Lançado o Linux Mint 9 KDE

28 Comentários

A equipa de desenvolvimento do Linux Mint, anunciou no passado dia 27 de Julho a versão do Linux Mint 9 (também conhecida como “Isadora”) com ambiente gráfico KDE.

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint_00

Esta versão do Linux Mint 9, traz algumas novidades, das quais destacamos:

  • KDE Network Manager
  • Novas aplicações (mais de 30.000 aplicações disponíveis no total)
  • Nova ferramenta de backups (possibilidade de realizar backups incrementais, compressão, verificação da integridade do backup, restauro)
  • Melhorias a nível de “look and feel”
  • Melhorias a nível de funcionalidades
  • Suporte para reprodução de DVDs, Java, vários codecs
  • Baseado no Ubuntu LTS 10.04 “Lucid Lynx”
  • Kernel 2.6.32
  • X.org 7.5
  • Ambiente gráfico KDE 4.4.4

mint_001

Este tipo de distribuições, apesar de serem extremamente poderosas, não requerem grande requisitos de sistema. Confira os requisitos:

Requisitos do sistema para instalar o Linux Mint 9 KDE

  • Processador x86
  • 512 de memória RAM
  • 5 GB de espaço em disco
  • Placa gráfica compatível com resolução 800×600
  • Leitor de DVD ou porta USB

Artigos relacionados

Esta é sem dúvida uma distribuição que reúne muito adeptos, uma vez que é baseada no Ubuntu e por simplificar a interacção entre utilizador / sistema.

Quem usa esta distribuição?

Licença: GNU/Linux
Download: Linux Mint 9 KDE 32 bits [1,3 GB] | 64 bits [1,3 GB]
Homepage: Linux Mint

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pmsm1100
    pmsm1100

    “Processador x68”?

  2. Avatar de A. Fernandes
    A. Fernandes

    Conheço ha algum tempo e está cada vez melhor.
    A base em Ubuntu garante uma excelente base de desenvolvimento. Vem ainda carregadinho de extras que facilitam imenso a vida dos iniciantes em ambiente linux.

    Sem dúvida, um grande projecto a seguir.

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Distro muito boa para iniciantes

  4. Avatar de antxnix
    antxnix

    legal, assim não precisa instalar o kubuntu-desktop.
    a única coisa ruim que vejo, é o tamanho da instalação.
    gnome 1cd já do kde (1dvd)

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Segundo os autores, o KDE ocupa MUIIITO espaco. Portanto, requere muito tempo e trabalho para ter uma versao funcional do KDE num CD.

      Sendo baseado no KUbuntu (que apenas inclui o KDE-desktop e exclui o Gnome-desktop), sera’ que tambem vem com o Gnome ou decidiram incluir todas as aplicacoes no KDE? Parece que a primeira opcao e’ a mais provavel. Se o Kubuntu cabe num CD, duvido que tenham escrito 400 megas de aplicacao apenas para o Linux Mint 9 KDE.

      Em relacao aos requisitos, pelo menos um Pentium 4. x86 e’ apenas a arquitectura.

      Fiquem Bem!

      1. Avatar de antxnix
        antxnix

        por isso meu pc tem o slackware com o kde 3.5 ainda.

  5. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Essa é uma distro boa para iniciantes.

    PS: Atenção no erro no requsito do sistema… “Processador x68″…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Yups..corrigido. Thanks

  6. Avatar de lolwut
    lolwut

    KDE é tão bloated. Odeio.

    1. Avatar de Semog
      Semog

      é bloated porque as distros os metem assim kubuntu é um bom exemplo disso mas se exprimentares sidux, arch (chakra) verás que nao ocupa mais de 100Mb/ 150Mb ram uso sidux num portatil com 512 ram e funciona perfeitamente podes usar num netbook funciona tambem e quando sair o kde 4.5 ainda ficara melhor com muitos bugs corrigidos
      eu usou e recomendo até linus torvalds o prefere aos outros mas no fim é uma questão de gosto

  7. Avatar de o_unico
    o_unico

    Uso a versão 9 com Gnome. Sou novato em termos de Linux, mas estou bastante satisfeito porque meu PC já não é uma grande máquina e consegue suportar um sistema que implementa idéias novas sem aumentar as exigência para rodá-lo.
    Utilizava XP e odiava ter que praticamente reinstalar em intervalos de 6 em 6 meses sem motivo aparente porque começavam a sumir arquivos importantes de boot.
    Com 4GB tenho vários pacotes excelentes já instalados e que consumiriam mais de 10GB no Windows.

  8. Avatar de ruben
    ruben

    Também já foi lançada a versão 15 do caixa magica. Poderiam fazer uma review desta nova versão?

  9. Avatar de lmx
    lmx

    boas.
    a minha opinião é que se trata de uuntu, mas com outra interface e para isso mais vale ubuntu.
    O kde além de bonito é muito confuso, parece o windows, desde a versão do xp para cá.

    cmps

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      E’ apenas o Kubuntu com codecs proprietarios que o Ubuntu nao pode incluir nas suas distribuicoes e algumas appszinha e cores diferentes. Devia ser DistroD (distribuicao-Distribuicao).

      Prefiro o KDE a qualquer outro Window/Desktop Manager, mas admito que algumas funcionalidades sejam um bocado “confusas” para os iniciados. Mas nada que algum tempo nao cure.

      Fiquem Bem!

  10. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Uso a versão gnome mas sou capaz de a substituir por esta pelo explorador de ficheiros dolphin que julgo que a acompanha

    De resto nao sei se haverão muitas outras diferenças

  11. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    a melhor distro “de longe” em ambiente KDE PCLinuxOS2010. É só instalar e utilizar.

  12. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    KDE é tão amaricado!!!
    Gnome é que é de homens meus senhores 🙂

    Já agora… Debian… é Debian…

  13. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Ou então um backtrack também dá jeito 🙂

    Desculpem o doble post

  14. Avatar de Kayn
    Kayn

    Adoro o Mint e já o sigo praticamente desde que apareceu, mas francamente não consigo gostar do KDE, desde sempre. O Gnome tem um feel muito melhor, pelo menos para mim. Começei por usar KDE, mas só quando começei a usar o gnome é que começei realmente a gostar de usar linux em desktop.

    Felizmente para mim, a versão “main” do Mint é com Gnome e as configurações que vem por defeito são muito boas – evitam muito trabalho.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Obrigado pelo artigo, mas tenho que fazer um reparo. A licença não é GNU/Linux. GNU/Linux é o sistema operativo em que se baseia o Linux Mint e que muitos conhecem apenas por Linux.
    A licença aí nesse caso seriam várias, mas maioritariamente GNU General Public License, ou abreviando, GNU GPL.

  16. Avatar de FMC
    FMC

    Para um leigo em informatica como eu e que gostaria de instalar um sistema livre é-me complicado,defacto sei formatar o meus pc’s windows xp/vista o xp ‘e um p4 com 1g ram e uma grafica fraquinha ATI radion x300 uma placa mãe da venha quarda p5gd2-x. som c-media cmi9880.
    colunas 5.1
    a minha pergunta vai no sentido se posso com estas limitações instalar o linux
    obrigado espero que compreendem a minha ignorância
    um abraço
    FMC

  17. Avatar de pedro
    pedro

    FMC: eu tenho um portatil toshiba a60 com mt anos em cima e com uma configuração semelhante à sua. Meti o Mint e nunca mais quis outra coisa. Não tem comparação com o xp que usava. Aconselho vivamente.

  18. Avatar de fmc
    fmc

    Obrigado Pedro
    como depois vou buscar as drives?
    tenho um modem Wireless da zon terei que o configurar ou é a mesma coisa que no xp?
    me desculpe esas perguntas sou completamente leito esta materia
    se me poder ajudar ou dizer-me onde posso ver tutoriais de instalação
    obrigada p’la compreenção
    um abrço
    FMC

    1. Avatar de o_unico
      o_unico

      Testa primeiro instalando com o VirtualBox.
      Em relação as drivers não tive problema com nenhuma, ele detectou automaticamente.

  19. Avatar de CLODOALDOPS
    CLODOALDOPS

    Linuxmint-kde is the kubuntu killer!

    very good!

  20. Avatar de frank
    frank

    Gostaria de saber se é possivel fazer o restauro do sistema no Mint 9 para uma data anterior e como.

    Atenciosamente

    Frank

    1. Avatar de dicaubuntu,blogspot.com

      KDE é lindo e em algumas distros funcionam perfeitamente como é o caso do Mandriva. Dizem que KDE é pesado, porém com 2gb de memória nunca tive nada do que reclamar, o único porém fica por conta do suporte ao Compiz, já que nem todas distribuições oferecem, por isso meu KDE favorito é o Mandriva, esse negócio de sistema funcional comigo não rola: para mim além de funcionar bem tem que ser bonito, atraente e divertido.

      Já testei Linux pra dar com pau e me saí com esta:

      KDE é Mandriva e openSUSE.

      Gnome é Ubuntu, fedora e Mandriva o resto é tudo bobagem.