Está disponível para download o Linux Mint 12 “Lisa”

32 Comentários

Depois de alguns meses de espera, a equipa de desenvolvimento disponibilizou ontem o Linux Mint 12 também conhecido como Lisa.

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint_00

O Linux Mint 12 é baseado no Ubuntu 11.10 e traz como gestor de janelas o GNOME 3.2 (ao contrário do Ubuntu 11.10) em conjunto com o MGSE (“Mint Gnome Shell Extensions” – uma camada que corre em cima do Gnome 3, e que permite usar este ambiente de trabalho de uma forma “tradicional”)

O Mint 12 vem com os seguintes componentes:

  • GNOME 3.2
  • MGSE
    • Suporte para um painel inferior
    • Menu de aplicações
    • Lista de janelas
    • task-centric desktop – para transição simples entre janelas

mint_02

  • Linux kernel 3.0
  • Mozilla Firefox 7.0
  • Mozilla Thunderbird 7.0
  • LibreOffice 3.4;
  • LightDM como gestor de logins
  • Melhorias a nível de Artwork (imagem seguinte do Linux Mint 12 com o tema Mint-Z-Dark )

mint_04

  • Mate – fork do Gnome 2 é que é compatível com o Gnome 3 (apenas disponível na versão DVD)

mint_01

  • Mais backgrounds e com melhor qualidade

mint_03

Confira aqui todas as novidades deste novo Mint 12.

Tal como para outras distribuições, vamos analisar brevemente, de forma mais detalhada este novo Linux Mint 12. Até lá, contamos com o vosso feedback.

altLicença: GPL
altDownload: Linux Mint-12 (DVD) 32 bits [1 GB] | 64 bits [1 GB]
altDownload: Linux Mint-12 (CD) 32 bits [620MB] | 64 bits [634MB]
altHomepage: Linux Mint

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Esta foi durante muito tempo a minha distribuição favorita. Agora é horrivel, tal como todas as distribuições que vem com gnome 3 ou Unity. O kde 4 é fantástico mas pesado. Por isso regressei à minha interface favorita: XFCE. Testei o Xubuntu e está fantástico. Acho intragável as novas interfaces.

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Sem dúvida que é verdade o que acabaste de dizer.
      A única grande vantagem do ubuntu é a sua extrema massificação, e quando surge um problema é rápido de encontrar uma resposta (e como a base do mint é comum, o que acabei de dizer também se aplica a ele.)
      Seria divertido postarem um tutorial de como modificar o unity ou o Gnome para ter o aspecto de trabalho antigo.
      Já agora, para quando um textinho sobre o sistema Nvidia Optimus com ironhide? Eu uso-o e acho-o (dentro dos limites esperados) fantástico. Conheço muita gente que está com problemas em tirar partido da tecnologia e um texto para iluminar seria bem-vindo!
      Abraço

    2. Avatar de João Gil Freitas Nóbrega
      João Gil Freitas Nóbrega

      Concordo contigo, os sistemas linux não estão a avançar muito com as novas iterfaces, eu adorava o Ubuntu, mas agora, o Unity estragou tudo, o gnome 3.0 e 3.2 estragou o avanço do gnome 2 e 1 são coisas totalmente diferentes.

    3. Avatar de Fernando
      Fernando

      Exprimenta porque está bom, com o MSGE ligado tens uma experiência muito semelhante ao ambiente tradicional (com barra inferior, menu, navegação por ficheiro e não por aplicação etc…), para quem se quer manter num gnome actualizado, aqui tem uma oportunidade de ter uma experiência mista

  2. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Eu no colegio onde andei, no ultimo ano que la estive, trocaram todos os PC que tinham windows por linux, mas era uma distribuicao muito parecida com o windows, nao houve diferenca nenhuma que se notasse. eu nao tenho a certeza se era uma distro portuguesa. Gostei muito daquilo, so que nao a encontro, e gostava de usar linux, mas que fosse mais friendly user, visto que nao percebo nada de linux. E de preferencia que desse para por as driver da grafica, gostava de jogar qualquer coisinha depois

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Talvez seja uma distribuição com ambiente KDE. Mas existem dúzias de distribuições Linux, se não te lembras do nome vai ser difícil encontrá-la. Assim do nada, o meu palpite é Mandriva ou Caixa Mágica (que é portuguesa), mas façam as vossas apostas.

      1. Avatar de arkan
        arkan

        é e deve ser a versao que uns brasileiros fizeram,
        Famelix,

        abs

        1. Avatar de arkan
          arkan

          ah esqueci de dizer que a versao fez um pouco de sucesso sendo distruída em pcs de uma empresa de terceiro porte, mas parece q o projeto parou…e nao sei se deu ou nao para jogar.

    2. Avatar de John Kain
      John Kain

      Zorin OS
      Este é o Linux mais parecido com Windows que eu conheço. Pelo que já li na net parece-me bom. Mas ainda não testei.

      Link: http://zorin-os.com/

      Cumprimentos

      1. Avatar de BCruz
        BCruz

        Eu instalei o Zorin OS num hp antigo que tinha arrumado, e até agora tem sido espetacular usar esta distro de linux. Até a minha namorada usa sem dificuldades (ela não é muito dada a tecnologias e sempre trabalhou em ambientes windows).
        A unica coisa que alerto é para o uso do firefox e do flash, mata logo o CPU e a RAM, tive que passar para o Chrome. Mas de resto o Zorin OS é um bom começo no mundo Linux. Aprovado.

        Cumprimentos a todos.

    3. Avatar de Herculano Gaspar
      Herculano Gaspar

      Goncalo

      Provavelmente a distribuição pareçida com o windows é a julinux.
      vai ao site http://www.justuselinux.com e confirma se é ou não.
      provavelmente o melhor para começar será o ubuntu, dist maverick ou
      anterior.
      viva o linux!

      Herculano

  3. Avatar de clica aqui =D

    Mais uma distribuição linux :p Vocês não param lol

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O Linux merece esse destaque, nem que seja só no pplware. E com centenas de distribuições activas, é normal haver sempre muitas novidades.
      O Mint é actualmente a minha distro de eleição, uso ainda a versão 10 Julia, e continuo muito satisfeito com ela. Gosto que a equipa do Mint pondera sempre as alterações mais visíveis para os seus utilizadores, e dá-lhes sempre muita escolha, não insistem em impingir coisas que estes não queiram. Sabem ouvir a comunidade e as suas sugestões. Pode ser só a minha opinião, mas se o Ubuntu tem um self-appointed benevolent dictator, o Mark Shuttleworth, o Clement Lefebvre do Mint é mais democrático.

  4. Avatar de running_wild

    Vou testar pela primeira vez o mint, visto que o ubuntu tem vindo a perder cartas.
    De momento estou a usar o 10.10 e ando a testar o ubuntu 11.10 e estou a reaprender tudo de novo, o unity não é mesmo para mim.
    Vou testar esta versão para ver no que dá.

    1. Avatar de brso01
      brso01

      Usei o Ubuntu durante algum tempo mas com a chegada do Unity.. desisti do ubuntu, não gostei do unity e decidi experimentar o linux Mint versão Kátia e a verdade é que é muito boa, tem tudo aquilo que o Ubuntu deveria ter.. instalei no netbook com processador atom e mesmo com o compiz a trabalhar com uma série de efeitos, resultou ás mil maravilhas.. É Sem duvida uma excelente distro para quem quer mudar do windows para o linux.
      Vou experimentar esta versão com o novo gnome e vamos ver se ficou ainda melhor que a anterior..

      1. Avatar de carlos fernandes
        carlos fernandes

        num atom exprimenta o lxde

  5. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    O mix encontrado com os gestores gráficos resultou muito bem , não pensem que têm de usar o Gnome Shell , podem o fazer mas sem Login in ou logout posem optar MGSE que é muito intuitivo de usar e ao estilo do Gnome 2 , mas mais moderno .

    Excelente Distro , que tem vindo a evoluir escutando os utilizadores e lendo certamente muito do que se escreve acerca do Unity e da Gnome Shell 3 por essa Web fora .

    Ontem instalei num P4 que é actualmente a minha maquina de testes , já era tarde quando o fiz e não deu para testar a 100% , mas tudo o que quis encontrar , encontrei facilmente , penso que esta distro está um pouco mais pesada notei no boot , mas esta é uma realidade que vamos ter de conviver com ela , pelo menos no que respeita as distribuições mais robustas e que como é óbvio exigem muito mais recursos do PC .

    É compatível com o compiz , uma boa noticia para quem gosta de customizar , como disse ainda não tive muito tempo de convívio com esta distro , mas a minha opinião é muito positiva , tal como escrevi ontem num post que não tinha nada a ver com o Mint , estamos a assistir ao melhor momento do Linux desde a sua criação , as migrações que a Gnome fizeram para a versão 3 e o Ubuntu para o Unity , criaram um dinâmica nos programadores que faz com que a nossa escolha hoje seja bem mais diversificada e com gestores gráficos muito personalizados , estou expectante com o lançamento da distro Pinguy que vai trazer também surpresas muito agradáveis.

    Acerca do Ubuntu estou totalmente de acordo com o post do nosso leitor Alucard , o Sr. Mark Shuttleworth , não sabe ouvir e pelos vistos é um pouco obstinado , mas tem vindo a perder progressivamente toda a cota de mercado que tinha , como ainda não chegamos a versão LTS , as perdas têm sido mais ou menos controladas embora muito significativas , o Ubuntu aparece agora em 4º lugar na Distrowatch , mas certamente com a 12,04 em Abril que é a LTS as perdas irão certamente ainda ser maiores .

    Para terminar queria só dizer que a comunidade está bem de saúde e recomenda-se .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  6. Avatar de kekes
    kekes

    Eu neste momento estou a usar, com o gnome3 mas tirei a barrinha de baixo porque estava a fazer o computador lento…

  7. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Instalei a versão Lisa do Mint, com dual boot com o win7 e agora o win7 não arranca após seleção no dualboot. Alguém se sabe ajudar?
    Obrigado.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para quem andar perdido com eu andei fica aqui um link para quem quiser actualizar para esta nova release:

    http://community.linuxmint.com/tutorial/view/2

    abc

  9. Avatar de serva
    serva

    João , tens de reparar o Boot do windows , coloca o DVD do windows e escolhe a opção reparar o arranque ou o boot se estiver em inglês , essa situação é perfeitamente normal quando instalas em dual boot um dos boot ir a vida .

    Espero ter ajudado

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Obrigado. Útil

  10. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    para quem esta sofrendo com o ubuntu 11.10 e quer de volta o modo classico so seguir esses procedimentos:
    Como ter o Ubuntu clássico no Ubuntu 11.10?

    Para ter o modo clássico do Ubuntu você apenas precisa de instalar um pacote que lhe dará a possibilidade de escolher este modo. Depois de instalar este pacote, apenas precisará de indicar ao Ubuntu, durante o login do mesmo, que quer utilizar o modo clássico do Ubuntu.

    Assim, comece por clicar no botão seguinte ou então escrever o comando seguinte no terminal para instalar o referido pacote:sudo apt-get install gnome-session-fallback
    Depois do processo de instalação ter terminado, termine a sessão para abrir a secção de login do Ubuntu. Para terminar a sessão, clique no botão do canto superior direito do monitor e escolha a opção “Terminar Sessão”
    Aquando do login, antes de digitar a sua senha para aceder ao seu Ubuntu, clique no botão que tem uma roldana e escolha um dos modos clássicos: com efeitos visuais (que utilizam mais recursos) ou então sem os efeitos visuais. Se tiver com dúvidas, experimente os dois e tire as suas conclusões!
    Depois de escolher, então, o gestor de janelas, digite a sua senha de acesso ao Ubuntu e desfrute do modo clássico do Ubuntu, sem o Unity!

  11. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    gnome-ses­sion-fall­back

  12. Avatar de MrT
    MrT

    boas!
    O Ubuntu com o unity esta interessante, mas horrivel!
    O Xubuntu está muito bom, devido a interface xfce, para alem de ser muito leve.
    Já ouvi falar no mint, mas ainda não experimentei, um dia deste meto numa torre “ranhosa” que tenho, e vejo se é tão como o xubuntu.

    Tenho umas duvidas, isto para todas as distros.
    Os Linux mais novos, como o ubuntu e mint, conseguem tirar partido do turbo boost dos cpu’s?
    Conseguem também suportar duas graficas diferentes, como o windows (isto quando temos um portatil com duas graficas, tipo uma intel e outra ati ou nvidea)?

  13. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    Sim o novo Kernel já permite usar as vantagens dos processadores I da Intel de segunda geração , e também muitas funcionalidades gráficas .

    Fica aqui um Link

    http://www.tecmundo.com.br/linux/14680-kernel-do-linux-3-1-e-lancado-com-suporte-a-3d-nfc-e-controle-do-wii.htm

    Cumprimentos

    Serva

  14. Avatar de Luis Simões
    Luis Simões

    Bom Dia,

    Eu testei lá em casa, mas como sou utilizador inexperiente no linux, não posso dar grande opinião. Além do mais tive um problema, o teclado e rato do meu PC são da microsoft, wirless 1000. o teclado funciona bem, mas o rato tem um pequeno defeito, por exemplo abro o firefox, a página pplware, quando tento deslocar a página para baixo com o scroll, a página anda de mais, passa mesmo informação que não vejo. nos jogos a funcionar com o zoom acontece a mesma coisa. Mas se for um rato microsoft mas com fio, funciona bem.
    Alguém já teve este problema? como posso resolver ou configurar o meu rato?

    Obrigados, cumprimentos

    luis simões

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    boas. Estou com uma duvida, para ter esse look do sistema que aparece nessas fotos que ta na noticia, é preciso instalar o linux mint dvd, ou a versão de cd também da? é que baixa atraves deste links o linux mint versão cd e depois descompactei a iso e instalei atraves daquele programa que da pa instalar dentro do windows mas o look do sistema é o gnome como vinha antes no ubuntu 9.10 so que mais actualizado. Como posso colocar essa interface?

  16. Avatar de hammer
    hammer

    ainda sou muito nabo no linux pelo que a distro que me parece ideal é este mint, agora a questao:

    há maneira de testar vários ambientes gráficos dentro do mint? se sim quais e como posso fazer? é que ‘vejo-vos’ a falar em kde lxde gnome etc e nao pesco nada

  17. Avatar de brando
    brando

    Alguém pode me dizer como faço para ter os recurso compiz no mint linux 12 porque no meu computador não aparece dejeito nenhum.

  18. Avatar de zebo
    zebo

    baixo o mint12, vem zipado com extensão .iso, desconmpacto e cria uma série de ficheiros. Como gravo um DVD com isto?

  19. Avatar de Nuno Oliv
    Nuno Oliv

    Zebo e muito simples resolveres a tua situacao basta teres o power iso ou o nero q resolves.
    o teu problema q nao e problema e teres de ir ao nero e gravares a imagem iso para dvd ou cd dependendo da iso q baixaste.
    Nao tens necessidade de extraires.
    Espero ter ajudado.