Dica – Como mudar de posição o Launcher Unity

26 Comentários

Actualmente quando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos sãos os utilizadores que a criticam devido à inclusão da interface Unity (ver mais aqui) por parte da Canonical. A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces tendo os seus pontos fortes e fracos.

Na sequência do nosso artigo Dica – Ubuntu 11.10 com o ambiente de trabalho do Mint (Mate) – ver aqui, o nosso leitor Carlos Ribeiro questionou-nos como mudar o Laucher Unity para o fundo do ambiente de trabalho. Vamos ver qual o procedimento.

unity_01

A mudança de posição do Launcher Unity para o fundo, permite-nos encarar esse barra como uma taskbar. Ganhamos algum espaço do lado esquerdo e o Launcher Unity até fica mais discreto no fundo do ambiente de trabalho.

Até há relativamente pouco tempo, esta alteração era um pouco complicada e até arriscada. No entanto, recentemente o site webupd8 disponibilizou um guia que permite alterar facilmente a posição do Launcher Unity usando o Unity Bottom Launcher.

Para começar vamos adicionar o PPA do Unity Plugin Rotated e instalar uma nova versão do libnux e CCSM.

sudo add-apt-repository ppa:paullo612/unityshell-rotated
sudo apt-get update
sudo apt-get install unityshell-rotated libnux-1.0-0 compizconfig-settings-manager

Em seguida abrimos o CompizConfig Settings Manager via Dash Home e em Desktop activamos o Ubuntu Unity Plugin Rotated e desactivamos o Ubuntu Unity Plugin

unity_02 

O sistema irá questionar o utilizar sobre algumas alterações devendo ser escolhidas as opções: “Resolve conflicts” e nos seguintes popus devemos seleccionar “Disable Run Dialog” e “Disable Flip Down”.

Feitas estas alterações devem fazer logout e logon no sistema e está feito. Verifiquem se o Launcher Unity já aprece no final.

unity_03

Caso tenham algum problema na disponibilização do Launcher Unity no fundo verifiquem se as opções via CompizConfig Settings Manager ainda se mantêm. Para reverter a configuração basta que executem os seguintes comandos:

sudo apt-get install ppa-purge 
sudo ppa-purge ppa:paullo612/unityshell-rotated 
sudo apt-get remove unityshell-rotated

Pessoalmente penso que o Launcher Unity no fundo dá mais jeito. Caso tenho algum problema, deixem nos comentários para todos podermos dar uma ajuda. O artigo original encontra-se aqui. Estas configurações funcionam também em sistemas virtualizados usando por exemplo o VirtualBox.

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eu até prefiro como está, mas percebo que quem vem do Windows goste mais assim

  2. Avatar de Tiago André
    Tiago André

    eu axo ser muito mais intuitivo em baixo ou em cima, visto q o rato normalmente mexe-se de cima pra baixo e da esquerda pa direita maioritariamente

  3. Avatar de Luis Pedrosa
    Luis Pedrosa

    Pelo menos assim talvez não faça aparecer o unity acidentalmente tantas vez quando vou ao botão de back no firefox…
    Não vos costuma acontecer isto? É mesmo chato porque ou somos extremamente precisos com o movimento do rato até ao botão de back ou então batemos na borda do ecrã e lá aparece o unity

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Realmente 🙂 Pensei que era só problema meu

    2. Avatar de Culto Oculto
      Culto Oculto

      Nope, não estão sozinhos meus caros! :/

    3. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Mais um com esse problema! 🙂

    4. Avatar de Pedro H
      Pedro H

      mais outro =)

  4. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Não me parece uma modificação necessária, já que o Unity se auto oculta quando abrimos o browser ou qualquer pasta ou arquivo. Além disso, já instalamos a taskbar que se posiciona nesse espaço.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É mais uma alternativa. Isto só demonstra a flexibilidade do sistema/Unity

  5. Avatar de Luis
    Luis

    LOL

    Fiquei sem nada… tive que desactivar mais coisas do que aqui estava descrito e agora só tenho o wallpaper. Estou em 2D.
    Como posso voltar atrás? 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Luis Braz
        Luis Braz

        E como é que abro a consola se nada funciona? Será que o posso fazer no 2D ou no Gnome?

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Estou numa de kamikase, não me apeteceu esperar pela resposta. Fiz em 2D. Já está funcional! 🙂
        Obrigado.

  6. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Obrigado! 🙂

  7. Avatar de Reis
    Reis

    Boas pessoal!
    É assim eu gostava de instalar o unity no caixa magica 17, mas pelo centro de software o painel e a launcher não me aparecem…
    Podiam-me indicar um repositório completo?
    O CM17 vem com o gnome 3, o que é bastante porreiro, mas está sempre a crachar…
    Alguém me ajuda?

  8. Avatar de sideshow
    sideshow

    E dá para por a barra sempre visível?

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Sim dá! No plugin que o artigo descreve, em “Behaviour” -> “Hide launcher” escolher “Never”

  9. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Para quem não quer o unity a melhor coisinha é mesmo usar o ubuntu em modo clássico e digam adeus ao unity. É a maneira como eu uso e está da maneira que eu sempre quis.

  10. Avatar de Silvano Neto
    Silvano Neto

    Não consigo instalar o plugin unityshell-rotated… Diz o seguinte:

    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    unityshell-rotated : Depende: unity (>= 4.24) mas 4.22.0-0ubuntu3 está para ser instalado
    Depende: unity-common (>= 4.24) mas 4.22.0-0ubuntu3 está para ser instalado
    E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

    1. Avatar de João Pacheco
      João Pacheco

      joa somos 2, eu tou com o 12.04 LTS, a mim aparece isto :

      nfig-settings-manager
      Reading package lists… Done
      Building dependency tree
      Reading state information… Done
      E: Unable to locate package unityshell-rotated
      E: Unable to locate package libnux-1.0-0
      E: Couldn’t find any package by regex ‘libnux-1.0-0’

      alguem me pode ajudar

  11. Avatar de Victor Magalhães
    Victor Magalhães

    Cara nao sei por que mas, ta dando erro na hora de baixar o repositorio !

    Traceback (most recent call last):
    File “/usr/bin/add-apt-repository”, line 88, in
    ppa_info = get_ppa_info_from_lp(user, ppa_name)
    File “/usr/lib/python2.7/dist-packages/softwareproperties/ppa.py”, line 65, in get_ppa_info_from_lp
    lp_page = urlopen(req).read()
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 126, in urlopen
    return _opener.open(url, data, timeout)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 394, in open
    response = self._open(req, data)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 412, in _open
    ‘_open’, req)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 372, in _call_chain
    result = func(*args)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 1209, in https_open
    return self.do_open(httplib.HTTPSConnection, req)
    File “/usr/lib/python2.7/urllib2.py”, line 1171, in do_open
    raise URLError(err)
    urllib2.URLError:

  12. Avatar de Thiago de Jesus
    Thiago de Jesus

    Apareceu a seguinte mensagem quando rodei a última linha de comando:

    O pacote libnux-1.0-0 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
    Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
    está disponível somente a partir de outra fonte

    E: Impossível encontrar o pacote unityshell-rotated
    E: O pacote ‘libnux-1.0-0’ não tem candidato para instalação

  13. Avatar de Tinga
    Tinga

    Tentei instalar varias vezes o unityshell-rotated, usei o terminal e os comandos acima apresentados nao deu, adicionei o ppa usando update manager e depois fiz actualizacao tentei instalar de novo mas sempre que tentava o ultimo relatorio dado era que:

    A ler as listas de pacotes… Pronto
    A construir árvore de dependências
    A ler a informação de estado… Pronto
    E: Não foi possível encontrar o pacote unityshell-rotated
    E: Não foi possível encontrar o pacote libnux-1.0-0
    E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular ‘libnux-1.0-0’

    Agora o que fazer?

  14. Avatar de Victor
    Victor

    A única coisa que me incomoda no Unity é a obsessão por parte da Canonical em colocar os acessos das aplicações no lado esquerdo do monitor, o que para as pessoas destras não dá jeito nenhum e no meu caso até me causa alguma confusão. Até os botões das janelas vem por predefinição colocados no lado esquerdo, mas isso já alterei mudando-os para o lado direito, se conseguir mudar tb a barra do Unity para o lado direito fico completamente realizado com a interface do Ubuntu.

    Quanto á personalização o unity é tão personalizável como outro qualquer, existem uma catrafada de aplicações para o efeito.

    Os meus cumprimentos 🙂

  15. Avatar de Sérgio Filipe Pereira

    visto que o unityshell-rotated so funciona para a versao 11.04 do ubunntu (dai dar erro nos repositorios), qual será a alterantiva para por a barra do unity em baixo?