Funcionalidades do ambiente de trabalho KDE

25 Comentários

Por Serva para o Pplware

Ora vivam caros leitores do Pplware! Hoje apresento aqui mais um tutorial baseado na interface KDE mas desta feita com a distribuição Kubuntu 12,04 LTS .

Este tutorial tenta explorar algumas das potencialidades que podemos executar no nosso ambiente de trabalho recorrendo somente as aplicações nativas .

kubuntu_00

As alterações efectuadas por mim consistem na mudança do gestor de aplicações que passou a ser o do Ubuntu tendo sido removido o Muon aplication center para que não existissem 2 gestores de actualização evitando conflitos e na prática até a impossibilidade de fazer updates , instalei também o velhinho synaptic que é indispensável para quem compila e usa muito a linha de comandos .

Tomei também a liberdade de instalar o workspace Kde 4.8.90 beta 2 , para que notassem que apesar de o PC de testes ser bem inferior ao meu I5 as aplicações têm um tempo de resposta fenomenal em relação a versão estável 4.8.4 , esqueci-me entretanto de vos mostrar como se colocam e configuram os widgets no ambiente de trabalho que era um dos meus objectivos , mas fica para a próxima .

Fica aqui um Link com o cronograma dos próximos lançamentos do KDE workspace

Vídeo de apresentação do KDE para o Pplware

O próximo tutorial será em principio já efectuado com o KDE 4.9 , uma das coisas que quero ver confirmada são os ecrãs activos que permitem que o wallpaper esteja com animações .

Não sei se o próximo tutorial será feito em Kubuntu ou se eventualmente trarei a vossa presença uma outra distribuição .

Como sempre a vossa opinião é muito importante e servirá para validar se esta forma de apresentação de tutoriais ajuda os futuros ou mesmo já utilizadores de Linux a integrar-se melhor com as distribuições de Linux e neste caso concreto com o ambiente de trabalho KDE .

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Conceição
    Carlos Conceição

    Excelente trabalho! Continuem assim!

  2. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    Não consegui ver até ao fim!!!

  3. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Parabéns pelo artigo Serva, sempre gostei bastante do kde (apesar de agora manter-me pelo o Unity o qual aprecio igualmente), estes dois ainda são os ambientes gráficos mais à século XXI que tive oportunidade de experimentar no Linux (tanto a nível visual como usabilidade).

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Boa noite ,

      Muito Obrigado

      Cumprimentos

      Serva

  4. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Excelente trabalho!
    Cumps

  5. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    Parabéns pelo tutorial!!! já utilizei o KDE e tem uma grande diversidade de aplicações.

  6. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Para mim, simplesmente o melhor ambiente gráfico e bundle de aplicações.

    Sugiro que nos próximos vídeos se aborde coisas como o dolphin e as funcionalidades que muitos utilizadores poderão não conhecer (separadores, divisão da janela, etc). A possibilidade de ter áreas de trabalho diferentes, as activities, a barra de notificações integrada, as informações da cópia de dados, as animações, os gestures, o plasma, etc, são outros temas que poderão ser também interessantes e que poderão mostrar as grandes potencialidades deste ambiente.

    Concluída a parte de crítica construtiva, resta-me deixar os parabéns pelo artigo e pela iniciativa.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Claudio ,

      Boa noite , obrigado pela chamada de atenção , gostaria de informar que sobre o KDE ainda haverão mais alguns tutorias provavelmente com outras interfaces gráficas metidas pelo meio , mas sim , como dizes o KDE tem funções nativas impressionantes .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Serva

  7. Avatar de irlm
    irlm

    Em memória da criadora do KDE
    Rip.
    Claire Lotion

  8. Avatar de Eu
    Eu

    Excelente trabalho!Fico expectante pelos próximos tutoriais.

    obs:para ouvir o som do video tive de usar auscultadores,mesmo com o som do video e do PC no máximo não percebia o que se dizia.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Muito obrigado ,

      O problema do som ainda está para resolver de uma forma definitiva , no próximo tutorial vou tentar corrigir esta situação , embora eu ouça bem no meu portátil , mas reconheço que o som ainda é o calcanhar de aquiles destes tutoriais .

      Desde já s minhas desculpas pelo incomodo causado .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Tenho o Ubuntu 12.04LTS 64bits num netbook,gosto do Unity,mas este tutorial despertou-me a possibilidade de instalar o Kubuntu(as opções de configuração e a beleza da interface)…via o KDE como impraticável num netbook!

        cumprimentos

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Boa tarde ,

          O próximo artigo será ainda sobre a interface KDE , mas irei abordar os aspectos de personalização que são muito fracos na interface Unity , fica atento porque certamente que te vai interessar a liberdade de puderes alterar tudo ao teu gosto .

          Aceita os meus sinceros cumprimentos

          Serva

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    um pouco offtopic:

    no ubuntu sempre que bloqueio ou suspendo o pc, em vez de suspender ele atenua ligeiramente o ecra e fica completamente bloqueado, a unica forma de voltar a usar o pc é reinicia-lo a força.

    Alguem me pode ajudar dizendo o que posso fazer para resolver o problema?

    obrigado

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        eu fiz exactamente o que ai diz mas nao resolveu, obrigado na mesma

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas

    O Kubuntu é a minha distro preferida à vários anos e cada vez está melhor.
    Entretanto, já tenho a funcionar o KDE 4.9.0.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Eu também já tenho , esperava um pouco mais desta 4.9 , de qualquer das formas está excelente e demonstra uma evolução impressionante .

      Nota para quem quiser actualizar para o KDE 4.9 deverão ter o PPA backports .

      Link aqui se tiverem dificuldades em adicionar este PPA aos vossos repositórios digam-me que isso explica-se em 20 segundos .

      https://launchpad.net/~kubuntu-ppa/+archive/backports/

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Grande artigo Serva! Apesar do video nos ter dado cabo da cabeça, ficou impek! 🙂

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Boa noite Pedro ,

          Nem me digas nada , mesmo aumentando o som em 70% acabou por ficar muito baixo , no próximo será melhor .

          Muito obrigado

          Serva

  11. Avatar de Dat55
    Dat55

    a melhor interface de linux. parabéns pelo video

  12. Avatar de random
    random

    KDE + archlinux= combinação perfeita

    1. Avatar de POliveira
      POliveira

      @random

      Nem mais! Até voa!

  13. Avatar de Serva
    Serva

    random ,

    Boa noite concordo completamente .

    Cumprimentos

    Serva