Download do Linux Mint Debian 201109 (GNOME e Xfce)

45 Comentários

Depois de termos anunciado  aqui, em Maio, o lançamento do Linux Mint 11 “Katya”, a equipa responsável pelo projecto anunciou ontem a disponibilização do Linux Mint Debian 201109, edições com GNOME e Xfce.

O Linux Mint Debian é uma distribuição baseada no Debian e apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

linux_mint_01

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

O anúncio oficial da disponibilização do Linux Mint Debian 201109, edições com GNOME e Xfce feito aqui e podemos verificar que estas edições têm as seguintes novidades:

  • Todas as funcionalidades do Linux Mint 11 (ver funcionalidades do Linux Mint 11 Katya aqui)
  • Melhorias significativas no instalador e com algumas novas opções (variantes de teclado, localização e correcção de erros)
  • Actualização de alguns pacotes e software
  • Compatibilidade entre temas visuais GTK2/GTK3
  • Introdução de suporte para processadores multi-core e multi-CPU para kernel de 32 bits.
  • Update pack2 e pack3 (ver aqui)

linux_mint_00

O Linux Mint destaca-se por ser uma rolling distro, isto é , uma distribuição que não tem um ciclo de releases de X em X tempo (como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios super actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.

Artigos relacionados

altLicença: GPL
altDownload: Linux Mint Debian 201106 Gnome 32 bits [1,16GB] | 64 bits [1,09GB]
altDownload: Linux Mint Debian 201106 xfce 32 bits [1,06GB] | 64 bits [1,03MB]
altHomepage: Linux Mint

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de psg
    psg

    Uso o LM11 há algum tempo (desde o LM8) e estou muito satisfeito.
    Já pensei em mudar para o LMDE, mas o desconhecido é sempre… desconhecido.
    Estas [i]rolling distros[/i] podem ser instáveis?

    1. Avatar de Linux Mint Debian ftw
      Linux Mint Debian ftw

      sim,pode ser instável se usares o repositorio debian unstable !
      mas ate hoje ainda não notei nenhuma instabilidade usando esse repositorio.eu quando activei o repositorio debian unstable,foram logo 500 e tal megas de actualizações.
      ja uso o LMDE desde a versão RC. excelente distro !!

  2. Avatar de Felipe
    Felipe

    Alguém sabe se o gnome shell está disponível pra esta versão?

    1. Avatar de Linux Mint Debian ftw
      Linux Mint Debian ftw

      sim, está disponível ! no forum do Linux Mint explica como instalar.:-)

    2. Avatar de backonline
      backonline

      acho que sim, passa aqui http://forums.linuxmint.com/viewforum.php?f=141 que deves encontrar alguma coisa

  3. Avatar de corvo
    corvo

    boas ppl… alguem me sabe dizer se isto trab com o win4mint? obgd

    1. Avatar de Linux Mint Debian ftw
      Linux Mint Debian ftw

      a versão LMDE RC não vem com o win4mint !a versão final não sei…

  4. Avatar de cris.
    cris.

    Eu já fui utilizador Mint durante alguns meses até voltar de novo a Ubuntu. De momento até sou um bocado contra este tipo de distro baseadas em ubuntu e outras. Sou a favor que haja duas ou três distro Linux e basta, isto para que os esforços da comunidade e desenvolvedores sejam concentradas e ter melhor qualidade no que toca a SO livres, daí o meu apoio e uso incondicional de ubuntu.

    1. Avatar de backonline
      backonline

      Ok, teriamos então que acabar com a caixa mágica.

      A ideologia de algumas distros são bem diferentes.

      Vê a diferença no http://distrowatch.com/ no “Page Hit Ranking” entre o ubuntu e o mint

  5. Avatar de rccc
    rccc

    uma correção. o linux mint não é baseado no ubuntu. mas sim no debian

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      acho que o mint é baseado no Ubuntu o LMDE é que é em Debian.

      cmps

  6. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    um pequeno reparo na noticia “O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu” sim é verdade, mas estão a falar do Linux Mint Debian que é baseado em Debian.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de rccc
        rccc

        enganam-se todos. todas as distros do linux mint passaram a ser baseado no debian

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Boas..
          salvo erro, todas menos a principal que continua baseada em Ubuntu.

          cmps

  7. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,não consigo configurar banda larga kanguru pen E173,mesmo com tudo instalado,quero dizer ppp,wvdial,usb-mod,etc.
    Será que alguem pode ajudar?
    No ubuntu acontece o mesmo,no fedora e no bodhi é ainda mais facil do que no windows.
    Cumps

    1. Avatar de Linux Mint Debian ftw
      Linux Mint Debian ftw

      eu tenho kanguru modem-zte proprietary usb modem MF637.
      é extremamente fácil de configurar tanto no LMDE como no ubuntu 11.10.
      configurar,reiniciar e usar!
      alias a net fica + rápida no linux que no win7 ! 🙂
      btw: porque não vejo os meu comentários ?

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      Eu tenho uma E169 e é sempre a curtir…!! 🙂
      Quando introduzes a pen esperas para que te apareça a tela para introduzires o pin do teu cartão sim???
      Se sim…
      Networkmanager->edit connections, escolhes a tua ligação Mobile BroadBand e em APN colocas kanguru-portatil, apply e retira a pen e tenta de novo, mas espera para que te apareça a colocação do pin do teu sim.
      diz qq coisa…

      cmps

  8. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Aconselham a versão baseada em Ubuntu ou esta em Debian?
    Vantagens e desvantagens de cada uma…

    1. Avatar de backonline
      backonline

      Se és novato no linux então vai para o mint 11.

      Gráficamente são iguais
      No mint 11 instala-se programas para debian/ubuntu.
      No LMDE instala-se programas para debian.

      Pros:

      You don’t need to ever re-install the system. New versions of software and updates are continuously brought to you.
      It’s faster and more responsive than Ubuntu-based editions.

      Cons:

      Although it’s using Romeo for unstable packages, LMDE continuously changes as it receives updates and new software. Compared to a frozen version of Linux Mint which changes very little once it’s publicly released, it’s not as stable. Things are likely to break more often but fixes can also come quicker. For this reason, LMDE requires a deeper knowledge and experience with Linux, dpkg and APT.
      Debian is a less user-friendly/desktop-ready base than Ubuntu. Expect some rough edges.

  9. Avatar de Rafael
    Rafael

    Olá, dá para instalar sem precisar do Windows ? Ou seja, arrancar só com o Linux 😀

    1. Avatar de backonline
      backonline

      é live CD, nem precisas de instalar

  10. Avatar de Glink
    Glink

    andei um tempo a pensar em mudar-me para o mint depois do ubuntu. Mas na verdade o meu apoio a uma distro de linux, é ao elementary OS, baseado em ubuntu, e tenta fazer as coisas à sua maneira, isto é eles têm uma visão própria de como o Sistema deles deve funcionar… e estão a criar tudo à sua imagem, Postler, Dexter, Lingo e Midori já vieram com a primeira versão do OS, o Jupiter. estão a desenvolver o próprio ambiente Gráfico: Pantheon, calendário: Maya, e Marlin o gestor de ficheiros…

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Podes enumerar as vantagens desta distribuição, em comparação com o Ubuntu e o Mint?

      1. Avatar de Lleiria
        Lleiria

        Já uso o LMDE desde Novembro passado. Nunca tive de reinstalar nada. É estável como uma rocha e está sempre a ser actualizado, se bem que com um ritmo mais lento que o Ubuntu. (Ainda continuo com o Firefox 5). Para quem quiser correr riscos e estar sempre na vanguarda, pode usar os repositórios Incoming; quem quiser mais segurança, opta pelo Latest. Além disso, a comunidade Mint é fantástica, sempre tive ajuda quando precisei.

  11. Avatar de SVitorino
    SVitorino

    Boa tarde,

    Antes de já espero que o vosso fim-de-semana esteja a ser do agrado de cada um de vós.

    Sei que este não é o local mais indicado, mas alguém me poderia explicar as principais diferenças entre GNOME e xfce?

    Hoje vou iniciar-me no linux e, a propósito do post, necessitava deste pequeno esclarecimento.

    Votos de boa semana,
    Svitorino

    1. Avatar de backonline
      backonline

      Basicamente a diferença está no ambiente gráfico o xfce é mais simples e mais leve/rápido.

      1. Avatar de SVitorino
        SVitorino

        Muito obrigado!

        Cumprimentos,
        SVitorino

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Boas…
        tal como foi dito o xfce é mais leve, no entanto o gnome nas suas versões 2.3x salvo erro é muito mais completo e ofereça uma experiencia de utilização mais próxima do windows, o que para habituação e melhor…digo eu!!
        Já o gnome 3…esse é uma caso que faz correr muita tinta, mas para veres o que é googla um pouco e vais ter uma ideia das interfaces, instala se achares pertinente e escolhe tu mesmo…

        ps->Acho que te conheço…

        cmps

        1. Avatar de lmx
          lmx

          ao SVitorino

          cmps

  12. Avatar de CMelo
    CMelo

    Não consigo instalar a Broadcom BCM 4310 desde o Ubuntu 8.04, este reconhecia automaticamente.

  13. Avatar de RC
    RC

    Percebi mal ou nos “downloads” tem em MB em vez de GB ?

    1. Avatar de SVitorino
      SVitorino

      Efectivamente deve existir um lapso no post!
      Eu próprio só reparei agora!
      Fica o alerta para o poderem corrigir!

    1. Avatar de zés
      zés

      Boas,

      Alguem conhece um bom tutorial para um principiante como eu poder instalar?

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        A instalação de uma forma geral é basica, só tens que ter em conta duas coisas…
        – partição para linux(podes ter mais que uma mas o mais basico é teres uma onde montas a raiz do sistema “/”)
        – Partição de mémoria virtual(swap), onde se diz que não é preciso exceder 512 mb, eu acho que devemos ter uma com 2 GB…(até porque se quisermos hibernar a maquina temos que ter mem)…
        Em relação ao grub…eu uso o MBR/partição linux do SO…
        basicamente isto!!!

        cmp

  14. Avatar de maccgyver
    maccgyver

    sou iniciante em linux e já experimentei o linux mint e ubuntu,e tenho uma duvida. é preciso firewall? se sim qual e como configurar?
    antivirus antimalaware… etc é preciso ter?
    desde ja agradeço qualquer ajuda que possam me dar inclusive algum tutorial que me possa ser util pois pretendo deixar o windows de forma definitiva.

    obrigado

  15. Avatar de salax
    salax

    Qual a configuração minima para esse sistema?

  16. Avatar de Nascosta
    Nascosta

    Olá ppl!!!!
    Fiz o download do Linux Mint Debian 201109 xfce 32 bits criei uma pen de arranque e tentei instalar num P3 1Ghz 512Mb, o PC arranca aparece o 1º menu onde escolho a 1ª opção (Start Linux Mint), passado algum tempo o SO e totalmente carregado, faltando o icon no desktop para instalar o Mint.
    Como faço para instalar o Mint????

    Obrigado

    1. Avatar de macgyver
      macgyver

      Boas..
      experimenta criar a pen de arranque com o unetbootin e deves instalar sem problemas

      cmp

      1. Avatar de Nascosta
        Nascosta

        Vou experimentar e depois digo alguma coisa.
        obrigado

        1. Avatar de Nascosta
          Nascosta

          Funcionou. Obrigado.

  17. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu quer instalar o linux mint debian via usb e não consigo diz que não tenho root :S alguém me consegue ajudar, se faz favor

  18. Avatar de Marcos Paulo
    Marcos Paulo

    Ainda um pouco incompatível com notebooks HP.

  19. Avatar de lucky
    lucky

    Estou com o mesmo problema descrito anteriormente pelo “Nascosta”, mas mesmo com o unetbootin continua. A diferença é que em vez de ser o “Linux Mint Debian 201109 xfce 32 bits” é o é o gnome. Estou também a arrancar por PEN.
    Já tentei também com o Universal-USB e com o “lili usb creator”.

    Mais alguma dica? Obrigado.