Joli OS 1.2 – Bem-vindo ao novo Jolicloud

34 Comentários

O seu ambiente de trabalho em qualquer computador!

Imagine um sistema operativo centralizado na interacção com os nossos amigos. Imagine que o utilizador não tem de se preocupar com actualizações do sistema ou outro qualquer tipo de software. Imagine que todas as sua máquinas são automaticamente sincronizadas entre elas. Imagine que as aplicações da Internet passam a ser as aplicações do seu PC?

Essa era a filosofia do sistema operativo Jolicloud que a partir de agora passará a ser designado como Joli OS (apesar da área de trabalho continuar a designar-se de jolicloud). Vamos conhecer as mudanças.

joli_os_05

De acordo com um comunicado disponibilizado no site oficial do projecto (ver aqui), Tariq Krim (fundador e responsável pelo projecto Jolicloud ) referiu que é hora de “alargar” a área de acção e apostar em novos segmentos. Apesar de após o lançamento da versão Jolicloud 1.0, terem sido efectuados cerca de 300 mil registos e instaladas mais de 3,6 milhões de aplicações, Tariq Krim refere que tais números não são suficientes para que o projecto se possa manter no mercado.

joli_os_01

Como novas medidas, o Jolicloud passará agora a designar-se de Joli OS e existirão versões do sistema operativo para Firefox, Safari, Chrome e até uma versão específica para iPad (através de um port experimental do HTML5). Actualmente é possível testar ainda uma versão do Jolicloud no Chrome acedendo ao seguinte link Jolicloud Chrome App e utilizando as credenciais do próprio serviço Jolicloud ou do Facebook.

Além das alterações da mudança de nome, o Joli OS apresenta um interface renovado, com um novo launcher.

joli_os_00

Com Joli OS é simples criar as nossas próprias “aplicações”. Para tal, basta indicar o URL dos nossos sites favoritos e o Jolicloud adicionará o mesmo com uma “nova aplicaação” no launcher. Posteriormente é possível partilhar as nossas aplicações com os nossos amigos

joli_os_02

O Joli OS, através do Jolicloud permite a integração com o serviço Dropbox, funcionando assim como um sistema de ficheiros.

joli_os_03

Além das características já apresentadas, é ainda possível criar uma página pública, com a informação relativa à nossa pessoa. Outras novidades podem ser visualizadas aqui.

joli_os_04

O Joli OS (tal como o “antigo” Jolicloud), é um SO completamente baseado no conceito de cloud computing. Segundo informações na própria página do projecto, o Joli OS tem uma excelente performance em computadores com cerca de 10 anos. Existem actualmente duas versões: a versão que pode ser integrada com o Windows permitindo o acesso ao sistema de ficheiros e a versão “standlone”.

Download: Joli-OS-Installer-1.2 [700 MB] – Integrado com o Windows
Download: Joli-OS 1.2 [691 MB]
Homepage: Jolicloud

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    Quando chegar a casa a ver se actualizo do 1.1 para este 1.2! -» Asus eeePc 901

  2. Avatar de David Luís
    David Luís

    Bom dia.
    Nao entendi bem a se é um SO tipo linux, Windows, etc ou uma extensão para o browser ?!?!?!

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Ambos. Tanto o podes ter instalado como um sistema operativo no teu computador (baseado no Ubuntu 10.04), como o podes utilizar como web application.

      Basicamente, o que instalares no teu computador enquanto sistema operativo, vai ficar instalado na web (onde podes aceder em qualquer lugar) e vice-versa.

      1. Avatar de David Luís
        David Luís

        Obrigada pela Explicação

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Dá para “usares” das três formas. Podes instalar o Joli OS nativo ou integrado com Windows, ou usar o Jolicloud (ambiente de trabalho) no browser.

    3. Avatar de Luis Rosa
      Luis Rosa

      é um sistema operativo com a “vantagem” de ter um look tipo browser..

  3. Avatar de David Luís
    David Luís

    Obrigado pela Explicação

  4. Avatar de fdnc
    fdnc

    Ou seja se bem percebi podes instalar a versão integrada do windows e simultâneamente usar o jolicloud para aceder ao teu “SO”?

  5. Avatar de kekes
    kekes

    É caso para dizer: “Joli… es o cão da malta” ehehehe
    Será um SO para testar em breve mas não sei se para usar.

  6. Avatar de João Ramiro

    dá para instalar num cartão SD e arrancar pelo mesmo? queria testar no magalhães 😛

    1. Avatar de jULIO
      jULIO

      ola, pessoal, gostaria de instala no positivo mobo s7 com os pre-requisitos : o navegador chrome (na versao linux, Chamado Chomium)alem do plug-in FLASH

  7. Avatar de Angelo matos
    Angelo matos

    Bom dia. E é possível fazer dual boot Com o xp e este? Obrigado

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      É. Eu tenho com o 7, mas o processo é o mesmo.

    2. Avatar de Jé Bernardo
      Jé Bernardo

      obviamente que da para fazer, no entanto tens que correr um serviço DSXL para poderes tirar maior proveito do teu hardware.

  8. Avatar de pedro
    pedro

    Sou utilizador deste sistema operativo desde a sua versão alfa e digo honestamente que está cada vez mais interessante e completo. A nova possibilidade de criarmos as nossas próprias web apps e o novo gestor de ficheiros eram ideias dos próprios utilizadores que os criadores do Jolicloud, implementaram nesta versão. Recomendo

  9. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    Fiquei curioso com o conceito.

    No entanto, não percebi uma coisa. É baseado no Ubuntu, certo? Permite instalação de aplicações como no Ubuntu?

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Permite.
      Das que experimentei todas funcionaram mas a minha prioridade com este SO é encontrar web apps que façam tudo o que preciso, pois só assim poderemos ter acesso ao nosso computador em qq parte.
      É natural que algumas app ubuntu criem problemas porque a equipa de programadores do Joli já desenvolveu muitas “afinações” próprias para a distro

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Esqueci de acrescentar que o wine também funciona pelo que alguma coisa da MS também corre nele.
      Em relação ao ubuntu, as aplicações ficam disponíveis via synaptic.

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho instalado desde a versão 1.0 e nunca consegui ter som em vídeos embutidos nos browsers. Tenho som com os players de vídeo, chego ao youtube e não ouço nada.

    1. Avatar de jULIO
      jULIO

      VEJA A INSTALAÇÃO DO PLUGIN FLASH

  11. Avatar de Tiago Azevedo
    Tiago Azevedo

    Mete-me confusão o facto de todos os dados inseridos passarem a ser propriedade da empresa que gere o Jolicloud… Vejam no contrato…

    Além disso não é opensource penso… quem sabe, de repente, começam a cobrar…

  12. Avatar de Tiago Andre
    Tiago Andre

    em breve nao precisaremos de disco nas nossas maquinas apenas ligação á net

  13. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    É a mais incrível criação em cloud que já existiu, e merece todo o mérito possivel por ser a primeira de uma geração que será o futuro…

    Já o uso há algum tempo e a cada dia é mais revelador… Só ainda falta chegar aos smartphones nas mesmas condições…

  14. Avatar de monux
    monux

    – O “enigmático” Chrome OS, é uma cópia deste impecável SO .
    – Infelizmente com o poder Google, o projeto JoliCloud vai parecer o inverso .

  15. Avatar de bruno
    bruno

    Existe alguma forma de aceder através de outro PC às pastas que temos no computador com jolicloud? Só consigo aceder à pasta da dropbox.

    Cumps

  16. Avatar de Visitante

    disseram-me que seria necessário conta no Facebook para utilizar este SO.
    é verdade?
    cumps.

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Não. Penso que podes aceder com uma conta do facebook OU uma da Jolicloud…

      1. Avatar de Visitante

        é verdade de facto, mas uma das duas formas terá de ser, senão a instalação é como se não servisse para nada pois não teremos acesso à mesma, optei por criar uma conta Jolicloud já que é free.
        cumps.

  17. Avatar de Axys
    Axys

    Bom eu instalei ele, só que não sai da tela de inicialização do Joli OS. Interessante. 🙂

  18. Avatar de Renato Marques
    Renato Marques

    Saudações,

    instalei o JoliOs 1.2, mas a minha questão é: e instalar programas? Não tem o centro de software como no ubuntu, nem sequer o synaptic..

    Obrigado pela ajuda..

    Cumprimentos

  19. Avatar de Renato Marques
    Renato Marques

    mesmo em relação as imagens que aparece no post, eu não obtenho nada disso.

  20. Avatar de francisco oliveira
    francisco oliveira

    sobre o joli os e fantastico faco tudo com ele so nao acedi ha camara e preciso um programa mas nao sei o nome algen sabe eu instalei com o windows no boot da os 2 mas nao cria particoes so
    uma pasta com o nome ubuntu e arranca dai sobre aceder a outro pc sim da em rede com o smb noutro pc em qualquer lado teamviwer e o melhor

  21. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal
    Jose Ribeiro – Portugal

    Olá. Vamos falar dele novamente?
    Se instalado num computador (1) como vai ele configurar o driver por exemplo da minha problemática placa wireless atheros? que tem dado barraca em tudo quanto é linux excepto Fedora.

    Como faço para que a partir do computador (1) entre no 2 e controle através do remot desktop.

    Isto seria o seguinte cenário:
    computador 1: balcão – Computador 2: secretaria onde tem todas as aplicações e documentos a serem acedidas pelo computador 1. Agradeço a atenção q me possam dispensar.

  22. Avatar de jULIO
    jULIO

    gostaria de instalar no positivo mobo s7 com cartão SD de 2GB para minha filha ver os video do youtube e sites educativos como Khan Academy seria possível um funcionamento deste OS