Jolicloud 1.0 finalmente disponível para todos

14 Comentários

Imagine um sistema operativo centralizado na interacção com os nossos amigos. Imagine que o utilizador não tem de se preocupar com actualizações do sistema ou outro qualquer tipo de software. Imagine que todas as sua máquinas são automaticamente sincronizadas entre elas. Imagine que as aplicações da Internet passam a ser as aplicações do seu PC?

Este sonho é agora realidade, com o Jolicloud 1.0

jolicloud_00

Jolicloud é um novo projecto liderado pelo fundador da Netvibes Tariq Krim, que deixou a empresa e decidiu dedicar-se a tempo inteiro a este sistema operativo baseado em Linux e que promete tornar mais agradável a experiência do utilizador nos netbooks, sendo este um SO completamente baseado no conceito de cloud computing.

A equipa de desenvolvimento do Jolicloud anunciou recentemente a disponibilização da versão Final (Jolicloud Robby)

jolicloud_01

Algumas características

  • Simples, personalizável, e com os menus baseados na tecnologia HTLM5
  • Centralização de aplicações da Web (a partir de uma conta-comunidade nativa que o OS incorpora)
  • As mais diversas ferramentas para as redes sociais

Segundo o líder deste projecto, Tariq Krim, comunica no site oficial:

Adoramos netbooks: são baratos, compactos, leves e sempre conectados via 3G. Só não gostamos da experiência do utilizador e por isso, decidimos construir uma nós mesmos.

Usámos Linux e tornámos o arranque mais rápido e optimizámos-lo para navegar na web e para computação em nuvem (cloud computing). Redesenhámos a interface e integrámos algumas coisas interessantes.

Foi assim que o projecto Jolicloud começou. O próximo passo é deixá-lo experimentar e ter a sua opinião para que possamos construir a melhor experiência com netbooks.”

Artigos relacionados

Download: Jolicloud 1.0 Express (Torrent) A partir do Windows [695 MB]
Download: Jolicloud 1.0 (Torrent) via Pen USB  [695 MB]
Homepage: Jolicloud
Twitter: Jolicoud

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Dias
    Luís Dias

    Até parece Android.

  2. Avatar de A.S.

    Em outubro já falamos… Chrome OS é que vai ser…

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Este para mim tem um ar muito mais polido, além de suportar aplicações offline convencionais (bem como online) ao contrário do Chrome OS que terá uma oferta na sua totalidade de web apps.

      Convence-me mais este modelo Híbrido!

  3. Avatar de M4X
    M4X

    Parece basicamente o ChromeOS

  4. Avatar de atacha
    atacha

    É o Ubuntu netbook edition com um visual diferente. só muda o logotipo lol

  5. Avatar de João Dias
    João Dias

    Off-topic:
    Vocês realmente…já experimentaram o Sistema Operativo para fazerem conclusões dessas? O Chrome OS ao pé deste fica a milhas, tanto na GUI, como na Usabilidade. E depois, comparar o UNRemix com o JoliCloud é o mesmo que comparar carros e motas – sim, ambos andam…

    De volta ao assunto:
    Há uma coisa que me intriga. Como é que vão conseguir meter as pessoas a experimentar o SO? É que, infelizmente, muita gente compra um Netbook hoje em dia porque é barato, e, ou nem sabe que existe muito para além do horrível Windows 7 Start Edition, ou então preferem sujeitar-se ao Windows, algo que não está preparado para netbooks.

    Eu também uso o Windows 7, mas possa, meter o Windows num netbook é…

    Enfim, como é que ensinamos as pessoas a perceberem que um netbook é, enfim, para a net?

  6. Avatar de patrick pwall

    A duas semanas comprei meu primeiro netbook, e me dispus a testar o melhor S.O para netbook, que logicamente o Windows 7 Starter (pré-instalado) nao seria um S.O para netbooks.

    Testei o MeeGo, que eu acreditava ser amor a primeira vista e depois me desiludi, o JoliCloud e finalmente o ganhador: Ubuntu Netbook Remix.

    Para mim o MeeGo e o JoliCloud, com excessão do layout, ainda não estao totalmente estáveis para abandonar de vez o Windows, coisas simples como executar uma musica ou assistir um video é uma dor de parto. Mas, realmente acredito que eles irão ter futuro sim, mas ainda não é o momento deles agora.

    Em contra partida o Ubuntu Netbook Remix, não ganha em quesito mais lindo, mas ganha em sentido de estabilidade, escalabilidade, intuitividade e performance. Por ser um Ubuntu, tem a grande vantagem de possuir uma enorme gama de desenvolvedores de programas compativeis desde mais de 5 anos de existencia do S.O. originario.

    Até o final de semana vou ter um post no meu blog descrevendo mais detalhadamente minha experiencia com cada Sistema Operacional para netbook.
    Dê-em uma visitada por lá.

  7. Avatar de R3volution
    R3volution

    e será seguro? sou um pouco céptico em usar algo que está alojado noutro sítio em que não tenho controlo sobre o que estou a usar :/

    1. Avatar de Olly

      É o meu receio também.
      Os ClouOS podem ser muito bons (acredito que sim) mas o preconceito que temos de ter tudo bem guardado a sete chaves dá-nos aquela sensação (por vezes falsa) de segurança. Coisa que, por mais seguros que possam ser, os CloudOS não conseguem dar.

      Mas o tempo tratará de curar esses receios 😀

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Vocês podem ter os vossos ficheiros guardados no computador. Só fazem upload para uma cloud se quiserem. Eu faço-o, fora do JoliCloud – para o conhecido Dropbox.

      E depois, podem instalar aplicações locais, como o Open Office, o Gimp, o Wine (o que dá bastante jeito para aplicações do Windows), o Adobe AIR, browsers, etc.

      Além do mais, não precisam de o instalar para testarem. Instalem uma máquina virtual (ex Virtual Box) e experimentem! 🙂

    3. Avatar de Tiagus
      Tiagus

      É por isso que existe o eyeOS! Com este SO (que não é bem um SO!) utilizamos um servidor NOSSO! Bem mais seguro!

  8. Avatar de mane
    mane

    O meu toshiba N100 tende a ficar super lento com estes SO, o último que instalei foi o Ubuntu remix e não se mexe… alguma sugestão?

    1. Avatar de sheldon
      sheldon

      Eu indicaria Windows 7, roda muito bem no meu AspireOne D250

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Ó Sheldon, não me parece que o Windows 7, mesmo o Starter Edition, seja indicado para um netbook. Um pouco de experiência com ele, e vai ver que o sistema não está preparado para ecrãs pequenos.

        Experimente o JoliCloud, Mane, o motor funciona quase todo em HTML5, por isso velocidade não deverá ser problema. Se não gostar, também não paga mais por isso.