Kodi 14.0 (“XBMC) – O melhor Media Center no teu Ubuntu

25 Comentários

Quase como um presente de Natal, a equipa responsável pelo Media Center Kodi (antigo XBMC) disponibilizou a versão final do Kodi 14. Esta versão destaca-se por trazer o FFmpeg 2.4.4, garantindo o suporte para os formatos h.265 e VP9.

Hoje o Pplware ensina como podem instalar o Kodi 14.0 no Ubuntu ou derivados.

kodi_08


O Kodi é o “substituto” do popular media center XBMC. Anunciado em Agosto de 2014, a equipa responsável pelo projecto Kodi disponibilizou no passado dia 23 de Dezembro a versão final.

Como instalar o Kodi 14.0 no Ubuntu?

O Kodi 14 está disponível de forma oficial para o Ubuntu. No entanto, para que tudo funcione correctamente, é necessário que instalar alguns pacotes adicionais. Para isso devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Instalar pacotes de suporte

sudo apt-get install python-software-properties pkg-config software-properties-common

kodi_05

Passo 2) Adicionar o PPA

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc/ppa

Passo 3) Actualizar a lista de repositórios

sudo apt-get update

Passo 4) Instalação do Kodi e do encoder

sudo apt-get install kodi kodi-audioencoder-* kodi-pvr-*

Depois de instalado, é só ir à Dash e procurar por Kodi. Boas sessões de “cinema”!

kodi_09

O Kodi está disponível para vários sistemas. Se não usa Ubuntu, veja no link abaixo e verifique se o Kodi está disponível para o seu sistema.

Download: Escolha aqui o seu sistema
Homepage: Kodi

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Osvander
    Osvander

    E o kodi para linux rpm, não tem??

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já experimentei usar o anterior XBMC como multimedia center, mas nunca consegui que a TV reconhecesse as legendas que estavam junto aos vídeos, no PC. Já se utilizasse um HDD externo ligado directamente à TV, não tinha qualquer problema em que estas fossem imediatamente assumidas. Há solução para isso?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A TV não tem que reconhecer, por norma a maioria reconhece legendas NO ficheiro de vídeo (como faixa de legendas), o XBMC sim reconhece quase tudo, pode acontecer que não está activo (vais às configurações, procuras legendas e activas).

      Não entendi a relação XBMC e tv … se queres um media server tens outras opções também como o plex

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        A relação XBMC e TV, se não expliquei bem, vou tentar ser mais claro… Quando vejo no PC (XBMC) um vídeo, este apresenta automaticamente as legendas em português, porque está assim configurado nas definições. Mas quando acedo ao XBMC, na TV, pela partilha de rede (UPnP, creio), o vídeo é apresentado SEM legendas. Há forma do XBMC partilhar em rede as legendas?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Pelo que li em ‘http://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=126521&page=3’, o XBMC/Kodi server não faz stream das legendas, apenas dos vídeos. Vou experimentar uma alternativa indicada lá, o Serviio. 🙁

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Mas se tens o PC ligado com XBMC (para servir os filmes), porquê usar a TV para fazer a leitura?

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Simples. 🙂
            Para toda a família ver, na TV da sala, e não num ecrã de portátil. Já agora, acabei por ficar com o Plex instalado, tal como sugeriste, pois transmite as legendas e é bem simples de instalar, ao contrário dos outros que indiquei. Obrigado

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            E como iria ver conteúdo 3D num portátil sem essa capacidade? Usando Plex e a rede interna, a TV transmite. 😉

  3. Avatar de AcerTravel
    AcerTravel

    Para quando para o pipplware?

  4. Avatar de Toninho
    Toninho

    que receptor satélite com Android aconselham ?

  5. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Bom dia,

    Tenho a última versão do XBMC antes da passagem para KODI instalada no linux mint Qiana.

    Como faço para fazer upgrade para esta versão do KODI sem
    “perder” os addons que tenho instalado?

    Obrigado

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Eduardo,

      Instala um addon chamado xbmc backup, este addon está em programas, se ele não aparecer clicas em obter mais addons, programas addons e procuras por ele e instalas. Depois de instalado clicas e escolhes backup e o caminho onde vais guardar o backup, se é num sd Card, numa pen ou hdd. Instalas a nova versão Kodi e segues os processos acima descritos para instalares novamente o xbmc/Kodi, e de seguida clicas em xbmc/Kodi e escolhes a opção restore e o caminho onde tinhas o backup guardado. E assim não perdes nada. Repõe tudo o que tinhas na versão anterior.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Obrigado Raul pela ajuda.
        Já agora como posso instalar no Linux mint qiana?
        Obrigado

        1. Avatar de João Matias
          João Matias

          são os mesmos passos usados para instalar no Ubuntu.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Tendo a Repo RPMFusion adicionada, ainda não apareceu o Kodi, há alguma maneira (.rpm) de poder instalar?

  7. Avatar de lala
    lala

    Boas, alguém sabe se com o kodi é possivel reproduzir Blu-Rays em sistemas Linux?

  8. Avatar de carmo pereira
    carmo pereira

    acabei de instalar o kodi no meu raspberrypi e funciona nas horas!

    🙂

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Carmo, já está disponível através do pipplware?

      Obrigado

      1. Avatar de carmo pereira
        carmo pereira

        nop. Nem nunca vi essa instalação do pplware.

        instalei utilizando o OpenELEC. É super simples.
        vou fazer assim um how-to em 1min.

        o objectivo é ter um cartão em que tenha na primeira partição a imagem do kodi e na segunda partição, apenas um espaço para dados.

        aquilo que fiz foi:

        utilizei o mini partition
        http://www.partitionwizard.com/free-partition-manager.html

        e criei uma partição fat32 primária com 200megas.

        depois com o win32diskimager
        http://sourceforge.net/projects/win32diskimager/

        carreguei a imagem
        http://releases.openelec.tv/OpenELEC-RPi.arm-5.0.0.img.gz

        e selecionei a drive correcta e carreguei no write.

        depois foi novamente ao partition e utilizei o espaço restante no cartão que não tinha nada, e criei a partição ext4 também primária. (onde vão ser gravados os dados, e videos, e o camandro)

        coloquei o disco no raspberry, liguei cabo de rede, teclado e rato, e pimba.

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Obrigado carmo pela partilha.

          Já agora qual será melhor skin para o xbmc no raspberry pi para além da confluence?

          Obrigado

          1. Avatar de carmo pereira
            carmo pereira

            eu neste momento tenho a Xperience1080

            vê a que gostares mais. existem uns videos no youtube onde fazem pequenos previews das skins.

            como este por exemplo:
            https://www.youtube.com/watch?v=7HQBeMI19GE

            podes sempre instalar o kodi no teu sistema operativo (linux ou windows) e experimentar as skins antes de sequer mexeres no raspberrypi.

            mas só vais ter mesmo uma noção se os menus e transições são fluídas, quando tiveres a testar no equipamento final.

  9. Avatar de Jérémy
    Jérémy

    Olá amigos…
    Estou a tentar instalar o KODI no meu PI2 no Ubuntu MATE mas quando chego a parte final de por sudo apt-get install kodi kodi-audioencoder-* kodi-pvr-*aparece-me para por novamente sudo apt-get update porque não encontra os ficheiros.

    Diz-me: W: Duplicate sources.list entry htt:….

  10. Avatar de henrique ferreira
    henrique ferreira

    Ola pessoal, se instalar o Kodi no meu disco externo posso ligar na TV para ver os jogos.
    Obrigado