Firefox e Chrome humilhados pelo Edge nos consumos de bateria

56 Comentários

A guerra dos browsers tem levado a que estes sejam cada vez mais rápidos e com maiores funcionalidades. Isto traz associado um maior consumo de recursos, num frágil equilíbrio entre a usabilidade e e o seu desempenho.

No caso da Microsoft e do seu novo browser, o Edge, tem havido um cuidado especial em manter ao mínimo estes consumos, traduzindo-se numa maior utilização no tempo. Numa nova comparação agora apresentada, isto fica bem patente, ao nível da bateria.


A chegada da Atualização de abril ao Windows 10 não trouxe apenas novidades e melhorias ao sistema operativo. Houve também um trabalho grande no Edge, principalmente ao nível da utilização de recursos.

Para mostrar o que foi conseguido e dar novamente a certeza de que o Edge é um concorrente importante neste feroz e competitivo mercado, a Microsoft voltou a comparar o seu browser com a concorrência.

Para o fazer colocou um vídeo a ser enviado por streaming para cada um destes browsers, que corriam em máquinas idênticas. O resultado pode se visto no vídeo abaixo e não é nada abonatório para o Chrome e, principalmente, para o Firefox.

https://www.youtube.com/watch?v=T24bRAm8MT0

Numa utilização similar, com o vídeo HD a ser transmitido em loop, o teste revelou que o Edge consegue durar 98% mais tempo que o Mozilla Firefox e 14% mais tempo que o browser da Google, o Chrome.

Não é a primeira vez que a Microsoft lança vídeos destes, tendo já insistido na questão relativa aos consumos de bateria. Os resultados anteriores apresentaram resultados mais comedidos, mas ainda assim penderam sempre para o Edge, que conseguiu durar mais tempo que a concorrência.

Mesmo com resultados destes, que comprovam uma melhor gestão de recursos, o Edge continua a ser um browser com uma utilização marginal no mercado dos browsers para PC.

Leia também

Conheça 5 boas extensões para usar no Edge

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    gostava de ver a pplware a confirmar esses resultados… esstas estrategias da ms ja tem anos

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Rui não sejas assim 😉

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Uma coisa é certa, eu quando estou em viagem utilizo o Edge porque realmente noto diferença em comparação com outros browsers na questão da duração da bateria. Quando tenho possibilidade uso sempre o Chrome.
      Mas, a partir do momento que o Edge não fique lento com o passar do tempo migro de vez e não apenas em viagem.

      1. Avatar de Edson
        Edson

        Comigo isso não acontece…
        Meu notebook costuma descarregar em 5 horas de uso, independentemente do browser que estou usando (no caso, comparo Firefox e Edge, nunca gostei muito do Chrome)

  2. Avatar de pia
    pia

    Hahaha, Edge, aquele browser que só serve para nós baixarmos outros browsers. Igual o IE! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      verdade e uma, sempre que tenho problemas de browser o EDGE e o unico que me safa, podem dizer muito mal dele mas a nivel de rapidez e o melhor. (apesar de usar na mesma o chrome).

  3. Avatar de Danilo
    Danilo

    Pra quem quer ter os dados todos vazados pela M$, esse é um ótimo navegador, recomendo! A propósito, é um excelente navegador para aqueles que odeiam a privacidade e querem exibir seu corpo ao máximo a todos. Uma festa aos adolescentes!

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Confirma é os scripts que tens instalados no firefox e chrome… 99% roubam-te TUDO o que fazes, quer seja histórico, quer sejam as passwords que és muita bom a ter com 6000 caracteres mas, só as usas por teres gravada no script do browser. Grande adolescente que és… ou só usas o Safari que oferece 105% do que fazes no computador para a Apple te vender para publicidade.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Quem aqui tá a falar de firefox ou chrome, sério que usas isto? hahahaha
        Pena

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          O browser que uso foi criado por mim mesmo, tenho total controle. Abs

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Heróis aqui? Não!!!

          2. Avatar de Luís
          3. Avatar de poiou
            poiou

            A ser verdade, que fizeste o teu próprio browser, sabes o que está por de trás das bibliotecas que usaste?

          4. Avatar de Eduardo Miguel
            Eduardo Miguel

            Certamente usas ou WebKit ou o motor da MS. Logo o browser não é teu ehehe. Duvido que tenhas feito um motor de HTML. Se o fizeste manda já curriculum para a Microsoft para ver se começam a ter um browser.

          5. Avatar de Danilo
            Danilo

            Não, eu criei tudo sozinho. Ainda estou desenvolvendo, se der certo posso até replicar. Abs

          6. Avatar de Eduardo Miguel
            Eduardo Miguel

            Tens isso num Git público?

      2. Avatar de Márcio
        Márcio

        É para teres privacidade total que usas o Brave browser. Só posso recomendar.
        Ainda por cima tem o tor integrado em fase beta.

    2. Avatar de SérgioM
      SérgioM

      Estou um bocado confuso, estás mesmo a falar de que browser?

  4. Avatar de AJCS
    AJCS

    A autonomia é importante, mas quanto uso o browser valorizo muito mais a segurança e a rapidez.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Nah, tenho um carro que gasta muito menos que outro, sobretudo quando está estacionado!

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      A nível de segurança o Edge também bate todos os outros browsers de longe se estiver a ser usado em conjunto com o defender. A nível de rapidez penso que seja mais rápido que o Firefox mas o chrome funciona mais suavemente. seja como for Uso o edge pois as ferramentas pdf e a integração com o OneNote, para mim tornam o edge o browser mais completo.

  5. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu vi um vídeo pelo canal do YouTube do Linus Tech Tips que lançaram ainda esta semana a fazer este teste, e utilizando até o mesma metodologia da MS e o Edge perde em termos de autonomia tanto para o Chrome como para o Opera, ganhando apenas ao Firefox. Por isso não acredito em qualquer métrica da MS até comprovados por outras fontes.

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Aí há um truque. Se alterares as flags do chrome, desactivando as verificações online, quer seja para update, para o anti-virus ou os websites suspeitos, o browser consume muito menos bateria. Só que isso vem activado por default. Só quem sabe é que os desactiva. No caso do firefox há coisas que não dá para desactivar e, principalmente na primeira abertura, o consumo de bateria é brutal.

      1. Avatar de andre30correia
        andre30correia

        no firefox dá para desativar tudo, basta ir ao about:config

      2. Avatar de Daniel Souza
        Daniel Souza

        Miguel Costa, como faz pra desativar isso? Se puder me dizer qual era a opção a ser desabilitada eu agradeceria, pois lá tem várias.

  6. Avatar de Ricardo Pedroso
    Ricardo Pedroso

    Acredite nesta “treta” quem quiser. Está no seu direito. Quanto a mim, continuo com o Firefox, por mais campanhas que façam.

    1. Avatar de ABS
      ABS

      concordo, eu sou usuário do Firefox, mas ultimamente este está mesmo pesado e usa vários processos que fazem o pc arrastar-se todo. Volta e meia uso o edge e até não está mau, uma questão de habituamento.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O mesmo se aplica a mim com o Chrome. Podem dizer o que quiserem, mas sempre usei sem problemas. Se bem que agora utilizo o Vivaldi, mas a base é a mesma. E tenho o Firefox como browser de apoio no trabalho, pois algumas páginas que necessito de abrir, não ficam com o layout correto no chrome ou nem abrem sequer no chrome, mas a culpa não é do browser. É da maneira como foram codificadas na altura.

    3. Avatar de Edson
      Edson

      Eu mesmo já experimentei o Edge durante dois dias e não, não tem esse impacto. Gastou a mesma coisa ou mais que o Firefox.
      Isso é propaganda enganosa.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Neste momento uso o Firefox e o meu pC não se arrasta de todo….

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu continuo com o meu Brave, para mim um dos melhores browsers…

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Eu tenho o Brave no iphone, e também o acho espectacular; aliás, deixei de utilizar o chrome completamente no iphone, apenas o uso no pc.

      1. Avatar de Márcio
        Márcio

        Conheci o Brave há coisa de 2 semanas. Desde então não quero outra coisa!

  9. Avatar de Aem
    Aem

    Para quem usa o android no smartphone, é lõgico que o chrome será opção. Por facilitar a sincronização dos dados do pc ao telefone. Com browser da ms, as vezes alguns sites tem sido dificil abrir e ai aparece aquela advertencia de *não suportado pelo navegador*. A ms vai ter que trabalhar muito.

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Chrome no android?
      porcaria autêntica… Nem dá para instalar extensões… No Android sou obrigado a usar Firefox, quero instalar um simples adblock não consigo, só no Firefox.

      1. Avatar de bola
        bola

        No Yandex também consegues e no Ooera e no Dolphin etc…

      2. Avatar de Victor
        Victor

        Para isso instala o DuckDuckGo q n precisa de extensões.

  10. Avatar de D'choer
    D’choer

    Tenho 32 GB de RAM e um i9. Nunca achei o Chrome pesado ou lerdo.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para jogar pelo seguro e só para ter mesmo a certeza que dá para ir á internet de forma fluída investia em 64GB.

    2. Avatar de eu
      eu

      Nah, eu alugava um servidor com 1 TB de RAM no Azure, só para ter mesmo a certeza.

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      D’choer, nem metade disso deves ter.

    4. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Quando uso rapsberry com 1gb de ram com cuidado posso dizer o mesmo. Claro que o … não cabe lá dentro.

  11. Avatar de Eduardo Miguel
    Eduardo Miguel

    Performance tem custos. Que me adianta a mim usar um browser que não funciona bem e é mais lento, mas que me dá mais bateria? Eheh se calhar o ter mais autonomia de bateria é para compensar a lentidão de o usar xD

  12. Avatar de eu
    eu

    O Edge que vem pré-instalado (Ex-IE) é importante, senão como é que eu descarregava o Google Chrome !

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Isso é porque ainda usas o ruim…

  13. Avatar de irlm
    irlm

    Por acaso, acerca deste tema de consumo energético, saiu uma noticia, que esta versao 1803, está a consumir mais bateria que as anteriores >1709.

    fonte:
    https://news.softpedia.com/news/windows-10-april-2018-update-now-causing-major-battery-drain-on-laptops-521267.shtml

  14. Avatar de informado
    informado

    Palemoon 🙂 ahahah 🙂 ou Chromium 🙂 Vivo Linux Fedora 🙂

  15. Avatar de Leon
    Leon

    nao consigo usar o chrome, ou o explorer, faz meses, o erro abaixo nao permite entrar em qualquer site que seja, ja testei todas as dicas da net, ja reinstalei, usei antivirus, nada. alguem pode ajudar? apenas o FF esta a funcionar.

    Sua conexão não é particular
    Invasores podem estar tentando roubar suas informações de support.google.com (por exemplo, senhas, mensagens ou cartões de crédito). Saiba mais
    NET::ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID

    1. Avatar de Eduardo Miguel
      Eduardo Miguel

      Certificado SSL não é válido ou não é fidedigno… Ainda bem que dá esses avisos… Mas podes ignorar e avançar.. mas é caso para perguntar, em que sites andas tu ehehe

      1. Avatar de leodeniz
        leodeniz

        em qualquer site que entre, do google, …ou…
        https://www.flytap.com/pt-lt/
        https://www.telecom.pt/pt-pt

        qualquer um, da esse erro.

  16. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Eu mesmo no desktop já estou com Edge ainda ele era tenrinho, o Edge é para mim sem duvida o melhor e se o SO já tem para que usar terceiros, o anti-virus é igual, Windows Defender.

  17. Avatar de Dré
    Dré

    Opera no smartphone e no Windows sem pestanejar. Tudo sincronizado em ambos.

    Forefox ja morreu ha meia duzia de anos, começaram a meter muita porcaria desnecessaria e o Chrome continua pesadito.

    Mas em termos de Edge, nem para visitar apenas o google, vai logo de iObit juntamente com outro lixo q o S.O tem.

    1. Avatar de edson
      edson

      Rapaz… uso quase todos os recursos do Firefox
      Tô bem satisfeito com ele, muito embora goste do Opera kkkkkkkkkk
      O negócio do Opera pra mim foi só a política de privacidade, mas gosto do browser tanto quanto do Firefox em questão de usabilidade

  18. Avatar de Edson
    Edson

    Achei imparcial

  19. Avatar de Altino
    Altino

    nada bate o safari em velocidade. firefox é o browser que oferece melhor controlo sob a www. IE?….Edge? -> botnet

  20. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Já referi aqui várias vezes o GRANDE problema do Edge;
    – não permite arrastar para o ambiente de trabalho os endereços (URLS) dos sites a que acedemos.
    É o único browser que não tem essa funcionalidade tão útil.