Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (2)

49 Comentários

Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.

Esta distribuição, que reune características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.


O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Depois de apresentarmos o Linux Deepin, hoje vamos ensinar a instalar esta fantástica distribuição Linux. Todo o processo de instalação é muito intuitivo uma vez que a interface gráfica está muito bem conseguida.

 

Como instalar o Linux Deepin?

Pré-Requisitos

Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 20 GB
  • Memória RAM:2 GB
  • Ambiente gráfico do Linux Deepin: Deepin Desktop Environment
Passo 0) Início da Instalação

A instalação do Linux Deepin é bastante simples. Depois de arrancarem com a ISO, devem selecionar a opção Install Deepin.

 

Passo 1) Idioma de Instalação

O próximo passo é escolher o idioma do sistema. Para este tutorial escolhemos Português.

 

Passo 2) Criação de conta de utilizador

Em seguida vamos criar uma conta de utilizador. Para tal basta preencher os dados solicitados.

 

Passo 3) Fuso Horário

Marque a sua localização no mapa para definir o fuso horário.

 

Passo 4) Local de instalação

Neste ponto de instalação, o utilizador pode simplesmente escolher a opção “Simples” ou “Avançada”. No caso da opção Simples, o assistente de instalação procede ao particionamento automático do disco. Caso pretendam criar partições manualmente, devem escolher a opção Avançada.

Por fim carreguem em Iniciar Instalação

Antes de iniciar a instalação, o assistente permite rever todas as configurações realizadas anteriormente. Se tudo estiver OK, carregue em Continuar.

E está feito! O processo de instalação demora cerca de 20 minutos e durante a instalação são apresentadas várias funcionalidades desta distribuição.

Num próximo artigo daremos a conhecer outras funcionalidades desta interessante distribuição. Se tiverem sugestões ou sugestões, deixem na zona dos comentários. O download desta distribuição pode ser feito aqui.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NoFait
    NoFait

    Só me preocupa as partes de código fechadas das aplicações do próprio Deepin. Pelo menos, ainda não encontrei código fonte para o Photo Viewer deles p.ex.
    Quem me garante que isso não “arrasta” a info para algum servidor estranho? :/
    Acho que vou pôr a testes numa VM e passar por um pfSense para acompanhar o que é que faz a nivel de trafego e logo se vê o que se tira como conclusão daí.
    Mas devo dizer que já experimentei numa máquina só para ter um feeling do sistema e parece-me muito bem. Orientado para o utilizador, fácil de usar, etc.
    Mais uma vez a China a ser o #1 🙂

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Oh amigo, o Facebook, o Google e Microsoft arrastam o que tens no próprio PC. E nem sabes. Não queres usar não uses, até o teu ISP sabe que sites visitas, a que horas, e onde e quando.

      Por tanto deixa-te de cenas, se queres privacidade usa VPN -> Tails / Whonix não são sistemas como esses que andas a procura. Alias é ridiculo procurares privacidade a meias. E não na totalidade.

      Não é impossível, mas é possível dificultar o acesso e tornar-lo demasiado díficil de aceder.

      É como um utilizador que usa Windows e diz “eu zelo pela privacidade” podes fugir do teu ISP com VPN, mas não podes fugir da Microsoft que é o teu sistema operativo na qual usas.

      Just my 2cents.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        É muito fácil impedir o ISP de não saber os sites que visitas, mas pelo visto és bem miúdo e não sabes disso.
        Como achas que pessoas cometem crime na DP e nunca são pegas? Ah é… Não existe privacidade, não existe anonimato, todos sabem tudo sobre você… SÓ QUE NÃO, rsrsrs.
        Quem não sabe ter privacidade, não deve falar do que não sabe.

        1. Avatar de arc
          arc

          Ó rapaz, para de ARROTAR …. POSTAS DE PESCADA!!!

          Explica quais os teus conhecimentos de expert em SEGURANÇA!!!!

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Só de dizerem que pagar uma VPN é uma alternativa, pelo visto não conhece VPN in loco ou VPN caseira com VD-ativo. Até mesmo um cloud server caseiro pra dar um up na segurança. Vão confiando nessas empresinhas fajutas que ficam a vender VPN! Nossa, como estou seguro usando NordVPN, OpenVPN #SQN
            Quem tem esses conhecimentos nunca vai dar de graça para outrem, ainda mais pra vocês que podem usá-lo para o mal. Só dou a isca, o resto vocês que fazem!! Abraços!!!

        2. Avatar de arc
          arc

          OPS, eu já me esquecia disto:

          “O browser que uso foi criado por mim mesmo, tenho total controle. Abs”

          “Não, eu criei tudo sozinho. Ainda estou desenvolvendo, se der certo posso até replicar. Abs”

          https://pplware.sitedev.pt/browsers/firefox-chrome-humilhados-edge-bateria/#comments

          ESCLARECIDO!!!!

          1. Avatar de arc
            arc

            Já brincou com os LEGOS?…Agora são horas de se recolher. Terminou o horário nobre para as CRIANÇAS … BRILHAREM!

          2. Avatar de Danilo
            Danilo

            Não entendi onde você quer chegar com isso? Só porque estou criando um browser só pra mim, não posso dar conselhos de outros modos de obter segurança? O uso de VPN pagas da uma falsa sensação de segurança. E pode parar de usar espantalhos e ad hominem, a única criança aqui és tu.

          3. Avatar de NoFait
            NoFait

            @Spoky
            Credo… Já não se pode ter opinião propria em Portugal?
            É só experts na matéria… estranho como continuam os salários tão baixos no país….
            Just my 2 cents

          4. Avatar de pia
            pia

            Talvez porque nem todos moram em Portugal. País falido, economia falida, pais de velhos como você.

          5. Avatar de Costa
            Costa

            Danilo, estás a criar um browser? Que motor usas?
            Tens alguma coisa publica que se possa ver? GitHub? GitLab?
            É feito em que linguagem? Que BD usas? Usas tabs? Como geres a memoria? Existe isolamento de processos? Isto é que era de valor falares e partilhares. Força nisso.

          6. Avatar de Danilo
            Danilo

            Infelizmente @Costa não posso divulgar, pois o browser que estou montando é para uso, apenas MEU e de mais ninguém, por motivos de privacidade mesmo. Não pretende de forma alguma disponibilizar a público, mesmo porque ainda não o tenho 100% pronto.

          7. Avatar de Costa
            Costa

            Então mas ó Danilo, o que é que privacidade tem a ver com o disponibilizarem o código do teu browser? Quanto muito não disponibilizavas as tuas configurações, ficheiros que não fazem parte do projecto mas sim de configuração pessoal, agora o código em si, na realidade não tem inconveniente em termos de segurança ou privacidade, pelo contrário. Quem ve aquilo sempre pode apontar possíveis erros, melhorias, etc.
            Teres um browser, algo realmente revolucionário é melhor.que Chrome ou Firefox, epa até é um crime. Disponibiliza lá isso Danilo, assim todos beneficiavamos do teu projecto.

          8. Avatar de arc
            arc

            @Costa, não vale a pena. É um projecto secreto, para uso pessoal e assim vai continuar. O Danilo, é muito senhor dos seus conhecimentos revolucionários, deve estar ainda a pensar qual o tipo de licença a aplicar ao seu “browser”, será tipo BSD, MIT ou quem sabe GPLv2 ou v3?

            E convém não levantar muito esta questão, alguém da Microsoft, Google, etc., pode necessitar dos seus serviços, e acabamos por ficar sem um DEV no pplware!

          9. Avatar de Danilo
            Danilo

            Não, ainda mais agora com a M$ comprando o GitHub. Esquece!

            @arc, vai catar coquinhos!

          10. Avatar de Danilo
            Danilo

            @arc Sim, sim, sou muito importante. Obrigado.

        3. Avatar de Costa
          Costa

          Danilo, esta frase -> “Como achas que pessoas cometem crime na DP e nunca são pegas? Ah é… Não existe privacidade, não existe anonimato, todos sabem tudo sobre você… SÓ QUE NÃO, rsrsrs.” está errada.
          As pessoas são apanhadas a cometer crimes mesmo usando a rede TOR para combinar os crimes, para contratar serviços, comprar drogas, trocar de escravos sexuais, trocar conteúdo de pedofilia, etc.
          Varias noticias vieram dar exposição a isso, algumas bem conhecidas, como o caso silk road.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            O que aparece na mídia não chega nem perto do que a mídia, a polícia e tudo mais sabe. E nem me refiro a Tor, Whonix, nem nada. Você acha que dois gatos pingados que foram descobertos vai acabar com toda rede? Pff, né. Na DP continuam existindo muitas coisas que poucos sabem. Aqui mesmo na surface é possível se manter ileso mesmo cometendo crimes.

  2. Avatar de arc
    arc

    @NoFait. o source code para o Deepin Image Viewer e não Photo Viewer, está totalmente disponível, para consulta e posterior compilação.

    1. Avatar de NoFait
      NoFait

      Obrigado arc, entretanto descobri que sim 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        @NoFait, é sempre um prazer poder ajudar.

  3. Avatar de José Roberto da Silva
    José Roberto da Silva

    Eu gosto muito

  4. Avatar de RR
    RR

    Todos os anos o Deepin é apresentado como sendo uma distro estável e de aparência interessante. Contudo à parte da dita aparência, costuma revelar-se um fiasco – cheguei a experimentar as versões disponíveis nos anos 2015 e 2016 e definitivamente não recomendo.
    Felizmente há por aí muitas distros muito melhores.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu tenho usado esta distro na versão 15.4 e agora 15.5, tendo antes testado outras e até ao momento tem sido uma agradável surpresa.

  6. Avatar de Oscar
    Oscar

    Eu uso Ubuntu 18.04 e avanço desde já que é muito fácil e bonito. Até jogos do Steam compatíveis corre perfeitamente, isto depois de instalar o driver da nvidia proprietário. Simples e sem confusão.
    Em relação ao deepin já usei há 3 anos por pouco tempo e agradou-me. Parece estar mais polida esta versão.

  7. Avatar de ked
    ked

    Linux Deepin is spyware!

    1. Avatar de Altino
      Altino

      ya completamente botnet.. uma disto cheia de bloatware.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Bloatware tem as distros ubuntizadas e opensusadas… como Kubuntu e openSUSE, essas sim tão cheia de bloatware instalados.

  8. Avatar de Altino
    Altino

    ah ah ah ah mas alguma vez alguem no seu devido juizo vai trocar um dos dois melhores SO’s do mundo para o Ganoo+Shittux? um SO de hobby para brincar no final do dia? ah ah ah… Não dá para jogar, suporte para drivers inexistente, qualquer GUI é instavel e crasha bastante, drivers praticamente pouco suporte, apps? existem milhares de applicações Ganoo mas a realidade é que poucas são úteis. software de produtividade? não existe, o Shittux não é um SO de produtividade (nem sequer me venham falar do PIMP ou de substitutos de AutoCAD. (kys). Out of the box é uma ilusão… depois da dor de cabeça do processo de instalação ainda falta a etapa da configuração que pode levar meses…aliás… o Shittux é um SO que requer configuração continua. PIPIWAR ahahahaha

    1. Avatar de André
      André

      O que é Ganoo+Shittux? Qual a relação com o Linux Deepin?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tiro duas conclusões deste comentário do Altino:

      – desconhece totalmente GNU/Linux

      – é ou foi péssimo aluno a português

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        E o ponto e virgula!? Nos sucessivos dos travões? Tira duas conclusões deste comentário do Altino:

        – Faltou as aulas de Português, ou foi péssimo;
        – Comprou um diploma de conclusão da Escolaridade Obrigatória ao Miguel Relvas.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Bolas! Esqueci-me: Tira duas conclusões deste comentário do Miguel*

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Vírgula tem acento. Tira ou tiro? Deduzo que fosse na primeira pessoa.
          Também não conheço nenhum Miguel Relvas, mas sou Miguel e sei o que é relva.
          O meu diploma é igual ao de muitos outros, não tenho.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Enquanto vocês ficam se preocupando com português perfeito e todo esse elitismo, a mensagem já foi dada e com erros ou não foi entendida.

  9. Avatar de Zé

    Uso ele, mas tem um bug chato que é a calculadora que abre automaticamente sempre que ligo meu notebook. Já procurei nas definições para ver se a calculadora estava definida para inicializar junto do sistema, mas não encontrei nada…

  10. Avatar de arc
    arc

    Realmente, andam alguns a infectar a Língua de Camões!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Atualmente tens de falar em inglês, que é a língua universal.

  11. Avatar de André
    André

    Nunca vou perceber estes títulos a dizer para trocarmos o Windows ou o macOS por um SO Linux qualquer…

    1. Avatar de Vítor M.

      É um convite a experimentar algo novo, um desafio. Se não experimentares não sabes se o que tens é ou não o que de facto melhor existe para o que precisas. É esse o desafio, instigar a conhecer mais.

      1. Avatar de arc
        arc

        Victor M, experimentar, desafio?

        Quando podem ler as opiniões existentes num qualquer web site, tomarem as opiniões dos outros como sendo as suas, seja para aplaudir como para denegrir e ainda experimentar?

        Experimentar é para quem não é formatado, para quem tem interesse em descobrir e conhecer um pouco mais, seja do que for, e depois comentar com a sua experiência caso tenha conhecimentos para tal, apontar fundamentando os erros, defeitos que descobriu nessa experimentação, melhorias que pode recomendar na base dessa mesma experimentação e por aí fora…

        Victor M, os “alfaiates” ainda fazem a melhor roupa à media e levam bom dinheiro, mas…existe quem prefira o pronto a vestir em todas as situações e fale e escreva como seja um Doutor Jubilado em experimentações e seus desafios!

        1. Avatar de Vítor M.

          arc, o desafio foi lançado e sabemos de fonte segura que muitos estão a experimentar, que aceitaram o repto e conheceram outro mundo. Alias, não é de agora 😉 desde 2005, que a ideia é sempre mostrar mais que o convencional, mais que a compra de prateleira, é ir mais longe na oferta, depois deixar à decisão de cada um e garanto-te que muitos hoje estão noutras plataformas porque lhes mostramos alternativas “de alfaiate”, isto porque um tamanho não serve a todos.

          Como tal e como já deves ter percebido, a resistência aumenta a nossa oferta. Mas os resultados mostram que o caminho é certo. 😉 aperta também porque a partilha enriquece o conteúdo.

          1. Avatar de arc
            arc

            Está bem Victor M., vou apertar ainda mais com o meu “alfaiate”.

  12. Avatar de guivas
    guivas

    Já troquei o Manjaro pelo Deepin. Me parece que é o ideal para o usuário comum. Tem praticamente tudo que se precisa. Só queria tirar essa musiquinha chata da inicialização. Se alguém souber como fazer, agradeço a ajuda.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Há também o Manjaro Deepin

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Podes tirar a musiquinha através das configurações.

    1. Avatar de gui
  13. Avatar de pxK
    pxK

    Criei uma partição e instalei lá o Deepin, mas não ficou com dual boot e vai direto para o W10 ao iniciar o PC… alguém que ajude? 😛