Edubuntu – o Ubuntu Linux para a escola

70 Comentários

O Ubuntu é actualmente uma das distribuições Linux mais populares e que possui também já algumas variantes. Linux Mint e Backtrack são exemplos de distribuições baseadas no Ubuntu. Hoje apresento-vos o Edubuntu, o Ubuntu para ser usado em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. Neste artigo vamos mostrar exactamente quais as aplicações pré-instaladas.

edubuntu

O Edubuntu foi desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.

desktop-young

Actualmente esta distribuição é já usada em usada em 154 Tuxlabs na África do Sul, onde o mentor do Edubuntu trabalha activamente em prol da comunidade.

Algumas características

  • Actualização de diversas ferramentas de produção (ex. editores de texto, imagem, etc.)
  • iTalc, que permite ao professor gerir e monitorizar as actividades dos alunos nos terminais
  • KStarts , visualização interactiva do sistema planetário
  • Kalzium, uma tabela periódica interactiva
  • KPercentage e KBruch, para operações matemáticas
  • Schooltool Calendar
  • Tux4Kids (Jogos)
  • GCompris – Conjunto de actividades

Kalzium

Kalzium

Kbrunch

Kbrucj

GCompris – Conjunto de actividades

GCompris

No caso de já possuir o Ubuntu instalado, poderá facilmente instalar os componentes em falta através do seguinte comando:

$ sudo apt-get install edubuntu-desktop

Podem ver mais screenshots aqui.

Licença: GNU
Download:  Edubuntu 32 bits [3,3 GB]
Download:  Edubuntu 64 bits [3,35 GB]
Homepage: Edubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    Isto é que devia de vir com o Magalhães.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Eu também concordo.
      Conheço esta distribuição há bastante tempo. O Magalhães da minha filha começou a dar problemas com o Windows Xp, ficou sem espaço disponível devido ás actualizações. É ridículo colocarem dois sistemas operativos num disco de 30GB. Apaguei as partições e criei apenas uma com o Edubuntu, a professora da miúda não gostou… paciência, que aprenda.
      Opensuse também já tem uma distribuição para a educação.

      1. Avatar de Jorge Tuna

        Como é que a professora não gostou?
        O meu mano também tem um Magalhães (30 GB) e NUNCA levou o portátil para a escola porque simplesmente não utilizam!
        Os putos levam os portáteis para a escola? Se sim, estou admirado…

        1. Avatar de Santos
          Santos

          A professora da minha filha de vez em quando, manda os putos levarem o Magalhães para escreverem no Word e pouco mais. A de Inglês também costuma pedir para levar.

      2. Avatar de Hugo Costa
        Hugo Costa

        É assim mesmo! É ridículo ter pagar pelos produtos da Microsoft quando existem alternativas muito melhores e ainda por cima gratuitas! É o caso do Edubuntu.

    2. Avatar de Ricardo Loureiro
      Ricardo Loureiro

      Boa invenção genuinamente portuguesa é este site!
      Parabéns aos seus criadores!

  2. Avatar de Ogaita
    Ogaita

    Para os adultos já é complicado fazer dual boot, e as criancinhas do 1º ciclo no seu super poderoso magalhães têm que ser logo apanhadas com um ecran super simpático para escolher entre linux e windows. Eles só pensam como entro no jogo 😛

    Mas esta versão de linux parece interessante 😉

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Os meus primos que tem o Magalhães não tem problema nenhum com o dual boot, não custa nada, é só carregar nas setas para escolher se quer Windows ou caixa magica(só usam Linux para jogar mesmo, como se no Windows fosse muito diferente)

      1. Avatar de Santos
        Santos

        É verdade, no inicio, a minha filha também estava mais inclinada para o Linux e continua porque agora já só tem esse. OS miúdos sabem o que é melhor para eles…

    2. Avatar de Jorge Tuna

      O meu irmão tem também dual-boot (tem todos xD) no Magalhães e nunca teve problema nenhum em escolher ou um ou outro S.O. Aliás, a única complicação do dual-boot é apenas a sua criação, e isso como é sabido, vem de origem… Dificuldade em escolher num dual-boot não existe: é ler e escolher.

  3. Avatar de bigkax
    bigkax

    50% offtopic

    Sera que que os Magalhães e os e-escolas tem algum programa tipo o que aqueles americanos que foram usados para “espionar” os estudantes em casa, e um aluno até foi repreendido por mau comportamento em casa?

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      http://aeiou.exameinformatica.pt/escola-vigia-alunos-em-casa-via-webcam=f1005093

      Imagino o que é que viam estes adolescentes a fazer… e isso é crime tanto aqui como na América como na china(na china talvez não)…

  4. Avatar de José Xavier
    José Xavier

    Muito bom 🙂

  5. Avatar de escriba666
    escriba666

    muito bom, todos deviriam usar
    prático, leve. seguro, e grátis
    funcional

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Backtrack baseada no Ubuntu??

      1. Avatar de Rui
        Rui

        ora.. se é baseado em ubuntu, então porque é que é KDE?..

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          caso nao saibas uma distro nao se resume ao desktop environment q usa. se n havia tantas distros como desktopenvironmts e window managers.

          cumps

          1. Avatar de Rui
            Rui

            how cares?
            Nao era com essa intençao que disse que o desktop é KDE, mais um “deriva” de Kubuntu..
            Mas de qualquer maneira tem o sistema mãe debian, por isso é bom o suficiente.

  7. Avatar de hugo
    hugo

    Cá o meu filho é só Windows, não gosta do Linux e ainda bem pois além de ser o que se usa nas escolas\faculdades(será um futuro informático acho eu), também será o que ele vai usar de certeza profissionalmente. OS miúdos sabem o que é melhor para eles…

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Ele usa Windows porque em termos de jogos é melhor. Profissionalmente depende da empresa, é verdade que as probabilidades de uma empresa usar Windows e maior que OS X ou Linux, mas nunca se sabe(se trabalhar com edição de imagem e coisas do género as probabilidades de ser OS X aumentam).

    2. Avatar de Santos
      Santos

      Mais um “coxo”.
      Se o Governo gasta muito, é porque isto e aquilo, se decidisse pôr tudo Linux, é porque é forreta. Enfim, vai-se lá entender os barnabés e marcolinos…
      Coitadinhos dos vip’s que não percebem nada de Linux, enfim, ignorantes.

    3. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      na faculdade enganaste(:

    4. Avatar de FatGiant

      Se vai ser um futuro informático, o mais certo é vir a usar Linux. Profissionalmente, ou mesmo na faculdade, se seguir a linha de Programação, não é apenas certo, é garantido.

      Neste momento trabalho com linux, mas em casa ainda tenho windows. De referir, que uso Linux voluntariamente, mas, visto que até ver não tive qualquer problema que não tivesse solução, não tenho mesmo nada a dizer. Já agora, sou utilizador Windows desde 1987.

      1. Avatar de hugo
        hugo

        Pois olha, sou programador e Linux nem velo. Uso na maior parte ferramentas Microsoft para .NET (C#, WPF,etc.). Uma coisa podes ter a certeza, se queres emprego o mais fácil será com Windows como base, quer gostes ou não.

        1. Avatar de BMJ
          BMJ

          Pois, eu trabalho numa empresa de programação Oracle com ambiente gráfico Java e aqui é meio termo, metade usa linux ( o que já é um grande feito) e outra metade da empresa usa windows é ao gosto do pessoal. Mas em termos de servidores de Oracle é só linux….

          1. Avatar de hugo
            hugo

            Ninguém disse que o Linux não era usado…calma. O que disse é que a percentagem de desenvolvimento para o Windows ultrapassa em grande as outras plataformas.

    1. Avatar de Kinato
      Kinato

      Por norma deve existir, tal como na versão do Ubuntu.
      No momento da instalação é so escolher o idioma. Após a instalação é necessário fazer um download para completar o suporte da lingua, algo simples de fazer, pois surge a informação automaticamente.

      1. Avatar de maurycio
        maurycio

        Sim, mas as aplicações nem todas são tugas. Isso dificulta um pouco as criancinhas que ainda agora começaram a aprender ler e escrever português.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Que raio em uma aplicação tuga?
          Tem a ver com pasteis de tentugal?

    2. Avatar de Rui

      Muita coisa pode estar por corrigir.
      Mas podem sempre registarem-se no launchpad.net onde têm as ferramentas para traduzir aplicativos para qualquer língua, simples e rápido. Tudo o que diz respeito a Ubuntus está lá à espera.

      Não custa nada, e 10min por dia a cada um já ajuda e muito.

  8. Avatar de jorgerosa

    Isto sim! É de facto um sistema operativo para todos. Ao contrário do Windows, não tem restrições de uso, é muito útil e muito melhor e mais seguro! Também concordo que era este que deveria vir no Magalhães. Eram uns bons $$$.$$$.$$$ que o estado (ou seja, NÓS!) poupava! Mas afinal parece que não há crise… a haver… cabe sempre aos mesmos… por isso…

  9. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Os miúdos têm que se habituar aos 2 sistemas. Eu estudo Engenharia Informática e é impossível estudar para todas as cadeiras apenas com um dos sistemas operativos apesar de eu preferir Linux. Profissionalmente depende da área em questão. No caso de ser técnico de informática ainda é necessário conhecer mais sistemas operativos porque nunca se sabe que utilizadores (Windows, Linux, Mac etc) aparecem lá com problemas e depois a única coisa que sabem fazer é formatar o disco e aposto que se vêm gregos a instalar os drivers e aplicações básicas. Por causa do Windows é que se vê cada vez mais “Engenheiros de rato”.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Eu tmb estudo Eng Informatica e de Computadores no tecnico e so uso linux.. n preciso de todo de windows felizmente:)

      cumps!

      1. Avatar de Ana Narciso

        O mesmo por aqui. Mas agora estou mais em Windows, pois este ano é tudo mais baseado em Windows. É conforme a necessidade. 🙂

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          em q cadeira é q precisas de windows Ana? n me digas q vou ter q instalar essa coisa dps.. era o q mais faltava x|

          1. Avatar de Ana Narciso

            Computação Gráfica (provavelmente), Interfaces Pessoa Máquina (dependendo do projecto), Modelação, Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software.

          2. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            pois tive hj aula de CG e o homem disse q nos labs é visual studio(mas q n sabe se ha eclipse, se houver é na boa usar). eu vou usar eclipse em linux.. de resto n faz diferença nenhuma. as outras cadeiras n sei, ainda so estou no segundo ano x)

          3. Avatar de Ana Narciso

            Isso é porque já devem tem compilado a biblioteca de funções (CGlib) em Linux. Há 2 anos, isso não acontecia. Tinhas de usar o Visual Studio, quer quisesses quer não…

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não é impossível!
      Só cadeiras que só têm o propósito de viciar os alunos em determinados produtos de determinadas empresas é que necessitam especificamente do sistema operativo x, ou y. Ou seja essa necessidade é artificial. Do ponto de vista exclusivamente técnico não é preciso.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Em Eng. Informatica tens cadeiras como Sistemas Operativos e Redes, etc. nestas cadeiras se te mandarem fazer um projecto precisam de ser utilizadas system calls entre outras coisas q mudam de sistema para sistema. dai o facto de se dar normalmente em sistemas UNIX, logo é necessario Linux quer queiras quer nao.

        cumps

  10. Avatar de Rodas
    Rodas

    Isto só pode ser humanidade para todos.
    Quero eu dizer,UBUNTU.
    Obrigado Pedro pelo excelente artigo.

  11. Avatar de Ryan
    Ryan

    Cá em casa eu uso Linux (Debian ou Ubuntu) já dei com os olhos noutras distros mas estas ultimas foram as que me agradaram mais. Já agora que venha a nova versão do Ubuntu porque o Karmic Koala epá… prometeu muito mas em performance deixou-me desiludido. Uso o Ubuntu desde a versão 6. A última foi a que menos gostei como performance.

  12. Avatar de Ze
    Ze

    Como é que isto é possível?? È por isso que este pais não anda pá frente…Vces só sabem dizer mal, de todas as nossas invenções! Ou é porqe traz 2 sistemas operativos, ou pqe tem pouco espaço, ou por aquilo ou por aquloutro!

    Por muitos defeitos que o Magalhães possa ter, e um computador! e faz as funções necessárias, para ajudar os muidos a compreender coisas, muitas vezes difíceis de explicar!
    Serve também para os miúdos, estarem em contacto com tecnologia e ao mesmo tempo poderem navegar com ponderação pela internet!!

    Agora eu pergunto, será que alguma vez vces gostaram de alguma invenção portuguesa? ou melhor sabem quais são as invenções portuguesas?? Se sim, contem agora quantas vezes as criticaram!

    1. Avatar de Rui

      O magalhães NÃO É uma invenção nacional.
      É apenas uma versão do projecto Classmate da Intel. Faz uma pesquisa, compara fotos de um magalhães e de um calssmate e é tipo aqueles passatempos “descobre as diferenças” que costumas encontrar nos jornais.

      Uma coisa é o que as coisas realmente são, outra é o que o sócrates apregoa e a imprensa engole e vende.

      O que há de português no magalhães? O nome, a montagem e o sistema Caixa Mágica, por muito que goste do Ubuntu concordo plenamente ser essa distribuição linux a ser incluída. Haviam as memórias da Quimonda que alegadamente eram fabricadas cá, mas isso acabou.

      Propaganda é politica uma coisa, a verdade é, quase sempre, outra.

    2. Avatar de Rui

      Magalhães = Classmate da Intel. Pesquise e veja as diferenças, se é que as encontra.

      Infelizmente esse projecto não é nada que possamos afirmar como nosso, porque na verdade não o é, excepto quando se trata de propaganda política.

    3. Avatar de jorgerosa

      Magalhães = Português
      Isto é um erro tão grave… Mas a culpa não é das pessoas, mas sim de quem as informa. De qualquer modo passa a ser das pessoas quando estas não procuram saber.
      “Serve também para os miúdos” – Sim, de facto é muito importante, e é mesmo esse o objectivo. No entanto…. vão uns $$$$ do estado para a M$… Como quem não quer a coisa… O que se podia evitar, tendo ainda a agravante de poder ser a custo zero e ter um sistema mais seguro. Mas o que interessa?… Os contribuintes existem para isso mesmo…

    4. Avatar de bigkax
      bigkax

      “invenções portuguesas”

      Não sabia que os portateis tinham sido enventados em portugal…

      Acho interesante a película criada pela Edigma que converte superficiem e ecras multitoque. O Cortivis tambem é um project interesante e que faz falta.

      Falando de produtos portugueses o nDrive é um bom GPS, ja testei e gostei mais que os famosos Tom Tom.

      O magalhães há que comcordar que tem pouco espaço em disco, especialmete para dual-boot, mas é um netbook como os outros, concordo é que deveria ter ido a concurço publico como diz a lei.

  13. Avatar de Virgilio
    Virgilio

    Boas noites,algum dos senhores acima que transmitiram as diversas opiniões,conhecem o caixa mágica(Linux)?
    Experimentem,e depois digam qualquer coisa,deixo-vos aqui o site:
    http://www.caixamagica.pt

    1. Avatar de jorgerosa

      Também é muito bom, de facto. E é nacional! 🙂
      Tem apenas um senão… Não usa os pacotes .DEB o que é uma pena 🙁
      É mesmo só por isso que o não uso.

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      No meu 10ºano(á coisa de 4 anos) era-mos para usar caixa magica(exactamente por ser português) mas tivemos problemas com compatibilidade de hardware e acabamos por usar knoppix, no 12º usamos SUSE e em casa usei os acima mencionados e ubunto e backtrack. Caixa magica só mesmo ver os meus primos(que para eles se resumia a jogos), talvez um dia teste.

  14. Avatar de Marco Pereira
    Marco Pereira

    Toda a gente gosta do Windows porque não conhece outro, mas se pensarmos que quase metade do dinheiro de um notebook vai para a licença da Microsoft e que os sistemas como o Ubuntu estão cada vez mais acessíveis…. é de ficar a pensar de queremos dual-boot ou só Ubuntu

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      A licença Windows que vem nos notebook custa cerca de 30€, não deve se muito mais que isso, ficas é com a licença apenas para esse pc, fica caro é quando compras o Windows sozinho, podes usar em qualquer computador(se tiveres licença para 1 computador só podes usar em um compotador de cada vez), existem tipo de licença diferentes, corrijam me se estiver errado.

      1. Avatar de Marco Pereira
        Marco Pereira

        A licença Ubuntu fica por 0€, não tens problemas de segurança como os OS da Microsoft. Actualizações diárias, muitas delas nacionais criadas por grupos de desenvolvimento como a FEUP.
        Se o Magalhães custa para muitos 50€ sem o XP poderia ficar mais barato.

        Tenho um Eeepc 901 Linux que me custou 90€,e tudo bem que o disco SSD é de 4GB + 16GB mas a diferença para as versões com o Windows é enorme, posso comprar um disco externo com 1TB e ainda poupo muito dinheiro.

        Dá que pensar

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          O Magalhães custa cerca de 300€ e para as pessoas que ficam mais barato duvido que ficasse mais barato se só usassem Linux.
          Se toda a gente começar a usar Linux não tarda começam a explorar as falhas das distribuições e usa-las.

          Onde é que compras-te o netbook? 90€ é barato, foi novo ou usado?

  15. Avatar de OSX
    OSX

    Windows, Linux.
    Os vossos filhos conhecem o OSX Leopard Snow?
    Só o SO mais avançado do mundo. Comprem-lhe um Apple.

    1. Avatar de jorgerosa

      Sim. Mas atenção… Não é gratuito e vem SEM quase nada, é mesmo só o sistema operativo quase nú. Além de que ser “o SO mais avançado do mundo” é uma frase da própria Apple (é o marketing do próprio fabricante). Se eu perguntar o mesmo à Microsoft, eles dirão que é o “Windows”, claro. A única vantagem é que tanto o hardware e software são desenvolvidos pelo mesmo fabricante, por isso ser fiável e rápido, isso é um facto. Mas essas máquinas não são de aquitectura “aberta”, é tudo patenteado pelo fabricante… cuidado. Notará a diferença, quando quiser comprar um qualquer acessório para essa máquina (que só a Apple terá…) 😉

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Lá vem o menino rico dar conselhos.

  16. Avatar de konteudos.info

    A minha filha tambem tem magalhães , mas só usa os jogos , na escola nunca pedira nada para fazer no pc , anda no 3º ano .

    uma vez de dois em dois meses lá o liga …. (tem uma nintendo DS) isso sim até larga fumo …. LOL

    quanto a mim tenho no meu pc , Snow Leopard , Windows Seven e Linux Mint , desde janeiro que só entro pelo Linux , não sabia nada disto , estou a aprender e cada vez gosto mais , não percebo nada do terminal , e mesmo assim , não houve nada que faça em windows ou OSX que ainda não tenha conseguido fazer no Mint .

    ………não ligo a jogos , por isso não dependo do Windows … 🙂

  17. Avatar de xpto
    xpto

    A verdade é que fiquei perplexo com alguns dos comentários de futuros engenheiros. É por estas e por outras que qualquer borra-botas que saiba meia dúzia de linhas de código em Java ou c++ é engenheiro. E como saem das faculdades com um know how miserável, só lhes resta ir fazer aplicações para pme’s, ou programar aspx ao kilo. Tem cadeiras de computação gráfica e não sabem o que é um driver, tem cadeiras de redes e não sabem o que é um router. Tem cadeiras de base de dados e não sabem que oracle corre em linux e por aí adiante. Desenvolver…zero, nicles, isso não é para eles. E depois ainda se acham administradores de sistemas por gerirem o pc lá de casa. Eu se quiser um bom utilizador de windows, chamo a senhora ali da secretaria que ganha menos. Que isto seja um abre olhos para quem anda por essas salas de aula. Bem haja.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Não sou engenheiro mas aprendi o que é um router no 10º ano.

  18. Avatar de Luis Machado
    Luis Machado

    E este Ubuntu vem em português?? É que estava já estava há algum tempo a pensar em substituir o sistema do Magalhães da minha filha, ela nunca utilizou o computador na escola e apenas o usa para jogar o SuperTux e agora os avisos de disco cheio são constantes e reeptidos durante a sua utilização. Fui ao site http://edubuntu.org e está tudo em inglês daí a minha pergunta e gostaria de saber se é também 100% seguro instalá-lo no Maga.

    1. Avatar de jorgerosa

      Um link para um fórum, com posts sobre esse tema:
      http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=30921.0
      Não sei ajudar mais, porque desde sempre, o que usei e trabalhei foi tendo como base o idioma Inglês. 🙁

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Se estas à procura de 100% seguro não vais encontrar nada.
      Lembra-te que grande parte da segurança pertence ao pplware e não ao software.

  19. Avatar de Roberto

    Sou técnico em uma escola particular em Natal(RN) Brasil. Todos computadores rodam Linux (Opensuse), as Aulas tudo com Linux. Depois vou comprar um pneu na autorizado da Goodyear, na mesa dela um computador com Linux. Depois vou para meu Provedor Interjato, na mesa dela um Linux (Ubuntu). Depois vou tirar dinheiro no terminal do banco BB, Linux. Depois vou para distribuidora de Agua CAERN, na mesa um Linux. Depois vou comprar no Supermercado Extra, a Caixa roda Linux. Depois vou entrar no https://pplware.sitedev.pt/ que roda no Linux! Melhor estudar logo Linux e Openoffice.org para conseguir Emprego!

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Eu uso o Opera para rodar https://pplware.sitedev.pt/

      Brincadeira

  20. Avatar de bernardo
    bernardo

    ainda nao percebi porque que um simples Post “edubuntu” acaba mais uma vez numa disputa entre win/linux. É simplesmente miseravel.
    Eu sou utilizador de linux (apenas linux) a pelo menos 5/6 anos.. Na universidade fui obrigado a usar Windows isso é se eu queria fazer as cadeiras todas, estou na aleluia ceramicas a estagiar como Gestor de redes e fui obrigado a usar Windows! Por isso sejam utilizadores de windows ou de linux é bom que tejam preparados minimamente para os dois pois na area da informatica quase de certeza apanham windows quase por todo o lado… e linux se quiserem servidores de base de dados ou programar com estabilidade ou whatever tambem se tem que tar preparado… Por mais disputa que exista precisamos de ambos… e por mais triste que seja o windows ha de ganhar sempre ( por enquanto 😉 um dia o linux ha de passar para a frente, quando nas lojas vierem pc e laptops a vender com a escolha entre um ou outro.. ) e o dual boot no magalhães é mais do que bom!! porque se ele nao tivesse dual boot, tinha apenas windows, ja se sabe o que a casa gasta… assim os putos ja vao lidar com o linux desde novos e qual é que vao preferir?? nem vale a pena dizer qual 😉 linux

    1. Avatar de jorgerosa

      Nem mais! Plenamente de acordo! 😉
      O único ´problema´ (até ver) é a indústria dos “grandes” jogos ainda só ter como destinatário o MS Windows (daí os mais novos o preferirem… Até ver…).