Epiphany – Chegou o browser para o Raspberry Pi

13 Comentários

Agora sim…um browser optimizado para o Raspberry Pi

A fundação Raspberry Pi tem vindo a trabalhar arduamente deste Dezembro de 2013 altura em que demonstrou a intenção de criar um browser próprio para Raspberry Pi. O objectivo era ter um browser que oferecesse a melhor experiência de navegação aos utilizadores,  e optimizar toda a performance para a arquitectura ARMv6 de modo a garantir a melhor renderização e também garantir um melhor suporte para HTMl5.

Passados 8 meses, o Raspberry Pi ganhou o seu próprio browser. Vamos conhece o Epiphany.

rpi_15

O Raspberry PI é um dos equipamentos mais populares na actualidade. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas (número divulgado em finais de 2013), este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos. No mês passado a fundação Raspberry Pi disponibilizou no mercado o novo Raspberry Pi Modelo B+ (já conhecem o nosso PACK Económico – saber mais aqui).

Foi durante o dia de ontem que a fundação Raspberry Pi deu a conhecer o Epiphany, um browser optimizado para o pequeno Raspberry Pi que traz um conjunto de novidades interessantes:

  • Melhor suporte para HTML5
  • Scrolling rápido
  • Melhor interactividade durante o carregamento de páginas
  • Jit (Just in Time) para Javascript
  • Aceleração por Hardware para descodificação de vídeos
  • Renderização 2D optimizada para ARMv6
Conheça melhor o Epiphany

 

Como instalar o Epiphany?

Para quem pretender experimentar o Epiphany, basta abrir a linha de comandos e inserir os seguintes comandos

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install epiphany-browser

Segundo os testes que realizamos, parece-nos que este browser ainda necessita de ser “afinado” para que possa tirar o melhor partido do pouco processamento do Raspberry Pi.

Que browser consideram o melhor para o pequeno Raspberry Pi?

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Altamente!

    Vou vender o meu Mac, com essa performance web… 🙂

    1. Avatar de T. Castro
      T. Castro

      Como uma foto da Jennifer, seu malandro!

  2. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    e flash? como é que está?

      1. Avatar de Claudio Castro
        Claudio Castro

        Morto ainda não está, mas está ligado às máquinas 😉

  3. Avatar de Rascas
    Rascas

    Alguém daqui consegue correr este browser satisfatoriamente?

    Rui Dias: Os browsers não suportam flash nem nunca devem de suportar. Suporta HTML5 supostamente.

    1. Avatar de Pedro Costa
      Pedro Costa

      Fiz esses passos todos para instalar. Actualizei(update system) o Pipplware, fiz reboot mas quando carrego no link para abrir o Epiphany Browser não abre. Começa aquela “roda de carregamento” e desaparece sem abrir o browser. Ajuda, precisa-se…

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Experimente mudar de tema, nas definições do XFCE/openbox (clearlooks por exemplo)

        Mas mesmo assim este browser acho que está mto verde, e tem bugs que fazem com que demore uma eternidade a abrir páginas.

        Mesmo numa instalação limpa do Raspbian acontece o mesmo.

        1. Avatar de Pedro Costa
          Pedro Costa

          Obrigado funcionou. Só que quanto ao browser…o que é aquilo? Até o google.pt custou a abrir…:-)

          Publicidade enganosa esse video…:-)

          1. Avatar de Pedro Costa
            Pedro Costa

            Maldito epiphany…Só agora é que percebi que deu cabo do Midori. Ficou como ele. Lento, primeiro que abra uma página básica…

            Já desinstalei o epiphany, mas não fez nenhuma diferença, aliás nem desaparece do menu.

            Há solução para isto?

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já testei e isso não é nem pode ser considerado um browser para abrir maior parte das páginas.

    Tentei abrir a sapo.pt e pufffff congelou, tentei abrir o pplware e começaram os lags…

    O Raspberry é bom para algumas coisas mas para fazer de pc pessoal não é uma delas!

  5. Avatar de Modem
    Modem

    “Com mais de 2 milhões de unidades vendidas”
    soma lá mais 1 milhão nisso…