Dica – Como instalar o Gnome 3 no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

29 Comentários

Há uns meses atrás anunciámos aqui o novo Gnome 3. Para quem estava habituado ao “antigo” Gnome, notará de imediato muitas diferenças, começando pelo Ambiente de Trabalho que foi totalmente remodelado. Segundo os responsáveis pelo projecto, o Gnome3 deve correr sem problemas em máquinas com 4 a 5 anos. No entanto, para tirar todo o partido deste ambiente, é necessário que exista suporte para aceleração de vídeo por hardware.

ubuntu_000

Hoje vamos então aprender como instalar o Gnome 3 no 11.10 Oneiric Ocelot.

Para a elaboração do corrente artigo, virtualizei, usando o virtualbox, o  Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Não esquecer que devem activar o suporte 3D (ver aqui como fazer).

virtualbox_00

Para terem o Gnome 3 no Ubuntu 11.10 devem abrir o terminal (CTRL + ALT + T), e Adicionar o repositório associado ao Gnome 3 e instalar os respectivos pacotes, introduzindo os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get install mgse-bottompanel mgse-menu mgse-windowlist gnome-shell-classic-systray

Depois de instalado, fazemos logoff ao sistema e voltamos a entrar no mesmo escolhendo como ambiente de trabalho de Gnome.

ubuntu_02

E está feito ! A partir deste momento podem usufruir do Gnome 3 e de todas as características que este oferece.

ubuntu_03

Mesmo tendo a máquina virtualizada, verifiquei que a performance do Gnome 3 é bastante boa, comparando com o Unity. Num próximo artigo iremos ensinar como instalar o Gnome Shell extensions que fazem parte do Mint 12. Até lá tux, tux.

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de serva
    serva

    Boa noite a todos ,

    Completamente off topic , gostaria de partilhar um vídeo , que me fez ter muito orgulho do nosso PAÍS , sim é o nosso quase com 900 anos de história , nestes temos difíceis e que paira a incerteza quanto ao nosso futuro , e que é transversal a todas as gerações , foi com muito prazer que assisti a este vídeo longo , mas que me fez virem as lágrimas aos olhos , vejam sff , peço desculpa ao Pedro Pinto por esta invasão , mas não resisti .

    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/jose-socrates-diz-que-pagar-a-divida-e-ideia-de-crianca–1524147

    Um bem haja a todos

    Serva

    1. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      Espero bem que este post seja irónico…

  2. Avatar de serva
    serva

    Pedro ,

    Muito obrigado pelo Post , fui muito mal educado eu sei .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  3. Avatar de serva
    serva

    Esse do Mint eu quero ver , fiquei curioso .

    Serva

    1. Avatar de kekes
      kekes

      sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install mgse-bottompanel mgse-menu mgse-windowlist

      1. Avatar de kekes
        kekes

        PS acho que é perciso um tema compativel, secalhar é melhor esperares pelo tutorial 😉 ou instala mint 😛

      2. Avatar de kekes
        kekes

        PPS: Agora e que vi que este tutorial diz para usar ete comandos 😀

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh, deve ser por amanha ser sexta-feir a 🙂

  4. Avatar de Z
    Z

    Se é possível habilitar suporte para aceleração 3D no virtualbox de modo a correr o Gnome 3, por que nao funcionam jogos que requerem isso em instalações de windows em máquinas virtuais?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Penso que há emulação pelo meio…daí não ser um suporte nativo para 3D

  5. Avatar de António
    António

    Olá, estou a usar gnome3 no ubuntu e gosto muito, para ser sincero, ainda prefiro o velhinho gnome2 mas com o tempo vou-me habituando, mas entre o unity e gnome, prefiro o gnome sem sombra de duvida. Não sei porquê mas o Unity ainda me parece um Frankenstein, meio gnome, meio compiz meio outra coisa qualquer.
    Ab

  6. Avatar de tfae
    tfae

    Alguém sabe se dá problemas ao instalarmos em versões anteriores do Ubuntu?

    1. Avatar de tfae
      tfae

      Nem instalar deixa…

  7. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    não querás dizer gnome-shell? gnome 3 já ele tem, só não tem o shell do gnome 3.

    1. Avatar de António Manuel Dias

      Realmente, não é necessário adicionar nenhum repositório especial ao Ubuntu 11.10 para ficar com o ambiente de trabalho do Gnome 3 instalado. Basta fazer:

      sudo apt-get install gnome-shell

  8. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    :~$ sudo apt-get install mgse-bottompanel mgse-menu mgse-windowlist gnome-shell-classic-systray
    A ler as listas de pacotes… Pronto
    A construir árvore de dependências
    A ler a informação de estado… Pronto
    Você deve querer executar ‘apt-get -f install’ para corrigir estes:
    Os pacotes a seguir têm dependências não satisfeitas:
    boxee : Depende: liblzo2-2 mas não vai ser instalado
    Depende: libsdl-gfx1.2-4 mas não vai ser instalado
    Depende: libtre4 mas não é instalável ou
    libtre5 mas não vai ser instalado
    Depende: libhal1 mas não vai ser instalado
    Depende: libhal-storage1 mas não vai ser instalado
    Depende: screen mas não vai ser instalado
    Depende: libxmlrpc-c3 mas não é instalável
    Depende: libssl0.9.8 mas não vai ser instalado
    Depende: xsel mas não vai ser instalado
    gnome-shell-classic-systray : Depende: gnome-shell mas não vai ser instalado
    E: Dependências não satisfeitas. Tente ‘apt-get -f install’ sem nenhum pacote (ou especifique uma solução).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pedro executa este comando:

      sudo apt-get -f install

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    ja o tenho instalado a algum tempo numa maquina onde faco testes com o Ubuntu. Alguem me diga que estou errado mas o Gnome 3 esta demasiado parecido com o Unity

  10. Avatar de serva
    serva

    Caro Ryan , de facto está e é uma pena porque a Gnome tinha um interface fabulosa , agora está uma bosta autentica .

    Cumprimentos

    Serva

  11. Avatar de Pedro'O
    Pedro’O

    Sou novo nisto, mas será que fiz algo mal? 😮

    :~$ sudo add-apt-repository ppa:webup8team/gnome-shell
    Traceback (most recent call last):
    File “/usr/bin/add-apt-repository”, line 77, in
    ppa_info = get_ppa_info_from_lp(user, ppa_name)
    File “/usr/lib/python2.7/dist-packages/softwareproperties/ppa.py”, line 65, in get_ppa_info_from_lp
    lp_page = urlopen(req).read()
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 126, in urlopen
    return _opener.open(url, data, timeout)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 400, in open
    response = meth(req, response)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 513, in http_response
    ‘http’, request, response, code, msg, hdrs)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 438, in error
    return self._call_chain(*args)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 372, in _call_chain
    result = func(*args)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 521, in http_error_default
    raise HTTPError(req.get_full_url(), code, msg, hdrs, fp)
    urllib2.HTTPError: HTTP Error 404: Not Found

  12. Avatar de Logistic
    Logistic

    Boas,

    Não sei o que se passou mas o meu depois de fazer logoff para testar ficou assim.(no meu outro pc deu neste nao :S).

    fica aqui um print:
    http://img59.imageshack.us/img59/8320/capturadeecraem20111208.png

    continuação de uma boa noite.

  13. Avatar de p.

    Estou a usar o gnome-shell dentro do ubunto há um mês e decididamente é o melhor interface que já meti as mãos, no que toca à rapidez, usabilidade e curva de aprendizagem rápida. E para os amantes de menus e assim há agora a extensões https://extensions.gnome.org/ .

  14. Avatar de João Costa
    João Costa

    Quando tento entrar no Gnome3 no meu Asus N91jq acontece-me isto:

    http://img576.imageshack.us/img576/7223/screenshotat20111210195.png

    Eu desconfio que seja porque a gráfica é uma ATI.

    Alguem sabe como contornar este problema? queria mesmo testar o Gnome3. O unity corre às mil maravilhas

    1. Avatar de João Costa
      1. Avatar de Tiago Fernandes
        Tiago Fernandes

        Olá João,

        tenho um Asus N61Jq com ubuntu 11.10 e gnome3 e não tenho qualquer problema.

        De notar que instalei os drivers da ATI…

        1. Avatar de João Costa
          João Costa

          Olá Tiago,

          Sim, eu também instalei os drivers disponibilizados pela ATI. Aliás, recentemente instalei os últimos drivers disponíveis no site (em vez de instalar os que são automaticamente disponibilizados pela ubuntu porque esses são obsoletos).

          Melhorou um pouco mas continua muito mau. Além de que a fluidez é muito má também.

          O Unity funciona que é uma maravilha.

    2. Avatar de Rui Pereira
      Rui Pereira

      o meu problema é parecido… alguem pode dar uma ajuda?

  15. Avatar de Rui
    Rui

    utilizando o gnome3 tenho bastantes problemas gráficos… o ecrã está constantemente a “piscar”, nem consigo descrever! alguma ideia do que possa ser? nao uso VB!

    já agora, o launcher unity tambem já nao aparece… é normal?

  16. Avatar de Richard
    Richard

    Galera, sou muito leigo em Linux, mas amo o Linux!!! E preciso de uma ajudinha, eu instalei o Linux na versão mais atual a 11.10 e instalei o Gnome 3 só que na hora que faço loguin seleciono o Gnome e quando entro no sistema não aparece nada, só fica o mouse e o papel de parede.
    Não entendi, a barra de ferramentas não aparece, ai tenho que dar um CTRL+ALT+DELETE para encerrar cessão e na tela de entrada selecionar o Ubuntu novamente para voltar ao normal… Não sei o que fazer… Se alguém puder me ajudar!!! Serei grato!