Intel lança Moblin v2 Alpha

17 Comentários

A primeira versão alfa do Moblin v2, uma plataforma baseada em Linux, está agora disponível para download. Os utilizadores de Netbooks, começam a ter finalmente uma poderosa e aberta plataforma de software livre.


Esta está a ser alvo de desenvolvimento da Intel e é especialmente concebida para tirar partido da sua família de processadores Atom, contendo um número significativo de optimizações.

Apesar de ser largamente baseada no Fedora, o Moblin 2 é mais que uma distribuição de Linux, sendo sim uma plataforma que os vários distribuidores de Linux podem usar para construir os seus próprios interfaces com o utilizador por cima, ou personalizarem com diferentes ferramentas / aplicações.

Esta mesma tem sido utilizada por distribuições de Linux conhecidas no mercado de Netbooks, como Linpus, gOS e Mandriva.

Para já, o Moblin 2, não apresenta um aspecto muito polido, como é visto na imagem anterior, usa praticamente uma versão standard do ambiente gráfico Xfce, com um conjunto restrito de aplicações. É de esperar que a Intel nas versões posteriores desenvolva uma interface com o utilizador mais atractiva de modo a atrair programadores e utilizadores.

Como versão Alpha, é natural que se encontre em estado bastante inicial de desenvolvimento, não sendo aconselhado para uso diário de um utilizador. No entanto, bons ventos se adivinham para estas bandas, devido a já haver feedback de um número considerável de utilizadores que afirmam que o Moblin 2 é bastante rápido a arrancar. Será que temos aqui um bom rival do tão elogiado arranque do Seven?

Para todos os aventureiros, ou programadores que queiram ajudar no desenvolvimento desta nova plataforma, existem versões Live ISO, já preparadas para correrem em CD ou Pen Drives USB, bem como imagens dos ambientes de virtualização KVM, e VMWARE.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Moblin v2 Alpha [264.00MB]
Homepage: Moblin

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aver
    aver

    Por falar nisso, podem fazer o download gratuito, em PDF do “Ubuntu Pocket Guide and Reference”

    http://www.ubuntupocketguide.com/

  2. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    só um pormenor que nao foi mencionado

    ele faz um boot em 5 segundos

  3. Avatar de ozie
    ozie

    ao passo que o ubuntu 9.04 EXT4 faz um boot em 21,4 segundos

  4. Avatar de maurycio
    maurycio

    @ozie
    experimentas-te o Xubuntu?

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Pelo que li o boot ainda não é em 5 segundo, é em 7 ou 8, mas o objectivo da versão final são 5 segundos.

  6. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito porreiro sim senhor, também parece interessante este: Jolicloud – http://www.jolicloud.com/

  7. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Bom post…

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  8. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Uso ubuntu para programação… mas será que este me dará suporte para ferramentas de software? Sendo mais leve, se tiver tal suporte será certamente uma aposta =)

    Abraco, bom post ppl 😉

  9. Avatar de J.C
    J.C

    Para mim uma das vantagens do sistema Linux é o que provavelmente afasta muita gente dele. O de haver tantas edições que as tantas não se sabe muito bem para onde nos havemos de virar.

    Como o Windows temos a versão actual e é simples… escolhe-se de acordo com o pacote indicado ao nosso uso. Com Apple é mais uma questão de hardware. Chegamos ao linux e temos dezenas de edições o que torna as coisas cada vez mais confusas.

    Num mercado onde a confusão ainda não se tinha instalado, pelo menos não de uma forma evidente, agora começam a surgir edições a torto e a direito. Falo dos netbooks.

    Diversidade é bom e o haver muitas distros é sinal de que é facil alguém pegar no Linux e criar uma edição à sua imagem. O reverso da medalha é que são tantas as edições, e muitas delas que acabam por ser concorrentes entre si, que para o comum dos mortais torna-se uma tarefa medonha escolher uma. O resultado? Em vez de andarem a formatar o disco para instalar o windows de novo 2 vezes ao mes como era costume… agora formatam o disco para instalar uma edição diferente de linux 🙂

    Uma das razões do sucesso so Ubunto foi precisamente trazer alguma organização ao mercado. O marketing a volta do mesmo tb foi excepcionalmente bem feito, para o mercado Linux. Vamos a ver o que vai acontecer agora no mercado dos netbook. Será este o “ubuntu” dos netbooks? Do que vi…. tenho as minhas duvidas.

    Cheers

  10. Avatar de aver
    aver

    Neste post, aí pelo quinto parágrafo, vale a pena seguir o link Moblin Image Creator

    Além das versões preparadas que já existem pode-se criar “imagens Moblin” personalizadas a partir de distribuições Fedora, OpenSuse, Ubuntu e outras.

  11. Avatar de Spulva
    Spulva

    J.C. tocaste no ponto certo XD

    Anyway isto e alfa, mas quando sair uma versao mais estavel, aqui tou eu para por no meu eeepc 😛

  12. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Duvido que o se7en consiga bater estes 5 segundos…

    @J.C
    Concordo! O que é preciso é haver um standard focalizado para que seja fácil para toda a gente usar e obter ajuda e tal.

  13. Avatar de R. Campachi

    Muito boa essa notícia, um Linux apoiado por uma grande empresa sempre é visto com bons olhos. Com certeza vou experimentar!

    Neste caso, Quanto menos poder de hardware uma interface gráfica funcional e fácil precise, melhor!

    Quanto ao: “ubuntu dos netbooks”, já existe:
    Ubuntu Netbook Remix
    http://www.canonical.com/projects/ubuntu/unr

    E tem outro menor ainda:
    Ubuntu Mobile Internet Device (MID) Edition
    http://www.ubuntu.com/products/mobile

  14. Avatar de Paulo

    Eu pretendo instalar o Moblin no meu Aspire One, mas está complicado de copiá-lo para a pen USB. Segui a instrucções… mas não funciona. Será que vou ter falta de drivers?
    O problema destas coisas é que não simplificam. Nem todos somos programadores.
    Já usei bastante o Ubuntu e no modo gráfico Gnome até é bastante simples, mais do que o Windows, mas ainda falta limar umas “arestas”.

    http://organismoterra.blogspot.com/

  15. Avatar de Li70
    Li70

    E normal que faça boot em 5 segundos ainda nao esta totalmente desenvolvido, quando for lançado logo veremos se continuam os 5 segundos…

  16. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Gosto imenso dos produtos da Microsoft, contudo já fiz muita programação em linux nas distros mais antigas, onde tínhamos de compilar o kernel pra tocar som.
    Volta e meia instalo uma distro mais badalada para ver o state-of-the-art da coisa, e a evolução tem sido magnifica.

    Excelente iniciativa da Intel de não se deixar ser “esmagada” pela Microsoft.

    Cumps.