Dica – Experimente o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10

20 Comentários

Depois da apresentação do projecto UbuntuTV por parte Canonical durante a CES 2012, ficou mais claro a “obsessão” da Canonical em dar continuidade ao interface Unity que começou a ser desenvolvido em 2010. Assim, a empresa responsável pelo projecto Ubuntu espera juntar os dois mundos (PC e TV), permitindo que os utilizadores facilmente se adaptem a qualquer dos ambientes.

Recentemente foi disponibilizada a versão 5 do Unity. Vamos conhecer as novidades e aprender como instalar no Ubuntu 11.10.

unity_00

A interface Unity 5.0 foi recentemente disponibilizada para testes para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. No entanto, os utilizadores que ainda possuem o Ubuntu 11.10 podem testar a nova versão da interface Unity.

Segundo o anuncio feito por Didier Roche (ver aqui), “a equipa responsável pelo Unity tem trabalhado arduamente com o objectivo de tornar a interface mais fluida e precisa e com mais qualidade”.

Aqui fica uma pequena demonstração das novidades do Unity 5.0 (vídeo disponibilizado pelo site omgubuntu)

Como instalar o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10?

Nota: Como se trata de uma versão de testes, não é aconselhável que instale o Unity 5.0 num sistema operativo em produção.

Para quem está a usar o Ubuntu 11.10 e pretenda experimentar a versão de testes doUnity 5.0, deverá começar por fazer um backup ao sistema (para salvaguardar a informação caso algo corra mal), abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:unity-team/staging
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Depois de instalado, podem reiniciar o Unity com o seguinte comando:

setsid unity

Para quem pretender personalizar o Unity pode instalar o CCSM (CompizConfig Settings Manager) ver aqui e proceder a algumas configurações com por exemplo:

  • Mudar a cor de background do Dash
  • Incluir atalho para apresentar minimizar todas as aplicações
  • Possibilidade de diminuir os ícones da barra lateral
  • Definir animação dos ícones
  • Possibilidade de ver os dispositivos montados no sistema na barra

unit_03

Caso pretenda, pode também contribuir  no desenvolvimento do Unity, enviando para a equipa de desenvolvimento um pequeno teste realizado na sua máquina. Para tal basta executar o Unity Testing

unity_test

Desinstalar o Unity 5.0

Quem pretender desinstalar o Unity 5.0 basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:unity-team/staging

A realização deste tutorial teve como base uma virtualização do Ubuntu 11.10 usando o Virtualbox. Para ter o Unity 5.0 é necessário ter o Guest Additions (ver aqui) instalado e activar a opção Enable 3D Acceleration no virtualBox (ver aqui). Dos testes realizados, deu para verificar que o unity está mais robusto, rápido e tem suporte para mais algumas funcionalidades.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gnu/linux rocks !!
    gnu/linux rocks !!

    boas,estou a usar o ubuntu 12.04 numa maquina de testes e estou a adorar !
    está muito mais rápido e estável que o ubuntu 11.10.
    o unity cada vez esta melhor !
    ainda falta muito para a versão final,mas na minha opinião,esta vai ser a melhor versão do ubuntu lançada ate hoje !
    mas ainda é cedo…

    1. Avatar de Olly

      Fixe!
      Será desta que regresso ao Ubuntu? 😀

      1. Avatar de Off Topic
        Off Topic

        O Ubuntu nunca foi embora. Simplesmente , devido aos lançamos semestrais, tinham de lançar a ferramenta ainda verde… Felizmente a comunidade fez o que sempre fez melhor e aprimorou todas as características do Ubuntu e do Unity 😉 Mal posso esperar pelo 12.04

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    tou agora a testar, ate agora nao vi grandes diferenças no desempenho com o unity 5

  3. Avatar de cc
    cc

    Eu e muita gente não pode usar regularmente devido ao seu portátil ter gráficos alternáveis.

    1. Avatar de cc
      cc

      que inclusivamente também os mac’s usam.

    2. Avatar de Off Topic
      Off Topic

      Falaram-me duma ferramenta que permite forçar o uso da placa mais potente. Tenho de averiguar isso porque também tenho esse problema :S

      1. Avatar de bernardo

        pois, eu tambem quando instalo o ubuntu a partir da versao 11.04 simplesmente nao da imagem, nem em live cd nem nada.. Gostaria de saber se alguem sabe como corrigir isso.

        Cumps

      2. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        eu uso o bumblebee
        https://launchpad.net/~bumblebee/+archive/stable
        activa a grafica da nvidia com o comando optirun antes do programa que queremos.
        hexiste o ironhide com uma gui mas não consegui por a funcionar na minha

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          o meu funciona porque tem duas graficas, uma intel e outra nvidea, mas a nvidea n funciona no ubuntu so com bumblebee

        2. Avatar de cc
          cc

          eu preciso de outra coisa, visto que tenho ati/intel

          1. Avatar de bernardo

            pois eu tenho uma intel onboard… Nao sei mesmo como fazer apra por isso a funcionar visto que assim que instalo uma versao recente fico sem imagem

  4. Avatar de Tiago Carrondo
    Tiago Carrondo

    Confirmo que o Unity 5.0 está muito mais rápido no 11.10.
    No Precise nem se fala: parece um foguete.

  5. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    E, já agora, para quem saiba: Eles já resoveram aquele problema do Compiz Enhanced Zoom não permitir ampliar as barras do Unity e a Dash?… Boa noite!…

  6. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    Tenho estado fora de Portugal , embora com acesso a Web , mas com muito pouco tempo para seguir o nosso Blog , interessante o que foi demonstrado no vídeo , pelo que me parece estão a ser dados os primeiros passos no sentido da personalização da interface Unity , são boas estas noticias , embora ainda sejam passos que não me convencem de todo a usar esta interface , é que todas as outras interfaces também estão a evoluir imenso , eu já tenho na minha maquina de testes no mesmo SO diferentes interfaces que posso optar na altura de fazer o login e o Unity continua a não ser nem de longe nem de perto a minha must .

    Cumprimentos

    Serva

  7. Avatar de jj
    jj

    é de mim.. ou voltámos atras no tempo!!!????

  8. Avatar de Estranheza
    Estranheza

    Os timestamps das notícias/comentários estão todos abrasados 😛