Mint já que o browser por omissão é o Firefox basta executar os seguintes comandos:

[32 bits]

sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1
wget -c https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_i386.deb
sudo dpkg -i google-chrome-*.deb
sudo apt-get install -f

[64 bits]

sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1
wget -c https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb
sudo dpkg -i google-chrome-*.deb
sudo apt-get install -f
5) KeePass2

KeePass é uma aplicação gratuita open-source que gere as suas passwords de forma segura longe de olhares alheios. Hoje em dia tantos são os cartões, logins, palavras-chave e códigos de acesso que fica complicado gerir com lucidez todos estes aglomerados de letras, números e símbolos…mas o keePass dá-lhe uma ajuda.

mint15_a3

Instalação:

sudo add-apt-repository ppa:dlech/keepass2-plugins
sudo apt-get update
sudo apt-get install keepass2-plugin-application-indicator

A parte II deste tutorial será realizada com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Mint 15 e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dat55
    Dat55

    Para instalar um programa de torrent podem usar o Qbitorrent. Muito bom.

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Convém dizer que está ser utilizado o Mint 15 com a interface MATE como exemplo, porque com a Cinnamon, o gedit e o vlc já vem instalados por defeito…Para a parte II, talvez Dropbox, Skype, VirtualBox…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Diogo, obrigado pela Sugestão. Quanto aos testes foi apenas com o Mate.

  3. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Bem,não sei qual a versão que foi testada, mas com a Cinnamon 64bits já lá tinha o VLC e o gedit.

    Quanto ao Chrome bastou fazer o wget e instalar e não tive qualquer erro nem necessidade de instalar manualmente essas bibliotecas (será que estarei com alguma feature em falta por causa disso?).

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      “Bem,não sei qual a versão que foi testada, mas com a Cinnamon 64bits já lá tinha o VLC e o gedit.”

      Confirmo.

  4. Avatar de Mario
    Mario

    Alguém conseguiu meter o linux mint 15 numa pen com o UNetbootin ?? Eu tentei numa pen formatada em ntfs e também em fat32.. ambas concluem com sucesso mas depois quando tento fazer o boot pela pen escolho strat linux min ou default mas dá varios erros e não faz o boot.

    Não tenho leitor de cds no portatil entao a unica via seria a pen usb.

    Já o ubuntu 13.04 e todos as outras variantes funcionam bem com UNetbootin .

    alguém me consegue ajudar?

    Obrigado.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Sim consegui meter a Mint 15 Cinnamom sem problemas! Não será a ISO que está defeituosa?

      Cumps,

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Eu por acaso tive esse problema, ficou resolvido com o multi system

  5. Avatar de Claúdio
    Claúdio

    Para a parte II sugeriria também o Mendeley desktop (gestor bibliográfico) e o COPY (disco virtual com capacidade > que o dropbox e skydrive).

  6. Avatar de delaorden

    Legal, mas é impressionante a montanha de comandos que precisamos para instalar um simples browser.
    Isso definitivamente afasta 90% das pessoas que tentam usar uma distro Linux.

    1. Avatar de DJ ( DJLinux )
      DJ ( DJLinux )

      Tudo isto basta abrir o Centro de Software e instalar com um clique…

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Verdade… lol

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, o Ppinto é que gosta da linha de comandos 🙂

    2. Avatar de Anderson
      Anderson

      Uso Linux desde 2010(Ubuntu; Xubuntu; Mint etc…) com navegadores como Chrome; Opera etc… e sempre os instalei em modo gráfico(executaveis .deb) =]

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    A versão usada devia ter sido mencionada explicitamente: se é a versão LinuxMint 15 com ambiente Mate que foi usada isso devia ser dito, depois é natural que as pessoas confundam Mint com Cinnamon e Mate…

    Como acho já disseram nos comentários o VLC vem instalado por omissão, pelo menos no liveCD. Mesmo que não venha, um simples apt-get install vlc ou selecionar no centro de software bastava, não era preciso adicionar repositórios nem nada disso.

    O Mate não usa o gedit, usa o pluma, que é um fork do gedit com as mesmas funcionalidades, por isso não vale a pena instalar o gedit

    É possível instalar o Chromium, a versão open-source do Chrome a partir do centro de software ou no terminal com sudo apt-get install chromium-browser.

    Não usei ou ouvi falar do KeePass2 mas o gestor de passwords do GNOME é o seahorse, nunca o usei e não sei as diferenças entre os dois, mas é uma questão de experimentar 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro, foi o Linux Mint 15 com Mate

  8. Avatar de Kashmir
    Kashmir

    Só é pena isto mesmo sendo leve, é pesadíssimo para o meu netbook :s
    Talvez seja por causa de ter um APU

    1. Avatar de noosphere
      noosphere

      Kashmir,
      Este Os não foi “desenhado” para maquina mais fracas.
      Há outras distribuições ( já faladas aqui no PPLWARE )feitas para esse efeito.

    2. Avatar de zuca
      zuca

      Experimenta instalar o crunchbang (Distro abseada no Debian que trás como gestor de janelas o OpenBox) para alem de ser leve o script pós-instalaçao que eles oferecem é bastante útil

  9. Avatar de Valdemar R. Lourenço.
    Valdemar R. Lourenço.

    Olá pessoal e uma ajudinha para o facto de no meu compaq não ficar com brilho suficiente?Já deixei um post para ver se me ajudavam a resolver este precalço e ainda não obtive resposta.Se alguém souber agradecia imenso.

    1. Avatar de JMorais
      JMorais

      @Valdemar R. Lourenço
      Estou com o mesmo problema…tenho um HP G62-a40sp que, devido a ter 2 gráficas sempre que inicia fica com o brilho no minimo…isto porque o OS não detecta a ATI…apesar de nas propriedades do sistema indicar que os controladores estão instalados e a serem utilizados…para não falar da temperatura, que é bastante superior ao normal…ainda não consegui configurar com sucesso o sistema de forma a utilizar a ATI, o sistema insiste em utilizar a Intel…se o teu tiver 2 gráficas poderá ser esse o problema…se alguém souber como resolver esta situação agradecia imenso, visto que também sou um noob em relação ao mundo linux…

  10. Avatar de Trc
    Trc

    Deixo como sugestao, o k3b para gravar cds e dvd, o playonlinux,o enorme clementine e um programa para limpeza do sistema, uma vez que ainda nao consegui por o ubuntu tweak a funcionar.

    Quanto ao OS em si, ja estou a usar como ‘daily driver’ desde a versao rc e tenho a dizer que é mais estavel que uma rocha e que com algumas,poucas, alteraçoes torna-se o melhor do mercado.

    Alterações que recomendo (cinnamon):
    – lucida grande como fonte do sistema
    – java “original” no lugar de open source
    – cairo dock
    – cover flow e “arrasto” entre ambs de trabalho como extensoes instaladas
    -limpeza do software repetido que vem com o os ,p.ex vlc e gnome player

    Espero ter sido util e obrigado pelo vosso excelente trabalho

  11. Avatar de DonkeyKid
    DonkeyKid

    E que tal também se actualizar o kernel do 3.8 para o 3.9?
    Tenho a ideia que no meu “antigo” Mint14 ficou mais fluido, neste não sei se terá os mesmos sintomas…
    Aqui:
    https://pplware.sitedev.pt/linux/actualize-o-kernel-do-seu-ubuntu-para-a-versao-3-9/

    Cumprimentos a todos.

  12. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Pessoal, não uso o linux à algum tempo, como ponho a minha conta normal com privilégios root? Preciso devido ao uso do apache e mysql e já dei voltas e não consigo por privilégios!
    Uma ajuda?
    Obrigado

    1. Avatar de helder
      helder

      Inicia a consola em modo su

  13. Avatar de osvander
    osvander

    Eu prefiro o mint debian testing, para que a fica atualizar sempre o OS, dar muito trabalho reinstalar actualizar é um saco…

  14. Avatar de Marcos José
    Marcos José

    No Linux Mint 15 Mate eu consegui chamar os aplicativos no o atalho shift+F1 no qual o programas instalados aparecem de acordo com o que se digita.
    Alguém sabe como posso colocar esta função no Mint 15 Cinnamon?

    1. Avatar de anonymo
      anonymo

      alt + f2

      1. Avatar de Marcos José
        Marcos José

        alt+f2 abre a linha de comando e por ela não consigo “chamar” aplicativos.

  15. Avatar de Marco Lucas
    Marco Lucas

    Muito obrigado, foi de grande ajuda pois precisava de instalar mais precisamente o keepass2 e os comandos deram todos correctos!
    Muito obrigado vou-me registar no vosso fórum já de seguida!

  16. Avatar de Ennio
    Ennio

    Olá a todos, sou ultra novato nesse tal de linux, pois instalei o Linux Mint 15 Olivia Mate, hoje pela manhã e após atualizar, como recomendado no primeiro item, o SO voltou para o idioma Inglês, e não consegui retorná-lo para pt br.

    Se alguém poder me ajudar,agradeço.

  17. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boa tarde,
    gostava de saber como posso resolver um problema no gestor de actualizações. Aparece-me uma mensagem de erro:
    :Failed to fetch http://packages.domain.com/dists/raring/main/i18n/Translation-pt_BR Algo estranho aconteceu ao resolver ‘packages.domain.com:http’ (-11 – System error)
    , W:Failed to fetch http://packages.domain.com/dists/raring/main/i18n/Translation-pt Algo estranho aconteceu ao resolver ‘packages.domain.com:http’ (-11 – System error)
    , W:Failed to fetch http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/dists/olivia/contrib/binary-i386/Packages 404 Not found
    , E:Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

    Já andei a procurar soluções, já tentei “limpar” a lista de actualizações e recomeçar tudo e nada funcionou.
    Tem alguma coisa a ver com os pacotes de tradução para português? Já pensei em reinstalar o Mint em Inglês…

    Agradeço qualquer ajuda.