Dica – Ubuntu 11.10 com o ambiente de trabalho do Mint (Mate)

52 Comentários

Para quem não gosta do Unity…ou do Gnome 3

Nos últimos temos o Pplware tem apostado bastante em artigos sobre Linux. A nossa comunidade nesse segmento tem vindo a crescer gradualmente e são muitos os leitores que têm contribuído com know how através de artigos e também nos comentários. Apesar de termos apresentados já várias distribuições Linux, o nosso foco recai sobre o CentOS, Ubuntu e Mint, uma vez que são distribuições bastante populares e com grandes comunidades.
Depois de termos ensinado aqui como instalar o Gnome 3 no Ubuntu 11.10, hoje vamos pegar no MATE (ambiente de trabalho também presente no Mint 12) e trazê-lo até ao Ubuntu 11.10.

mint_0000

Para quem usa o Mint 12 “Lisa”, apesar da novidade ter sido o Gnome 3, certamente que conhece o ambiente de trabalho MATE. Para quem não conhece, o Mate é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3.

Para quem não gosta do Unity e também não acha piada ao Gnome 3, então é hora de instalarem o MATE no Ubuntu 11.10.

Como instalar o MATE no Ubuntu 11.10?

Para começar vamos adicionar o repositório do Linux Mint ao ficheiro sources.list. Abrimos o terminal e inserimos o seguinte comando.

sudo gedit /etc/apt/sources.list

e adicionamos no final do ficheiro:

deb http://packages.linuxmint.com/ lisa main upstream import
mate_00

Em seguida, abrimos o terminal e actualizamos a lista de pacotes

sudo apt-get update

Vamos agora  validar a autenticidade do repositório, pelo uso da sua chave:

sudo apt-get install linuxmint-keyring

e voltamos a actualizar a lista de pacotes

sudo apt-get update

Vamos agora instalar o Mate (ocupa cerca de 400 MB) propriamente dito. Para isso executamos o comando:

sudo apt-get install mint-meta-mate

Depois de instalado fazemos logoff da sessão e no gestor de logins escolhemos MATE.

mate_01

Agora é só experimentarem o MATE no Ubuntu 11.10. Pessoalmente considero que o MATE é bem mais leve que o Unity e que o Gnome 3….mas nada como experimentarem.

mate_02

Espero que tenham gostado do artigo e aguardamos o vosso feedback relativamente à performance do MATE no Ubuntu 11.10. Tal como prometido no ultimo artigo, Mint GNOME Shell Extensions será o tema do próximo artigo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Vou fazer uma pergunta a quem tem netbooks e usa linux: quem consegue ter uma boa experiencia com as actuais distribuiçoes? Qual usam?

    Eu neste momento tenho o ubuntu com o unity, o meu netbook tem uma ion e por vezes ele decide ficar lento como tudo… Sabem o que se passa?

    1. Avatar de Fontes
      Fontes

      Arch Linux 😛 tenho um desempenho fantastico no meu netbook 😀

    2. Avatar de Andros
      Andros

      Arch Linux, sem dúvida. Dá um pouco de trabalho a instalar mas no fim ficas com um sistema bem rápido. Eu uso o arch tanto no portátil como desktop 🙂

    3. Avatar de abdo

      estou usando o ubuntu 11.10 numa boa no meu netbook, memória de apenas 1 gb e no mesmo net uso o lubuntu 11.10 que realmente tem uma performance melhor que o ubuntu o que é esperado.
      mas gostei d+ do unity e uso mais ele do que o lubuntu.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Eu queria ver se fugia do Ubuntu, pois ja testei todas as suas variantes e ele teima um ficar lento oacasionalmente até eu reiniciar, e isto acontece a abrir simples PDF’s…

      2. Avatar de @lmx
        @lmx

        sim o ubuntu 11.10 esta mais convincente, e bastante mais rapido que o 11.04…
        Mas o unity é aquela coisa adorada por muitos e renegada por muitos…
        Eu ainda não me consigo ajustar ao unity e por isso estou sem unity…ubuntu 10.10, no netbokk/notebook, na maquina de casa além do 10.10, sistema base, tenho ainda o LMDE, que estou a testar e a velocidade do Ubuntu 11.10 não é muito inferior se é que é inferior ao LMDE!!
        Este MATE será no futuro a minha escolha até lá, fico no gnome 2.32

        ps-> os sistemas linux estão mais rapidos a executartarefas em ambiente grafico é impressão minha ou afinal até tenho razão??

        cmps

    4. Avatar de kekes
      kekes

      Uhm uhm, vou entao exprimentar… Que ambiente grafico usam?

  2. Avatar de Valquiria
    Valquiria

    E como é a custumização do ambiente gráfico (icones, wallpapers, janelas, etc), é fácil de mudar ou nem por isso?

  3. Avatar de hammer
    hammer

    tenho uma pergunta estranha. se há a possibilidade de alterar o ambiente gráfico no ubuntu e sendo esta provavelmente e distro com maior suporte porquê o ódio? há mais alguma coisa por detrás? pergunto isto porque tenciono ingressar no linux mas a variedade é tanta que nao sei exactamente o que procuro. se mint se opensuse se ubuntu de debian se canonical se kde se lxde se gnome.

    procurava algo completo, estavel, para uso caseiro e desenvolvimento de programas

    1. Avatar de Andros
      Andros

      Começa pelo Mint. É mesmo muito fácil de instalar e traz logo tudo o que precisas (nomeadamente flash, java….).

      O desagrado mais ou menos generalizado com o Ubuntu prende-se com o facto de o pessoal não gostar muito do unity. Mas acho que esse sentimento já se começa a alterar.

      Quanto aos ambientes gráficos só te posso dar um conselho: experimenta tudo e depois escolhe o que mais gostares 🙂

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      acomeçares por mim começas por Ubuntu, pois é mais estavél e integrado que mind…mint tem as suas falhas…ubuntu parece -me mais out of the box!!

      cmps

  4. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Maravilha, sempre há uma solução fucional para o Ubuntu.
    Estou usando o Mint 12 neste momento,e apesar da configuração basica do Gnome,ache que ainda tem coisas a melhorar, como as duas barras de tarefas (Superior/inferior) consumindo espaço na area de trabalho.

    Como fazer para deixar apenas uma?

    1. Avatar de Luiz Fernando Carvalho
      Luiz Fernando Carvalho

      Podes excluir o painel, ou barra de tarefas, inferior ou superior. Cuidas para manter os ícones que precisares na barra que mantiveres.

  5. Avatar de serva
    serva

    Pedro , boa tarde ,

    Vou experimentar hoje e mais tarde , escrevo acerca da experiência obtida , excelente post , mais uma vez enfatizo a dinâmica desta comunidade que a cada problema que aparece , surgem várias alternativas , informo também que está disponível para download a distro Ultimate edition 3 , baseada no Mint 11 , aqui fica o Link

    http://ultimateedition.info/

    Ainda não instalei por falta de tempo , que é coisa que agora me resta muito pouco , normalmente estas distribuições vêm todas artilhadas e são óptimas para iniciantes em Linux .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  6. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Tomei o meu primeiro contacto com Linux há cerca de 1 mês (Ubuntu). Não percebo nada de linux, comandos e etc, mas tenho-me safado! 🙂
    Já instalei o gnome, o gnome 3 e o KDE, mas até agora gosto mais do Unity.
    Vou experimentar este… pode ser que me convença.
    Já agora, quando estou em KDE não me deixa instalar nada (actualizações, etc.) pois diz que não tenho permissão. Alguém sabe o que tenho que fazer? Obrigado.

  7. Avatar de Bezzy
    Bezzy

    Alguém pode me dizer se com o MATE eu consigo usar o AWN normalmente como painel junto com o dockbarX ?

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    Esse MATE é um fork que pretende ser continuado e atualizado ou ficará parado no tempo como aqueles forks do KDE3?

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Isso vai depender da adesão ao MATE, pelo que sei o Mint é para já a única distribuição a dar suporte ao MATE, agora se houver users continua-se senão é natural que se deixe de dar suporte.

      1. Avatar de Andros
        Andros

        o mate também já está no repositório AUR do arch linux 🙂

        https://aur.archlinux.org/packages.php?ID=49902

  9. Avatar de L
    L

    Porreiro era conseguir meter isso no Fedora 16.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Darktux
        Darktux

        ‘Espreitem’ aqui …

        http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAyNTU

        No que me diz respeito não vou fazer upgrade para o 11.10. Tenho um dos potáteis com o 10.04 server + Ubuntu Desktop e fico ‘tranquilo’ com suporte até 2015.

        No outro 11.04 Ubuntu Classic.

        Ainda não testei o mint mate, mas estou curioso.

  10. Avatar de MrT
    MrT

    tenho a dizer que o MATE do LinuxMint é difirente do que foi instalado nesse ubuntu.

  11. Avatar de serva
    serva

    Pedro , hoje estive de volta da Ultimate edition 3 , baseado no Mint 11 , tem a interface um pouco poluída com um tema de origem muito escuro , mas existem muitas opções de temas e até bem simpáticos , tem também os do Mint , a grande novidade desta Distro é que apesar de ser baseada na versão 11,04 do Ubuntu , o Gnome 2 está lá todo e para os que gostam do compiz a bombar está fenomenal , basta instalares as drives da gráfica e bomba mesmo , estive toda a tarde a experimentar e posso dizer que está muito estável , para os amantes do Gnome 2 é uma alternativa .

    Podem fazer o download da distrowatch Link aqui :

    http://distrowatch.com/

    Amanhã vou experimentar a tua dica

    Cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de johnito
    johnito

    Instalei o Mate e funciona muito bem, já o Gnome3 não correu bem, um dos problemas é a barra superior, não consigo ler metade das palavras (não aparecem nem nos menus) e quando vou com o rato ao canto superior esquerdo o deskot fica instavel.
    No entanto gostei muito do Mate, faz-me lembrar quando o Ubuntu apareceu.

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      É devido a incompatibilidade do GNOME 3 com placas de Vídeo ATI, não pode usar o Driver proprietário fglrx só o driver opensource.

  13. Avatar de Phixie
    Phixie

    Interessante. Fiquei intrigado bom o tamanho… 400mb!?

  14. Avatar de Rafael Henrique Maciel
    Rafael Henrique Maciel

    Galera,

    Muito Muito esse Amb.de Trabalho 🙂

    Como faço para remover ele ?

    eu tentei remover aki…pelo comando apt-get remove,e acabou removendo o amb. de trabalho do meu Ubuntu 11.10 tbm :S

    agora a inicialização fica toda preta,e a tela de login só mostra os escritos com fundo preto…como eu resolvo isso

    abrass *–*

  15. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Alguem sabe como passar a dock do lado esquerdo do ubuntu 11.10 para o centro em baixo, como mostra a segunda imagem do artigo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eu 🙂 Faço artigo com isso hoje mesmo 🙂

      1. Avatar de Carlos Ribeiro
        Carlos Ribeiro

        Quando fizeres poe aqui o link sff 🙂 obrigado

  16. Avatar de LINUS
    LINUS

    Bom artigo, mas uma vez instalado o MATE, como é que se remove os outros, sem que fique os outros (Unity etc) sem danificar a distro?

    Cumpz.

  17. Avatar de Antonio Antunes
    Antonio Antunes

    A melhor opcção para o Ubuntu 11.10 é o mate. Obrigado

  18. Avatar de Eduardo Silva

    Ainda ninguém respondeu como se remove o Mate depois de instalado. Gosto do Mint mas prefiro Ubuntu e com a instalação do Mate o Centro de Software deixou de funcionar, seja em Unity, Gnome ou Mate.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Obrigado Eduardo.
      O meu também tinha deixado de funcionar. Não gostei, nem consigo ligar a net. Bom era saber como se desinstala, mas deve ser complicado porque até o boot alterou.

  19. Avatar de fneves
    fneves

    boas, correu-me qq coisa mal, qd fiz logout e de seguida login ja com o mate, deu um erro e o ecra aparece negro e n da pa fazer mais nada!como tenho o startup sem login n csgo aceder ao unity outra vez, ou gnome ou qq outro!alguem pode ajudar?se houver alguma maneira de forcar o login screen no startup da maquina já me devo safar.

    obrigado.

  20. Avatar de Silva
    Silva

    Como desinstalar, ajuda por favor

  21. Avatar de Manuel
    Manuel

    Finalmente consegui ( Pedro Pinto: penso que devias acrescentar a dica ao post). Os meus problemas (Ubuntu Software Center, boot, etc…), ficaram finalmente todos resolvidos, assim:

    $ sudo gedit /etc/lsb-release

    e depois alterar os valores novamente para:
    ——————–
    DISTRIB_ID=Ubuntu
    DISTRIB_RELEASE=11.10

    DISTRIB_CODENAME=oneiric

    DISTRIB_DESCRIPTION=”Ubuntu oneiric”
    ——————–

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eh eh eh, acabei por ter o mesmo problema, especialmente com o Ubuntu Software Center

    2. Avatar de Jlourenco
      Jlourenco

      não consigo resolver isso!
      Eu faço isto, mas se reiniciar o pc a seguir e voltar a la ir ver continua como linuxmint.

      Ajuda plz!!

      1. Avatar de Jlourenco
        Jlourenco

        ja está resolvida esta parte! Mas o boot continua diferente. No GRUB do dual boot aparece linux mint e não aparece o ecra a dizer ubuntu quando está a carregar o sistema.

    3. Avatar de DEEL
      DEEL

      de certo essa medida ai vlw.

  22. Avatar de Nascosta
    Nascosta

    Boa tarde, gostaria de saber qual a distribuição de Linux aconselham para um portátil com uma placa gráfica Sis671.
    Os melhores Cumprimentos
    Nascosta

  23. Avatar de portaro
    portaro

    E se lançássemos uma distro? nós com os repos UBuntu e Gnome 2 com compiz?

    EU consigo remasterizar Buntus mas não sei muito de configurações desta nova interface unity. O Lubuntu eu aconselho a todos já testei é uma pérola mas tem algumas funcionalidades pouco usáveis!
    Lubuntu nota 10 para os que não gostam de Unity. Acho que é a melhor opção visto que outras distros tipo Arch não possuem nem metade dos pacotes adaptados que o Ubuntu.

  24. Avatar de portaro
    portaro

    Ah esqueci-me desculpem! O UE 3.0 (ultimate edition) está maravilhoso com o Mint como parceiro mas não tem centro ubuntu.

  25. Avatar de Luiz L. Marins

    Debian Squeeze, com Gnome 2.3 … por que não?

    Está perfeito.

  26. Avatar de Eduardo Silva

    É de lamentar que esta instalação tenha estragado completamente os Ubuntus e não tenha sido colocado um post a informar como rectificamos a situação.

  27. Avatar de Agnaldo Lucindo
    Agnaldo Lucindo

    Sua sourcelist ta dando erro (y)

  28. Avatar de Olívio Farias

    Como que removo esses ícones da área de trabalho?
    Estou usando o Lubuntu com Mate e quero tirar esses ícones da área de trabalho, não gosto deles. Já tentei de tudo.
    POde me dar uma dica?