Jolicloud Robby – 100% compatível com todos os netbooks

23 Comentários

O Sistema Operativo que  revolucionará o mundo dos netbooks está agora disponível na sua versão beta.

Jolicloud é um novo projecto liderado pelo fundador da Netvibes Tariq Krim, que deixou a empresa e decidiu dedicar-se a tempo inteiro a este sistema operativo baseado em Linux e que promete tornar mais agradável a experiência do utilizador nos netbooks, sendo este um SO completamente baseado no conceito de cloud computing.

A equipa de desenvolvimento do Jolicloud anunciou nesta segunda-feira a disponibilização da versão Pre-Final (Jolicloud Robby)

jolicloud


Actualmente os netbooks estão limitados ao Windows XP, com bastantes tweaks, para o tornar o mais leve possível, ou versões de Linux também bastante personalizadas e que utilizem interfaces mais leves como por exemplo o XFCE. Mas de facto não existe nenhum sistema operativo construído propositadamente para os ultra-portáteis.

O conceito do Jolicloud vai de encontro à abordagem do ChromeOS, um sistema operativo leve, compacto e optimizado essencialmente para correr aplicações Web como são o caso do Gmail, Facebook, Google Docs, Twitter, Hi5… etc.

Novidades da versão Jolicloud Robby Pre-Final

  • Batizada de “Robby” esta versão é compatível com 100% dos netbooks já lançados, garantem os responsáveis por esta distribuição: desde o primeiro ASUS EeePC 701 com processador Celeron, passando por máquinas com processadores VIA C7 (como o primeiro Mobo, da Positivo Informática) até os novíssimos modelos com processadores Atom Pine Trail de baixíssimo consumo e aceleradoras 3D NVIDIA Ion.
  • Modo Desktop para uso em máquinas com monitores acima das 11”
  • Adoção do Chrome para execução de aplicações Web 2.0 (HTML5)
  • O anúncio foi feito aqui

Screenshoots

Menu Principal

jolicloud_2

Spotify a correr no Jolicloud

jolicloud_3

Directório de Aplicações

jolicloud_4

Acesso às redes sociais

jolicloud_5

A interface de utilizador faz lembrar o iPhone, primando pela sua simplicidade e suporte touchscreen, sendo utilizada uma navegação por meio de ícones. Está prometida também uma plataforma de aplicações para developers terceiros.

Como notas finais apenas salientar que o JoliCloud funciona em dual boot ou facilmente através de uma Pen USB. Prometemos fazer uma análise mais detalhada nos próximos dias.

Para quem pretender experimentar via Pen USB sigam a documentação fornecida no site do JoliCloud: download the Jolicloud ISO and Jolicloud USB Creator. Alguma dúvida deixem o vosso comentário.

Artigos Relacionados

Download: Jolicloud Express [600 MB]
Download: Jolicloud PreFinal [698 MB]
Homepage: Jolicloud
Twitter: Jolicoud

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Dá para fazer dual boot com windows7?

  2. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    ::offtopic::

    hxxp://img444.imageshack.us/img444/8335/codmw2m20100209235810.png

    Isto é normal? o.0?

    lol

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Já me aconteceu 😛

      Sobre o Jolicloud, perfiro o UNR, acho-o mais SO o Jolicloud ainda tem algumas coisas a melhorar mas não deixa de ser um exelente SO

      PS: so uma coisa quando falas que os netbooks so correm Windows XP não é bem assim XD o Windows7 e um monte de outras distros de linux já são amigas deles.

      1. Avatar de monux
        monux

        – Instalei o Jolicoud e o UNR, na mesma máquina.
        – O Jolicloud é muito,mas muito mesmo mais rápido .
        – Abrçs

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      é. uma pequena piada que o youtube dá quando esta em manutenção.

  3. Avatar de eu
    eu

    só por curiosidade…não está em PT??

  4. Avatar de FuhFuh
    FuhFuh

    Interface do Ubuntu 9.04, vou testar 🙂

  5. Avatar de DreamWolfManic
    DreamWolfManic

    Parece interessante a ideia, mas o ambiente gráfico deixa um pouco a desejar… 🙁

  6. Avatar de Vitor Folgado
    Vitor Folgado

    Já experimentei a versão beta e sinceramente não gostei. Ocupou 30GB de espaço, o que me deixou intrigado. Desinstala-se como se fosse um programa. Neste momento estou a utilizar a versão beta do Ubuntu 10.04 no meu notebook. Corre muito bem, melhor que o Windows 7 que vinha de origem.

    1. Avatar de filipe
      filipe

      eu tenho um eee pc 701, este SO é recomendavel ou aconselham outro? eu uso o eee pc para internet, uns textos openoffice e messenger as vezes com webcam, qual recomendam?

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    É interessante!!!!

  8. Avatar de Ismael
    Ismael

    Eu useo neste momento e aconselho a versao beta deixava um pouco a desejar devido ao processador porque o mantinha sempre em altos usos tipo 20% e volta disso.
    neste momento esta normal! o interface e basico e facil de trabalhar e pratico.

    Estou a gostar!

    CyA

  9. Avatar de FuhFuh
    FuhFuh

    O Sistema Operativo é muito bom (Alias em netbook é o que gosto mais), mas os programas não estão actualizados…

    Depois nem a minha pen da Kanguru consigo configurar (que no ubuntu conseguia, com a consola)…

  10. Avatar de Bravellir

    err… “funciona..” …”facilmente através de uma Pen USB.” ou INSTALA a partir de uma pen USB ???

  11. Avatar de Marcos A. Silva

    É mais uma brincadeira pra micreiro. Não há uma aplicação corporativa sequer, como planilhas, editores, opu a possibilidade de rodar um ERP, por exemplo. Outra anormalidade é um sistema dito como cloud computing utilizar tanto uma máquina local!!!! Vocês deveriam ver o que temos em http://www.pcio.com.br …..isso sim é um sistema completo sob o conceito de cloud computing. Toda a base é OpenSource, porém contém o ambiente Windows, o que permite rodar na nuvem o Office da Microsoft, coisa que nem a propria Microsoft ainda tem…..Os meninos que me desculpem, mas de coisas inúteis, o mundo está cheio e parece que pouca gente pensa na utilidade, na aplicação dentro das empresas, pois só vejo brincadeiras inúteis borbilhando mundo afora.

    1. Avatar de Lone
      Lone

      Confundir cloud computing com uma virtualization farm a disponibilizar workstations virtuais com Microsoft Windows com Office instalado não é propriamente revolucionário e muito menos pode ser considerado cloud visto que cada utilizador usa somente uma workstation.
      Sim e as várias máquinas partilharem a mesma imagem com discos incrementais, etc, também não é considerado cloud.
      Uma aplicação cloud tens os utilizadores todos a usarem a mesma aplicação e tens essa aplicação a correr em vários nós da cloud sem que o utilizador final se preocupe com isso.
      Já agora para tirar as duvidas este Sistema Operativo não está na Cloud, USA AS APLICAÇÕES DA CLOUD.

  12. Avatar de AR
    AR

    Um concelho para o autor da notícia. Quando se escreve sobre um S.O. dá jeito informar acerca dos requisitos minimos e recomendados.
    Quero saber se isto corre no meu 166mmx.

  13. Avatar de JP
    JP

    Porque será que a bateria do meu Packard Bell em Win7 dura cerca de 2H15 e com o Jolicloud dura uns escassos 60 minutos?

  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não é um novo sistema operativo mas sim uma nova distribuição do sistema operativo GNU/Linux…

  15. Avatar de gustavo
    gustavo

    Excelente Distro, Já usei por alguns meses e recomendo. A compatibilidade com os netbooks é impressionante. Recomendo pra quem tem algum netbbok com a placa de video Intel GMA 500. Jolicloud da suporte oficial.

  16. Avatar de FeitoAoBeef
    FeitoAoBeef

    Boas.. Decidi exprimentar o Joli e até estou a gostar, mas deparo-me com um problema.. Wireless desativado! afinal não é bem 100% compativel.. Alguém me pode dar uma ajuda? Tenho-o instalado no meu 1101ha :s sou newbie em linux

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Instalei à pouco a aplicação jolicloud express, mas após reiniciar, e quando insiro o username e a passe, diz me que não estou ligado à net. tenho um tomson da Meo, e preciso de ajuda a configurar a rede sff