Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (1)

120 Comentários

Acha que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?


O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável. Tal como o Windows ou o macOS, esta distribuição também tem uma interface de autenticação para entrada no sistema. A plataforma do elementary OS é construída sobre software Livre /código aberto.

Quais as aplicações pré-instaladas?

Relativamente às aplicações/ferramentas pré-instaladas, esta distribuição traz tudo o que precisa para o dia a dia:

  • Loja de aplicações (AppCenter)
  • Calculadora
  • Browser (Epiphany)
  • Cliente de Mail
  • Ferramenta para Screenshots
  • Visualizador de fotografias
  • Reprodutor de áudio e vídeo
  • etc

Estas ferramentas podem ser acedidas via Applications situado no canto superior esquerdo ou então via dock.

Definições do Sistema

Para gerir todo o sistema, o elementary OS traz também bastantes ferramentas. Há um gestor do desktop, de notificações, várias ferramentas para gerir o hardware, ferramentas para configurar a rede, contas de serviços online, partilha de ficheiros, controlo parental, criação de contas e grupos, etc.

Num próximo artigo daremos a conhecer outras funcionalidades do elementary OS. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários.


Leia ainda:

Instale o elementary OS: Um substituto do Windows e do OSX

Comentários

120

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cortano
    Cortano

    Lá vem novamente a conversa da tanga.
    Tudo muito bonito mas a utilização por users básicos esbarra num ponto crucial e que deita toda essa conversa por terra: Linha de comandos

    1. Avatar de Goncalo Pereira
      Goncalo Pereira

      É no user básico que o linux dá cartas…

    2. Avatar de mijn
      mijn

      la vem mais treta… a linha de comandos esta la sim, mas para utilizadores avançados… de resto podes fazer de tudo sem lhe tocar….

      1. Avatar de Pedro Pinto

        🙂 Ainda nao viste um único comando 🙂

    3. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Sim se todos na maioria tivessem andado na antiga escola do ms dos não havia muitos problemas. Agora se cada vez mais facilitam a coisas e a linha de comandos hoje em dia ja é para quem é expert nessas coisas.

      1. Avatar de Barf
        Barf

        O que importa é a produtividade se é mais fácil e com isto te tornas mais produtivo é o que importa. Deixa lá o amor à camisola para a bola de domigo. 🙂

    4. Avatar de Allez
      Allez

      Em práticamente todas as distribuições populares podes perfeitamente instalar software a partir dos centro de aplicações e mesmo adicionar repositórios sem a necessidade da linha de comandos. Perfeitamente apto para o utilizador básico
      Simplesmente pela linha de comandos é mais fácil e rápido.
      Quem usa esse argumento não percebe que o pode fazer das duas maneiras e não percebe que a linha de comandos é potentíssima para precisamente o que o pplware se pretede fazer, ensinar. É bem mais eficaz fazer um tutorial com uma linha para o terminal do que teres de colocar um screenshot para cada clique ou descreveres cada clique.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Se a linha de comandos é mais fácil e rápido entao nao faz sentido ter interface grafico

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Estamos numa época em que a tendência é toque, em que o UX e UI são “os empregos da moda”, em que as pessoas querem chegar e tocar, clicar e não andar a escrever ou a decorar linhas para fazer algo que é possível ser feito com um ou dois toques.
        Sim, podes fazer sem usares a linha de comando, mas o problema da complexidade mantém-se quando entramos no campo dos repositórios, dos package managers, das atualizações, dos drivers, etc.

        Depois, podemos falar das fragmentação enorme do Linux que só cria confusões. Podemos falar das guerras internas no linux para decidirem qual a melhor distro, qual o melhor desktop, qual o melhor repositório, qual o melhor x ou y.

        Tenho 2 distros instaladas em VMs que vou usando para me manter atualizado acerca do desenvolvimento Linux (Mint e esta do artigo). Reconheço que Linux evoluiu muito no que toca a interface e usabilidade, mas ainda tem muitas coisas para evoluir para ser realmente user-friendly – continuo a odiar ter de meter a password para conseguir fazer coisas básicas… mas pronto…. é a segurança…

        1. Avatar de António Paulo
          António Paulo

          Se não me engano, podes desligar isso

        2. Avatar de Allez
          Allez

          Compreendo que ainda há muito trabalho a fazer no que toca a interfaces gráficas, mas basta procurar no gestor de pacotes da distribuição pelo nome do pacote e para adicionar um novo repositório também tens interfaces gráficas em algumas distribuições populares (Ubunto e derivadas e outras).
          É claro que há trabalho a fazer para unificar os pacotes e repositórios entre as diferentes distribuições e aí entram os formatos flatpack e os snap.
          O meu ponto é: a linha de comandos / terminal não deve ser visto como um entrave mas sim uma ferramenta poderosa para a instalação e manutenção das actualizações do sistema.
          A questão da password, apesar de chato (e podes sempre desactivar, que no caso de VM não é tão grave) é uma das melhores medidas de segurança.

    5. Avatar de rand
      rand

      user básicos não precisam da linha de comandos, o software pode ser instalado pela loja out por .deb (equivalente ao .exe e .msi do windows), actualizações também podem ser feitas pela loja, configurações também podem ser feitas graficamente.

      Acho que devia experimentar antes de fazer esse tipo de comentários.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Usar/acompanhar a evolução do Linux há mais de 10 anos acho que já posso dizer que tenho algum conhecimento.
        Queres comparar a treta dos repositorios, fragmentados, com lixo, em que tens de adicionar (para tal, tens de saber que existem), para conseguires ter algo mais que coisas feitas na aula de programação de 1º ano, com a loja ou software na net do Windows ou MacOs?!
        Queres falar da facilidade de atualizar o sistema Windows ou MacOs com Linux – que te apresenta uma lista de coisas, e às tantas aparecem uns sinais de aviso que vais instalar dependencias de terceiros e bla, bla, bla… e depois tens de escolher numa lista de opções que não fazes ideia do que estás a ver para depois fazeres OK… e rezares que a fonte que escolheste seja compatível com o desktop que usas?!
        Queres comparar a facilidade de instalação de um software com a complexidade de instalares certos packages em linux?! (se bem que agora os novos tipos de “instaladores” que não instala são bem porreiros).

        Ainda há dias li um artigo sobre Linux e um dos pontos achei que podia ser vantajoso: Haver uma Distro Oficial de Linux e não esta confusão de opções. Um distro oficial lançada e suportada pela Linux Foundation… isto sim, acho que criava alguma estabilidade e melhor aceitação do Linux.

        1. Avatar de rand
          rand

          Repositorios fragmentados? aplicações feitas em aulas de 1º ano? Só por essas duas afirmações dá para ver que não tem experiência nenhuma com Distros como Ubuntu, Elementary e Fedora.

          Acho que essa parte das dependências de terceiros tem a ver com reprodução multimédia on se tem que instalar os codecs, o que também é necessário fazer no Windows a não ser que se instale um reprodutor como o VLC que se encontra disponivel na store to Ubuntu, Elementary, Fedora e muitas outras distribuições Linux.

          Em relação à fonte ser compatível com o desktop não faço ideia do que esteja a falar, em 15 anos a utilizar Linux nunca tive problemas com compatibilidade de fontes, até as do Windows sempre funcionaram.

          Instalar software no Linux é bastante fácil o que não está na store vais ao site da aplicação e faz-se download do executável tal como se faz no windows, e agora há como menciona os novos formatos.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Update ao Appcenter… agora não abre…
            manda aí um comando para resolver isto

        2. Avatar de Sandro Souza
          Sandro Souza

          Quem gosta de ficar preso a praticamente uma opção critica um sistema que tem várias opções. Vá entender…

          Vamos instalar programas?

          Ubuntu

          Abra um terminal de comandos e digite “sudo apt-get install” seguido do nome do programa que deseja instalar. Exemplo: queremos instalar o Gimp.
          sudo apt-get install gimp
          Fedora

          Abra um terminal de comandos e digite “sudo yum install”, seguido do programa que deseja instalar. Exemplo:
          sudo yum install gimp
          Arch

          O comando desta distro é “sudo pacman -S” seguido do nome do programa. Exemplo:
          sudo pacman -S gimp

          Todas as distros Linux possuem instaladores gráficos. Eu pessoalmente prefiro o terminal, mas a cada dia estão surgindo mais e mais instaladores gráficos que são fáceis de usar (não mais que 2 cliques no total).

          Windows
          Instalar software gratuito

          1 – Acessar ao site do software.
          2 – Baixar
          3 – Dê dois clicks no arquivo de extensão .Exe para iniciar o instalador.
          4 – Basta clicar no botão “Seguinte”.
          5 – Aceitar a licença.
          6 – Clicar no botão “Seguinte”.
          7 – Dê cliques em todos os botões “Seguinte”.
          8 – Escolha onde instalar.
          9 – Clique em “Ok”.

          Instalar software pago

          1 – Entre no Google e digite na caixa de pesquisa qualquer das seguintes seqüências: “warez nome_do_programa”, “nome_do_programa download grátis”, “nome_do_programa crackeado”, “nome_do_programa taringa” ou coisas do tipo. Exerça sua criatividade.
          2 – Executar o passo 1 até que você tenha pelo menos 20 abas abertas e encontre um link que funciona. Às vezes pode ser necessário fazer alguns registros em fóruns para o download.
          3 – Atualize seu antivírus.
          4 – Duplo clique no instalador .Exe (se você tiver sorte suficiente para encontrar o instalador .Exe e não outra coisa mais difícil de instalar).
          5 – Se o antivírus não der nenhum sinal, em seguida, basta clicar no “Seguinte”.
          6 – Escolha o diretório onde instalar.
          7 – Clicar no botão “Seguinte”.
          8 – Clicar em “Concluir”.
          9 – Repita o passo 1 acrescentando a palavra “crack” ou “keygen”.
          10 – Repita os passos 2-8
          11 – Cruze os dedos, pegue um galho de arruda e inicie o programa. Se nada de estranho ocorreu, então você foi bem sucedido. Caso contrário, repita a partir do passo 1 e tenha mais sorte da próxima vez.

          1. Avatar de Sergio Stanislauskas
            Sergio Stanislauskas

            Excelente comentário!!!!

    6. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      O usuário básico não precisa de linha de comando em praticamente nenhuma das principais distribuições para desktop.

      Antigamente, o uso mais comum da CLI era para atualizar ou instalar programas, mas isso é possível através de aplicativos gráficos parecidos com o que temos nos celulares.

    7. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Não precisas.
      Podes fazer tudo por cliques como no Windows.
      Se bem que a linha de comandos, primeiro estranha-se, depois entranha-se. E quando chegas a esse ponto, não queres outra coisa! 😉 Sim, falo por experiência própria! 😉

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Já tive muitos anos a escrever linhas… já chega.

        1. Avatar de Allez
          Allez

          Não se trata de estar a escrever linhas, simplesmente queres installar o firefox e “apt install firefox” (em Ubuntu e derivadas) resolve.
          Como o Ricardo diz, primeiro estranha-se, depois intranha-se a facilidade disto.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            ~$ sudo apt install firefox
            [sudo] password for ***:
            Reading package lists… Done
            Building dependency tree
            Reading state information… Done
            The following packages were automatically installed and are no longer required:
            gir1.2-javascriptcoregtk-4.0 gir1.2-json-1.0 gir1.2-soup-2.4
            gir1.2-webkit2-4.0 libatkmm-1.6-1v5 libcairomm-1.0-1v5 libglibmm-2.4-1v5
            libido3-0.1-0 libllvm4.0 libpangomm-1.4-1v5 libsigc++-2.0-0v5
            libvala-0.34-0 sbsigntool
            Use ‘sudo apt autoremove’ to remove them.
            The following additional packages will be installed:
            xul-ext-ubufox
            Suggested packages:
            fonts-lyx
            The following NEW packages will be installed:
            firefox xul-ext-ubufox
            0 upgraded, 2 newly installed, 0 to remove and 68 not upgraded.
            E: Could not get lock /var/cache/apt/archives/lock – open (11: Resource temporarily unavailable)
            E: Unable to lock directory /var/cache/apt/archives/

            —-
            AAHHHHH, quase que dava…
            Já sei, vais-me dar outro comando para desbloquear isto, né?!

          2. Avatar de Allez
            Allez

            Em muitos anos nunca me deparei com o erro que te apareceu. No entanto, normalmente erros de “lock” acontecem quando outro software está a usar também privilégios de administrador.
            E não te vou dar nada, queres, procuras, que é o que eu faria.

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            Ok… Já não preciso. Distro apagada.
            Vou testar outras.

    8. Avatar de nomadewolf
      nomadewolf

      É a beleza do Linux: tens distribuições para todos os gostos! Algumas, como o Elementary, não precisas de usar a linha de comandos. Ou então podes usar outras em que tens de ser tu a configurar tudo através da linha de comandos…
      Há para todos os gostos e feitios.
      Ou como se costuma dizer no mundo Linux: há de todos os sabores!…

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas a nível de instalações e assim? Commands?

    1. Avatar de mijn
      mijn

      tens o app center. so precisas de comandos na consola se fores instalar algo que nao esteja presente no app center.

      e mesmo que seja preciso tocar no terminal, ele nao ferra…

  3. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Eu gostei, mas experimentei num PC de uma outra década pelo que as transições e efeitos gráficos faziam abrandar a experiência de utilização…

    No entanto, não gostei muito da app center.

  4. Avatar de Wagner Silva
    Wagner Silva

    Vcs precisam ver o Deepin Linux.

    1. Avatar de CapaoAazul
      CapaoAazul

      Concordo, para utilizadores com conhecimentos básicos para é a melhor

    2. Avatar de Andy
      Andy

      O Zorin OS é muito mais próximo ao aspeto do Windows

        1. Avatar de arc
          arc

          Hein! Mas porque tem o Linux de ser parecido com o Windows?

          1. Avatar de Myself_PT
            Myself_PT

            Dor de corno…

  5. Avatar de JOSÉ CARLOS MOURA E COSTA
    JOSÉ CARLOS MOURA E COSTA

    Olá.
    por favor, deixem o link de download dele p podermos baixar e testar.

    obrigado.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      É fácil! Vais a https://elementary.io/pt/ e na parte “Pague o que Você Quiser” clicas em “$ Personalizado”, colocas 0 (zero) e a seguir clicas no botaão azul “Download lementary OS”. Depois é seguir as instruções. 🙂

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ficava bem dares um donativo 😉

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Pois… só que nem sequer uso (ainda) o Elementary OS. 😉

      2. Avatar de JOSÉ CARLOS MOURA E COSTA
        JOSÉ CARLOS MOURA E COSTA

        Opa, obrigado.
        encontrei o link em um post do site e fiz do jeito que vc escreveu. ;D.

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      elementary.io

  6. Avatar de 3m
    3m

    Em termos de harmonia de aplicações e funcionamento é 5*, para quem gosta de dar um toque pessoal sem usar o terminal tem poucas opções de personalização, devido ao Pantheon mesmo utilizando aplicações de terceiros não é fácil, de base praticamente só se consegue mudar o wallpaper, depois o tema tipo macOS está um pouco gasto e fora de moda.

    Sim provavelmente será bom para utilizadores windows, instala e deixar ficar como está.

  7. Avatar de Aprendiz
    Aprendiz

    e a nivel de jogos suporta ? ou teria ser proprios pra ele?

    1. Avatar de 3m
      3m

      Jogos windows com Wine ou então pela Steam.

  8. Avatar de pedro
    pedro

    e a distribuição Linux mais simpática e user friendly … mas daí até dizer adeus ao windows ou ao MacOS ainda vai uma grande distancia!!!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O linux (mal comparado) lembra-me as promessas do Windows Phone ter todas as aplicações…

  9. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Dá para instalar o bsplayer, o wave editor, vdownloader, acestream para ver a bola? Senão der ou der mais demorar 30 minutos como no Ubuntu para se instalar o acestream era preciso sacar 3 plugins por uma certa ordem, e depois tínhamos de ir a linha de comandos e depois é que instalava o software ahahah

    1. Avatar de 3m
      3m

      Tens programas mais rápidos fáceis de instalar e sem spam, tens de procurar e escolher os melhores, os programas que referes também não vem de origem instalados no windows, é tudo uma questão de hábito.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O acestream funciona muito melhor do que no windows

    3. Avatar de arc
      arc

      Estranho, que não saibam as potencialidades do VLC para as mais variadas tarefas. Audacity, You Tube Downloder, ClipGrabab, não chega para esses desideratos?

  10. Avatar de pois.....
    pois…..

    ainda ontem falaram nisto 😀
    faltam ideias para artigos?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parece-me que o artigo foi diferente…

  11. Avatar de Eu
    Eu

    A partir do momento que seja preciso utilizar Linha de comandos deixa de ser “user friendly”!

    1. Avatar de arc
      arc

      Precisamente, por permitir utilizar a CLI, é que pode ser visto como sendo mais amigo do utilizador. Agora pensem!

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ainda bem que posso usar o AutoCad ou a Suite toda da Adobe com isto!…. aaaa pera…. não dá … ora bolas . lá tenho de voltar a ter um OS a sério.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para ti não serve. Mas um utilizador tradicional não usa isso…Por exemplo eu não uso!

    2. Avatar de Gustavo Garcia
      Gustavo Garcia

      Também podias usar software a sério… A Suite toda da Adobe! Que cromo!

    3. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      OS a sério?? Adoro pagar por um SO e poder sentir-me seguro, poder usufruir do SO a 100% e poder dizer que é meu.

    4. Avatar de André
      André

      Não tens autocad porque a Autodesk não o quer. Mas decerto até o tens legal e tudo, reclama…
      Mas tens Bricscad e Drafsight, por ex, que em 2D funcionam em condições.

    5. Avatar de Marco
      Marco

      LOL, há mundo para além do teu umbigo e as necessidades dos outros podem não serem exactamente as tuas.

      Uso um OS de brincar, de acordo com o teu ponto de vista, mas que é suficiente para escrever algumas linhas de código (não falo de usar o terminal), texto (latex e outros), abrir um browser para ver os comentários do Pplware, uns filmes piratas e mais algumas coisas.

      Para mim chega. Se tens outras necessidades, vês o que é melhor para ti e respeitas os outros

    6. Avatar de willian
      willian

      Colaborar com o SO para melhorias já que é opensource ninguém quer né, agora pra criticar a fila tá grande hein! kkkk

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não percebo o problema da linha de comandos. O windows também a tem e quase ninguém a sabe utilizar.

    1. Avatar de Valter
      Valter

      Mas no Linux em muitos casos é necessário recorrer as linha de comando, já no Windows é bem mais difícil você precisar.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Porque não precisas.
      Tirando situações avançadas, não precisas de usar a linha de comandos.

      1. Avatar de arc
        arc

        Da mesma forma que em Linux, excluindo situações avançadas, não é necessário CLI para nada.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Mas depois tens o problema da comunidade, ou seja, tu tens um problema no Windows e quem sabe corrigir raramente te dá linhas de comando para usares (a não ser em casos realmente graves que precisas de ir mais a fundo).
          No Linux, pedes ajuda e espetam-te com uma carrada de linhas de comando… a ultima dor de cabeça que tive foi com o GRUB… a partir desse momento deixei de meter dual-boot com linux… agora só VM

          1. Avatar de arc
            arc

            Tens o Grub Customizer, quem sabe resolve esse e outros problemas, é via GUI.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            Se calhar a ajuda aparece assim por ser mais fácil de escrever (no site/fórum/…) é também torna-se mais fácil de executar, basta copiar e colar.

            Não estranhei muito no início, talvez por ter mexido em DOS, mas há sempre uma adaptação. Há quem se adapte e quem não se adapte,é como em tudo na vida.

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Marco: Eu também mexi muito no DOS, ainda tenho para sei algures o manual com umas 500 páginas.
            Mas isto foi há uns 25 anos… Hoje não estou para isso.

          4. Avatar de Marco
            Marco

            @Cortano: Mas é mais simples, pelo menos para mim, seguir o guia com comandos em que podes fazer copy/paste do que seguir com imagens ( Partindo do princípio que estás a usar só um monitor :D).

            Mas agora lá está, depende de cada um de nós, se está para isso ou não, se gosta ou não.

            Agora dizer que Linux não presta porque não gosto da linha de comandos é que não… (não estou a dizer que é o teu caso).

            A verdade é que há SO para todos os gostos, ou quase todos, é uma questão de escolhermos o que acharmos melhor para nós.

  14. Avatar de Mc
    Mc

    ok peguem num diretorio cheio de mp3. Renomeiem tudo para .xyz sem linha de comandos…. no ambiente gràfico do Vosso SO

    1. Avatar de Pedro Pinto

      isso é em qualquer sistema operativo.

      1. Avatar de arc
        arc

        Ops…puddletag…faz isso e não é CLI.

    2. Avatar de Gustavo Garcia
      Gustavo Garcia

      Faz isso em Windows…
      Pois… Não dá.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Aqui está como fazer:
        ren *.mp3*.xyz

        Para coisas mais avançadas basta utilizar o PowerShell

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Renomear o nomes ficheiros numa pasta é coisa que se faz regularmente (e não é preciso linha de comando em Windows para fazer em batch), agora renomear extensões é uma coisa que não me lembro da última vez que tive de fazer… mas nesse caso sim, teria de ir à linha de comandos (ou instalar uma app)

    4. Avatar de Q1
      Q1

      Fácil. Seleciona todos o os ficheiros em Windows e põe o que quiseres ele trata de os distinguir.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    o Deepin 15.5 também é muito parecido. Eu já não uso windows em casa a alguns anos, só linux e android. Uso o windows apenas no trabalho e porque só obrigado..

      1. Avatar de arc
        arc

        Afinal, o que desejam…um “Linux Bonito”, ou um “Linux Funcional” que possa atender às mais variadas necessidades? Sempre ouvi dizer que as “mulheres feias” são as melhores nas mais variadas tarefas do lar!

  16. Avatar de Jonas Tadeu
    Jonas Tadeu

    É uma distro bonita. Mas está muito “trancada” para o meu gosto. Para quem não gosta de complicar está ótima, é abrir a loja, clicar no programa que se pretende, e voilá, instala. Mas se se quiser fazer algo mais específico, ou adicionar um programa que não esteja na loja, já complica mais um pouco. Por exemplo, adicionar ppa’s está bloqueado. Há scripts e maneiras de o contornar, mas dá muito trabalho, quando há ubuntu’s, linux mint’s e outros que tais. Outra coisa que não gosto é que, após instalar e fazer login, o pc fica com as ventoinhas ao máximo e não se consegue fazer nada do pc. É a loja a fazer as actualizações que entende necessárias. Mas de maneira completamente opaca para o utilizador (pelo menos para mim). Coisa que também não gosto, gosto de receber os avisos e ver o que o sistema está a fazer.

    Vou experimentando a distro na VM para acompanhar novidades, mas não é para mim.

  17. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Experimentei com o artigo de ontem e é bem bonita mas Primeiro tive de alterar todos os programas/apps instalados de raiz; Segundo tive de instalar o synaptic; Terceiro ao nivel de configuração é tudo muito limitado comparado com o xfce por exemplo.

    1. Avatar de arc
      arc

      Ora aí está um belo tema para se desenvolver….Bonito versus Funcional ou ao meu gosto, daí o tasksel…https://pplware.sitedev.pt/linux/tasksell-instale-facilmente-grupos-de-software-no-linux/
      Alguém obriga outrem em Linux?
      O Pedro Pinto, podia voltar a revisitar o tema, com mais vitaminas!!!!

  18. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Este post vem mesmo a calhar, tentei instalar o Elementary OS na passada 6a feira e surgiu-me o seguinte erro https://imgur.com/a/TUaoa https://imgur.com/a/dVgvM e não consigo instalar, já tentei procurar possíveis soluções e não as encontro em lado algum , será que me podem ajudar ?

    1. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      Provavelmente tens os ficheiros danificados.

    2. Avatar de Luís Lopes
      Luís Lopes

      Fizeste o download do site oficial do elementary OS??? Parece- me ver aí o símbolo do lubuntu, podes ter baixado uma distro diferente …

  19. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    O sistema em si é deslumbrante. O grande defeito que vejo nele é não poder usar o Desktop para ter alguns ficheiros que preciso de ter sempre à mão…

  20. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Há muitos tipos de utilizadores mas digo-vos que se calhar o que vocês chamam de utilizares básicos não passa de imaginação vossa.

    Tive de instalar um novo pc ao meu pai e optei por um MacBook Air em 2ª mão.

    O sistema é perfeito: Tem o Office da Microsoft, para as suas preciosas fotos tem a Photos incrível da Apple, e tudo o resto foi a coisa mais simples de lhe explicar como funciona.

    Ofereci-lhe uma Time Capsule para as suas precisas backups das fotos, não precisei antivírus e o Safari com um bom Adblock… um Windows 7 em VM para alguma “urgência” em correr EXEs…

    Enfim, zero problemas, zero chatices, e o meu pai nunca foi tão feliz com um PC.
    Recomendo Mac.

    Desculpem algumas typos, escrito em andamento

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Eu fiz isso mas foi mesmo com um Windows. O resultado é o mesmo. 🙂

  21. Avatar de jprscierra@gddd,coim
    jprscierra@gddd,coim

    já utilizei desde as primeiras versões. Acha muito bonito e bem conseguido no design mas tem bastantes falhas a nível de estabilidade.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    um dia que façam um Linux compatível com os jogos do Windows e corram otimizados mudo para linux

    1. Avatar de Allez
      Allez

      Um dia que as empresas façam jogos compatíveis com Linux deixas de poder argumentar tão tristemente.

      1. Avatar de André
        André

        e grande maioria da biblioteca steam corre nativamente em linux…

  23. Avatar de Fernando Marques Martini
    Fernando Marques Martini

    ate bonito mas tenta acessar automaticamnt sites da Caixa por exemplo, mandar imprimir direto fatalmene vai precisar instalr algo na mao é bom para curiosos, fucador, quem tem tempo, eu uso linux mas as vezes coisas elementares dao dor de cabeca

    1. Avatar de André
      André

      Esse PC deve ser especial…
      Eu uso diariamente para aceder ao site da cgd, do bpi e do bcp e funcionam como é suposto.

  24. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    Resumindo e concluindo, tenho de deitar fora o meu Pentium 4 (32 Bits) que uso para “brincar” e esperar que um dia tenha acesso a uma board e processador de 64 Bits para ir testando umas distros “mais a sério”…

    1. Avatar de André
      André

      Não faltam outras distribuições com suporte 32bits.

      1. Avatar de Myself_PT
        Myself_PT

        Sim ainda existem várias entre os quais destaco os Mints, Q4OS, os “Buntus” e algumas mais…

        1. Avatar de arc
          arc

          Myself, e que tal passar da brincadeira e usar desde já “mais a sério”. Afinal ainda não faltam distribuições de 32 bit (como diz) para serem levadas a sério, mesmo num P4!

          1. Avatar de Myself_PT
            Myself_PT

            Para ter num segundo PC concordo plenamente mas no meu PC principal será sempre Windows porque quero algo que entenda melhor a nível de funcionamento e que possa jogar os meus jogos favoritos…

  25. Avatar de Joca
    Joca

    Caros “postadores”
    E se a maioria dos utilizadores fprem tão básicos qusnto eu r apenas quisetem “seguir a seta” sem se quererem preocupar com aspetos tecnicos.
    Apenas clicar em ficheiros e/ou pastas e executar aplicações.
    Nem pensar em aprender todo esse jargão que todos os dignissimos teferem acima.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Bem dito.

      Mas consegue isso numa distro Linux…

    2. Avatar de arc
      arc

      Joca, por isso mesmo e indo ao encontro do seu modo de pensar (mas não só), é que as distribuições de Linux, se encontram em vários aspectos, mais amigas de e para o utilizador final. Contudo, deixando outras opções, as quais requerem outro tipo de conhecimentos, para outro tipo de utilizadores mais avançados ou que desejem aprofundar mais os seus conhecimentos. Essa é uma das mais valias do Linux no seu todo. Assim, gosta como está, resolve os seus problemas mais importantes, sirva-se com prazer, quer modificar a receita mais ao seu gosto, tem sempre essa possibilidade.

  26. Avatar de Carla
    Carla

    É tudo muito bonito… Mas os JOGOS da “moda” correm neste sistema Linux?
    Pois…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Pois… Mas será que todos querem os jogos da moda?

      Lá voltamos a colocar tudo pela mesma bitola.

      1. Avatar de Myself_PT
        Myself_PT

        Se correr os mesmos jogos que eu jogo em Windows (e não, não uso Steam nem quero usar) porque não?

        1. Avatar de Marco
          Marco

          OK, aí está. Nesse caso, uso o sistema que preferir. O que não posso fazer, ou pelo menos não devo, é dizer que não presta porque não corre o jogo que eu quero.

          Não me serve, uso outro que me sirva.

          Será que vou fazer TT com um Ferrari? Não, escolho algo de acordo com as minhas necessidades

          1. Avatar de Myself_PT
            Myself_PT

            Precisamente. Agora, podemos sempre ver ou testar a concorrência não é verdade? É o que eu faço com o meu velhinho Pentium 4 mas claro está fico reduzido a versões 32 Bits. A não ser que instale o Virtualbox no meu PC Windows e veja toda essa nova panóplia de distros a 64 Bits em modo virtual)…

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            @myself, usa o Hyper-V (virtual machine) para testar distros, dá muito menos trabalho que instalares fisicamente num pc.
            Ser não gostares é só fazer “delete”

    2. Avatar de arc
      arc

      Estou “preocupado” com a Carla, deve estar a instalar o Linux Zara Desktop!

  27. Avatar de Luís
    Luís

    Eu uso o Xubuntu e não quero outra coisa. É gratuito e funciona na perfeição. Já me contaram que no w10 faz-se uma actualização e por algum motivo deixam de funcionar as. aplicações ou a barra das apps. Isso não é para mim…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Olha eu fiz um update ao appcenter nesta distro e esta deixou de funcionar…
      E não me contaram, foi mesmo comigo.

  28. Avatar de Jose Antonio
    Jose Antonio

    Luis – Sou utilizador da Microsoft desde o MSDOS 6.2, não usei o Windows 95, entrei no Windows pelo sistema operativo profissional Windows NT 4. Daí passei para o 7, 8 e agora no 10.
    Em suma, nunca tive aplicações bloqueadas, nunca tive écrans azuis, porquê? porque sempre tive edições legais, nunca usei versões piratas.
    Tenho um computador com uma distro Linux, e sempre que preciso de uma aplicação para qualquer coisa, só encontro versões 0. qualquer coisa.

  29. Avatar de Redblack
    Redblack

    Gostei dos comentários do Cortano. Difícil para o usuário básico simpatizar com linha de comando um exemplo prático que tive foi tentar instalar o firefox no Metamorphose, distro que para um usuário básico como eu gostei muito, de um visual legal, interface show, más infelizmente o UB aqui não gostou da experiência de queimar neurônios e perder tempo tentando instalat uma porra de navegador, coisa que no Windows para mim é moleza. essa ESTÓRIO que o linux não trava também é balela e a outra é que tem milhões de virus a tua espera nos programas .exe, ué, pra que existe programas anti-vírus, o excelente Windows Defender, enfim existe muito mito sobre linux embora eu admire muito estes OS’s, uns menos.

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Vá na central de programas e instale o navegador desejado, sem precisar de linha de comando, aliás a linha de comando é que te dá possibilidades de ir muito além de uma interface gráfica bonita, então linha de comando é a cereja do bolo e não um problema. Todo sistema é passível de travamento, principalmente os mais expostos aos vírus.

  30. Avatar de Rui Carneiro
    Rui Carneiro

    Bom dia a todos. Gostaria que me retirassem uma dúvida. Tenho um HP Pavilion x360 e o Elementary recusa-se a “bootar”, congela na tela de loading. Testei noutro computador, num Toshiba Sattelite L40-15G, e arrancou bem, ou seja, corrupção já não é problema. Posso instalar o Elementary no disco com o Toshiba para conseguir usar o HP com o mesmo ou irá acontecer o mesmo com o windows 7, imcompatibilidade de drivers?
    Obrigado,
    Rui Carneiro

  31. Avatar de Bruno
    Bruno

    Olá, não li todos os comentários mas vou deixar minha experiência com o Elementary OS. O sistema é bonito, até mais que o Mac OS na minha opinião, mas depois de um tempo o sistema fica pesado, quanto mais você utiliza, mais lento fica. Essa foi minha terceira instalação (5 ou 0.5, Juno), a primeira foi o Elementary OS 0.2 (Luna) e isso permanece, parece que os desenvolvedores da ênfase na aparência e deixa o resto, mas ressalto que isso não é verdade, já acompanhei o trabalho deles pelo GitHub e vejo um bom trabalho sendo feito, no entanto criar algo bonito acaba trazendo bugs e isso o Elementary OS tem muito, o que causa essa lentidão com o tempo. Se você for um usuário básico (Facebook, Youtube, etc) não vai sentir, mas para trabalhar com algo mais complexo vai entender o que eu disse. Enfim, é minha opinião, cada um tem a sua.