GNU/Linux – Distribuições para iniciados

76 Comentários

Por Navyseal para o PPLWARE.COM
Na sequência dos posts anteriores desta vez deixamos um conjunto de distribuições criadas a pensar naqueles que pretendem dar os primeiros passos em GNU/Linux ou que pura e simplesmente não sentem necessidade ou não querem desenvolver mais conhecimentos técnicos e pretendem algo simples, com o que é necessário e sobretudo funcional.


São distribuições sobejamente conhecidas, muitas delas faladas aqui no PPLWARE e caso pretendam mais informações, podem sempre consultar o fórum do site, aqui na área de Linux e expor todas as questões que vos surgirem.

AriOS

Uma distribuição de origem iraniana, com um look apelativo, baseada no Ubuntu, já inclui codecs multimédia, java, plugins e optimizações próprias, disponível em várias línguas incluindo português.

Site oficial: Ari OS
Última versão: 3.0.1 lançada a 3 de Setembro de 2011
Desktop: GNOME
Download: Ari OS 3.0.1

elementary OS

Mais um sabor interessante para iniciados que inclui GTK+, icones do GNOME, Midori como browser, alguns aplicativos próprios e o Nautilus como gestor de ficheiros. É uma distribuição canadiana baseada no Ubuntu.

Site oficial: elementary OS
Última versão: 0.1 lançada a 1 de Abril de 2011
Desktop: GNOME
Download: elementary 0.1

Fusion Linux

Trata-se de uma “remix” do Fedora, adicionaram vários aplicativos e optimizações num só dvd que permite desta forma aumentar e melhorar a usabilidade original do Fedora.

Site oficial: Fusion
Última versão: 14.1 lançada a 1 de Julho de 2011
Desktop: GNOME
Download: Fusion 14.1

Joli OS

Mais uma distribuição baseada no Ubuntu, com um look unico e extremamente simples virada para os serviços web. Traz já de origem suporte a firmware restrito, codecs e um leque extenso de aplicativos virados para as redes sociais. Boa opção para netbooks.

Site oficial: Joli OS 
Última versão: 1.2 lançada a 1 de Março de 2011
Desktop: GNOME
Download: Joli OS

Linux Mint

Recentemente lançou uma nova versão e dispensa comentários pois já foi comentada diversas vezes por cá. Mais informação aqui.

Site oficial: Linux Mint
Última versão: 12 lançada a 26 de Novembro de 2011
Desktop: GNOME, mas também está disponível em: Fluxbox, KDE, LXDE e XFCE
Download: Linux Mint

Mepis Linux

Concebido tanto para uso pessoal como de empresas, é baseado no Debian e possui um instalador através do livecd, cd de recuperação, configuração do hardware automática, fontes anti-aliased TrueType, firewall entre outras aplicações.

Site oficial: Mepis
Última versão: 11.0.09 lançada a 12 de Outubro de 2011
Desktop: KDE
Download: Mepis 11.0,09

Netrunner

Distribuição baseada no Ubuntu, que oferece um ambiente em KDE optimizado, proporcionando um leque de aplicativos populares tanto do KDE como do GNOME.

Site oficial: netrunner
Última versão: 3.2 lançada a 29 de Junho de 2011
Desktop: KDE
Download: netrunner 3.2

PCLinuxOS

Já abordada anteriormente trata-se de uma distribuição que traz muitos aplicativos de origem para salvaguardar o mais vasto leque de necessidades, incluindo codecs, drivers e firmware do mais variado. Inclui suporte para vários idiomas e aplicativos como o Mylivecd que permite criar uma distribuição baseada no PCLinuxOS personalizada.

Site oficial: PCLinuxOS
Última versão: 2011.6 lançada a 27 de Novembro de 2011
Desktop: Enlightenment, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: PCLinuxOS 2011.6

Pinguy OS

Trata-se de uma distribuição baseada no Ubuntu virada para os utilizadores iniciantes em GNU/Linux, traz muitos aplicativos populares de origem, bem como optimizações, codecs multimédia e um interface GNOME muito optimizado.

Site oficial: Pinguy OS 
Última versão: 11.10 lançada a 25 de Novembro de 2011
Desktop: GNOME
Download: Pinguy OS 11.10

Sabayon Linux

Baseado no Geento, segue a mesma filosofia e proporciona ao utilizador um grande número de aplicativos, com um ambiente de trabalho atractivo e intuitivo.

Site oficial: Sabayon
Última versão: 7 lançada a 10 de Outubro de 2011
Desktop: Enlightenment, Fluxbox, GNOME, KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: Sabayon

Ubuntu

Dispensa apresentações, é umas das distribuições mais populares da actualidade.

Site oficial: Ubuntu
Última versão: 11.10 lançada a 13 de Outubro de 2011
Desktop: Unity
Download: Ubuntu 11.10

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de w74ever
    w74ever

    Se a Microsoft, há 20 anos, tivesse construído o Windows com código aberto, o Linux não existiria, e milhões de programadores iriam melhorar o Windows em vez de competir com ele

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Se… e se a minha avozinha tivesse rodinha era um camião! =)
      Nem vou perder tempo a comentar a tua ignorância e verborreia que sentiste necessidade de vir para aqui despejar. Só te digo uma coisa, percebe-se que não conheces realmente o Linux. E gravar um liveCD, dar erro e mandar vir como se fosses entendido, não é conhecer coisa nenhuma.
      Parabéns ao pplware pelo tópico que irá ser certamente muito útil a qualquer pessoa com vontade de experimentar o Linux.

    2. Avatar de ps1max
      ps1max

      Mas isso aconteceu… só que não foi com o Bill Gates foi com o Linus Trovalds ele sim um guru de programação viu que um sistema deveria ser para todos e não para a carteira de alguns. Agora pensa na asneira que disseste e pensa para ti.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Na verdade, a ideia inicial do Software Livre partiu do “barbudo” Richard Stallman.

      2. Avatar de Pedro Antunes
        Pedro Antunes

        O Linus criou o linux para competir com o Unix proprietário, não com o Windows.

        1. Avatar de Pedro Antunes
          Pedro Antunes

          Embora o competir não seja muito bem a palavra correcta.
          Ele criou o kernel do linux como um projecto particular inspirado no Minix (uma variante de Unix) com o objectivo de criar um Minix melhor que o Minix.
          Colocou esse kernel online e foi imediatamente adoptado por diversos programadores que ajudaram a que se tornasse o Linux que hoje conhecemos.

          1. Avatar de Hugo Costa
            Hugo Costa

            A competição é boa! Basta recordar que durante anos a fio, a Microsoft não desenvolveu o Internet Explorer, porque a competição era praticamente inexistente…

    3. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      O linux não compete com o windows, tu não sabes o que é Linux

      1. Avatar de Henry Jr
        Henry Jr

        curti! 😀

  2. Avatar de w74ever
    w74ever

    gnu/linux=muito feio,bugado,lento,apps muito fracas,MUITO difícil de usar, instável!
    não tem vírus porque é muito pouco conhecido e as pessoas não vão perder tempo com uma coisa que não presta no pc !

    1. Avatar de Paulo Correia
      Paulo Correia

      Ontem instalei o Ubuntu no pc principal em casa. Hoje quando cheguei a casa tinha uma miúda de 9 anos alegremente a utilizá-lo e ontem nem sabia que existia essa coisa complicadissima chamada Linux.

      1. Avatar de xsteal
        xsteal

        metam um botão “gosto”, para eu poder dar a este comentário 🙂

    2. Avatar de jbol
      jbol

      ao menos sabes do que falas?

    3. Avatar de Rui Teodósio
      Rui Teodósio

      “gnu/linux=muito feio,bugado,lento,apps muito fracas,MUITO difícil de usar, instável!”.
      Tu não sabes o que dizes, antes de gostar de Linux pensava que Windows era o melhor! Agora …, é um SO fácil de usar e de configurar. Ainda só dou uso ao Windows porque gosto de dar uma jogatana de vez em quando. No dia em que descobrir um aplicativo em que os jogos de windows trabalhem bem no Linux, o Windows morre.

        1. Avatar de Re-Play
          Re-Play

          O wine ainda tem muito trabalho pela frente…
          Com o PlayOnLinux ainda conseguimos alguma coisa mas também tem muito que evoluir…

      1. Avatar de samm54
        samm54

        playonlinux , deixa rodar ja bastantes jogos e software do windows …

    4. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      windows fanboy… -.-
      quando usares não pensa logo que é uma porcaria senão vais ver tudo de mau que o linux tem, quando usares pensa que vai ser uma experiência nova, e divertida e acima de tudo barata.

      e essa cena de pouca gente conhecer vai acabar com a saida do chromeOS, portanto aguenta os cavalos!

    5. Avatar de João Dias
      João Dias

      Linux, pouco usado.
      Acreditas mesmo nas coisas que escreves?
      É que a esmagadora maioria dos servidores a que acedes para navegares na internet são Linux. Se calhar a tua TV corre Linux. Se calhar até tens um smartphone ou tablet Android (que correm Linux).

      Todos temos direito às nossas opiniões.
      E os outros têm o direito a refutá-las, especialmente quando são desprovidas de lógica.

      Devias ouvir-te mais vezes.

    6. Avatar de joao
    7. Avatar de Astrologys
      Astrologys

      Vê-se mesmo que és um ignorante, só te digo isto, não digas tantas asneiras

  3. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Sabyon para iniciados?

  4. Avatar de jbol
    jbol

    bhodi linux em falta… 🙁

  5. Avatar de Nash the Slash
    Nash the Slash

    Quem diz isto, “muito feio,bugado,lento,apps muito fracas,MUITO difícil de usar, instável!” do Linux não sabe o que é Linux, eu próprio tive receio de mudar para o Linux, mas há cerca de dois anos atrevi-me a tal, comecei com o Ubuntu, pouco depois mudei para o Mint, actualmente uso Fedora, é a distro que uso há mais tempo, nunca mais quis nada com a Microsoft, tudo o que fazia com software Microsoft faço com Linux, aconselho vivamente.

  6. Avatar de ponces
    ponces

    @w74ever como uma pequena criança, em tempos, disse ao Toy: “cala-te só um bocadinho”!

    Correcção: Sabayon – “Baseado no Gentoo, segue a mesma filosofia…”

    Muito bom post para os iniciados em Linux 🙂

    Cumps

  7. Avatar de serva
    serva

    @w74ever ,

    Boa noite , concordo contigo no teu primeiro post , agora o segundo foi um desperdício de tempo .

    Bom post , o Sabayon está na minha mira para o testar um pouco mais ,nunca levei esta distribuição muito a serio até que a corri num live cd e ficou-me o bicho de experimentar .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  8. Avatar de clica aqui =D

    Gostei muito do artigo! Existe muitas diferenças entre as distribuições? No modo de usar?

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Em termos de aplicativos não há diferenças arranjas o que procuras para todas. O que mudam são as personalizações (aplicativos desenvolvidos pelo criador, interface etc), gestor de janelas e o ambiente gráfico. Umas poderão ser mais necessitadas de recursos e outras mais leves. 🙂

  9. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Só não percebo uma coisa no meio destas distribuições todas, qual o objectivo de fazer mil e uma distribuição de linux… baseada em ubuntu? É para quem as faz se sentir realizado? É que com tanta distribuição baseada em ubuntu, os utilizadores só vão ficando mais confusos e vão se dispersando cada vez mais.

    Disponibilizarem distribuições de linux baseadas em outras já existentes penso que não tem jeito nenhum.
    Se ubuntu é a mais utilizada o que deviam fazer é reunirem-se à volta do ubuntu e disponibilizar a informação necessária para cativar mais utilizadores, o haver tanta distribuição penso que só põe os possíveis clientes mais confusos e afasta-os cada vez mais.

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      A ideia do GNU/Linux e software livre foi sempre fomentar a liberdade de pegar em algo já criado, personaliza-lo e divulga-lo. Se não houvesse Mint, se calhar os utilizadores do Ubuntu voltariam para o Windows.

      Acredito que à primeira vista possa parecer confuso, mas a ideia central é experimentar até encontrares a tal que gostes e esteja de acordo com as tuas necessidades. 🙂

      1. Avatar de joao L
        joao L

        eu já encontrei, começei com ubuntu e passei para arch

        1. Avatar de Tony Silva
          Tony Silva

          És dos meus.

      2. Avatar de carlos fernandes
        carlos fernandes

        “Se não houvesse Mint, se calhar os utilizadores do Ubuntu voltariam para o Windows” não acredito nisso antes do windows existe o xubuntu e o lubuntu(desculpem mas não gosto de kde).

  10. Avatar de KnoKer
    KnoKer

    Boas,
    peço que n me “batam” pelo que vou dizer…

    Uso windows desde que tive o meu primeiro pc. Já me aventurei a instalar ubuntu e xubuntu no portátil e andar com ele uns tempos…

    Mas mt sinceramente n sei se é má configuração ou raio, nunca consegui ter tanta fluidez como com windows.

    Pessoalmente n me importo de trabalhar com linux, mas como programador nunca senti a necessidade de abandonar o windows e mudar para linux…

    E nas horas vagas gosto de jogar um bocadito no pc, sei que em alguns casos é possível com o wine, talala, talala, mas mt sinceramente, dá mt menos trabalho instalar um windows7 do que andar a perder horas para configurar 1 jogo…

    Outra coisa que também convém ver com olhos de gente, o linux é open source, mas quantos de vcs a titulo individual é que pagam as licenças
    quer do windows, quer do office?

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Bem acho que ninguem te vai “bater” por dizeres que para ti o windows serve melhor que linux…Isso é uma questão de gosto ou necessidade.

      Agora a ultima questão que colocas-te é muito pertinente e o linux vem ajudar aqueles que realmente querem deixar de utilizar software “crackado”…e mesmo aqueles que ainda preferem utilizar windows podem optar por utilizar software que seja free, hoje em dia há muita oferta e cada vez com melhor qualidade.

      No exemplo do office existe o open office, que para quem não utilizar este tipo de ferramentas para fins profissionais dá e sobra.

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      Licenças windows??M$ Ofice?Não pago claro, não uso não quero pagar!

      cmps

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        e foste perder o teu latim por isso!? era para responder-lhe mas ñ iria perder tempo com babuceiras…
        de qualquer formas estou de acordo contigo

  11. Avatar de JP
    JP

    Boas pessoal,alguém pode-me indicar uma distribuição que seja poupada no consumo de bateria ?

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Procura uma que seja baseada em: Enlightenment, Fluxbox, LXDE, IceWM, Openbox ou XFCE, gastam menos recursos. Tens vários exemplos dados acima que poderás experimentar, é só dares um tempo a cada distro e experimentares. 🙂

      1. Avatar de JP
        JP

        Já usei crunchbang mas era um bocado ´puxado´para os ainda parcos conhecimentos que tenho
        sobre linux.Obrigado pela ajuda.

        1. Avatar de Navyseal
          Navyseal

          Posso indicar-te algumas, mas terás que ter alguma paciência para ires experimentando:

          Aurora OS
          Joli OS
          Lubuntu
          Peppermint OS
          Puppy Linux

          Alguma destas de certeza te agradará!

          1. Avatar de carlos fernandes
            carlos fernandes

            falta ai o linux mint lxde

        2. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          Por acaso #! é uma das minhas distros favoritas e é extremamente leve, mas muito hardcore se nao tiveres uns bons conhecimentos de base. Entrentanto no netbook cheguei a usar easypeasy, fazia melhor uso da bateria, entretanto tens outras distros mais leves, como o xubuntu ou o lubuntu que vem já preparadas com tudo o necessário e a vantagem de trazer um DE mais leve.

          1. Avatar de JP
            JP

            Obrigado pelas vossas sugestões,vou experimentar em livecd e ver a que mais me agrada,antes de proceder a instalação.

    2. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Depois avisa qual foi a eleita. 🙂

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas, não custa ajudar…
    http://goo.gl/soKjb

  13. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Gosto de ver que estão a surgir cada vez mais noticias sobre linux no site do pplware! um bem haja por isso e muito mais!

    E a nivel empresarial o que recomendam de linux? estava interessado em arranjar um sistema operativo com papel de “terminal estupido” lá para uns postos de trabalho… o que acham do puppy linux para isso? andei a tentar vasculhar um pouco mas o forum murga linux esteve em baixo este fim de semana :\
    cumps.

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Depende do tamanho da empresa em número de utilizadores, aplicativos que pretendes usar, se queres ou não suporte oficial, do hardware etc. Há empresas pequenas que usam Ubuntu e virtualizam o Windows para as aplicações sem equivalência, é um bom exemplo do que poderás ter em mente.

    2. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Onde trabalho tinhamos Ubuntu, mas encravava regularmente. Agora temos Debian através da rede, os terminais são pc’s normais mas sem HDD. Nunca mais tivemos problemas.

    3. Avatar de reis
      reis

      Tenta centos ,falam que é uma distro boa para empresas estável ,assim como debian.

  14. Avatar de running_wild

    Há mais de 4 anos que entrei para o mundo do Linux, e o windows nunca mais voltou a entrar aqui.
    Comecei com o Ubuntu no inicio tem uma curva de aprendizagem maior e era preciso passar horas só para por o modem usb a trabalhar.Mas agora é muito mais simples muito mais fácil de fazer o que seja, só depende da pratica.
    Também quando comecei com o windows não era pera doce as horas perdidas com win3.11 e 95 e seus sucessores, mas com o tempo a coisa vai, só depende mesmo da pratica de trabalhar com um SO.

    Agora estou a testar a fundo o Mint, deve mudar de vez visto que não estou a gostar de ver o caminho que o ubuntu está a tomar.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Ja somos dois, estou com o Ubuntu pelas pontas dos cabelos, a sua sorte é a grande comunidade que vem de tras e lhes dá apoio.

      1. Avatar de Nuno Santos
        Nuno Santos

        Ubuntu 11.10 com Gnome shell a funcionar ficou um mimo 🙂

  15. Avatar de MRodrigues
    MRodrigues

    Boas

    Eu utilizo o ubuntu e gosto do unit. Mas para quem não gosta ou tem poucos recursos nos PS’s pode utilizar o Modo sessão clássica que pode ser escolhida antes de fazer o login.

  16. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Gostei das dicas…muitos dos SO’s que voces mencionaram nao tinha conhecimento deles.

    Quando estiver com algum tempo ainda vou testar alguns numa maquina virtual…

    A única coisa que me deixa um pouco com o pé atrás em relação as essas distros menos conhecidas é a nível de continuidade e, suporte ou actualização.

  17. Avatar de É
    É

    Bom trabalho . Tenho alguns virtualizados ( W7,XP pro,Backtrack,Ubuntu,Android,ReactOS,FreeBSD,Fedora )para experimentar e é como um vicio de descoberta e aprendizagem embora cada vez tenha menos tempo livre para acho que não vou deixar de dar uma espreitada nesses.
    Obrigado
    Saúde !

  18. Avatar de linux_user
    linux_user

    Penso que a selecção apresentada está 100% correcta, se considerarmos as principais distribuições Linux.

    Para o utilizador Linux português que pretende uma distribuição fácil de converter para a nossa língua, a frase acima pode não ser totalmente verdadeira.

    Aproveito para fazer um apelo: defendam a vossa (nossa) língua. O AriOs tem um look apelativo? Certo, mas eu gosto muito mais do visual apelativo do AriOs.

    Continuação do bom trabalho da ppl do pplware.

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Half-offtopic

    Sugiro testarem um SBS acente em Ubuntu, o Zentyal, julgo que iremos ouvir falar mt deste nome, ira competir com os SBS da M$ no mercado PME.

    Tenho testado esta solução e tenho gostado muito, aconselho a testarem!

    Cumps,

  20. Avatar de MrT
    MrT

    Tenho umas duvidas.
    Os Linux mais novos, como o ubuntu e mint, conseguem tirar partido do turbo boost dos cpu’s, por exemplo de um i5-480m?

    Conseguem também suportar duas graficas diferentes, como o windows (isto quando temos um portatil com duas graficas, tipo uma intel hd3000 e outra ati hd6550m ou nvidea GT450m)?

  21. Avatar de Flamarro
    Flamarro

    excelente seleção, optima para mostrar a amigos para verem o que há e o que é o linux.
    Eu proprio tenho em boot o mint, ubuntu e pinguy junto com o win7 que já só uso para jogar e executar algum tipo de alteração em ficheiros office para o trabalho que o proprio libre, por alguma questão de incompatibilidade não o possa usar( muita rara para o que preciso ).
    Sempre segui o Ubuntu e para iniciantes algo baseado em nesta é a minha opinião, não vendo o porquê de tanta embirração com o unity, é uma opção do ubuntu, pois todos os que se queixam estão a fugir na grande maioria para alguma baseada, o que não deixa de ser um ubuntu mais refinado, por isso que haja sempre Ubuntu… Tudo o que pretendo encontrar de programas ou existe em repositorio ou alguem ja compilou em DEB e é só como no windows, next, next…
    Tenho que experimentar arch, pois já não é a primeira vez que falam tão bem dela, mas é isto mesmo que se pretende, experimentar e ficar com algo que nos agrade o que é uma maravilha, andamos sempre a mexer… e a aprender…

    1. Avatar de reis
      reis

      Eu depois de ubuntu,debian testing,sabayon,mint,mandriva ,opensuse,pclinuxos,fedora,tentei arch e ate agora sem problemas finalmente descobri a minha distro.

  22. Avatar de Fernando
    Fernando

    Pode-se incluir nesta lista o ultimate edition que é baseado no ubuntu e já vem com uma infinidade de programas e temas instalados. E possui também uma versão game, também com muitos jogos instalados. Tão fácil de instalar quanto o ubuntu, e possui também Live-CD.
    No site: http://ultimateedition.info/

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    bom post sobre o linux 🙂
    bem eu vo dizer 1 coisa.. nao utilizo linux pk sempre utilizei windows e sinceramente o unico linux k utilizei foi o ubuntu mas como foi durante pouco tempo nao tive a oportunidade de ter uma grande experiencia com ele… mas com a pouca utilidade k lhe dei ate gostei da experiencia 😉
    agora e claro k mesmo axim gosto + do windows pk e + facil de trabalhar e tb existe + programas compativeis com o mesmo do k o linux por enkanto claro… com a evoluçao da tecnologia nunca se sabe… mas se por acaso o linux ficar melhor k o windows eu sou capaz de ir pra o linux

  24. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Tenho uma máquina um bocado antiga com as seguintes caracteristicas:

    Intel Celeron 1.3GH
    40GB HD
    750MB de memória RAM
    ATI Radeon 9550 256MB

    Queria saber com qual destas distribuições o meu pc ficava rapido, ele neste momento tem o Windows xp HE, e queria mudar para linux e ja experimentei algumas distribuições de linux, mas ficava um bocado lento.
    Se alguem me pudesse ajudar.. sff

    1. Avatar de reis
      reis

      Tenta pclinuxos lxde ou antix(que é baseada em debian testing) deixo aqui o link http://antix.mepis.org/index.php?title=Brazilian-Portuguese

  25. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Suportam , mas ainda estão muito comilões de energia , sei que o Kernel 3.1 , lançado no dia 23.11 está muito mais optimizado o consumo, e inclusivamente já tem suporte para placas gráficas com 3D , eu ainda estou no Kernel 3.0.0.13 , e posso-te dizer que da versão 3.0.0.12 para a 13 houve uma optimização energética e de recursos em geral que ronda os 40% , mesmo assim para teres uma ideia , ainda é necessário reduzir cerca de 50% deste consumo para que os portáteis possam ter uma autonomia de 4 Horas .

    No meu caso com um Duo core , antes da actualização do Kernel não conseguia ir além das 2 Horas , agora com esta actualização chego facilmente as 3 horas , e pelo que tenho lido o novo Kernel (3.1) faz maravilhas existem mesmo testemunhos de maior autonomia que os mesmos portáteis com Windows .

    Este sempre foi o calcanhar de Aquiles do Linux o consumo energético e daí a pouca penetração deste SO em portáteis , eu este fim de semana vou compilar o Kernel 3.1 no meu portátil e depois posso postar a minha experiência .

    Atenção que eu estou a usar KDE que é uma interface que te consome 800/900 MB de ram , existem distribuições mais apropriadas para portáteis que são bem mais poupadinhos .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  26. Avatar de duarte
    duarte

    Olá,
    Excelente post de divulgação, principalmente para principiante.
    Cá por mim, principiante, prefiro o LUBUNTU, mais um “derivado” do Ubuntu.
    É leve, simples, amigável, e beneficia do amplo suporte da comunidade Ubuntu.
    Este (ubuntu) já não é para quem ae quer iniciar, vindo do Win.
    Recomendo para principiantes que querem migrar do Win para Linux.

  27. Avatar de Valente
    Valente

    Information Technology MUST be human. What does it means? It means that the resources it produces must be available for everyone for free. #opensource

    (Visto em posts de Gnufabio do XDA, Revolver ROM do Eee Pad Transformer)

  28. Avatar de MrT
    MrT

    Boas, testei agora o mint numa vm. E está fantástico!
    a meu ver esta melhor que o ubuntu.
    Para mim os 3 (ou 2) melhores Lunix’s são o Ubuntu, Xubuntu, e Linux Mint.
    Para mim a unica coisa que falata ao mint é o Software Center, mas isso instala-se. Para quem ache o mesmo que eu, e não saiba, é só abrir uma consola e fazer;

    sudo apt-get -f install
    e depois
    sudo apt-get install software-center

    Eu pelo menos acho que é util pois simpifica a instalação e desistalação de certas coisas, como o Chromium (ou Chrome).

    De resto estas 3 distros, a meu ver estão boas, o Ubuntu peca por causa do Unity, o Xubuntu é o ubuntu mas mais leve e com um look muito fixe. O Mint está completo, e é mais leve que o ubuntu, consome tantos recursos quanto o xubuntu.

    Li ai alguem a falar do lubuntu; já experimentei, mas não sei por quê a instalação parceu-me demorada, e de resto parecia ter alguns erros, apesar de ser rapido parcia que de volta meia bloqueava.

    1. Avatar de MrT
      MrT

      Só mais uma coisa, o nas tres distros que enunciei falta uma coisa, que é o wine, pelo menos eu acho que por vezes é util.
      Mas mais uma vez, indo á consola ou tendo o software center, dá sempre para instalar 😉

  29. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Ubuntu? Acho que já foi mais fácil, está tão diferente de tudo o resto… E estão com “dificuldades” em manter os seus utilizadores estando eles a migrarem para outros sistemas.

    De qualquer forma recomendo a todos os “newbies” que façam um “test drive” ao Mint (que usa os mesmo repositórios que o ubuntu e mais alguns), acho que neste momento é a mais user friedly de todas. O Pinguy OS também mas ainda não tem o gnome 3 vamos a ver de como é que esse pessoal o irá implementar.

    Para completar a lista acho que falta o opensuse que também é user friendly. 🙂

    De qualquer forma Ubuntu fan boys, o ubuntu está a fazer uma “remodelação” enorme o que o faz ser um sistema “feio” neste momento. Não quer dizer que não seja apenas as “dores de crescimento” que se estão a sentir agora, mas acho que o unity, para já, está mau e não nos deixa hipóteses fáceis de alterar (por exemplo ao instalar o gnome 3 é perdida praticamente toda a integração com os serviços da Canonical).

    E finalmente uso o Fedora que tem que levar umas “afinações” para ficar como eu gosto, o fusion faz parte disso mas continuo a preferir o Fedora.

    P.S. Os sistema linux quase não têm jogos (decentes) e o wine não é solução para 80% dos casos… Tirando isso o pessoal que diz que Windows é o “melhor” porque tem mais gente a usar, posso dizer que esse mesmo pessoal deve gostar IMENSO de pagar impostos, olhem só o número de pessoas que os paga, nem sei porquê se queixam quando eles aumentam… Muita gente ainda desconhece o sistema linux por isso não o usa.

  30. Avatar de Nascosta
    Nascosta

    Boa tarde, gostaria de saber qual a distribuição de Linux aconselham para um portátil com uma placa gráfica Sis671.

    Os melhores Cumprimentos
    Nascosta

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Porque não testas o ubuntu ou o mint

  31. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu já usei distribuições mais complicadas que estas que aparecem neste topico a minha primeira distribuição foi o linux mandrake 7 que agora ser chama mnadriva