Kdenlive – Fantástico editor de video para Linux e FreeBSD

20 Comentários

Para quem está habituado ao simples mas eficiente Movie Maker do Windows, quando chega ao Linux e precisa de trabalhar com vídeo, a tarefa de arranjar um substituto não é fácil…apesar das empresas que produzem software estarem atentas à popularidade do Linux nos últimos tempos.

Recentemente o nosso leitor cardosojc questionou na Comunidade Pplware Linux qual o melhor editor de vídeo….a resposta foi unânime: OpenShot para Gnome (que já apresentamos aqui) e o kdenlive para KDE. Hoje vamos conhecer melhor o kdenlive.

kden_04

kdenlive é uma intuitiva e potente plataforma para edição de vídeo, que inclui as mais recentes tecnologias. O software é completamente gratuito e oferece suporte para DV, AVCHD e HDV.

kden_03

Principais funcionalidades/características
  • Suporte para um conjunto alargado de máquinas de filmar
  • Edição Multitrack com
  • Tracks Áudio e vídeo  organizadas por layers
  • Ferramentas para criar, mover, cortar e apagar vídeo clips, áudio clips, clips de texto e clips de imagens
  • Um conjunto alargado de efeitos e transições
  • Possibilidade de exportar para os seguintes formatos:
    • DV (PAL and NTSC).
    • Mpeg2 (PAL, NTSC and HDV) and AVCHD (HDV).
    • High quality h264
  • Possibilidade de criar teclas de atalho

kden_02

Como instalar o Kdenlive no Ubuntu?

Para instalar o Kdenlive basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:sunab/kdenlive-release
sudo apt-get update
sudo apt-get install kdenlive

Tendo em consideração as funcionalidades que oferece, o Kdenlive é sem duvida um must-have quando os utilizadores necessitam de um editor de áudio/vídeo. Experimentem e mostrem-nos os vossos projectos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de neco
    neco

    salva e depois da incompatibilidade com os equipamentos da produtora…q são todos baseados em windows..

  2. Avatar de JP (djlinux)

    Movie Maker? Já uns valentes anos que não uso o janelinhas, mas pelo que me lembro o Movie Maker nem pisa os calcanhares do Kdenlive nem do OpenShot…

    Estou desejando de poder experimentar é o Lightworks, ainda tentei a sorte com o Alpha mas fiquei a ver navios…

  3. Avatar de jorjão
    jorjão

    Já usei o kdenlive e de facto é muito bom. Muito superior ao windows movie maker.
    Mas mais poderoso, pelo menos aqui há uns anos, era o cinelerra.

  4. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Aos mais entendidos em linux pergunto uma coisa. Aplicações gráficas só funcionam no ambiente par que foram projectadas??? Este é para KDE. No entanto outras apps,essa questão não se põe, chrome, Libreoffice, etc funcionam em qualquer ambiente, LXDE KDE GNOME. Alguém pode explicar como se eu fosse muito burro 😀

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Quanto usar aplicativo do KDE em uma distro com Gnome, podemos ter algum efeito indesejado, mas a maioria funciona normalmente.

      1. Avatar de Fernando Andrade
        Fernando Andrade

        tou em XFCE e utilizo bem o Kdenlive, falhou 2 vezes(pura e simplesmente desligou-se), mas acredito que se estivesse a usar KDE não seria assim…

    2. Avatar de cientista
      cientista

      Não, podem correr em qualquer ambiente.
      Aplicações gráfica desenhada para KDE (neste caso particular) podem correr em outros ambientes gráficos desde que as dependencias sejam satisfeitas.
      No caso do KDE muitas vezes são dependencias Qt e kdelibs etc.
      No caso de aplicações Gnome são muitas vezes GTK etc.

      Ou seja, como basicamente todas as aplicações em Linux/Unix, desde que as dependencias sejam satisfeitas as aplicações correm em qualquer ambiente grafico.

      A diferença é que as aplicações como o Libreoffice “tentam” não usar libs proprias de um ambiente grafico como kdelibs equanto que as desenhadas para um ambiente grafico especifico usam, normalmente para uma interação melhor com o mesmo.

      Cumps

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa noite ,

        Tens toda a razão por isso , é que instalarmos via consola e dermos o comando de -f install as dependencias serão satisfeitas ou então a consola irá dar a informação das que são necessária baixar e qualquer programa como o synaptic é só colar as libbs em falta ou linguagem QT que tudo fica instalado na perfeição .

        Dou-te um exemplo de hoje que me ocupou praticamente a tarde toda a minha esposa para felicidade minha resolveu mandar o W8 as urtigas , fiz a instalação normal da 12,04 LTS e os resultados não foram os que eu esperava , falta de fluidez que estou habituado no Linux , pois meti mão a obra e passei a caixa preta e foi toda a tarde e agora está um brinco um autentico Ferrari , até eu que não sou de me entusiasmar muito fiquei satisfeito com o resultado final , claro que é preciso conhecimentos ,mas coisas simples como nos defendermos de problemas de performance porque temos pacotes quebrados porque não fomos cuidadosos com o que instalamos aí já é nossa a responsabilidade .

        Aceitem os meus sinceros cumprimentos

        Carlos Carvalho

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          A questão é, se não tiveres no ambiente gráfico kde vais ter de fazer downloads de todas as bibliotecas Qt e por ai adiante ficando o sistema mais pesado só para executar uma aplicação.

          No meu ponto de vista se tiveres uma alternativa viável em GTK só ficas a ganhar alem, diga-se de passagem, as aplicações ficam completamente descontextualizadas (leia-se feias) do ambiente principal.

          Serva, qual foi a distro que utilizas-te? arch? Se for, sinceramente das experiências que tive não fiquei muito convencido…mas também provavelmente não me enquadro no publico alvo desta distro.

          Isso é tudo muito bonito, mas deves ter em conta que nem toda a gente está com paciência (ou tem conhecimentos) para estar a configurar um sistema operativo à unha só porque sim…bem dito Windows 8 que é acessível a todas (bem como o ubuntu por ex).

    3. Avatar de Carlos "Kadu" Eduardo

      Gerardo, na verdade não! Aplicativos escritos para KDE podem rodar tranquilamente em ambiente GNOME, Pantheon, LXDE, XFCE e afins.
      Quando instalamos o KDENLIVE por exemplo, o próprio instalador baixa as dependências necessárias, como as libs do KDE.

      Por exemplo, o GIMP, quando instalado no Windows, baixa as dependências que ele precisa do GTK+. logo, ao instalar o GIMP no Windows ou no KDE, por exemplo, ele logo baixa alguns pacotes relacionados ao GNOME.

    4. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Gerardo , o KDENLIVE funciona em qualquer distribuição da familia Debian e muito provavelmente noutras famílias desde que os pacotes sejam devidamente compilados , o que se passa com a interface KDE é que existem várias equipas responsáveis pelos diversos projectos desta interface e normalmente todas estas aplicações ficam melhor integradas em termos de aspecto na interface KDE , mas é mesmo só isso , um exemplo do que estou a afirmar é o gravador de projectos do KDE que se chama K3B e que podes usar em qualquer outra família de Linux , o problema só se põe mesmo ao nível dos repositórios mais nada .

      Eu se quiser instalar o gravador brasero que é desenhado para trabalhar em Gnome instalo na boa no KDE , não existe essa barreira que pensa Gerardo , essa é uma das grandes vantagens do Linux .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Carlos Carvalho

    5. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Obrigado por terem perdido tempo a responder-me. No entanto vou reformular. Parece que é um problema de biblioteca, então porque é todas as apps não seguem o caminho o caminho das que não dependem das bibliotecas de um determinado ambiente para serem compatíveis com todos. ?? Por acaso lembro-me de correr uma app num ambiente de trabalho diferente e aquilo descarregou o KDE quase todo. Achei uma parvoíce apenas para correr uma app.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Todos os programa dependem de bibliotecas, podes ou não descarregar dependendo se o sistema operativo tenha-as ou não.

        Um exemplo pratico da questão é, se quiseres correr uma aplicação Java tens de sacar o executável que contem a virtual machine (simplificando: virtual machine = bibliotecas) primeiro, se não o software nem corre.

        Quanto à tua pergunta, isso acontece porque não estás em ambiente KDE como já percebeste, podes culpar a fragmentação do Linux por isso. O melhor é evitares aplicações QT, eu sinceramente penso que nem seja muito difícil de o fazeres.

  5. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    só falta mesmo é um videozinho a explicar como funciona… ainda não tive foi tempo de o fazer.

  6. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Falta referir que também funciona em MacOS.

  7. Avatar de WIIL1AN
    WIIL1AN

    Muito legal, eu achava que não existia um aplicativo tipo movie maker para linux.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Isso é falta de observação. Basta ires à central de programa e ver os diferentes editores de vídeo.

  8. Avatar de ExLINUX
    ExLINUX

    Não compensa usar Linux! Windows tem ferramentas mais poderosas para trabalhar Corel PhotoPaint, Corel VideoStudio X6 tudo comprado e barato!

    1. Avatar de Leor
      Leor

      Comprado? Não conta. Essa comparação é muito fraca desculpa que te diga.

      1. Avatar de Ex Linux 2
        Ex Linux 2

        estou de acordo com o ExLinux, Linux é para pobre..
        O Openshot é melhor que KDENLIVE e mais estável mas não faz textos com qualidade ficam arrastando e serrilhados nada suave como os editores do windows… Tambem falta criador de menus Bluray não existe.
        Para que ficar cansando a cabeça com Linux quando exitse softwares baratos para video no windows Sony Vegas Platinum a volta de 80€ não é caro e é um excelente software…