Está disponível o Linux Mint Debian 201303 (Cinnamon e Mate)

59 Comentários

O Linux Mint baseado no Debian

Depois de termos anunciado  aqui, em Maio, o lançamento do Linux Mint 14 “Nadia”, a equipa responsável pelo projecto anunciou ontem a disponibilização do Linux Mint Debian 201303, edições com Cinnamon e Mate.

O Linux Mint Debian é uma distribuição baseada no Debian (ao contrário do Linux Mint 14 que é baseado no Ubuntu) e apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

mint_01

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

O anúncio oficial da disponibilização do Linux Mint Debian 201303, edições com Cinnamon e Mate foi feito aqui e podemos verificar que estas edições têm as seguintes novidades:

  • Update Pack 6
  • MATE 1.4
  • Cinnamon 1.6
  • Melhorias significativas no instalador
  • Inclusão de um Gestor de dispositivos
  • Plymouth splash screen
Ambiente gráfico Mate 1.4 e Cinnamon 1.6

O Linux Mint Debian 201303 está disponível em duas versões, sendo que a diferença essa ao nível dos ambientes gráficos . Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.4, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 1.6.

Mate 1.4

A equipa responsável pelo MATE tem vindo a aperfeiçoar o ambiente gráfico que segue a linha do GNOME 2. Em 2001 o GNOME 2 foi renomeado para “MATE”, possibilitando assim que os fãs do projecto GNOME 2 continuassem com o seu ambiente gráfico favorito. O Mate 1.4 reforça a qualidade e estabilidade do ambiente gráfico pois corrige um conjunto de bugs que “assombravam” há já algum tempo o GNOME 2.

mate_00

Cinnamon 1.6

O Cinnamon  é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnamon 1.6 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades.

cin_00

Qual a diferença do Mint baseado no Debian ou no Ubuntu?

Comparando o Linux Mint Debian ( LMDE) com o Mint baseado no Ubuntu, podemos apontar os seguintes factores a favor e contra:

A favor

  • Não é necessário actualizar todo o sistema. As novas versões do software e updates estão “continuamente” disponíveis.
  • Mais rápido que as versões baseadas no Ubuntu

Menos favorável

  • LMDE necessita de conhecimentos e experiencia, por parte do utilizador, em ferramentas como o dpkg e APT
  • Debian é menos user-friendly que o ubuntu
  • Sem suporte para EFI, GPT ou Secureboot.

O Linux Mint destaca-se por ser uma semi-rolling distro, isto é , uma distribuição que não tem um ciclo de releases de X em X tempo (como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios super actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.

altLicença: GPL

altDownload:  Cinnamon: [32-bit] [64-bit]

altDownload: MATE: [32-bit] [64-bit]
altHomepage: Linux Mint

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leonardo Weslei Diniz

    Realmente depois das mudanças do ubuntu é uma boa basear no Debian.
    Não seria 2011 a data da renomeação do MATE?

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      ” Em 2001 o GNOME 2″

      Exacto vinha mencionar o memso

  2. Avatar de k3bra
    k3bra

    Sou gajo para experimentar

    1. Avatar de lmx
      lmx

      E acredita que ficas com sistema DURO de ROER 😉

      É um espetaculo esta distro, a minha de ileição, e é considerada por muitos, como o grande projecto/mais importante da comunidade Mint.

      Ser de base debian é um luxo, aplicado a isso o embelezamento fica espectacular…é rapida, segura/standar(Debian)…

      No entanto devido a quantidade de projectos existem algumas coisitas que me incomodam as vezes…mas o terminal é meu amigo, e como muitas vezes falamos a mesma lingua, tudo se resolve.De notar que o facto de ser de base debian com repositorios 100% compativeis ajuda e muito…

      Debian é um mundo…trata-se de uma distro que teem versões para 23 architecturas…brutal!!

      Um dia deste corro debian no controlador da minha torradeira 😀

      cmps

      1. Avatar de PapiMigas
        PapiMigas

        Podes crer! Até o raspberry corre debian 😛

        1. Avatar de lmx
          lmx

          sim é verdade ;), e por acaso uma versão muito fiel do mesmo…o raspberry pi é uma peça de hardware/software fantástica, as coisas que podemos fazer com ele são infindáveis…

          Quem estiver acostumado com debian, sente-se completamente em casa, no entanto existem alguns pacotes que ainda não foram portados para este computador…os que encontrei acabei sempre por dar a volta a coisa…mas de uma forma geral tem tudo e mais alguma coisa…as vezes até fico parvo…

          Estive a fazer uns testes nos meus(actualmente tenho 2), verifiquei que a nivel de eficiencia ciclos de clock/consumo…o meu raspberry PI tem cerca de de 75% de eficiência a mais comparativamente com um Code 2 Duo da intel a 2.5GHZ, fiquei impressionado…

          O processador da intel fez os cálculos muito mais rápido, mas é um dual core a 2.5GHZ e gasta uma enormidade de energia…aguardo com grande ansiedade os novos processadores ARM para desktop…vão ser fantásticos…

          Há muitos anos que se previa uma mudança de arquitecturas no ramo do consumo, penso que está mais perto de acontecer…talvez o “click” se dê dentro de 1-3 anos…e parece que a ARM vai ganhar a guerra.

          A AMD não tem dinheiro para lutar por uma posição, e a MIPS como sabemos foi “desmembrada”, restavam os pics e os AVR…mas eles estão a anos luz de apresentarem uma solução viável que possa competir com os ARM/intel, por isso acho que a ARM será no futuro a arquitectura standard para o mercado de consumo…venha ela é muito bom para o consumidor final 😉

          cmps

  3. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Por vezes é preciso arregalar bem os olhos para acreditar mas… é incrível como um sistema operativo tão completo, amigável e bem polido visualmente como é o caso do Linux Mint, é free. Apesar de já me ter iniciado há algum tempo no Linux, simplesmente não abdico da qualidade, facilidade e estabilidade desta distribuição.

    Antes usava o Ubuntu 12.04 LTS e apesar de até ter gostado da experiência com a Unity, o meu portátil já não vai para novo e então há cerca de 1 mês atrás decidi trocar pelo Linux Mint XFCE, agora não quero outra coisa! Ganhou asas, literalmente eheh. Escusado será dizer que apenas muito pontualmente tenho a necessidade de entrar no Windows 7.

    Claro que há que dar o devido mérito ao Debian e ao Ubuntu pelo trabalho a montante, mas o “acabamento” final dado pela equipa do Linux Mint é extraordinário.

    Instalem Linux Mint e sejam felizes.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Faço minhas as tuas palavras, com a diferença que uso linux mint KDe. Windows uso cada vez menos.Nem sequer entendo como tanta gente tem windows pirateado, podendo ter um sistema operativo gratuito e com desempenho fantastico.
      Vou dar uma vista de olhos nesta distribuiçao…Abraço

      1. Avatar de lmx
        lmx

        O Windows ficou standard durante muitos anos e as pessoas habituaram-se a usa-lo…o ser humano é um animal de hábitos, que se desengane quem pensar o contrario…

        Além disso até os governos incentivam o uso de windows…interesses económicos instalados fazem com que as coisas ainda funcionem desta forma..

        Mas as pessoas a pouco e pouco começam a perceber que já não teem de estar dependentes de uma empresa comercial, e podem utilizar algo que as liberta dos mesmos…a liberdade é uma coisa fantástica 😉

        O sistema operativo ja se democratizou…ja não existe a necessidade de so se usar productos da Empresa xyz porque é a unica solução…as soluções agora são mais que muitas…

        cmps

  4. Avatar de simon
    simon

    Uso o MINT 14 desde que saiu e até estou contente pois o 13 deu-me bastantes problemas.

    Acho que vou esperar um pouco antes de actualizar para este novo pois tenho que instalar todo este sistema.

    De qualquer maneira espero que este baseado em Debian já seja mais fácil de fazer actualizações para as novas versões.

  5. Avatar de R
    R

    isto dá para instalar o chrome?!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      ??
      O browser? 😀 não posso?!Claro que dá…
      alias ja ouviste falar no chromium?

      cmps

    2. Avatar de JP (djlinux)

      Instala antes o Chromium, é mais estável.

  6. Avatar de MrT
    MrT

    Nunca consegui perceber qual é a diferença entre o Linux Mint baseado em Ubuntu e o baseado em Debian…. visto que o ubuntu é baseado em Debian……
    Devem de existir diferenças, suponho. Até hoje tenho experimentado a versão baseada em Ubuntu. Mas se fosse possível gostava que alguém diferenciasse estas duas versões.

    Obrigado
    😉

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ja somos dois…

    2. Avatar de lmx
      lmx

      O ubuntu foi, ou é de alguma forma baseado em Debian…

      O LMDE é 100% debian, com algumas costumizações graficas e a nivel do systema, mas ligeiras…

      é uma distro mais enchuta,…é portanto mais rapido e universal…sendo que o Debian é conhecido como sendo o Systema Operativo Universal…

      cmps

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        LMX ,

        Bom dia e há que referir que o Ubuntu corre a versão instável vejam aqui o link ;http://old.ubuntu-pt.org/Web/ubuntu_ubuntuedebian.html .

        E o Debian a versão estável isto porque como é dito no Link o Ubuntu introduz muitas alterações ao Debian para que o sistema fique mais acessível .

        Quanto a esta distribuição em particular eu tenho a versão RC3 numa pen e o que posso dizer é que de facto o SO voa , este projecto não deve ser confundido com outras versões do MINT aqui foi feito pela parte dos programadores um excelente trabalho , para quem esteja minimamente familiarizado com a linha de comandos aconselho vivamente , falta-lhe o poder do DOLPHIN e da mina interface prefira o KDE , que está igualmente muito rápido e recomenda-se .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Boas Carlos

          Concordo com o que disses-te.

          Pois realmente, falta-lhe o kde como desktop, ainda so tem cinnamon e Mate, talvez no futuro exista uma versão kde…

          O LMDE começou com MATE e ja tem Cinnamon, penso que KDE seja o proximo passo…

          O Único problema que vejo(que também se torna uma vantagem as vezes), e sempre o facto de estar com um kernel uns bons furos abaixo da ultima versão, mas isso também previne bugs, etc.

          Já agora o debian wheezy, esta quase a sair, já existem menos de 100 bugs para corrigir :D,
          no entanto o LMDE é baseado no branch testing(actualmente wheezy), pelo que esta sempre a para das ultimas…ainda não sei qual o nome que vai ser dado ao próximo branch testing…

          Já alguém sabe?

          cmps

          1. Avatar de lmx
            lmx

            esta sempre a par das ultimas(actualizado para wheezy)

            cmps

          2. Avatar de lmx
            lmx

            O proximo branch testing do Debian será o jessie(toystory girl sempre em acção lol)…

            Uma curiosidade …o debian ja tem 30 e tal mil pacotes disponiveis…

            cmps

  7. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    É a minha preferida desde que o Ubuntu passou a usar aquela coisa horrível do Unity! Enfim, são opiniões!

    Bem hajam!

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Achava interessante que o pplware salientasse melhor as diferenças entre as versões baseadas no Ubuntu e nas que são baseadas no Debain, visto que o Ubuntu é baseado no Debain.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      será que o ubuntu ainda é baseado em Debian, ou foi…

      Compreendo que se diga que é baseado em Debian, mas actualmente o Ubuntu tem divergido muito(desde 2008 mais coisa menos coisa) e ja nem os repositorios são compativeis, nem os pacotes são compatives já…apesar de serem distribuidos nos mesmos formatos, podem não usar os mesmo directorios de instalação, e muitos não o farão…o que poderá levar a que possar instalar pacotes .deb do ubuntu em Debian e não funcionarem correctamente…

      No entanto nunca experienciei muitos casos de insucesso, mas acontecem, e outra coisa , tem a ver com as dependencias…pacotes do Debian podem não ter as mesmas dependencias de pacotes do Ubuntu e vice-versa….

      cmps

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Sim completamente verdade , aqui temos muito que usar a linha de comandos para ultrapassarmos alguns obstáculos .

        Carlos Carvalho

  9. Avatar de monux
    monux

    Estou usando-o desde a versão RC, e está EXTRAORDINÁRIO ! Para o meu uso é a melhor distro. Atualizei o Kernel para o 3.8.1 e fiz algumas poucas personalizações e tudo funciona perfeitamente.

  10. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Fizeste a compilação com sucesso do Kernel , posso só saber quanto tempo te demorou porque estou também tentado em fazer o mesmo , desde já os meus agradecimentos .

    Carlos Carvalho

      1. Avatar de monux
        monux

        Coloque este também,mesmo se apresentar algum erro durante a instalação os incompatíveis serão ignorados quando reiniciar o pc.

        http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.8.3-raring/linux-headers- .8.3-030803_3.8.3-030803.201303141650_all.deb

        1. Avatar de monux
          monux

          O link acima saiu quebrado, é toda a extensão 🙂

          1. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            Boa noite , os meus agradecimentos , só agora é que vi o teu post , vou ASAP fazer o mesmo , até porque a minha RC3 já está actualizada neste momento , fantástico , muito obrigado

            Carlos Carvalho

  11. Avatar de Gilberto Landim
    Gilberto Landim

    Apesar de o Mint ser uma distro interessante, fico com a versão 8.4 do Manjaro. Na minha avaliação, a mais “user friendly” e atualizada, trazendo como gorjeta, a suite Libreoffice 4.1.

    O artigo é esclarecedor e os comentários, merecedores de meu muito respeito.

    Agradeço a atenção, desejando a todos felizes dias!

    1. Avatar de Simao
      Simao

      +1 para o Manjaro, apesar de haver algumas “arestas por limar” segue em muito bom caminho

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Também está na calha para eu ter na mina maquina e ir de vez em quando dar uma olhadela , algumas das distribuições que tenho instaladas que estavam para teste , algumas vou descartar por não verificar vantagens em as ter e aprofundar mais , o Manjaro vem já a seguir , até porque tenho lido vários posts na comunidade Linux por esse Mundo fora que dizem muito bem desta distro .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  12. Avatar de k3bra
    k3bra

    Alguém tento instalar através de uma pen usb?

    1. Avatar de k3bra
      k3bra

      unebootin funciona

      1. Avatar de k3bra
        1. Avatar de monux
          monux

          Sim, fiz a instalação pelo pendrive e usei o unetbootin.

  13. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Offtopic: uso o Mint 14 Nadia e tenho um problema e não o consigo resolver, não consigo fazer longin, não aparece o quadro inicial para por o user e password, aparece-me antes 4 erros…

    “Could not update ICEauthority file /home/ricardo/.ICEauthority”

    “Ocorreu um problema com o servidor de configuração.
    (/usr/lib/MateCof/mateconf-sanity-check-2 terminou com o estado 256)”

    “The path for the directory containing caja settings need read and write permissions: /home/ricardo/.config/caja”

    “O painel encontrou um problema ao ler “OAFIID:MATE_mintMenu.
    Deseja remover a applet da sua configuração?”

    Não consigo fazer nada em ambiente gráfico, só consigo iniciar a sessão por linha de comandos.

    Agradeço a vossa ajuda sff 🙂

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa noite ,

      Tenta estes comandos . sudo dpkg –configure -a , depois se esse comando for bem sucedido dá o seguinte comendo :

      sudo apt-get -f install ( sem nome de pacote tal como está ) , se este comando for bem sucedido as instalações pendentes devem começar a fluir na tua consola .

      Por fim para confirmar se ainda existe algum erro deves fazer o sudo apt-get update , caso exista algum erro ainda vais ter no final uma mensagem a sugerir um comando , tenta correr esse comando , se não conseguires te desenrascar , volta a postar aqui ou na comunidade Linux do Pplware manda um email que todos recebemos eu tentarei ajudar-te assim como todos os que fazem parte desta comunidade .

      Boa sorte

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa noite de novo atenção que não percebo como é que aconteceu mas atrás do configure são dos traços de menos e não 1 como surge no meu primeiro post .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          2 traços a terceira é de vez

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Obrigado desde já pela a tua disponibilidade 🙂

        O resultado dos dois primeiros comandos:

        ricardo@ricardo-laptop ~ $ sudo dpkg –configure -a
        [sudo] password for ricardo:
        ricardo@ricardo-laptop ~ $ sudo apt-get -f install
        A ler as listas de pacotes… Pronto
        A construir árvore de dependências
        A ler a informação de estado… Pronto
        Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
        cdparanoia flac libao4 libx264-125 vorbis-tools wavpack
        Utilize ‘apt-get autoremove’ para os remover.
        0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a remover e 11 não actualizados.

  14. Avatar de slblxs
    slblxs

    Na vossa opinião qual o mais leve mate ou cinnamon? Vou instalar um dos dois mas quero a opinião sobre qual o mais leve,obrigado.

  15. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Estão os dois leves o cinnamon dá um ar mais moderno a distribuição e já tem uma comunidade interessante a desenvolver temas e tudo o mais eu perante estas 2 escolheria o cinnamom

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de slblxs
      slblxs

      Obrigado Carlos Carvalho,vou seguir o teu conselho.

  16. Avatar de Douglas
    Douglas

    Linux Mint Debian Edition é o sistema Linux mais sólido, estável e amigável de todos!
    Testado e aprovado! Todos mundo satisfeito!

  17. Avatar de Antonio Bernardo
    Antonio Bernardo

    Instalei o Linux Mint Debian 201303 (Cinnamon). Está muito rápido e substitui o Linux Mint 13. Qual o Skype que devo instalar? Para o Uuntu o Debian. Acontece que todos funcionam com excepção do som..o que faço mal na configuração?
    Muito obrigado.

    1. Avatar de Antonio Bernardo
      Antonio Bernardo

      Este está. Configuração. Muito obrigado.
      Páscoa Feliz

  18. Avatar de brando
    brando

    alguém pode explicar como passar todos o sistema operacional para portugues.

  19. Avatar de Antonio Bernardo
    Antonio Bernardo

    Agradeço que me expliquem qual a versão do Ubuntuone que poderei usar no Linux Mint Debian 201303 (Cinnamon) e como instalar. Obrigado

    Boa Páscoa!

  20. Avatar de diogo
    diogo

    esta versão do mint está excelente, apesar de ter tido algumas dificuldades a instalar mas valeu bem a pena. Já tinha usado a versão 14 mas, para mim, esta está muito melhor

  21. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Estou a gostar muito do Mint mas o Cinnamon é mais instável.

    Quanto a bugs nada de mais, tive um crash e uma ou outra paradinha, agora tenho é limpar a lista do repositório que alguns dão erro.

  22. Avatar de Gil Von Doellinger
    Gil Von Doellinger

    Finalmente decidi-me a iniciar-me no Linux e parece-me que não será má ideia começar pelo LMDE. Aconselham-me a isso, ou será melhor começar por outra distro? Alguém me pode indicar como fazer instalação desta ou de outra distro em dual boot com windows 7 previamente instalado?

    1. Avatar de osvander
      osvander

      Aconselho vc começar pelo ubuntu e familializar-se com ele.

  23. Avatar de osvander
    osvander

    Gostaria e saber se pode fazer atualizações somente pela synaptic ou é obrigatório fazer pelo terminal com referência ao LMDE?

    1. Avatar de Rodrigo Coelli
      Rodrigo Coelli

      sim, dá para fazer apenas pelo somente pela synaptic;
      A propósito, está aí uma versão linux que é igual ao xp