Já conhecem o novo Raspberry Pi Modelo B+?

25 Comentários

Nos finais de 2013, a fundação Raspberry Pi anunciou a venda de 2 milhões de unidades em todo o mundo. Este número não deixa qualquer dúvida para considerar o RPI um dos dispositivos de mais sucesso nos últimos anos.

Apesar dos utilizadores esperarem um equipamento ainda mais potente, a Raspberry Pi (desiludiu???) apresentou  recentemente o Modelo B+ que traz novidades ao nível do consumo de energia e mais pinos GPIO.

rpi2_00

O novo Raspberry Pi B+ foi apresentado esta manhã e os responsáveis pelo projectos já reforçaram a ideia que não se trata de um Raspberry Pi 2  mas sim uma evolução final do Raspberry Pi modelo B.

Esta nova versão do Raspberry Pi usa o mesmo CPU do modelo B, tem a mesma quantidade de RAM (512 MB) e corre os mesmos sistemas. As melhorias neste modelo centram-se na eficiência energética, na inclusão de mais pinos GPIO assim como a existência de mais 2 portas USB .

rpi2_01

Resumo das novidades
  • 4 portas USB 2.0
  • Consumo energético reduzido entre 0.5W e 1W em comparação com o modelo B
  • Melhorias ao nível do áudio
  • O “antigo” slot para cartões SD foi substituído por uma versão micro SD
  • GPIO tem agora 40 pinos
Conheça melhor o novo Raspberry Pi Modelo B+

De acordo com as informações da fundação Raspberry Pi , este equipamento terá um valor semelhante ao modelo B. Apesar das muitas alterações (mas pouco significativas para o utilizador final) este modelo B+ não será certamente um caso de sucesso de vendas pelos motivos referidos…venha é um Raspberry Pi 2.0! Será que a concorrência vai aproveitar o momento?

Que vos pareceu este novo modelo do Raspberry Pi ? Estratégia de marketing ou era mesmo um “equipamento” necessário no mundo da computação?

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
  2. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Não é “Consumo energético entre 0.5W e 1W”, mas sim: “Consumo energético reduzido entre 0.5W e 1W em comparação com o modelo B”.

  3. Avatar de Vitor Fernandes
    Vitor Fernandes

    Só falta mesmo é USB3.0

  4. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Mais do mesmo 😉

    Venha é uma versão com mais memora e melhor processador!

    1. Avatar de Redin

      O teu comentário também é mais do mesmo.
      Pelo preço igual e mais performance onde é que está a critica?
      Por isso é que ele nao tem o Plus no nome da versão.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Ao preço a que estão agora os SoC (o último preço para o Tegra 4 ou um Atom Z3740 são 30 dólares.

        Se incluírem um dual core A9 chinês com a mesma gráfica, 1 GB RAM fica te TUDO a menos de 20 dólares…o resto é lucro.

        1. Avatar de marco
          marco

          gosto das vossas contas, os custo de logística e produção são pagos por ti, certo?

          já para não falar que incluir esses componentes é preciso testar (mais custos).

          E não venham com a lógica da batata, pq a Raspeberry já deu credenciais de que não é mais uma vendedora de material chinês.

          Quem quer algo melhor, façam um favor a vocês procurem na net que encontraram melhores e com as características que vcs tanto querem.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Principalmente o CPU, aguardo ansiosamente que lancem uma versão mais potente.

    3. Avatar de Eduardo Oliveira
      Eduardo Oliveira

      Concordo plenamente.

    4. Avatar de diogo
      diogo

      perderia-se da sua função inicial

    5. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Podes sempre comprar um A10-OLinuXino-LIME

  5. Avatar de Ruben Miguel
    Ruben Miguel

    Eliminaram o conector RCA?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      O RCA de vídeo já não existe, agora está tudo no de áudio, o que presumo que tenhas que comprar um adaptador Jack 3.5mm extendido para 3.5mm audio + RCA vídeo composto.

  6. Avatar de santos
    santos

    Para quando a versão 2.0, há ideia?

    1. Avatar de someone
      someone

      A previsão é para 2017

  7. Avatar de joao
    joao

    é pá!! ainda há dias recebi o meu.. e já saiu outro!!!
    ja parece a MSFT sempre a lançar updates!! 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Um pequeno update… explora bem o teu 🙂

    2. Avatar de marco
      marco

      acho que estás a ser irónico.

      pq ate aqui o pessoal andava a queixar-se que já tinha passado 2 anos e nada de updates 😉

      Como diz o vitor m. explora bem o teu que de certeza não ficarás desiludido. Se ficares envia-o para mim, hehehehe.

  8. Avatar de Miguel Mendes
    Miguel Mendes

    Boas parece que já andou mais qualquer coisa para frente, e já agora pplware um pack económico já com o Raspberry Pi B+??
    Isto é para ser umbrinquedo que ate agora está a ter um sucesso tremendo. Para HTPC’s há outras soluções.

  9. Avatar de pedro
    pedro

    Onde é que posso comprar isto?

  10. Avatar de Ace
    Ace

    Apenas tenho pena que as portas USB e Ethernet ainda partilhem o mesmo controlador.
    Qualquer das formas, é sempre bom ver uma evolução!

  11. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    O meu B+ já chegou ontem.
    Depois de breves momentos a admira-lo lá lhe coloquei o PiPPLware 2.1 e está que é um mimo.
    O já velhinho B vai agora servir para uns quantos testes/projectos que tenho em mente á já muito tempo. Para já está com Raspbian wheezy.

  12. Avatar de carlos
    carlos

    cabo 3.5 mm para rca serve no modelo b+?

  13. Avatar de rui
    rui

    boas,
    uma questão:
    isto corre full hd (1080p) no xbmc?

  14. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Boa Noite, queria comprar um aparelho destes, para inicialmente testar todas as suas funcionalidades e explorar ao maximo, mas só possuo monitores com entradas vga. Será que comprando um cabo no ebay por exemplo, com entradas macho HDMI-VGA vai funionar corretamente a nivel grafico? Obrigado pelo feedback e continuação de um excelente trabalho 😉