Altice: Há 6 municípios portugueses com 100% fibra ótica

59 Comentários

No âmbito da estratégia da Empresa de colocar Portugal na vanguarda da tecnologia e inovação, e tendo como vetor fundamental a proximidade com os portugueses, a Altice Portugal dá início a um projeto-piloto em freguesias de seis municípios que, a partir do dia 30 de junho, ficam cobertas com 100% de fibra ótica.

Saibam quais os 6 municípios portugueses com 100% fibra ótica.

Altice: Há 6 municípios portugueses com 100% fibra ótica


O plano de cobertura 100% fibra em freguesias e municípios portugueses, e o consequente aumento da penetração dos serviços suportados em fibra, contribui para aumentar a inclusão digital, alarga o acesso a serviços avançados, promove o desenvolvimento económico sustentado e a modernização, assim como acelera a preparação digital de toda a sociedade. Este tipo de operação que já está a decorrer noutros países europeus, como Espanha, Holanda, Bélgica e Itália, por exemplo.

Os primeiros seis municípios a integrar este projeto piloto 100% fibra são: Beja, Cartaxo, Seia Seixal, Sintra e Vieira do Minho, num total de mais de uma dezena de freguesias.

Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, considera que este movimento é uma evolução natural em termos tecnológicos, afirmando que

este é um projeto que começa nestas freguesias dos concelhos de Vieira do Minho, Cartaxo, Beja, Sintra, Seixal e Seia, mas que pretendemos que cubra todo o país nos próximos anos. Este sólido investimento em infraestruturas robustas de última geração permite desenvolver e facultar aos nossos clientes, serviços diferenciadores no mercado, assentes na máxima qualidade e fiabilidade.

Para a Altice, os compromissos que assumimos não são só palavras, são compromissos que se refletem em ações e o que hoje aqui apresentamos é prova disso mesmo. A Altice Portugal privilegia ser parceira de todos os territórios do interior do País, que necessitam da mobilização de muitos, para que vençam a adversidade da desertificação. Não abandonaremos esses territórios e, por isso mesmo, o investimento que fazemos é transversal, chegando às regiões mais remotas, com o desígnio de tornarmos Portugal no primeiro país da Europa com uma cobertura praticamente integral de fibra ótica.

Altice: Há 6 municípios portugueses com 100% fibra ótica

Reconhecida como um dos maiores investidores em inovação tecnológica do país, esta atuação está em linha com a estratégia da Altice Portugal no que diz respeito à expansão e fortalecimento da resiliência de infraestruturas fixas e móveis de nova geração, tendo prevista a cobertura em fibra ótica de última geração de 5,3 milhões de casas até 2020.

Altice acaba de apresentar Router com novo design e em cortiça

Este investimento é transversal a todo o território, chegando às regiões mais remotas, a 27.000 lugares em 308 concelhos, com mais de 3 milhões de kms de cabo de fibra, tornando, assim, Portugal no primeiro país da Europa com uma cobertura de fibra ótica de 100%.

Este track record da Altice Portugal posiciona o maior operador de comunicações do país como o parceiro tecnológico de referência e o player que mais investe em inovação em Portugal, com diferentes projetos multidisciplinares.

Leia também…

Altice Portugal é a empresa privada que mais investe em I&D

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LR
    LR

    Tem graça, vivo no concelho de Sintra e fibra nem vê-la.

    1. Avatar de João Prata
      João Prata

      Caso não tenha lido a noticia:
      “a partir do dia 30 de junho, ficam cobertas com 100% de fibra ótica.”

      1. Avatar de André
        André

        Vai a casal de cambra e vê se já está instalada…

        1. Avatar de NJ
          NJ

          Ou Camarões!!!
          Só acredito quando acontecer!

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Hahahaha fibra em Sintra em Junho, tou em Sintra e nem instalaram nada

    3. Avatar de vitor gouveia
      vitor gouveia

      tenho casa no conselho de Seia e fibra so no nome ,mas o contrato esta a terminar e agora ou fibra ou nada,,,,cambada de ALDRABOES.

  2. Avatar de João de Oliveira
    João de Oliveira

    Inclui Regiões Autónomas?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      A Madeira continua a ser expandida por Fibra, de momento *praticamente* quase todo o Funchal já tem cobertura, Câmara de Lobos foi um investimento feito no ano passado algumas zonas de câmara de lobos já têm cobertura.

      Machico é outra, Santana e Ribeira Brava (não todas as zonas, mas já existe) e sim os Açores também esta a ser alvo de uma expansão até 2020.

      Isto é, ainda continuam a fibrar até 2020, incluindo Ilhas.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        PS: Estou a falar da MEO (Altice) obviamente, a “maioria” dos Concelhos na Madeira ja tem MEO Fibra

  3. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Eles que podem ficar com a fibra que quiserem, acabei de meter fibra da vodafone ontem, estou satisfeito já que estava com um serviço de caca da altice.
    Aqui na zona de Pombal mais precisamente charneca tem cobertura fibra da nos e vodafone, tentei primeiro nos que a nos só faz bosta a vodafone resolveu logo problema.
    E ainda fiquei com uma caixa com um rolo de fibra que os técnicos esqueceram cá lool opa mas espero que se lembrem de vir cá buscar….

    Eu de meo não quero mais nada…..

    1. Avatar de Marco Rua
      Marco Rua

      Eu moro um bocado abaixo na Rua do seixo e já estou a 2 meses que a Vodafone vá lá meter fibra. Diz que falta acabar a ligação onde tenho fibra a 50 metros

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Se a sua casa tiver na lista de cobertura aperte com eles, ou pode estar a haver impedimentos técnicos

      2. Avatar de Groove
        Groove

        O cabo para a ligação ficou na casa do Luís Silva… enquanto não se lembrarem não tens solução.

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          Percebestes mal eles deixaram o rolo de fibra cá quando fizeram a instalação em minha casa que tem isso a ver….
          Eles abriram a caixa desenrolaram para passar nos postes até dentro de casa e deixaram a caixa na varanda.
          O mais engraçado é que levaram o cabo guia que estava também na varanda….bem se ainda ninguém veio cá reclamar o rolo de 50 metros é porque não lhes fazem falta :p

  4. Avatar de Atuamaedequatro
    Atuamaedequatro

    Fibra? E Mostram um router com conexão coaxial? Já parecem os gajos da NOS que vendem gato por lebre, dizem que é fibra mas fibra é só até à porta de casa. Enfim

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Aquela saída coaxial do router fibra Meo é uma Saíde de TV analógica e Digital. Não tem nada a ver com a porcaria dos routers da Nos!

      A ligação da fibra nesse router de cortiça encontra-se na parte de baixo dele!
      https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/networking/altice-router-design-e-em-cortica/#foobox-2/0/router_altice06.jpg

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        A porcaria dos routers da NOS como tu lhe chamas, é mesmo de alguém que está tão mal informado como os idosos que estão num lar da terceira idade. Os routers da NOS neste caso o router 4.0 é um router que melhorou em muito a sua tecnologia, (mas claro tu vais dizer que não presta), mas a NOS já tem centrais com tecnologia FTTH e também está a modernizar as centrais HFC para o docsis 3.1 que caso não saibas o docsis 3.1 permite-te através desta tecnologia velocidades tão semelhantes às da fibra ótica, com taxas máximas de download de 10Gbp/s e um upload de 1Gbp/s, portanto como vês a Internet por cabo coaxial ainda tem muito para oferecer, no entanto é preciso acompanhar essa norma docsis 3.1 juntamente com equipamentos fornecidos pela operadora NOS, e para isso já está em testes o novo router 5.0 que em breve estará disponível para os clientes residenciais e que vão oferecer velocidades bem superiores às comercializadas. No entanto não julgues que só porque a NOS usa tecnologia coaxial que não prestam. Precisa sim, ser modernizada e que infelizmente está a ser feita de forma muito lenta, mas pelos vistos a NOS está abrir os olhos e a perceber que tem que se modernizar.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      A MEO é mesmo fibra, isso foi uma foto de ilustre. Mesmo que queiras, não te vão por coaxial… Só se for ADSL, Fibra na MEO é mesmo FTTH ou seja é mesmo Fibra mesmo que não queiras!

    3. Avatar de JMoz
      JMoz

      E o que raio a ligação coexial no router tem a ver com a fibra? Este pessoal fuma só pode.. É com cada biqueirada sem saber do que falam

    4. Avatar de Medeiros
      Medeiros

      A “conexão coaxial” é um output e não um input. O acesso wan é mesmo fibra óptica, é até ao cliente.

    5. Avatar de Bms
      Bms

      É de Fibra na mesma só que o Cabo fica ligado por baixo

  5. Avatar de Thomas Costa
    Thomas Costa

    E eu a pagar 60€ por adsl….

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Acontece, se vier um gajo dos anos 2001, 2005 de certeza que pagavam bem mais caro para ter menos de 2Mbps.. o tal famoso 712Kbps..

  6. Avatar de art
    art

    Por outro lado , graças aos incêndios , pequenas localidades perdidas no meio da serra , já têm fibra , porque a Meo , optou por substituir os cabos destruídos por fibra…..mas se não tivesse havido incêndios nem daqui a 50 anos lá havia fibra……

    1. Avatar de João Sousa
      João Sousa

      Os gajos da meo andam a empatar os meus pais à mais de dois contratos de dois anos (4 total) “Não podemos saber quando terá fibra mas é uma questão de esperar uns meses” – isto dito por um atendente inocente que me disse também que a meo em 2016 ou 2017 teria o objetivo de pôr fibra em Portugal inteiro mas que como tinha havido os incêndios isso tinha atrasado. Segurei para não dizer nenhuma estupidez mas estive capaz de perguntar se tinha que incendiar a minha terrinha tbm para ter fibra. Obvio que isto pensei no momento em dizer e claro que nunca o faria mas porra… Oferecem um serviço de merda (ADSL) sempre a ir a baixo e empatam os clientes “velhos” durante anos

    2. Avatar de Nuno Daniel
      Nuno Daniel

      Só se for na tua zona. Porque na minha, onde existia cobre, foi cobre que passou. Não passaram fibra.

  7. Avatar de Santos
    Santos

    Fibra? Vivo dentro de uma vila, onde supostamente o serviço de fibra deveria ser aceitável, mas no serviço de 100mb que tinha, apenas conseguia velocidades de 20, 30 mb por segundo de download e à volta disso também de upload. Isto ligado ao router com cabo Ethernet. Agendavam para vir ver o que se passava e ninguém aparecia. Nem um telefonema, nada.. Felizmente já cancelei tudo, para ter um serviço de fibra assim, prefiro não ter nada.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Em que século estamos? Vivo concelho Vila do Conde, mais precisamente no FIM DO MUNDO, pois só tenho ADSL a 2 MB e FIBRA só se for virtual. Para quando internet neste concelho, freguesia Rio Mau.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Em que século estamos? Vivo concelho Vila do Conde, mais precisamente no FIM DO MUNDO, pois só tenho ADSL a 2 MB e FIBRA só se for virtual. Para quando internet neste concelho, freguesia Rio Mau.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tb sou da mesma zona. De facto não se percebe a demora: talvez por falta de interesse politico ou talvez as operdoras ganhem tanto ou mais deixando as coisas assim, pois não investem nada e recebem na mesma. Um gajo vai pra terras que são o “fim do mundo” e não tem nada lá, mas fibra e 4G+ já lá existe há muito tempo (atenção: não estou contra que o serviço lá exista). A autarquia tem a obrigação de fazer tudo o que estiver ao seu alcançe para levar a fibra a toda a gente. É indiscutivel que nos dias de hoje, a internet (em condições) é um bem essencial e indispensavel ao desenvolvimento local. Na hora de votar vou ver se houve esforço ou não…

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Eu sou perto também, sou da freguesia da Junqueira, soube entretanto que a rua principal já tem fibra, apenas para os edifícios públicos (junta e escolas), quanto aos particulares dizem que vai demorar anos

        1. Avatar de Luís Filipe Ferreira Pereira
          Luís Filipe Ferreira Pereira

          Junto-me a vós! Sou de Macieira da Maia e já está na altura de colocar fibra no concelho de Vila do Conde!

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Talvez seja vantajoso ir às redes sociais da Câmara municipal de Vila do Conde, muitas vezes utilizadas para fazerem propaganda da presiente, às custas dos munícipes e mandar a farpa 😉 normalmente atinge-os com mais rapidez e eficácia

  10. Avatar de goolo
    goolo

    estou em Santarém e ainda tenho ADSL a vontade de passar aqui Fibra é pouca ou nenhuma, que vergonha, mas ando sempre a ser chateado pelos cromos dos vendedores a querer vender fibra quando nem sequer existe, e ainda teimam que tenho fibra à porta, aja paciência, para aturar ignorantes, vão logo corridos.

    basicamente meteram fibra onde lhes convinha e os outros ficaram a ver navios…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Verdade!
      Estou perto da freguesia da moçarria, essa que tem todos os operadores por fibra… Mas outras freguesias á volta só por questão de uns metros ficam a ver navios… No meu caso tenho que embuchar com TV satélite NOS e net 3g/ 4g que é uma piada

  11. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    São tão mentirosos estes gajos da Fibra, que eu já não tenho paciência para os aturar.
    Desde 2014 que ando a espera e nada. Para mim são os piores serviços deste género (tv/internet) em Portugal.
    O serviço que tenho de internet é ADSL, que no máximo de velocidade não chega aos 10mb (contratado até 24mb), um serviço obsoleto que nunca vai passar para fibra, pois quem é cliente ADSL paga para os clientes que são fibra. Se ainda fosse PT Portugal, eu acredito que já havia fibra em todo o País.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      e a PT Portugal é o que? É a ALTICE LOL. Com o Zeinal Bava podias pegar num banquinho, uma jarra e uma palhinha a beberes o teu cocktail favorito que a fibra nunca a ias ver. O projeto é expandir até 2020 continente, ilhas etc..

      1. Avatar de João Sousa
        João Sousa

        Fico à espera disso. Já há uns 3 anos que me disseram que era uma questão de meses até ter fibra. Chegam os incêndios no verão vão pôr fibra onde os cabos de cobre se estragaram e os outros nem vê-la tão depressa.

        1. Avatar de troll
          troll

          Situação de facil resolução. Machado/moto serra e mandas os postes abaixo.

  12. Avatar de Pukki
    Pukki

    Também já fui mentiroso…
    Vivo por esses lados… fibra? Só se for virtual!

  13. Avatar de Goncalves Maria
    Goncalves Maria

    Desde que temos a altice, verifico diariamente uma grande diminuição na qualidade, por exemplo, da rede de telemóvel. Tenho tanta saudade da Portugal telecom!

  14. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Uma questão a quem me puder responder.
    Adquiri o pacote da vodafone fibra com 100 canais sem box, ouvi à dias num video no youtube que existe uma box que funciona com qualquer operadora.
    Alguém sabe de alguma que seja boa, que sintonize bem, e tenha a lista de canais bem organizada, ou é melhor comprar uma box da vodafone?

  15. Avatar de Policarpo
    Policarpo

    Pois, fibra é assim uns têm outros não.
    No entanto a ALTICE quer dispensam agressivamente os seus colaboradores /técnicos.
    É esta hein.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    O meo primo colocou fibra da meo no dia 25 _ 04 2019 e já foram reparar duas vezes isto e qualidade

  17. Avatar de Alberto Coelho
    Alberto Coelho

    Pois moro na encosta de São Marcos e fibra está a onde pois sou cliente do meio a mais de10 anos mas de este ano não passa.

  18. Avatar de Jony do Mar
    Jony do Mar

    Moro na Guia (Albufeira) e desespero por ter fibra… Isto aqui parece o terceiro mundo com ligações inferiores a 8Mb e 1Mb de upload…

  19. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Isto deve ser para rir!
    Falam em fibra e vejo um EMTA para cabo coaxial!

  20. Avatar de Costa
    Costa

    É tudo muito bonito mas se a iniciativa não partir dos Municípios/Freguesias, nada feito! Estamos em 2019 e nem os 24 Mb de ADSL que a MEO vende me conseguem pôr em casa, quanto mais fibra. E é de realçar que a pouco mais de 2km já existe fibra de todos os operadores, mas lá está, são munícipios diferentes..

  21. Avatar de CARLOS ROVISCO
    CARLOS ROVISCO

    Para quando a fibra para o Monte Caparica Alcaniça, há cá muita população estamos esquecidos no concelho de Almada

  22. Avatar de CARLOS ROVISCO
    CARLOS ROVISCO

    Para quando a fibra para o Monte Caparica Alcaniça, há cá muita população estamos esquecidos no concelho de Almada

  23. Avatar de CARLOS ROVISCO
    CARLOS ROVISCO

    Para quando a fibra para o Monte Caparica Alcaniça, há cá muita população estamos esquecidos no concelho de Almada

  24. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    condeixa a nova tem 100% fibra e não aparece mencionada

  25. Avatar de Paula
    Paula

    Na remota localidade de Bizarros, freguesia de Arazede, Concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, em pleno litoral, nem ADSL há! Quanto mais fibra! Para ter net é por ligações 4g da nos (apenas 2 anos) e da Altice com 4g apenas 8 meses. Mas, com velocidades que de manhã são de 10 sim 10 megas e á noite não passam de 200-300 kapas! Sim, pura verdade, ainda gozam com “sabe é igual a auto-estradas, quando há muitos utilizadores a internet fica lenta”. Vergonha

    1. Avatar de Rogério Perdiz
      Rogério Perdiz

      Viva… Olhe acredito completamente em si! Sabe porquê? Porque sou dos Pelicanos XD e já vamos em 3 anos depois do seu comentário e como estamos? Pior.

  26. Avatar de Francisco
    Francisco

    Estão a pensar em por nas freguesias de vila do Conde ?

    1. Avatar de asdrubal
      asdrubal

      Vila do conde a unica coisa que avança é o preço da agua.

  27. Avatar de jacinto silva
    jacinto silva

    concordo plenamente,vivo no conselho de tondela ,tenho adsl a fibra esta na central ,mas nao querem instalar ,pois a adsl fica mais barata para eles

  28. Avatar de informado
    informado

    Preços caros pro cliente

  29. Avatar de Videira
    Videira

    A Alice continua a ser a única empresa com fibra em Portugal? Ou seja, as operadoras alugam a fibra à Altice? (sou leigo na matéria, gostava genuinamente de saber)