Instalar o Ubuntu 10.10 via PEN USB…Nunca foi tão fácil

34 Comentários

Com a chegada do Ubuntu 10.10 , recebi alguns e-mail de como instalar ou experimentar a distribuição via PEN USB. São muitos os métodos/aplicações actualmente disponíveis mas pessoalmente gosto bastante do Universal USB Installer. Universal USB Installer é uma aplicação muito simples que permite colocar qualquer distribuição Linux numa PenUSB, seja para instalação ou apenas para experimentar o sistema operativo.

Ubuntu_boot_00

Quantas vezes temos a necessidade de recorrer a uma distribuição Linux Live para tentar resolver problemas com o Windows ou MacOS (ex. Recuperar a password de Administrador, recuperar informação de uma partição, etc) ?

Nesse momento, e para não gastar CDs, nada melhor que colocar essa distribuição Linux numa PenUSB.

O Universal USB Installer é muito simples de usar, sendo apenas necessário indicar qual o ficheiro .iso da distribuição e depois carregar em Create.

Além disso, podem escolher no ponto 4 quanto querem reservar para memória persistente (de forma a guardar todas as alterações que façam dentro do Linux)

Ubuntu_boot_01

Depois é só esperar que todo o processo seja concluído.

Ubuntu_boot_02

No final, basta definir na BIOS que pretendemos arrancar via dispositivo USB. No caso da sua motherboard não suportar o arranque via dispositivo USB, pode usar o PLoP Boot Manager

Já agora deixamos algumas distribuições que suportam o arranque via PENUSB.

  • Ubuntu 9.04/9.10/10.04.1/10.10 Desktop i386/amd64 – Site
  • Kubuntu 9.04/9.10/10.04.1/10.10 Desktop i386/amd64 – Site
  • Xubuntu 9.04/9.10/10.04/10.10 Desktop i386/amd64 – Site
  • Lubuntu 10.04/10.10 Site
  • Ubuntu NetBook Remix 10.04/10.10 – Site
  • Ubuntu Rescue Remix Revision 1 – Site
  • Ubuntu Server 9.10/10.04/10.10 32bit/64bit Installer – Site
  • Ubuntu Mini Remix 10.04 – Site
  • Sugar on a Stick – Site
  • Arch Linux – Site
  • XBMC – Site
  • ZenWalk Live – Site
  • PCLinuxOS MiniMe – Site
  • TinyCore 3 – Site
  • CentOS 5 – Site
  • Fedora 13 – Site
  • Redo Backup and Recovery 0.9.5 – Site
  • Runt Linux 5.0 – Site
  • Feather Linux 0.7.5 – Site
  • Debian Live 5.0.5 – Site
  • Peppermint Linux OS – Site
  • GParted 0.6.1-2 – Site
  • PartedMagic 5.1 – Site
  • EasyPeasy 1.6 (NetBook Distro) – Site
  • KNOPPIX V6.2.1 – Site
  • DBAN 2.2.6 (Hard Disk Nuker) – Site
  • RIP Linux 10.x – Site
  • Dr.Web Live CD Scanner 5.03 – Site
  • Lucid Puppy 5.0.1 – Site
  • BackTrack 3 and 4 – Site
  • YlmF OS V3.0 – Site
  • Linux Mint 9 – Site
  • Crunchbang 9.04 – Site
  • gOS 3.1 gadgets – Site
  • Ultimate Boot CD – Site
  • Gentoo 10.1 – Site
  • xPUD 0.9.2 – Site
  • Simply MEPIS 8.0.15 – Site
  • EEEBuntu 3.0 (Netbook Distro) – Site
  • DSL (Damn Small Linux) 4.4.9 – Site
  • Puppy Linux – Site
  • Puppy Arcade 8 (Console Game Emulator) – Site
  • Kiwi Linux 9.04 – Site
  • SLAX 6.1.2 – Site
  • SliTaZ – Site
  • Ophcrack XP – Site
  • Clonezilla – Site
  • Jolicloud (NetBook Distro) – Site
  • Dynebolic 2.5.2 DHORUBA – Site
  • PLoP Linux 4.0.5 (a minimalist Linux Rescue System) – Site
  • System Rescue CD 1.5.4 (another Linux Rescue System) – Site

O que já falamos sobre o novo Ubuntu 10.10

altLicença: Freeware
altSistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
altDownload: Universal-USB-Installer-1.8.0.5 [859 KB]
altHomepage: PenDriveLinux

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    unetbootin > ALL

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Sim, também é o que eu uso e foi me dado a conhecer pelo pplware!

      Este em principio faz exactamente a mesma coisa!

  2. Avatar de Carlos Florêncio
    Carlos Florêncio

    Muito bom!

    Os meus parabéns, muito esclarecedor como sempre :).

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Muito bom este post!!!

      É verdade, muito esclarecedor. (Como sempre, embora haja os que não entendam).

  3. Avatar de aver
    aver

    Se o Linux é dominante em servidores e se está a tornar dominante nos dispositivos móveis, por que é que fracassou no objectivo de se tornar num dos principais sistemas operativos para computadores pessoais (desktop) ?

    http://www.pcworld.com/article/207999/desktop_linux_dream_is_dead.html?tk=rss_news

    1. Avatar de José Xavier
      José Xavier

      Nos desktops se calhar não até porque conheço muita gente que quando monta um desktop instala ubuntu ou se for um desktop para jogar então voltam para o windows. Acho que o principal problema está no facto dos portateis serem vendidos com o Windows.

    2. Avatar de Jorge Desirat
      Jorge Desirat

      loooooooool….

      Esta gente tudo o que vê na net acredita…

      Segurança, estabilidade ? -> linux

      Apenas existe um unico e grande problema com linux, é marketing… pois se um dia houver a possibilidade de comprares um pc com linux esse mesmo pc tem de custar no minimo menos 200€ que é quanto pagas de SO…

      Imagina um brutal pc que custe 900€ com windows 7 e poderes comprar o mesmo pc a 700€ com linux…

      Esse é o grande problema do linux e sempre será pq tanto a microsoft como a apple morriam dado que podes instalar um windows ou um mac crackeado no teu pc…

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        http://www.dell.com/content/topics/segtopic.aspx/linux_3x?c=us&cs=19&l=en&s=dhs
        “Esta gente tudo o que vê na net acredita…”
        “pois se um dia houver a possibilidade de comprares um pc com linux”

        Parece que atingimos um impasse.

        Em certos casos podes pedir reembolso pelo SO caso não o queiras, basta consultares a EULA para saberes se é um possibilidade, mas não te animes muito, porque o preço de uma verção OEM em conjunto com o PC ronda os 50€.
        https://pplware.sitedev.pt/informacao/amazon-devolve-dinheiro-a-utilizador-que-nao-quis-windows/

        1. Avatar de Jorge Desirat
          Jorge Desirat

          pois… mas a OEM não tem esse preço… basta comparares os mesmos produtos numa loja de informática onde podes costumizar o pc e numa worten. Nesse caso da amazon eles devolvem “50€” mas e o resto? Para onde vai? os 150 que faltam aí?

          Isso é areia para os nosso olhos

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Mesmo assim não custam 200€ de certeza… Normalmente os PC’s vêm com a versão Home Premium que forte e duro custa 200€ e as versões OEM são muito mais baratas. As licensas OEM são vendidas e a realidade e que quase não se notam no preço… sendo muitas vezes mais 50 menos 50 num producto de 1000.

            Ao fazeres o teu próprio PC vais pagar a licensa muitas das vezes sem ser OEM portanto essa diferença que falas não pode ser comparavel com grandes remessas das grandes superficies.

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Acredita que a diferença no final não é assim tanta, mas ficava algo mais barato ficava…
        Anyway, espero que o linux não se torne num standard para Desktops pois iria ser um bocado caus para dizer a verdade, se ja com Windows da a bronca que dá não imagino com Linux, alias eu que não me considero um azelha muitas vezes passo maus momentos com Linux quando teima a dar para o torto… Pode ter estabilidade para trabalho mas ao tentarem-lo por uzavel para o utilizador as coisas complicam as as vezes da para o torto. Alem que não tem desempenho em jogos e afins que é possivel expremer em Windows, em jogos multiplataformas, dos outros não comento…
        Linux é um bom sistema operativo mas ainda lhe falta muitas coisas, há que dizer a verdade.

        PS: sou mais utilizador de Linux que de Windows

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          concordo em muito pouco da ideia que trasmitesm uso e abudo do meu desktop e não tenho problemas, ja tive e as vezes la desaparece ums coisita, mas se comparar com o winodws que deixa de funcionar com BSOD e virus epá tenho que dar a vantagem ao linux…
          Se a tua maquina em windows começa a “dar-lhe” nos bluescreens o que fazes ?Reinstalas de novo em linux num problema mais complicado que não consigas resolver fazes o mesmo, onde é que o linux é tão grave assim?!
          Em relação aos custos do SO, confirmo que são entre 200 a 250 euros que são pagos, e em alguns casos a MS devolve por inteiro nem podia ser de outra forma, ja tive conhecimento de pessoal na Suíça,etc que pediu o reembolso, mas preparem-ce para a chatice pois já estou a imaginar quando tiram a chupeta ao puto o que acontece..???!!
          Eu até acho que a HP e a toshiba salvo erro são as que mamam mais no SO, e programas que alguns são trials mas pagas bem pago e é se queres…
          O nosso governo através de pactos com o diabo paga os SO´s etc que os putos instalam na Universidade, mas o que é facto é que eles quando compraram o portatil voltaram a pagar, ou seja a MS sobre a mesma maquina ja mamou 2 vezes 🙂 🙂 isto é que é negocio.
          Aprendam a ser ladrôes e um dia podem aspirar a serem respeitados socialmente…

          cmps

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Eu já não falo de problemas fatais que esses resolvem-se da mesma maneira em ambos, mas de problemas ligeiros, a instalação de drives em linux e uma verdadeira romaria, rezar a deus e esperar que funcione, nunca consegui que as drives da minha placa wireless se instalem sem problemas nenhuns, muitas vezes simplesmente não consigo, volto a formatar a partição e consigo a primeira, fazendo exatamente o mesmo, sinceramente é uma coisa que não consigo perceber, muita gente se queixava do mesmo, por acaso agora com o 10.10 do ubuntu o problema desapareceu mais ou menos pois ja instala de fabrica, apesar de ter menos sinal que tinha…
            Anyway gosto muito de linux senão não usava, principalmente porque gosto de usar as daily builds e tudo de certos programas 😛 mas a realidade e que tem muitos problemas que têm de ser limados. Pequenos erros aqui ou ali seria impensavel explicar a alguem como faço com Windows.

            E acredita que se os PC’s viessem com Linux como default, terias que pagar suportes e mais mariconadas que o utlizador comum não saberia como dar a volta e sairia ao mesmo preço.
            Sobre a Toshiba e a HP serem as que mais cobram pelo SO, bemnão sei, mas sei que a Toshiba tem componentes espetaculares para o preço que pratica em relacção aos outros concorrentes mesmas peças mas mais barato, se isso acontece, devem fazer milagras ao comprar o Hardware.

      3. Avatar de Tiago Dias

        @ Jorge Desirat

        Huum, então o bom era matar a Microsoft e a Apple… E depois ficavas tu a desenvolver os sistemas operativos deles para depois os instalares 😉

        Mas isto é só em tom de brincadeira, porque como é óbvio isso não vai acontecer… E sim, mesmo que sejam vendidos mais pc’s com linux…

  4. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Tneho que me queixar com o novo Ubuntu netbook remix que ficou MUITO lento num netbook de uma amiga minha.. a nova interface é muito pesada e não dá para personalizar..

    Fizeram uma experiência mas a meu ver com muitas falhas..

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Perfeitamente de acordo!
      Aqueles icon’s à esquerda não facilitam nada. Estabilidade? net sem fios é quando lhe apetece; impressoras, reconhece-as assim que se ligam, mas depois é uma lentidão desesperante; e quem disse que não encrava? a instalar um suplemento no opera nem para trás, nem para a frente encravou! foi desligado (normalmente), nunca mais arrancou.

      “Esta gente tudo o que vê na net acredita…”
      É verdade! E há outros que não sabem o que dizem…

      “se um dia houver a possibilidade de comprares um pc com linux esse mesmo pc tem de custar no minimo menos 200€ que é quanto pagas de SO…”
      Quer dizer, comprei a semana passada um por 279,00€,
      com Linux ficava no máxima em 79,00€!!!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        eu acho que percebes-te bem o que foi dito…
        no caso dos netbooks o preço do SO MS anda na casa dos 30-50 euros, mas penso mesmo que na casa dos 30 com XP, o 7starter(é uma bosta), ja deve custar os 50 euritos.
        E depois juntas-lhe toda a propaganda trial e paga-o bem pago.

        cmps

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Não sei se te lembras dos eeePC’s que sairam com linux que traziam um disco SSD 30gb senão me engano em vez de um normal em comparação com a versão Windows com um Hdd de 160Gb e custavam mais 70€ os com linux, ou seja a diferença dos dois discos… no final o preço era igual, pagavas o suporte do linux.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            bom…ai a questão também era outra eram os primeiros modelos eram caros sim, mas ja tinham disco ssd, hoje em dia isso ainda não acontece.
            Nos netbooks o linux foi deixando de se ver tirando uma marca por outra, mas no estrangeiro essa opção existe mais, actualmente não compansa tanto as marcas, eles ja tinham tudo automatizado para windows e um so a 30 ou 50 euros, epa não faz mossa foi isso que eles pensaram, porque no inicio tinhas o xp bem carote, mas como havia pcś a sair com o linux, a ms baixou as calcitas.
            O mesmo aconteceu com o magalhães, eles queriam cobrar muito guito e a ameaçã de sair com caixamagica levou a ms a oferecelo de borla isso mesmo oferece-lo de borla, claro esta que contra estas politicas é dificil remar.
            Mas também concordo que se façam pagar pelo suporte a linux, mas não tanto como a windows claro.

            cmps

  5. Avatar de SamC
    SamC

    Foi assim que experimentei esta versão, no entanto após o diálogo inicial onde pergunta se pretendemos fazer uma instalação, o sistema fica bastante tempo sem responder até carregar completamente o desktop (se tivesse alguma barra de progresso ou aparecesse alguma informação era mais “aceitável”, mas como fica a janela igual durante bastantes segundos, tive de fazer este reparo que na minha opinião merecia ser melhorado).

    Ainda não tive tempo de o experimentar devidamente, então só posso opinar a respeito da aparência que está muito profissional e bastante superior à 9.x

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Olha que não e cada vez vejo mais empresas a usar e particulares então nem se fala.

      cmps

  6. Avatar de delaorden

    ola, pessoal: Instalei um Ubuntu 10.10 no pendrive via Universal USb Installer.Ok, lógico que alterei o boot para o pen drive. Inicia ou tenta inicializar. Fica la naquela barrinha eternamente. Ja tentei varias vezes. Testei num Pendrive San Disk e num Kingston. Só fica naquela barrinha inicial. A imagem boota normal pelo drive de CD. O que pode estar dando errado ?

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas! Alguém me pode dizer se cada vez que inicio tenho que correr pelo “Experimentar Ubuntu” ou se há alguma maneira de ele ir diractamente para o ambiente de trabalho sem passar por este passo que faz com que demore muito.

  8. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @delaorden,não instalas o ubuntu na pen,antes sim “descompactas “o ficheiro iso para a pen,não esqueceste primeiro de formatar a pen?
    Se tiveres dificuldade,utiliza o 7zip,ou outro descompactador para meters na pen,o resto já sabes como é.
    Cump

    1. Avatar de delaorden

      valeu amigo Shynkendo !

  9. Avatar de jucamula
    jucamula

    Desculpem lá, já tentei com uma pen usb, não dá, tentei com o Iso através de um cd, nada, dá erro e diz para gravar com velocidade inferior…gravei outro cd com velocidade de 12x e dá o mesmo erro…
    Já aconteceu isto a alguém???
    Podem dar uma ajuda.
    Trata-se de um Pc antigo-pentium3, que funciona bem com a versão 10.04.

    Obrigado
    abraço

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      arranca em modo de segurança e verifica se tens algum tipo de erros nas mensagens que ele te vai amostrando.
      outra coisa será que não tens que activar nenhuma flag tipo vga=768, ou acpi=off ou noapic nolapic?
      Eu não sei mas ja tinha ouvido dizer que o ubuntu estava a “curtar” suporte para hardware mais antigo, mas nesse caso fica absurdo continuar a compilar para uma arquitectura i386.

      cmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      tens a certeza que o iso esta bem gravado, experimenta a uma velocidade baixa tipo 12x, ou inferior quanto mais baixa melhor(embora a paciencia esgote-aranja um meio termo).
      não estará o teu cdr estragado?
      Fises-te algum checksum ao cd, fa um md5 e verifica com o ficheiro de md5 que esta no site verifica se a imagem foi bem sacada.

      cmps

      1. Avatar de jucamula
        jucamula

        Gravei 2 cds, um com vel. max outro a 12x, nenhum dos dois deu…
        a imagem saquei do site do ubuntu, á partida está bem gravado.
        Vou verificar o cd, apesar de nunca ter efectuado isso.
        grato

  10. Avatar de Flaneur
    Flaneur

    Atualizei da versão 10.04 para a 10.10. Mas ficou lento. Instalei em um asus 1005ha. A versão anterior funcionava melhor. Se alguém souber alguma dica de otimização, ficarei grato.

  11. Avatar de inforestatica
    inforestatica

    alguem me pode dizer como instalar num magalhaes 1ª versão (30 Gb)o ubuntu netbook remix 10.10 ?

    quando chega à parte de instalar dá erro no gparted (disk bundary) ou nkk coisa do género.

    obrigado pela ajuda

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas pessoal!

    Este tópico já é bem antigo e quanto à instalação tudo correu bem à primeira… No entanto tenho uma questão que considero mais pertinente, para um novato de linux, que teorias ou verdades da conspiração, que é a seguinte:
    Agora que isto está a correr posso e como instalo aplicações?