elementary OS Luna 0.2 – Desktop Perfeito (II)

19 Comentários

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho  é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa (ao estilo do MacOS).

Depois do “desaparecimento” do PearOS, o elementary OS tem sido a distribuição à qual temos dedicado algum tempo. Depois de 5 dicas (ver aqui) hoje apresentamos mais 5 dicas para quem usa ou tenha intenções de vir a usar (estas dicas também podem ser usadas no Ubuntu e derivados).

e03

6) Editor de texto gedit

Uma das aplicações que não vem nativas no elementary OS Luna 0.2 é o popular, versátil e leve editor de texto gedit.

gedit

Para instalar rapidamente o gedit e respectivos pluging, basta abrir a linha de comandos e inserir o seguinte comando.

sudo apt-get install gedit gedit-plugins
7) Google Chrome

O Chrome é actualmente um dos mais populares browsers.  Este browser tem vindo a ganhar o seu espaço na Internet muito graças à sua simplicidade de utilizaçãoutlização e à forma “limpa” e simples com que realizamos as mesmas acções noutros browser.

chrome

Para instalar o Google Chrome basta executar os seguintes comandos:

wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -
sudo sh -c 'echo "deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list'
sudo apt-get update
sudo apt-get install google-chrome-stable
8) PlayonLinux

Para quem ainda não conhece, o PlayOnLinux é um excelente programa que nos permite instalar aplicações e jogos que foram inicialmente desenvolvidos, para correr em exclusivo no sistema operativo Windows. Para quem pretender saber mais sobre o PlayonLinux pode ler o nosso artigo: PlayOnLinux 3.7 – Compatibilidade sem fronteiras.

playonlinux

Como instalar?

wget -q "http://deb.playonlinux.com/public.gpg" -O- | sudo apt-key add - 
sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_precise.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install playonlinux
9) Clementine

O Clementine é um reprodutor de músicas multi-plataforma. Tem como fonte de inspiração o Amarok 1.4, e oferece uma interface simples para pesquisa e reprodução das suas músicas.

clementine

Como instalar?

sudo add-apt-repository ppa:me-davidsansome/clementine
sudo apt-get update
sudo apt-get install clementine
10) Libreoffice

Libreoffice é um software de produtividade Open Source, que advém do código fonte do OpenOffice. O Libreoffice disponibiliza um conjunto de funcionalidades interessante, que fazem com que esta suite seja cada vez mais utilizada a nível doméstico e empresarial.

openoffice

Para instalar o Libreoffice 4.2 basta executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/libreoffice-4-2 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install libreoffice

A parte III deste tutorial será realizada também com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no elementary OS Luna 0.2 (Ubuntu) e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e quem quiser ter uma excelente experiência com o Linux, experimente o elementary OS Luna 0.2.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Um pouco off-topic: Já duas vezes que instalei o Elementary OS no meu desktop mas sempre que depois de acabado a instalação quando reinicia não acontece nada, fica tudo e não passa dali. Alguém me pode dar uma ajuda?

    1. Avatar de João
      João

      Instalei hoje numa VM e não deu problemas.

    2. Avatar de Eugénio
      Eugénio

      O problema do Elementary Os é não instalar o Grub, é por isso que não acontece nada porque não tens o grub instalado tens que instala-lo manualmente com o live cd.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu tambem instalei varias vezes em VM e nunca me deu problema so mesmo quando tento no PC e que fica sempre no ecra preto e nao sai dali.

        Eugénio como e que faço isso?

        1. Avatar de Eugénio
          Eugénio

          Faz como o lmx escreveu mais em baixo 🙂

      2. Avatar de Sven Rodrigues
        Sven Rodrigues

        Só se for o fosse que não instala grub, já instalei o eOS em vários PCs e instalou sempre automaticamente.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      e qual o erro??

      não ha erros?então corre tudo bem!

      Normalmente quando instalas o SO ele pede-te para instalar o grub e pede-te o local onde queres instalar…devido a alguns bugs umas vezes o mbr não é escrito, outras vezes o grub fica mal configurado…tens que “ir a unha” com um livecd…

      É muito simles…

      arrancas com o livecd,dvd,penusb…o que for lol 😀

      sudo mount /dev/sdaXY(a partição onde tens o SO instalado X é o disco a,b,c,d,… Y a partição onde instalas-te o SO 1,2,3,4,5…)
      Exemplo: sda1
      sudo grub-install –root-directory=/mnt /dev/sdX(O disco e não a partição(ou seja a,b,c,d…)…esta fase instala o primeiro estagio do boot loader no MBR, é igual para qualquer SO…na mesma arch, neste caso assumo x86)
      exemplo: sda

      umount /mnt

      reboot ou shutdown -r now

      como vês é extremamente simples… 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        “sudo mount /dev/sdaXY”

        quero dizer …

        “sudo mount /dev/sdaXY /mnt” 😉

  2. Avatar de Paulo Esperança
    Paulo Esperança

    Por incrivel que pareça aconteceu-me o mesmo…. Depois de investigar um pouco, alterei o boot, mas mesmo assim nada… Acabei por desistir, mas se alguém souber a solução, vou tentar outra vez! 🙂

  3. Avatar de lmx
    lmx

    do meu ponto de vista uma opção algumas vezes melhor que o chrome OS, digo CHROMe os , porque é o mesmo conceito de SO, pratico, simples, mas destinado a determinado tipo de actividades, que não o desktop completo.
    Neste aspecto está muito bem.

    É muito rápido, leve, mas como gosto de SO’s completos não o consigo ter como alternativa nas minhas maquinas…talvez num netbook.

    No entanto também nunca lhe dei uma verdadeira oportunidade…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Este não é um “SO completo”?

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não estou a perceber.

      O Chrome OS é só um browser.

      Mas este é um SO completo, só que com uma skin bonitinha…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas Nelson..

        Sim é verdade que este é um SO completo…por baixo do capot 😉

        mas no aspecto gráfico, prima pela simplicidade, e a simplicidade faz com que não seja completo do ponto de vista gráfico…

        Refiro-me á falta de opções que existem num explorador, e que existem por exemplo no Mate, a falta de um control center como o do mate, etc…

        Não que o SO por baixo não seja completo…desse ponto de vista deve ser mais ou menos como os outros…

        O boot esta rapidíssimo, o que me leva a crer que ha algum tipo de processos, etc que não são lançados em background, ou então algo no processo de arranque que foi feito de forma diferente…mas é apenas uma impressão que tenho, não explorei muito…

        Sabias, que a interface grafica é GTK based, mas melhor ainda a linguagem base desta distro, é Vala!! 😉

        Estou a dizer isto porque deves estar mais familiarizado com este tipo de conceito do OSX…com o objective C…sim vala, é muito rápido, tem uma programação mais de alto nível e no fim o código é passado para C, tal como acontece no Objective C(penso eu!!) 😉

        Uma linguagem a ter em Conta desenvolvida pela gnome…cada vez esta a ser mais usada…e não há cá maquinas virtuais pelo meio…para desktop parece-me uma melhor solução…

      2. Avatar de rui
        rui

        Isso é complicado de preceber

  4. Avatar de Johnny P
    Johnny P

    É assim eu instalei o Pear OS no meu PC e houve uma altura que me aconteceu isso o que tive que fazer foi baixar a imagem se não me engano por torrent ou usar um mirror.
    Espero que tenha ajudado

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Só uma sugestão em relação ao google chrome. Em vez de correrem aqueles comandos todos, basta irem ao site do google, sacar o ficheiro .deb, abrir com o software center e instalar normalmente.
    E pronto, ficam com o google chrome a bombar sem complicações 🙂

    Bom artigo! Da minha experiência com o elementary OS, ficam com um sistema estável, rápido e agradável aos olhos!

  6. Avatar de Sven Rodrigues
    Sven Rodrigues

    Para quem estiver interessado em ver o meu desktop 1080p com o ElementaryOs Luna:

    https://plus.google.com/u/0/112457111459842959916/posts/Hty4Z5j7ToL

  7. Avatar de Luis Fernandes
    Luis Fernandes

    Pessoal andei a procura de como colocar o ambiente de trabalho “activo”a funcionar.. ou seja, poder colocar pastas ficheiros etc no desktop…
    Alguém sabe de alguma maneira de por isso a funcionar ?

    Só tenho a dizer bem desta maravilhosa distro. 🙂