Instalar o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)

111 Comentários

O Pplware tem dado um cobertura total a esta distro Linux. Para que não falte nada por orientar, deixamos mais uma sugestão com os passos necessários para chegar a bom porto.

Como muitos de vocês, assim que tive tempo, a primeira coisa a fazer quando cheguei a casa foi instalar o tão aclamado sistema operativo. Aproveitei e tirei uns screens para verem como é fácil a instalação.

Para tal criei uma máquina virtual para o vmware Player através do EasyVMX, saquei a versão desktop do Ubuntu e uma vez que já tinhamos um how to idêntico em português (ver aqui), procedi a uma instalação em inglês.

imagem_1

Instalação

Na imagem anterior podemos verificar que podemos simplesmente correr o Ubuntu sem proceder a qualquer instalação, funcionando como um LiveCD (Try Ubuntu without any changes to your computer)  ou proceder à instalação propriamente dita (foi o que fiz) Install Ubuntu

imagem_2

Passo 1/6 – Idioma de Instalação

Como referi, vou escolher o idioma Inglês.

imagem_3

Passo 2/6 – Fuso horário

imagem_4

Passo 3/6 – Esquema do Teclado

imagem_5

Passo 4/6 – Partições

Este é o passo que assusta muita gente :).

Basicamente temos 2 opções:

  • Usar todo o disco (automático)
  • Criar partições (manual)

Quando instalamos o sistema operativo nativamente e possuímos ja outro sistema operativo devemos usar a opção das partições “Specify partitions mannualy (advanced)”, pois desta forma podemos indicar em que partição/disco vamos instalar o nosso sistema operativo e assim não formatar/aproveitar todo o disco.

Para a minha máquina criei 2 partições:

  • Swap (1019 MB)
  • Ext4 (4005 MB)

Vejam como é simples, no entanto este passo requer alguma atenção.

imagem_6

imagem_7

imagem_8

Criar partição Swap

imagem_9

imagem_10

Criar partição Ext4

imagem_11

imagem_12

Passo 6/7 – Criar Utilizador

imagem_13

Passo 7/7 – Instalar

imagem_14

Alguns screens que aparecem durante a instalação

imagem_15

imagem_16

imagem_17

Primeiro Arranque

imagem_18

Acesso ao sistema – Pedido de Credênciais

imagem_19

Definir o pplware como HomePage 🙂

imagem_20

imagem_21

Alguma considerações:

  • O sistema parece-me bastante leve, pois mesmo estando a correr através de uma máquina virtual é bastante rápido.
  • Há uma fase no processo de instalação, em que instala os pacotes de idiomas que demora algum tempo.
  • Tem um aspecto muito bom 🙂
  • Não consegui atingir os 10 segundos anunciados no que diz respeito ao boot
  • …o resto é para ir descobrindo, bugs, pontos fortes, pontos fracos…estejam atentos!

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 9.10 Final (i386) [697MB]
Download: Ubuntu 9.10 Final (amd64) [697.63MB]
Download: Ubuntu 9.10 Final (i386)- TORRENT [697.63MB]
Download: Ubuntu 9.10 Final (amd64)- TORRENT [697.63MB]
Download: Ubuntu-9.10-netbook-remix-i386 [681 MB]
Download: Outras versões: ver aqui
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Olha,
    poupaste-me trabalho.
    ia fazer e enviar para vocês no fim de semana a actualização do tut que fiz para o 9.04 😉

    As dicas da Ana Narciso para o “day after” da instalação continuam mtodas válidas, para quem estiver interessado

    1. Avatar de Kaisar
      Kaisar

      e que dicas eram?
      :s

    2. Avatar de Ana Narciso

      Realmente tenho de as actualizar. Preciso só de tempo… mas sim, enquanto não há actualização, as antigas servem perfeitamente, apenas quando são precisos repositórios extra, escolher os do karmic e não os do jaunty.

      Boa sorte!

  2. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Com ferramentas de desenvolvimento, tem alguns bugs..
    Eclipse IDE com problemas nesta distro de Ubuntu!

  3. Avatar de fernando
    fernando

    Excelente guia, uma vez mais ;),em termos de facilidade/opções de instalação o ubunto continua a dar cartas.
    Não pude deixar de reparar que tens uma partição swap extremamente grande, e já agora aproveito para colocar uma duvida em relação a esse mesmo assunto, como raio é que se sabe a quantidade de swap a atribuir ao nosso sistema? sempre ouvi dizer que a partição swap deve ser o dobro da RAM disponível, mas li aqui :http://www.coker.com.au/performance/linux-swap.html , que isso é uma regra muito antiquada do tempo em que os computadores tinham pouca RAM, que hoje em dia não faz muito sentido termos por exemplo 8gb de swap por termos 4gb de ram. Espero não estar a ser muito chato mas ficava muito agradecido a quem me conseguisse realmente explicar isto.

    cumps para o autor e para o resto da malta

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Fernando
      Boa questão a tua. Basicamante a partição swap é como se fosse “memória extra no acto de mover as paginas entre o Disco e memória RAM). Assim sendo a escolha do tamanho para a partição swap deve sempre estar mais ou menos de acordo com as aplicações que usamos, se estas usam ou não muita memória enquanto carregadas.
      Actualmente o que eu defino (é uma escolha pessoal) é se por exemplo tiver 2 GB de RAM então crio uma partição SWAP de 2 GB…mas tudo depende das aplicações que vou correr na máquina

      Tens aqui outra regra
      Select right size for your setup

      Here is my rule for normal server (Web / Mail etc):

      1. Swap space == Equal RAM size (if RAM < 2GB) 2. Swap space == 2GB size (if RAM > 2GB)

      My friend who is a true Oracle GURU recommends something as follows for heavy duty Oracle server with fast storage such as RAID 10:

      1. Swap space == Equal RAM size (if RAM < 8GB) 2. Swap space == 0.50 times the size of RAM (if RAM > 8GB)

      1. Avatar de fernando
        fernando

        @pedro pinto

        Muito obrigado pela resposta de forma pronta, pois básicamente reforçaste a ideia que eu vinha formando, o espaço swap diminui na percentagem à medida que a quantidade de ram vai crescendo.

      2. Avatar de Agatho
        Agatho

        ola,
        eu tenho uma partição física de 53.7 G, posso instalar nesse local? Os passos são idênticos?

  4. Avatar de Diogo Martins
    Diogo Martins

    Muito bom, vinha mesmo à procura deste tutorial. =D

    Continuem o bom trabalho!

    Cumps.

  5. Avatar de sjk
    sjk

    Uma questão, não tenho acompanhado esta nova distro,
    Esta resolução vem por pré-definição ou os prtscreens é q estão feitos de uma máquina virtual?
    É q notei o mesmo em todas as imagens e ñ tive tempo para o testar.

    E sugerindo, não podem fazer um resumo das diferenças do último para este novo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estou assim a definir na máquina virtual, pois foi a forma de tirar os printscreens. No entanto, normalmente uso 1280×800

      Quanto à dica deixada, fica registada.

      Abraço

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        Pedro,
        se usares o “Potato Screen Capture” consegues tirar prints á máquina virtual sem as abas do software de virtualização.

        É assim que eu faço

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Obrigado pela dica.

          Eu uso o snagit, mas se fizer um printscreens dentro da máquina ele tb me devolve logo o ficheiro. Coisa que não acontece no windows e fazia falta.

          Vou analisar o Potato.

          Abraço

          1. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            a opção que te interessa é a primeira da esquerda (window / object)

          2. Avatar de kinato
            kinato

            Excelente artigo para quem é iniciante!
            Tenho uma dúvida, tenho o Ubuntu 9.04 instalado e queria fazer um teste do 9.10 a partir de uma VM, para verificar se a placa 3G funciona sem problemas e algumas aplicações.
            É possível fazer uma VM a partir do Ubuntu 9.04 e simular o 9.10?
            Agradeço desde já a vossa ajuda.

      2. Avatar de sjk
        sjk

        Obrigado pela resposta

        Bom fim de semana 😉

  6. Avatar de sight
    sight

    so um pequeno detalhe, eles nunca prometeram um boot de 10s para o karmic, mas sim para o lucid. o boot do karmic e ate mais lento que o do jaunty, isto deve se ao facto de que o karmic usa tanto o usplash como o xsplash(https://pplware.sitedev.pt/2009/10/17/ubuntu-9-10-parecido-com-windows-7/). o xsplash infelizmente nao foi pronto a tempo do lançamento do karmic, esta ate bastante atrasado, mas quando chegar poderemos de facto ter um boot mais rapido por um numero de factores demasiado grandes para dizer num comentario, por isso prefiro deixar o artigo que explica isso tudo: http://www.netsplit.com/2009/09/02/making-a-splash/

  7. Avatar de Pedro Pinto

    Já agora deixo aqui uma dica. Tenho recebido alguns e-mails a perguntar se há possibilidade, para quem ja tem a versão beta e RC, de apenas actualizem aquilo que foi alterado. A minha resposta é SIM !!!
    Indo aqui ao repositório: http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/karmic/ tem la imagens .zsync (ex.ubuntu-9.10-desktop-i386.iso.zsync)

    Sigam este tutorial para saber como fazer o resto: http://ubuntu-tutorials.com/2009/10/29/use-zsync-to-update-existing-iso-images/

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Instalei o ubuntu 9.04 seguindo o tutorial, há uns meses atrás, elaborado pelo pplware. Funciona bem e fiquei convencido.
      Daí a minha dúvida: é possível fazer uma “actualização” do ubuntu 9.04 para o 9.10? Ou instalar o ubuntu 9.10 sem perder a informação?
      Ainda estou a dar os primeiros passos no ubuntu e a minha dúvida surge por no último mac os se poder instalar sm perder os documentos.

      Obrigado

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Olá Filipe

        Sim
        não só é possível, como é extremamente fácil de fazer.

        Só tens de verificar se tens as actualizações de versão activadas ou não.
        Vai ao Synaptic, no menu Configurações > Repositórios, vais ao separador Actualizações e em baixo vês se tens Actualizar para todas as versões.

        Depois disso, basta abrires o gestor de actualizações e verificar por novas actualizações.

        Quando fazes um update de versão fica tudo como dantes, i.e., não perdes nada pessoal.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não recomendo para baixar ñ ja tentei instalar aki e a minha internet ñ funcionar no ubuntu 9.10. Instalei aki tambem pela atualização pelo ubuntu 9.04 para ubuntu 9.10 e a intenet continua ñ funcionando ! O problema esta no ubuntu e ñ minha internet !

    1. Avatar de xpto
      xpto

      ou talvez o problema esteja na falta de qualidade, de componentes baratos usados na montagem do teu pc?

      É muito fácil criticar o Ubuntu não funciona. Mais te digo que em portáteis de boa marca (por exemplo), raramente tive problemas em instalar o Ubuntu.

      Queixa-te ao fabricante da placa de rede/wireless da tua máquina, por só dar suporte a windows.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        O meu pc e top de linha aki no brasil e para dizer que instalei o ubuntu 9.04 e a internet funcionou 100 %. NO ubuntu 9.10 ñ funcionou ! Entao quer dizer que o meu ñ presta. Estou com a mesma net faz 3 ano e nunca deu preblema !

        1. Avatar de tiba
          tiba

          Pois a minha net tambem deixou de funcionar

          1. Avatar de Marcos

            o meu tb n funciona + como no 9.04

    2. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Esta tudo doido???
      Why the f are there LIVE CDs????
      Certo?
      Todos os cds de instalação são live cd (posse fazer boot por ele e experimentar).
      Eu não acedito k instalaram um sistema operativo novo sem testar antes…

      Ng nunca tentou instalar o XP numa makina desconhecida e teve k andar horas a procura dos drivers pro hardware funcionar ???
      Bem…. o ubuntu tenta, mas não me parece que consiga fazer milagres.

    3. Avatar de Renata
      Renata

      Estou exatamente com o mesmo problema… Meu note é um ThinkPad (Lenovo), já tive o Ubuntu 9.4 instalado rodando bonitinho…
      Rodei hoje o Ubuntu 9.10 pelo pen drive, e ele não navega.. A internet está funcionando, tanto wireless quanto cabo, mas o mozilla não NAVEGA. Já tirei uma configuração do firefox que define um proxy, e mandei ele se conectar direto, mas ainda sim, não funcionou…
      Alguém, ao invés de botar a culpa no nosso computador, tem alguma ideia de qual possa ser o problema??
      Vlw!

      1. Avatar de Renata
        Renata

        Galera.. Achei num site aqui, e parece que funcionou.. Só não sei direito o que isso faz!

        http://www.prash-babu.com/2008/04/how-to-configure-dns-servers-in-linux.html
        Ele vai configurar o DNS… Tá navegando!


        Step 1:Go to Applications->Accessories->Terminal and type
        sudo gedit /etc/dhcp3/dhclient.conf . You will be asked to type in the sudo password.After which the dhclient.conf file will open
        Step 2:This is where you enter the DNS information.Go to the end of the file and add the following line to the END of the file
        prepend domain-name-servers 208.67.222.222,208.67.220.220;
        Step 3:Save the file and close it.
        Step 4:Thats all, now you will be using opendns servers whenever you use the internet

  9. Avatar de jouze
    jouze

    1ª impressao, mais rápido e mais bonito…
    Continuo a gostar…. e cada vez mais!!
    Cumps a todos
    😀

  10. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Parecem que querem mesmo imitar o windows 7

    1. Avatar de Almeno Rocha

      HEHE
      E eles a dar-lhe…
      São teimosos.
      🙂

    2. Avatar de fernando
      fernando

      Até já estava admirado ainda não ter visto nenhum comentário a estragar a festa, mas já agora diz lá em que é que o ubunto copia o win 7, e se há sistema “copião” é o windows acredita, de onde achas que foi buscar aquelas transparências todas? KDE diz-te alguma coisa?

      Facto é que os SO’s passam a vida a copiar-se uns aos outros, e ainda bem que assim é, porque assim sentem-se mais impelidos a inovar novamente, não respondi para “flamar” até porque também uso windows e é um sistema que desde que sejas gentil com ele até funciona muito bem (o XP, o vista não presta, o win 7 não exprimentei mas pelo que me têem dito tb está muito bom), não concordo é com a atitude de “o windows inventa e os outros copiam” porque na verdade todos inventam e todos copiam, mas se alguém inova mais esse sistema não é windows de certeza,quanto mais é o MAC OS.

    3. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      É só imitação,
      e depois liga-se o beryl e lá vai o windows 7…
      Alias imitam tanto que até organizam os programas por tipo (tal como o windows?), têm uma toolbar superior com o user name, com algumas aps, sinal wireless (tal como o windows?), tem um software center (tal como o windows?), é gratuito (tal como o windows?)

      bolas só encontro semelhanças…

      Quando o Windows tiver desktops parecidos com o beryl por exemplo … lá vêm estes artistas dizer que estão a imitar o Windows 945224.

      Tenta entender uma coisa, o Ubuntu segue o seu curso.
      Os aspecto gráfico segue o seu curso, no Linux até tens 3 gestores gráficos bem conhecidos cada um com a sua personalidade.

      Quando quiseres fazer comentários destes, poupa o teclado, poupa electricidade não precisas gastar para fazer isto….

  11. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    A instalação é tão fácil, que quase não é preciso um tutorial para isto 😛

    Mas gostava que abordassem outra questão que considero importante. Na instalação é possível fazer com que a nossa home se encontre numa partição à parte do resto do sistema, não é? Isto seria muito útil sempre que quiséssemos fazer alguma espécie de clean install onde poderíamos manter todas as configurações pessoais ou mesmo ter várias distros a usar a mesma home.

    E já agora, também podiam fazer um tutorial sobre como colocar a home numa partição à parte DEPOIS de ter o SO instalado.

    Continuem assim 😀

  12. Avatar de Anderson
    Anderson

    Hehehe no meu foram os 10 segundos kkkkk ta + o ubuntu

  13. Avatar de monux
    monux

    – Tutorial claro e eficiênte como o próprio Ubuntu .
    – Parabéns

  14. Avatar de Luniz
    Luniz

    eu já tenho o ubuntu 9.4, nao seria mais facil fazer a actualização para 9.10 do que tornar a instalar o ubuntu na maquina?

    1. Avatar de monux
      monux

      – Sim,irá manter as suas configurações
      – Mas demorará tanto quanto baixar a .iso.
      – Para issto digite no terminal/console :
      – sudo apt-get dist-upgrade
      – E seguir as instruções.

  15. Avatar de de luka
    de luka

    Tive um problema depois de instalar com relação ao speedy, não inicia conectado já fiz os procedimentos de sudo pppoeconf ( respondi) tudo .
    e mesmo assim a cada boot, conecta mas não navega
    se alguem puder dar uma dica.

  16. Avatar de Emannxx

    Instalei ontem à noite mas durante a noite deve ter acontecido algo, hoje de manha quando o ia a ligar na aula pois era só uma coisita rápida que precisava de ver, simplesmente não iniciou!

    Quer dizer, iniciar iniciava, mas ficava na linha de comandos, pedia o login e a password… Nada! Nem no modo de recuperação..

    Estou neste momento a reinstalar mas na versão “amd64” pois ontem quando instalei, estava na duvida.

  17. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Pois bem…… eu fiz o download, instalei em dual boot, juntamente com o windows 7 , e está a funcionar impecavelmente 🙂
    Relativamente aos famosos 10 segundos de logon, n omeu caso demorou mais um pouc ….mas tb tenho um celeron a 2.6 Ghz com 1,5 Gb de ram :)……mas ao encerrar, desliga-se muito mais depressa 😀
    No computo geral….esta distro está superior á anterior !
    Parabéns Canonical…parabéns Ubuntu…. parabéns Linux 🙂

  18. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    boas, uma coisa á parte, tenho o modem huawei e169, e não consigo de maneira nenhuma ligar a internet neste novo ubuntu. se alguem souber como agradeço…

  19. Avatar de Kaiho
    Kaiho

    Grande explicação pplware…
    Eu lá no meu pc de casa la consegui instalar o Ubuntu e ficar com o Windows 7 e o XP … Durante a instalação do Ubuntu dizia que a maquina tinha instalado o Windows 7 (loader) o que me fez um pouco de confusão pk pensei onde estará o XP? lol
    Mas no fim de tudo ficou tudo a funcionar normalmente.
    Agora só nao sei como se instala as drivers da Nvidea pois em controladores de hardware nao aparece nada. Se alguem me puder ajudar agradecia…
    Continuação de bom trabalho PPLWARE =D

  20. Avatar de pedro
    pedro

    Até parece um Porto-Benfica…
    O windows tem vindo a aliar-se aquilo que não conseguia vencer. Quem conhece sabe que algumas implementações do Windows foram de forma geral baseadas em linux… Tal como o Linux se aproximou do ambiente gráfico do windows e aí.. meus amigos começou a ter quase todos os problemas que o windows tem… Eu sou do tempo em que tinha de ir copiar um driver do modem 14k ao system32 para o fazer funcionar em linux… enfim! Eu continuo a pensar que o linux não me serve pois pretendo jogar fifa ou pes.

    1. Avatar de xpto
      xpto

      Queres concretizar os problemas que o Linux tem que “herdou” de se basear no Windows?

      é que já agora vais-me dizer que o Linux agora também tem virus. 😀

      Penso que não sabes muito do que estás a falar nem conheces o ubuntu. Orra vejamos…

      “Eu sou do tempo em que tinha de ir copiar um driver do modem 14k ao system32 para o fazer funcionar em linux… ”

      E como é que fazias isso? se nessa altura nem sequer existia o ndiswrapper. Ou queres com isto dizer que os drivers do Windows são compativeis com o linux.. é que já agora… 😀

      “Eu continuo a pensar que o linux não me serve pois pretendo jogar fifa ou pes.”

      Eras tão artista a ir buscar “drivers de um modem 14k ao system32 para o fazer funcionar em linux… ” e não consegues colocar o Fifa e o Pes (que são compatíves) a correr no Wine wm linux?

      Vieste dar ao suave ferroadas no Linux, mas não te podias enterrar mais com o que escreveste.

      1. Avatar de Kaiho
        Kaiho

        Nao por acaso nao tem nada a ver com os jogos.
        É mais em preferencias de aparência no tab efeitos visuais não consigo modificar as opções para Normal ou Extra e não sei porque. Se tenho o XP para que iria jogar no Ubuntu? lol
        Eu fui ao site da nvidia e saquei os drivers que tinha la para linux que vinham em extensão run entao faço la executar na consola e depois diz “nvidia must be run as root” .
        Não liguem se tem erros pois quem cresceu a usar o Windows não tem ideia da complexidade do Linux.

        1. Avatar de Kaiho
          Kaiho

          lool esquece…

        2. Avatar de JPedrosa
          JPedrosa

          o problema é que pensaste em formato windows e as suas complicações de ter que ir ao site do fabricante para ir buscar o software.

          os drivers da nvidia estão á mão de semear logo no Linux 😛

          e mesmo fazendo como tu fizeste, o que o linux te estava a dizer é que precisavas de permissões, igual ao que o windows te diria se não fosses administrador …

          o problema é que 80% das pessoas usam o linux como administrator … e depois queixam-se …

          1. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            o “80%” era para o pessoal doméstico (pode não ser óbvio para alguém)

      2. Avatar de joaozx
        joaozx

        Quem disse que GNU\Linux não tem vírus ? Tê-los tem não têm é o mesmo comportamento que têm no Windows por razões que não vou explicar agora.

        Comentando o Tópico, por parte de uma pessoa que foi muito resistente ao Ubuntu quando ele saiu quando as distribuições ainda privilegiavam o “peso” do sistema e a filosofia era essa. A distribuição evoluiu muito, tem uma boa base (debian) e uma boa empresa por trás Cannonical, o que condiciona muito, foi pioneira na filosofia windows-like o que levou ao surgir de mais distros com essa filosofia e que digam o que disserem levou a muita mais gente a utilizar GNU\Linux até que é moda utiliza-lo hoje em dia. Mas a nível de utilizador final ainda tem muiiiito caminho a percorrer. E este foi um comentário de um utilizador de Windows 7 mas que já utilizou GNU\Linux por alguns anos nomeadamente a distro Slackware onde cada configuração pode ser uma batalha mas no final compensa e muito.
        Cumps….

  21. Avatar de 3biz
    3biz

    1) ficava bem mais bonito tirar screenshots ao ubuntu apenas e remove a frame do vmware

    2) instalar é o mais facil. engracados têm sido os guias “JA tenho o ubuntu! E agora?” (ou qq coisa do tipo)

  22. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    realmente vale a pena as vezes depois sao algumas dificuldades extras c\ configurar e instalar impressora, algum codec, essas coisas que no linux geralmente tem varias opcoes, modo texto e grafico, e a necessidade de se baixar um pacote p\ se poder instalr o seu pacote desejado, exemplo, baixar ubunzilla p\ se atualizar o firefox, macetes que novatos apanham geralmente

  23. Avatar de tiba
    tiba

    E lá se foi a Internet com o novo ubuntu :S

  24. Avatar de Daniel
    Daniel

    Grande tutorial!

    Gostei particularmente das instruções para criar as partições manualmente, uma vez que isso dá bastante jeito aqueles que usam dual-boot com o windows 🙂

  25. Avatar de bruno
    bruno

    boa noite

    ja alguem tentou instalar no vpc? se sim, os passos sao semelhantes aos do vmware?

    obrigado

    cumprimentos

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      O virtual PC não é bem uma ferramenta de virtualização.
      É uma ferramenta de virtualização de SO’s da Microsoft.
      Ou não fosse feita pela M$.

      Das poucas vezes que usei, deu-me vários problemas com sistemas não Windows.

  26. Avatar de FMA

    Instalei num hp pavilion zv5000 que tinha prá’qui a apanhar pó, mas infelizmente não consigo activar a placa wireless. Já esperimentei instalar o ndiswrapper e instalar os drivers 2000/XP mas continuo sem conseguir pôr esta coisa a funcionar.

    Já alguém instalou esta ou outra distro num zv5000? Podem ajudar-me?

    Abraço e obrigado!

  27. Avatar de andrius
    andrius

    Eu queria alterar a lista do grub.. antigamente era no ficheiro menu.lst que se mexia nessa informação.. agora não faço ideia.. abri o ficheiro grub.cfg mas tenho receio de alterar pois lá diz que nao s deve editar o ficheiro… =|

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Eu continuo a ter esse ficheiro (menu.lst) no mesmo sítio: /boot/grub/menu.lst

      1. Avatar de andrius
        andrius

        fez actualização?! pq nao me parece que se for instalação de raiz o novo grub1.97 beta4 nao deve ficar com o ficheiro menu.lst na /boot/grub/

  28. Avatar de Augusto R.
    Augusto R.

    Olá,

    Realmente depois de fazer a instalação o SO parecia que vinha com bugs, mas depois da primeira actualização, o que é incrível tendo em conta que foi fornecida no próprio dia do lançamento, diria que a coisa estabilizou.
    Net Wifi funciona imaculadamente como com todas distros que experimentei recentemente (nomeadamente Gentoo) mas a 3G da Kanguru (e169) não consegui por a funcionar. Despois de configurar a placa ela inicia a ligação automaticamente mas nunca consegue ligar. O que é estranho porque deveria funcionar sem problemas desde o 9.04 e versão netbook EEE. Alguém conseguiu dar a volta?
    Queria evitar usar os dialers, mas se tiver de usar a consola também não vem mal ao mundo.

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Experimenta instalar o linux-backports-modules-karmic
      A dica fica também para os outros que estão com problemas na conexão à net.

  29. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Amigas/os,tenho o linux mint kde,alguem me pode ajudar a configurar a placa 3g kanguru?fico muito agradecido.
    marianisousa@hotmail.com

  30. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Amigas/os,tenho o linux mint kde,alguem me pode ajudar a configurar a placa 3g kanguru?fico muito agradecido.
    marianisousa@hotmail.com

  31. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @traga2wishys,alguem me disse que és especialists no mint,podes ajudar?Obrigado

  32. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Uso o mint nunca tive problemas na configuração da placa 3g,só no 7 Gloria, mas acabei agora mesmo de configurar a plca kanguru, e esta a bombar!A questão é a seguinte:é s actualizar o sistema,reeniciar,introduzir a placa,o país vem já por defeito,escolher a opção iniciar automaticamente,não escrever mais nada,(primeiro retirar o pedido do pin)e já está!!!

  33. Avatar de ze
    ze

    Será que posso actualizar de 9.04 para 9.10 pelo gestor de actualizações sem problemas? É seguro? Fico com os mesmos programas que já tenho, temas, papel de parede ou tenho depois de voltar a instalar?

    desculpem todas estas perguntas mas sou novato nestas andanças…

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      ze

      podes estar descansado, e actualização não mexe em nada do que é teu. Incluindo wallpapers, programas, e demais configurações. Podes actualizar à vontade pelo gestor de actualizações.

      No meu caso, a única coisa que ele modificou que não estava a contar foi o splash screen do arranque e o tema do Login.

      1. Avatar de ze
        ze

        muito obrigado!

        vou em frente;)

  34. Avatar de Gonçalo Pinto
    Gonçalo Pinto

    a serio nao tenho mesmo sorte nenhuma, tenho 3 pc, o unico que queria instalar mesmo o ubuntu nao da, ja estou farto de pedir dicas aqui no ppware , as quais foram dadas, mas nao serve de nada ja tenho mais de 20 distros ca em casa mas nada, nao sei mesmo qual sera o problema, sera da board, da bios, ha alguma coisa a configurar ???? a serio passo-me com isso , toda o pessoal tem so eu e que nao consigo lol, e um pc normal, intel celeron, 2.7, 512 ddr2 disco de 80gb, nvidia nao sei que , mas nada., a board e uma as rock p4i45 gv. alguem me consegue esplicar o motivo de nao dar , agradeço a paciencia.

    Cmp

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Gonçalo

      Podes ser mais específico acerca do que significa “não dar”?
      O

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Enganei-me,

        continuando,

        O problema é antes ou depois da instalação?
        E o que acontece ao certo?

        1. Avatar de Gonçalo Pinto
          Gonçalo Pinto

          o problema e mesmo esse nao acontece nada , arranca o cd muito bem de pois o pc para por completo e nao precebo porque , e que nem a funcionar com live cd funciona, e o problema nao e so ubuntu, caixa magica, mandriva, alinex, etc nada funciona, nao acho normal, alguma coisa ade ser mas nao sei o que sera,

  35. Avatar de delaorden9

    ótimo tuto. Amigo, instalei no meu pen drive e funcinou tudo ok. Deu boot e tal. Mas eu queria que ele intalasse definitivamente no pendrive, de forma persistente. Quando ele inicializou cliquei em instalar o Ubuntu 9.10 no disco rígido.Então ele seguiu até o particionador e não mostrou a pen drive e sim minhas partições do windows. E claro aí parei, entendeu ? eu queria instalar dentro do pendrive não só como live, mas de forma persistente. Alguma dica ?
    :thumbsup:

    1. Avatar de Paula Tejando

      PRA QUE INSATALAR ISSO?

      SÓ PRA PASSAR NERVOSO?

      É UM ROLO PRA INSTALAR, DEPOIS NÃO FUNCIONA NADA DIREITO…

      NÃO DA PARA JOGAR FIFA10 OU PES2010 OU QUALQUER JOGO DESTES NOVOS….

      O Q VC FAZ NELE SEMPRE DA PROBLEMAS COMO WINDOWS…

      JA INSTALEI MAIS DE 20 LINUX…AGORA CHEGA !!!

      TIO BILL SÓ DA RISADA….

      TODO MUNDO QUER O LINUX MAS ACABA NO WINDOWS MESMO…

      1. Avatar de monu
        monu

        – Quem sabe o problema está em tí, que não aprendeu direito.
        – Instalou “mais de 20 Linux”, e só agora resolveu dar estresse.
        – Consulte este link,que te ajudará,

        https://pplware.sitedev.pt/2009/10/30/instalar-o-ubuntu-9-10-karmic-koala/

        …pois o Freud. Já morreu.

      2. Avatar de kinato
        kinato

        Estas completamente enganado quando dizes “TODO MUNDO QUER O LINUX MAS ACABA NO WINDOWS MESMO…”.
        Só utilizo linux e não pretendo mudar.
        Fiz um teste com a versão RC do Win 7 e simplesmente deu barracada quando quis configurar o sistema à minha maneira. Para perceberes melhor, no win 7 queria desactivar aluns programas de arranque e acedi ao msconfig. Depois de desactivar e reiniciar o pc, ao aceder novamente ao msconfig para voltar a activar uma opção, simplesmente desapareceram as que tinha desactivado. No XP não acontecia isso e no 7 é uma falha grave…
        Iso é apenas um exemplo. Mas muito mais há para escrever.
        Mas te garanto que no meu PC não entra mais um SO em windows.

  36. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Registei-me no forum pois vim ca parar ao tentar arranjar uma soluçao para o problema que muitos utilizadores kanguru encontraram ao instalar o ubuntu 9.10… acabei agora de arranjar uma maneira de dar a volta ao problema e por isso vim ca partilhar espero que ajude… a minha placa é uma huawei e169 e funcionou, testem tambem nas zte…
    Ao meterem a placa usb ela nao é detectada como modem mas se forem ao menu locais, computador ela esta la juntamente com um cdrom virtual, clik com o lado direito do rato no cdrom virtual e selecionem safety remove device, quando o cdrom e a placa desaparecerem abram a consola e vao copiando e colando os seguintesbcomandos:

    sudo modprobe -r option
    Metam a vossa pass se a pedir e continuem e continuem a dar os comandos

    sudo modprobe -r usbserial

    sudo modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1001

    ou
    sudo modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003 (se o anterior nao funcionar)

    depois disto a minha ligaçao á internet via kanguru esta a funcionar o unico senao é que cada vez que tiro a placa da porta ubs e volto a ligar tenho de voltar a ir a locais/computador e fazer o safety remove device(apenas isto, nao tenho de voltar a meter os comandos por isso ja nao é mau)
    Tentem e digam se resultou com voces

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Fiz o teste no meu PC de secretária e está a funcionar.
      Uso tb uma huawei e169. Se durante os próximos dias tudo funcionar sem problemas procedo à actualização do portatil para 9.10!
      Obrigado pela ajuda Gilberto.
      Um abraço

      1. Avatar de Aristo_Compasso
        Aristo_Compasso

        Sim, esse método funciona, apesar de na prmeira tentativa não ter resultado em nada.
        Acabei por dar a volta ao bilhar grande, modeswitches, wvdials, ppps, etc, e algo que fiz durante esse processo fez com que a rede configurada no gestor de ligações se tornasse disponível depois de remover em segurança o dispositivo e introduzir esses códigos no terminal.
        Resultado, depois de fazer o script com iniciador no desktop, na pior das hipóteses a ligação demora tanto e dá o mesmo trabalho que no Windows, apesar de até a achar mais estável e rápida que anteriormente no XP. E agora cá estou eu a navegar via 9.10 e no meio do monte.

        Numa nota à parte, sem dúvida todos os elogios a esta distribuição são merecidos. Tirando os bugs iniciais já corrigidos, a coisa é de pedra e ainda mais rápida que as versões anteriores. O portátil nunca mais vai correr Windows, e o de secretária é só mesmo pelo software profissional que não tem suporte em linux…

  37. Avatar de jose carlos
    jose carlos

    ola pessoal como configura o speedy no ububntu 9.10 não consigo entrar na internet so no 8.10 9.04 eu consigo entrar na internet no 9.10 não consigo o que posso fazer

  38. Avatar de Xiwiipe
    Xiwiipe

    Muito boa sugestão.

    Instalei usando o wmplayer, porém nos “controladores de hardware” não identifica a minha placa gráfica, como quando instalei o ubuntu 9.04, mas sim “WMware virtual Ethernet driver”. O que me impossibilita de ser efeitos gráficos e correr programas de simulação gráfica.

    Existe alguma forma o ubuntu a correr no vmware identificar a minha placa gráfica?

    Abraço

  39. Avatar de riscas
    riscas

    Boa tarde
    Tou com um problema, tive de formatar o pc e agora não consigo instalar o Uuntu 9.10

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Podes explicar melhor qual é a dificuldade em instalar o Ubuntu 9.10?
      Se instalares só o Ubuntu, tens de configurar a BIOS para arrancar pelo CD e a partir daí não deves ter dificuldades.
      Se instalares dentro do windows, o wine deve funcionar correctamente.
      Agora se o teu problema for durante a instação, der algum erro, provavelmente o ficheiro iso que fizes-te download pode ter ficado danificado e por consequencia, mal gravado.
      Se for isso volta a fazer download do iso.
      Outro problema que poderás ter: se o ficheiro iso for x64 e o teu pc for a 32bits,a versão 64bits não é compativel.
      Para te podermos ajudar melhor, explica com o maior detalhe possível o teu problema.

  40. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    Estou à vários dias à volta com o meu portátil por causa do ubuntu. Acontece que quando chego à fase de escolher a partição de instalação ele não me reconhece o espaço livre em disco, ou melhor, só me reconhece 8 mb dos 80 Gb livres. Já formatei o disco e tudo. O processo que pretendo é o do Dual BOOT e sigo todos os passos instalando a partir do live CD em vez de executar por uma VM. O meu disco tem uma partição para recuperação do sistema de 7 Gb e outra onde o Windows XP está instalado de 104 Gb. Alguém sabe o que posso fazer?

  41. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    Boas
    Queria mesmo instalar este SO no meu portátil HP antiguinho (AMD Turion64 1,6GHz 1GB RAM) mas acontece que quando vou instalar através do Live CD além de não me reconhecer o espaço livre em disco (80GB) diz-me que tenho vários windows instalados. Presumo que seja pelo facto de estes HP terem uma partição do disco com 6GB para recuperação do sistema. Ora aqui começam os problemas e não sei o que fazer. Pretendia fazer um dual boot com o Windows7 e o Ubuntu e até já formatei o disco mas será que alguém tem ou teve o mesmo problema ou sabe de alguma solução? Neste momento o meu SO é o XP SP3. Obrigado e cumprimentos

  42. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Boas,
    Pedro ainda sou um iniciante em ubuntu uma vez que só o conheci a partir da versão 9.04 e foi desde essa versão que comecei a trabalhar com linux.
    Mas acho que o que queres fazer não é muito complicado por isso acho que te consigo ajudar.
    Pelo que percebi tens apenas 1 disco que queres particionar para os 2 SO,
    A primeira coisa a fazer é pegar no cd do Windows 7 e com ele podes ja criar as partições que queres para o Windows e para o Linux (com o particionador que trás o Windows 7 penso que não vais ter dificuldade em fazê-lo).
    Crias as partições que queres para o Windows e pelo menos 2 para o Linux, 1 com mais ou menos 2Gb para Swap e a outra para / com um bocado mais de espaço (o espaço que queiras deixar para o Ubuntu).
    Depois de instalado o Windows 7 numa das partições arrancas o pc pelo cd do Ubuntu e quando chegares a parte de escolher onde vai ser instalado escolhes especificar manualmente as partições… aí já te vai mostrar as partições que crias-te com o Windows 7. escolhes a partiçao com os 2 gb e crias a partição swap depois na outra partição que deixas-te para o Linux crias a partição / com o sistema de ficheiros ext 4, depois é só fazer seguinte e penso que a partir daí já não vás ter mais dificuldades!

    1. Avatar de Pedro Gomes
      Pedro Gomes

      Obrigado Gilberto. Eu ainda não coloquei o win7, tenho o win XP SP3 instalado, mas existe uma versão reduzida do win7 (Tiny) de 700Mb que gostaria de instalar junto com o Ubuntu caso corra tudo bem. Mas primeiro queria instalar o Karmic com o XP em dual boot mas na mesma partição. Não queria perder a partição de recuperação do sistema no caso de alguma coisa correr mal e além disso é a única forma de manter o winXP original. Se compensar este modo já nem instalo o win7. Assim sendo não queria formatar o disco todo mas sim o ubuntu na mesma partição do XP, que achas?

  43. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Boas, penso que para instalares o karmic em dual boot com o xp e não dentro do xp terás de ter as partições swap e / á mesma… se o teu disco já estiver particionado que já é muito comum vir de origem assim é óptimo pois não corres risco nenhum… se o teu disco veio apenas com as partições de sistema do Windows é possível criar as partições para o Linux no espaço livre do Windows pois existem bastantes programas para o efeito sendo um deles o Gparted que tens no cd do karmic mas como todos os programas do género envolve risco de perca de dados! por isso a primeira coisa a fazer é ver como esta particionado o teu disco e a maneira mais fácil de o fazer é mesmo abrir o meu computador do Windows e ver quantas unidades de disco la tens e com que tamanhos… se apenas la tiveres a unidade C terás mesmo de particionar o teu disco.

    1. Avatar de Pedro Gomes
      Pedro Gomes

      Gilberto, não sei se me ouves, HELLLP!!! 🙂
      Nem com o Gparted consigo particionar, aliás, conseguir até consigo mas formata-me o disco inteiro. Eu só queria retirar algum do espaço livre do disco para uma partição à parte para instalar o Ubuntu. Talvez estas imagens ajudem:
      Imagem 1: http://picasaweb.google.com/lh/photo/rp-4XEnoQg_Z7_KHyw6YLg?feat=directlink
      Imagem 2: http://picasaweb.google.com/lh/photo/F5Z1bXplbCyUzi4_bKmJrA?feat=directlink
      Imagem 3: http://picasaweb.google.com/lh/photo/hSmwlaL-FCXhQI3tNtiBJw?feat=directlink
      Obrigado

  44. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Pedro aí na primeira imagem por baixo de edit/view tens essa seta amarela, carregas aí que isso permite que redimensiones as partições sem ter de formatar tudo! contudo vai dar-te o aviso para teres copia de segurança pois há hipótese de perca de dados!

  45. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Viva. Possuo o XP numa partição e criei outra partição em Ext3. Assim o disco está dividido em duas partições. Quero instalar o Ubuntu na partição formatada em Ext3. Este tipo de formato permite tal? Porque é que é necessário a criação de duas pafrtições para o Ubuntu? Swap, de que se trata?. É que já por aqui esteve a correr o Ubuntu mas não dava para actualizar porque informava que não tinha espaço… o que não falta é espaço na partição Ext3! Eu, concerteza, estou a tentar instalar o Ubuntu como o Windows e dever ser diferente. Um tutorial, passo a passo, era uma boa ideia.

  46. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Paulo Rodrigues a partiçao swap funciona como uma extensao a tua memoria Ram, embora o ubuntu 9.10 por omissao use o sistema de ficheiros ext4 podes instalar usando ext3… tens o tutorial aqui mesmo nesta pagina em cima de todo, a maneira de instalar ubuntu é como o windows a parte que tens de dar mais atençao acho que é mesmo a parte das partiçoes onde teras de criar a partiçao swap e a partiçao Ext3 ou Ext4 sem esquecer de meter / em mount point…
    Tirando esta parte é tudo muito simples e de certeza que nao vais ter dificuldade em fazer…

    1. Avatar de paulo rodrigues (652mga)
      paulo rodrigues (652mga)

      Não é assim tão fácil… talvez porque estou habituado ao Windows. O meu primeiro problema foi aquando da primeira instalação: O Ubuntu instalava-se na partição do Windows muito embora existi-se o dualboot. O que fiz, agora, foi formatar o PC. Primeiro instalei o XP e de seguida utilizei o Partition Magic para reduzir o espaço, que era todo o disco, do XP. O espaço em vazio ficou sem qualquer tipo de formatação e aí o Ubuntu aproveitou todo esse espaço. Tenho livres no Ubuntu mais de 70gb sendo que a partição swap possui 3,4gb de espaço. Não entendo porque é que para além da versão 2.6.31.17 (Ubuntu 9.10) existe no grub a versão 2.6.31.14.

      1. Avatar de Gilberto
        Gilberto

        Ao instalar o xp podias ter criado logo as partiçoes para linux e depois ao instalar o linux atraves do “criar partiçoes manual” so terias de escolher a partiçao que tinhas criado com o xp…
        Mas se ja passa-te essa fase menos mal…
        Quanto á questao do grub…
        Cada vez que fazes uma actualizaçao do kernel o ubuntu mantem o kernel antigo, se o quiseres eliminar basta ir ao gestor de pacotes synaptic e procurar por linux-image.
        Marcas a versao 2.6.31.14 para remoçao completa e ja esta…

        1. Avatar de paulo rodrigues (652mga)
          paulo rodrigues (652mga)

          Isso foi o que fiz ao princípio mas o Ubuntu instalava-se na partição do XP… estava a fazer algo mal. Não encontro essa directoria mas é um mal menor… o problema está em utilizar o Ubuntu. Se um tipo faz uma pergunta não vão querer que vá ler tudo do início. Estou com vários problemas e não os consigo solucionar. Ainda há pouco consegui ligar a web cam através do Emesene (tem um bug semelhante ao último MSN) mas não tinha som. Agora tenho som mas não tenho web cam… a única coisa que fiz foi aceitar as actualizações que me foram propostas! Mas uma coisa e cada vez. Como é que soluciono a questão que tenho colocado no Forúm com o nome som e que reporta uma situação da resolução gráfica?

  47. Avatar de edi
    edi

    O meu 9.10 não fonciona

  48. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas tardes,
    preciso de ajuda.
    Tenho um disco de 10Gb, que era de um portatil (avariou),comprei um caixa e tornei-o nun disco externo e queria instalar o ubuntu (tipo pen usb), para experimentá-lo. É possivel?
    Se sim, com faço?
    Cumprimentos,
    Sérgio

  49. Avatar de Henrique Picanço

    Agora fiquei em duvida. Isso quer dizer que é melhor compartilhar o espaço do disco? Isso também funciona para quem vai instalá-lo no disco rigido todo?

  50. Avatar de Gentil Mendes
    Gentil Mendes

    Olá, bom dia.

    O único problema que me surgiu depois de instalar a versão 9.10 do Ubuntu é que ele não funciona no meu portátil em modo de bateria. Quando tiro o cabo da alimentação ele faz um shutdown. Já vi as opções de energia e está tudo ok… Têm alguma dica para este pequeno grande problema? Já agora, qual o melhor msn para usar com o ubuntu? Uso o amsn mas acho muito conflituoso.

    Cumprimentos.

    Gentil Mendes

  51. Avatar de LU
    LU

    Olá!

    Li as dicas do Ubuntum 9.10 e achei muito úteis.
    Tenho no meu notebook duas partições…uma windows seven e na outra o Ubuntum 9.10. O que acontece é o seguinte: No windows a internet funciona beleza, tanto eu usado cabo para a conexão, como wirelles, porém no Ubuntum só consigo funcioná-la com o uso de cabo.
    Como viajo bastante, as vezes não teno onde conectar o cabo, pois o sistema é wirelles e aí fico em situação complicada, pois utilizo mais o ubuntum do que o windows.
    Peço ajuda de como ou o que fazer pra que eu tenham a internet funcionando em wirelles. Terei que fazer nova configuração ou existe uma maneira mais direta para que eu possa resolver esse problema.
    Se puderem me ajudar agradeço.

    1. Avatar de Renata
      Renata

      Pode parecer meio idiota, mas eu lembro que instalei uma vez e tive o mesmo problema… A solução foi ir lá no ícone de conexão no canto superior direito, clicar com o botão direito. Aparecem duas caixinhas já habilitadas de “conexão por cabo” e de “conexão wireless”. Desmarca a wireless, depois marca de novo…

      Você chegou a tentar a navegação em outros programas, ou só no Mozilla? Pode ser problema de proxy ou DNS (tem um post meu aí pra cima de como resolver isso)

      1. Avatar de LU
        LU

        Valeu Renata.
        Vou tentar de novo.

  52. Avatar de Manuel
    Manuel

    Olá, boa noite pessoal. Alguém sabe como se recupera o grub? Por exemplo, você tem o windows e o ubuntu mas em partições separadas, por algum motivo você infelizmente apanhou um vírus muito poderoso e teve que formatar a partição do windows, portanto, formata a partição do windows e instala na mesma partição onde tinha feito a formatação, o que acontece? Acontece que o windows arranca sem perguntar nada, não aparece o grub para escolher qual Sistema operativo que quer arrancar…

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      @Manuel

      Esse problema é muito comum e a sua solução está amplamente divulgada na internet.

      Dependendo da versão do grub que tenhas tens 2 resoluções parecidas.

      Se a versão do Ubuntu instalada é 9.04 ou anterior, segue este tutorial em português (feito por mim):
      http://www.foruns.org/forum/index.php?topic=545.0

      Se a versão do Ubuntu instalada é a 9.10 (karmic) então segue este guia oficial:
      https://wiki.ubuntu.com/Grub2#Recover Grub 2 via LiveCD

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        O link é:
        “https://wiki.ubuntu.com/Grub2#Recover Grub 2 via LiveCD”

        ou então vais a:
        https://wiki.ubuntu.com/Grub2 e procuras no índice do lado direito “Recover Grub 2 via LiveCD”

  53. Avatar de Manuel
    Manuel

    @Paulo39

    Muito obrigado 🙂

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      @Manuel

      De nada, sempre às ordens 😉
      Tens também o fórum, com uma secção dedicada a Linux, onde podes colocar todas as tuas questões.

  54. Avatar de Bruno
    Bruno

    Para quem tem problemas no acesso a internet, dêm uma vista de olhos em:
    http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58209.0

    no meu caso funcionou…
    bastou fazer:
    sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys BC8EBFE8

    e depois:
    sudo apt-get update

    depois abri o browser e tharannnn…