Chegou o novo e poderoso Linux Fedora 30! Conheçam as novidades

35 Comentários

Estava à espera da chegada do Linux Fedora 30 para instalar no seu PC? Os responsáveis por esta distribuição Linux já a disponibilizaram e as novidades são bastante interessantes.

Esta distribuição está disponível tanto para máquinas domésticas, como para servidores.

Linux Fedora 30


O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e destaca-se por incluir funcionalidades e tecnologias que não se são comuns em outras distribuições.

Esta é uma distribuição rápida, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade à escala mundial.

Linux Fedora 30

O Fedora 30 está disponível nas seguintes variantes: Workstation, Fedora CoreOS e Fedora-Silverblue-ostree. Esta nova versão do Fedora vem com o GNOME 3.32, PHP 7.3, GCC 9 e Bash 5.0.

Linux Fedora 30

Destaque ainda para o facto desta nova versão trazer uma nova ferramenta denominada Linux System Roles que oferece aos administradores de sistemas a flexibilidade para a instalação de módulos usando o Ansible. 

Esta distribuição está disponível para a arquitetura 64 bits e em breve para máquinas com arquitetura ARM. Por agora, do que deu a conhecer, apenas estão focados no SoC Snapdragon 855. Este SoC é a evolução lógica do 845, preparando para estes equipamentos e as suas exigências. Mais tarde, o Fedora irá chegar a outros processadores.

Todas as novidades desta nova versão podem ser consultadas aqui.

Fedora 30

Leia também…

Adeus Windows 10! Mude para uma destas 5 distribuições Linux em 2019

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Junior
    Junior

    Pros Ubunteiros de plantão, usar Fedora é um sacrificio, afinal, usa Gnome vanilla (puro).

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Pros xiitas de plantão, quem gosta de linux, utiliza qualquer distribuição sem menosprezar os demais usuários e/ou distribuição.

      1. Avatar de Junior
        Junior

        Não é verdade, usuário raiz utiliza Slackware e Gentoo.
        Os nutellas todo o resto.

        1. Avatar de Keviny Oliveira
          Keviny Oliveira

          Tentei Slackware e Gentoo mas o Arch foi amor á primeira vista heehehehe

      2. Avatar de Clodoaldo
        Clodoaldo

        Tenho Ubuntu e Fedora em dualboot. Cada um tem seus pontos fortes e fracos

        1. Avatar de Keviny Oliveira
          Keviny Oliveira

          Concordo nenhuma distro é perfeita e esse é a parte mais legal ajudar a melhorar sua distro favorita através de fórums, programação e/ou doação

    2. Avatar de Keviny Oliveira
      Keviny Oliveira

      Viagem gosto do ubuntu mas o Gnome do Fedora é outro nível (é só minha opinião não estou comprando briga) kkkkkkk

  2. Avatar de Relvas
    Relvas

    Já tá instalado na Minha máquina hehe

    1. Avatar de Keviny Oliveira
      Keviny Oliveira

      Aí sim 🙂

  3. Avatar de informado
    informado

    Olha o meu Linux 🙂 mas atenção eu uso o >>> https://spins.fedoraproject.org/lxde/ Linux Fedora LXDE

  4. Avatar de andre
    andre

    uma coisa da para reparar, com a entrada do windows no linux parece que linux deixou de ter impotancia como tinha, lembro me que quando saia um distro havia muita gente a comentar a testar, hoje em dia passa despercebida…. o windows 10 mudou mesmo muita coisa….

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Não vejo as coisas por esse prisma. As pessoas hoje em dias já não têm muito tempo para testes e quem realmente é do tempo do inicio do linux e que gostou de testar tudo e mais alguma coisa que aparecia, já não o faz porque já tem a sua distro escolhida. Eu falo por mim, eu já não instalo uma distro para testes faz mais de 5 anos e neste momneto já estou á espera da nova versão 15.1 da OpenSuse que sai daqui a uns dias, e é esta que sempre usei desde o inicio e até antes de ser openSuSE e como eu existem muitos que já fizeram as suas escolhas. Quanto parceria Windows e Linux , é bom lembrar que vem desde 2004 mais ou menos por essa altura e não é de hoje.

    2. Avatar de zedoido
      zedoido

      sim claro, tens razao, é notavel como se pode executar aplicaçoes nativas de uma qualquer distro inside um qualquer windows, verdade?

    3. Avatar de Renan Moreira
      Renan Moreira

      Não creio que tenha relação com o Windows 10. Simplesmente tem mais a ver com a forma como usamos computadores.

      Quando eu era mais novo queria testar as últimas novidades e ficar vendo como tudo funcionava. Havia disposição pra usar uma distro nova sempre. Agora tudo que quero é instalar e usar. O Ubuntu agora, por exemplo, sempre LTS.

      MINT Linux? LTSE ou LMDE. A lógica do usuário final mudou muito. Hoje também não existe mais tanta diferença entre as distros como há 10 anos.

      No Brasil, por exemplo, tínhamos o Kurumin Linux. Vinha sempre com novos Scripts e coisas q outras distros não faziam de modo fácil. Hoje os ambientes gráficos fazem a maior parte do que precisávamos fazer manualmente.

      1. Avatar de Keviny Oliveira
        Keviny Oliveira

        Você entende do assunto 😛

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Deppin é o melhor não tem igual leve, robusto e completo.

  6. Avatar de Ubirajara
    Ubirajara

    O Mint com Cinnamon é muito bom por causa da facilidade, mas tem muitas instabilidades, acho (travava muito e tive de reinstalar o sistema 2x depois de ele parar de inicializar). Já o Fedora parece mais estável, mas a interface do Gnome é comparativamente mais lenta em computadores menos potentes, também acho. Então hoje tenho um mistão: Fedora com Cinnamon.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    O mint é perfeito se for uma maquina mais simples desabilita as animações tenho um core i5 roda perfeito….edito vídeos não trava nada…por isso não instalo outras distros…..Windows nunca mais….

    1. Avatar de Keviny Gabriel Oliveira Dutra
      Keviny Gabriel Oliveira Dutra

      Talvez eu dê uma chance se sair algum Lindows kkkkk

  8. Avatar de Danilo
    Danilo

    Não gosto, dnf é muito lento.

    Pacman wins!

    1. Avatar de Keviny Oliveira
      Keviny Oliveira

      Hehehe usa qual distro?

    2. Avatar de Keviny Oliveira
      Keviny Oliveira

      Pacman é vida 😉

    3. Avatar de tUfFaS
      tUfFaS

      Não acho e até é menos propício a orphan pkgs pela forma como ele funciona quando fazes um remove de algo

      1. Avatar de Keviny Oliveira
        Keviny Oliveira

        Ah sim isso é algo um pouco chato mas criei um alias que remove faz meio que esse “autoremove”, mas sei lá no arch (e em nenhuma distro gosto de ficar removendo programas :P)

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      É bem lento mesmo, estava a assistir 3 vídeos sobre o lançamento do Fedora, e a demora pro cara instalar um pacote de menos de 1 mb demorava horrores.
      Imagina atualiza de uma versão pra outra do fedora, é por isso que geral prefere fazer instalação limpa

      1. Avatar de KodiakSwallows
        KodiakSwallows

        Demora??? So se era VM em máquina lenta
        Não noto qualquer lentidão no meu

  9. Avatar de Adriano
    Adriano

    Nunca usei o Fedora! Já usei o Ubuntu Unity, Ubuntu Gnome , Kubuntu, KDE Plasma,Peppermint, Manjaro. Taí um incentivo para usar o Fedora! Parabéns Pedro!

  10. Avatar de Keviny Gabriel Oliveira Dutra
    Keviny Gabriel Oliveira Dutra

    Vou testar nem que seja em máquina virtual 🙂

  11. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Excelente distribuição. Vale pena testar.

  12. Avatar de Keviny Oliveira
    Keviny Oliveira

    Fedora é muito bom mas o DNF é bem chatinho já que ele faz mais coisas antes de intalar os programas como ficar checando sei lá o quê, tem mais recursos que o APT, mas não dá o Pacman é o que eu mais gosto 😛

  13. Avatar de TuFfAs
    TuFfAs

    Para os gamers Linux e para os restantes que não largam o Windows só por causa dos jogos…deixo aqui uma dica que vos resolve essa questão de uma vez por todas.

    Já experimentei alguns (Fedora 30) e correm todos em High/Ultra sem stress, alguns exemplos:

    Rocket League (Steam) 100+ FPS
    Anthem (Lutris – https://lutris.net/ ) 100+ FPS
    The Forest (Steam) 100+ FPS

    …não há mais desculpas para ficar no Windows
    O segredo está aqui:

    https://github.com/FeralInteractive/gamemode

  14. Avatar de Francisco Lyrio
    Francisco Lyrio

    eu gostaria de apenas uma coisa para abandonar o windows totalmente.
    configurar a minha placa de video para usar o passthrout no windows kvm,
    e poder rodar apenas um jogo lá, o Guild Wars 2, e vejo pelos tutoriais que a perda é pequena.
    Mesmo usando Windows emulado, a experiência de uso é muito melhor do que com Windows.
    E ainda consigo chavear entre um sistema ( Linux nativo ) e o Windows ( emulado ) rapidamente
    através das areas de trabalho.
    Por enquanto estou usando um Xeon 5450 para trabalho e só ligo o meu CPU gamer depois das 18h pra jogar mesmo.
    Esse Xeon 5450 é ruim de gerenciamento de energia o multiplo dele é 9 enquanto o Xeon E3 1230 v2 é 34.