Dica – Como instalar o KDE SC 4.8 no Ubuntu 11.10

39 Comentários

No mundo Linux, os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. Pessoalmente uso o Gnome, mas reconheço que o  KDE é bem mais bonito e atraente e em algumas situações muito mais funcional.

Recentemente foi disponibilizado a versão 4.8 do KDE e segundo a equipa de desenvolvimento, esta versão traz mais estabilidade, performance e mais funcionalidades. Vamos aprender como instalar o KDE 4.8 no Ubuntu 11.10.

kde_06

O KDE 4.8 foi recentemente anunciado e, pelo que tenho lido, a crítica é muito positiva. Esta versão inclui um conjunto de actualizações a nível de aplicações e novas funcionalidades que permitem tirar o melhor partido do sistema operativo, garantindo estabilidade e performance.

Principais Novidades do KDE SC 4.8

Através da Windows Switcher, podemos agora comutar utilizando o atalho ALT + TAB, entre seis layouts distintos. Esta novidade é especialmente útil para sistemas que não usa efeitos no Desktop. Além desta melhoria, o KWin apresenta também melhorias significativas a nível de performance (ver aqui).

kde_01

Melhorias significativas a nível de gestão de energia. O painel que permite ajustar parâmetros a nível de energia foi completamente remodelado.

kde_02

Disponibilização de uma barra lateral, idêntica à disponibilizada pela interface Unity

kde_03

O Dolphin também ganhou algumas melhorias significativas, especialmente ao nível da performance aquando da interacção com imagens de grande qualidade e discos rígidos mais lentos.

kde_04

Além das novidades referidas, o o KDE SC 4.8 traz também novidades para o Gwenview, Okular, correcção de bugs no Kmail, novas funcionalidades para o editor de texto kate e Telepathy. Veja todas as novidades aqui

Como instalar o KDE SC 4.8 no Ubuntu 11.10?

Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa. Para instalares o KDE no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
sudo apt-get update
sudo apt-get install kubuntu-desktop

O KDE ocupa cerca de 750 MB e no final da instalar o utilizador deve escolher se pretende manter como gestor de logins o LighDM ou então mudar para o KDM.

kde_05

Depois de instalado basta fazer logout, escolher KDE Plasma WorkSpace  e voltar a fazer login para usufruir do KDE no Ubuntu 11.10. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback! Como questão final gostaríamos de saber a vossa opinião:

KDE ou Gnome?

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gomes
    Gomes

    o KDE a cada nova versão amadurece e é neste momento rápido e super estável certo que ocupa um pouco de ram mas tenho reparado uma melhoria nesse campo. A meu ver neste momento isso não importa muito actualmente ninguém vende pcs com 512ram e mesmo com essa ram o kde e utilizável Arch+KDEbase com 512Mb funciona razoavelmente com o nepomuk e outros serviços que se podem desactivar de modo a exigir menos memoria.

    para quem gosta de KDE e tem algumas tablets especificas pode usar o Plasma active

  2. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    E como é que se desinstala? Caso não goste 750M é muito espaço…

    1. Avatar de Alucard

      Presumo que basta remover o mesmo pacote e dependências associadas.
      sudo apt autoremove kubuntu-desktop

      O KDE de facto é um excelente ambiente gráfico, só peca por ser um pouco pesado para máquinas mais modestas. Pessoalmente, sempre estive mais virado para o lado do Gnome e agora com a versão 3.2 não quero outra coisa.

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Eu perguntei porque sou um Zé Nabo em assuntos Linux…

      2. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Obrigado! (Esqueci-me de agradecer na outra mensagem 🙂 )

    2. Avatar de Pedro Pinto

      sudo apt autoremove kubuntu-desktop (tal como referiu o Alucard)

      1. Avatar de jogabue
        jogabue

        Experimentei o KDE e sinceramente já estou demasiado habituado ao unity para trocar. Agora é como se faz para o desinstalar? Escrevi a linha que sugere e não funcionou. Como faço para desinstalar o KDE? Sou rockie nisto do mundo linux…

        1. Avatar de Paulo p.
          Paulo p.

          Pode sempre ir ao gestor de pacotes synaptic, procurar por kubunto-desktop e marcar para remoção total,responder que sim para apagar as dependencias e depois clicar em aplicar.
          Creio que assim é mais simples para os iniciados em linux.

  3. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Ambos de extrema qualidade mas continuo a preferir pessoalmente o gnome 3

  4. Avatar de ICE
    ICE

    Oi ppl,

    Eu tenho o Ubuntu 11.10 no meu netbook com dual boot.
    Posso instalar o KDE SC 4.8?

    Tks

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, a nivel de ambientes gráficos ficas com os que ja tens no Ubuntu + o Kde

    2. Avatar de Paulo p.
      Paulo p.

      Num netbook é capaz de ficar um bocado pesado, pelo menos no meu ficou, normalmente no netbook uso enlightenment ou por vezes o Lxde, que são menos pesados e assim o netbook até voa… 🙂

  5. Avatar de ICE
    ICE

    Tks Pedro

    Cheers

  6. Avatar de Jakim
    Jakim

    Ao executar o comando “sudo apt-get install kubuntu-desktop” não se instala o kde mas sim todo o kubuntu. Não é irreversível mas é muito complicado conseguir remover completamente todos os programas e todas as dependências do mesmo.

  7. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Neste momento, entre KDE e GNOME a minha preferência vai para o primeiro. No entanto, se estivessem a comparar GNOME 2.x com KDE… era o GNOME.

    Para mim o antigo é 10.000 vezes superior ao novo. Mas isto sou eu, que devo ser muito conservador.

  8. Avatar de Marc
    Marc

    OK, parece me fixe, mas para quem gosta de KDE, existe para tal o Kubuntu (Ubuntu + KDE), especialmente preparado para isso…

    Não vejo a lógica disto…

  9. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    O KDE é de facto uma interface gráfica que está com um elevado ritmo na sua optimização e na correção de bugs que surgiram desde a versão 4 desta interface , eu rendi-me a esta interface , mesmo a Gnome 2.3 que usei e ainda uso no Ubuntu 10,04.3 não permite a flexibilidade que as novas versões do KDE trazem , demora um pouco a nos habituarmos e a tirarmos proveitos desta interface , mas quando se entra e se percebe a facilidade de se lidar com todos os discos que tens instalados na maquina incluindo externos , pens etc , e moveres com a maior facilidade de um para o outro disco ou copiares , é uma extrema mais valia desta interface , tudo é feito muito rapidamente na tua maquina , os discos são montados no boot ao contrario das versões Gnome que os tinhamos de montar manualmente , os efeitos de desktop estão activos desde a instalação, coisa que no Gnome 2.3 também tinhas de activar , e depois é só escolheres quais os efeitos pretendes que o compiz faça , outra grande vantagem do KDE é a sua personalização , quem como eu gosta de personalizar e condena o facto das novas interfaces a gone 3 incluída permitirem muito pouca customização e se sentem saudades da Gnome 2.3 neste ponto especifico , então a opção é mesmo o KDE .

    Quanto a questão do consumo de recursos , o que tenho notado , é que os recursos consumidos têm progressivamente vindo a ser reduzidos , para vos dar um exemplo corre muito rápido no meu P4 a 3,20 com 2GB de Ram a 400 , para os que têm maquinas mais fracas existe um pacote disponível nos repositórios oficiais que se chama ” Kubuntu low fat settings ” , quem quiser dar uma espreitadela a página aonde encontramos de tudo para personalizar , fica aqui o link

    http://kde-look.org/

    Esta página faz lembrar a velhinha para a Gnome 2.3 , digam lá que não lembra ?, o melhor de tudo isto é que temos uma interface moderna , com imensas transparências se o desejar-mos como é evidente e de todas as interfaces de Linux esta é sem dúvida a mais elegante , eu prefiro o Kubuntu com um conjunto muito agradável a nossa vista de cores e de efeitos gráficos .

    Falta falar dos widgets que abundam e são muito uteis , existem para todos o gostos , sinceramente recomendo , será a minha distro por mais 2 anos quando sair a 12,04 LTS .

    Alguma úvida disponham .

    P.S já tenho a 4.8 ainda lhe falta algumas afinações até a saída da 12,04 em Abril , mas as melhorias são notórias .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de jpng81
    jpng81

    Até agora estou a gostar desta versão.
    Mas acho que poderia estar muito melhor e mais rápido, porque se formos a ver, será que para se trabalhar com um computador é necessário ter tanta paneleirisse com janelas com sobras azuis e transparências em tudo e mais alguma coisa??
    A coisa que eu mais dou valor num sistema operativo é tempo de resposta do mesmo, pois não gosto de ficar tipo o windows a espera que a PUt§%£|! da janela abra, não é que seja o caso com o KDE, mas vê-se que tem muito potencial para ser muito mais imediato na resposta.
    De momento estou a usar o KDE e creio que seja uma boa alternativa ao unity.

  11. Avatar de serva
    serva

    Instala o pacote low fat , já experimentei e voa o SO .

    Cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de serva
    serva

    Boa noite de novo ,

    Uma dica importante que afecta muito a performance do KDE é a indexação de ficheiros que se encontra na barra inferior logo seguido da tesoura , ao suspendermos a indexação o So ganha outra vida .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Essa foi logo uma das primeiras coisas que desliguei no meu KDE.

  13. Avatar de PauloP
    PauloP

    Boas,

    apesar de ter tido algum contacto com o linux durante a faculdade nunca fui muito alem de 1 semana de linux instalado, simplesmente não tinha paciencia para tanta “confusão”.

    Recentemente comprei um netbook ASUS 1215p que vinha com o Ubunto instalado, admito que inicialmente foi na ideia de lhe instalar o windows, mas decidi lhe dar uma “vista de olhos” para matar saudades do tempo de faculdade…..e gostei muito mais simples que anteriormente.

    Tinha inicialmente o Ubunto 10.10, por curiosidade instalei o 11.10 e notei que ficou um pouco mais lento.

    Alguem me pode indicar se com o KDE fica melhor? Ou existe alguma outra distro mais fiavel/rapida que o ubunto 11.10?

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Bom dia.

      Relativamente à questão do KDE, devo informar que KDE é pesado, muito pesado, para um netbook.

      Para pessoas que estão agora a começar a explorar Linux num netbook aconselho Linux Mint (tem GNOME 3 como ambiente gráfico), Lubuntu (LXDE), Xubuntu (XFCE) e até mesmo Debian (GNOME 2) que é o pai de todos estes! A sua instalação gráfica é bastante intuitiva e não há nada que saber.

      O Debian é bastante testado, todos os pacotes disponíveis para o utilizador são extremamente estáveis, e os bugs são poucos, muito poucos.

  14. Avatar de ICE
    ICE

    Oi ppl,

    Notei alguma lentidão, mas nada de grave.
    Instalei o KDE na esperança que o problema do brightness (aumentar e diminuir sozinho constantemente) no meu Netbook Samsung N100 desaparecesse… mas não… está na mesma.
    Nunca mais consigo acertar a coisa

    Btw …o KDE é muito giro

    1. Avatar de Paulo P.
      Paulo P.

      Nos notebooks e netbooks da samsung tens de instalar a ferramenta de configuraçao samsung, podes ver neste link como instalar o ppa e o programa, funcionou as 1000 maravilhas no meu samsung r730.
      http://www.voria.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=1045&sid=1a9498a62b4350a9b4d5289eabeed244

  15. Avatar de serva
    serva

    Ice , espera pela versão 12,04 do Kubuntu que sairá em Abril , que penso já terá esse problema solucionado .

    @PauloP , instala o Xubuntu 11,10 ficas com um bom SO .

    Cumprimentos

    Serva

  16. Avatar de jpng81
    jpng81

    já me lembro porque é que nunca gostei do kde, acabei de instalar isto já me começam a faltar dependencias nos repositórios. Se alguem souber o porquê disto que avise, pois estou prestes a desinstalar esta porra…

    dpkg: erro ao processar /var/cache/apt/archives/libkactivities-bin_4%3a4.8.0-0ubuntu1~oneiric1~ppa1_i386.deb (–unpack):
    a tentar sobre-escrever ‘/usr/share/kde4/services/kactivitymanagerd.desktop’, que também está no pacote kde-runtime-data 4:4.7.4-0ubuntu0.1

    Sinceramente não gosto… é lento, a put%&/(/ da barra inferior anda sempre a desajustar-se a cada reeiniciar e ao fechar o chrome fica sempre a indicar na barra de tarefas até que se abra outra aplicação… enfim acho que vou ficar por aqui, já me estou a passar com isto.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Vai la vai, raios o parta, é que agora nem para desinstalar sudo apt-get remove kubuntu-desktop lá vai, diz-me que tenho de fazer sudo apt-get -f install …. e adivinhem lá digo “y” ao comando e nada é só uma porrada de erros.

      Kubuntu sucks.

      1. Avatar de Springfield
        Springfield

        Mas também ainda ninguém te ajudou… Aqui respondem rápido mas é para outras coisas!… experimenta “sudo dpkg –configure -a”.

  17. Avatar de Tiago Barbosa
    Tiago Barbosa

    como posso instalar a linguagem PT depois de instalar o KDE ?

  18. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Caro @jpng81 , sabes que eu nunca fui apologista de instalar várias interfaces em simultaneo , a minha experiencia nunca foi boa , deves ter instalado em cima do Ubuntu todo o Kubuntu , pois e isso de facto não dá bom resultado .

    O Kubuntu , não dá nenhum problema de dependencias , e se tiveres o cuidado de intalar os updates via linha de comandos que é a melhor coisa a fazer , é só dares os seguintes comandos .

    sudo apt-get -f update

    sudo apt-get -f upgrade

    Eu habituei-me a instalar tudo por linha de comandos e o -f resolve-te o problema de depencias que podem não estar satisfeitas ao instalares um pacote , como exemplo :

    sudo apt-get -f install radiotray

    E acredita tudo corre na boa , no Kubuntu uma coisa que aprendi logos nos primeiros dias que o estava a usar de uma forma intensiva é que quando sai uma nova versão do workspace plasma tens 300/400 updates para fazeres , vai depender do número de aplicações que tenhas instaladas , e garanto-te que o melhor é mesmo fazer pela linha de comandos , porque caso exista algum erro a consola informa-te de todos os paços que está a dar e os possiveis erros de dependencias que possam existir , caso isso te aconteça deverás ter de fazer mais que uma vez o comando

    sudo apt-get -f update

    Após a consola já não te dar erro fazes :

    sudo apt-get -f upgrade

    e de seguida , vais ter de correr o comando que te irá resolver os possiveis erros que possas ter tido de duplicações ou de faltas de dependencias para isso corres o comando :

    sudo dpkg –configure -a

    E está feito problemas resolvidos e o SO a bombar e com um novo workspace , que práticamnete mexe com todos os ficheiros do sistema .

    O Kubuntu 11,10 com o KDE 4.7.4 , já estava muito bom , mas agora com o 4.8 até dá gosto .

    Alguma dúvida estou ao dispor

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de bcuraboy
      bcuraboy

      obrigado pela tua resposta ao jpng81,pois o problema dele era o mesmo do que o meu.segui os teus passos e penso ja ter o problema resolvido.
      obrigado serva 🙂

  19. Avatar de PauloP
    PauloP

    Bem instalei o KDE como aqui foi dito, mais por curiosidade, é muito “louco” creio mais interessante que o Gnome, também mais pesado para o meu 1215p.

    Mas como diz o ditado “A curiosidade matou o gato”, não consigo tirar a “tralha” que lá coloquei lol, agora quando ligo aparece sempre Kubunto envez de ubunto, o Login ficou o de default do kubuntu assim como o poweroff screen… já amaldiçoei esta rubrica 😉

    Sendo “picuinhas” como sou, estou a ver uma solução no meu futuro … reinstalar o Linux e como alternativas vejo o Mint ou como o Serva sugeriu o Xubunto

  20. Avatar de ICE
    ICE

    @PauloP
    Obrigado pelo link, ando a ver se passo para o linux de vez, mas o parto está a ser muito difícil LOL

    @serva
    Vou dar uma olhadela no link que o @PauloP disse.
    E sim, logo que sair o 12.04 será instalado logo

    Abraço aos dois

    Cheers

  21. Avatar de wesley
    wesley

    Pessoal neste topico diz que tenho de escolher o lightdm invés do kdm eu sempre escolhi a versão kdm qual vai ser a diferença? ao meu ver é a barra de tarefa unity estou certo? att/

  22. Avatar de Melqyahd
    Melqyahd

    Boa tarde,

    Estava a utilizar o Ubuntu 11.10 com esta versão do KDE mas me apresentava muitos erros quando da utilização do apt-get. Apaguei a partição onde estava instalado o Ubuntu [e estou a utilizar apenas o Windows 7 no momento], e quero reinstalá-lo porém tenho uma dúvida: quando sair a versão final 12.04, conseguirei atualizar sem precisar fazer uma nova instalação (clean)? Pois não quero ter de customizar o sistema e instalar meus aplicativos todas as vezes que sair uma nova versão.

    Supondo-se que eu já instale o Ubuntu 11.10 e também o KDE 4.8, como posso traduzir o KDE para Pt-Br? Pois o que estava a utilizar era ainda em inglês.

    Grato,
    Melqyahd M.

    1. Avatar de Melqyahd
      Melqyahd

      Boa tarde,

      Reinstalei o Ubuntu 11.10 e também o KDE, porém na tela de login – ao selecionar o KDE para inicialização – simplesmente não funcionou. Obtive um erro que dizia ser impossível escrever em dois arquivos e então obrigava-me ao login na interface padrão (não KDE).

      Além disso, ao instalar o KDE a inicialização do sistema ao ligar o computador ficou como sendo o Kubuntu. É assim mesmo? Na primeira vez que o fiz não ficou.

      Grato,
      Melqyahd M.

  23. Avatar de NooB
    NooB

    Cara como eu desinstalo o Kubuntu do meu Ubuntu 11.10 , ja utilizei vários comandos mas nenhum funcionou =/ !!

    sudo apt autoremove kubuntu-desktop

    sudo apt-get install -y ppa-purge

    sudo ppa-purge ppa:kubuntu-ppa/backports

    sudo apt-get -f -y autoremove

    ja tentei tudo e até agora nada =/ !! alguem poderia me ajudar ? =S