Dica – Aprenda como descompactar ficheiros .cab no Linux

28 Comentários

Quando acedemos aos ficheiros de instalação de uma determinada aplicação no Windows, é comum vermos ficheiros com extensão .cab. Para quem não sabe, os ficheiros com extensão .cab (abreviatura para Cabinet), são um tipo de ficheiros bastante usados pela Microsoft, com o objectivo de distribuir aplicações na forma de pacotes de instalação.

A extensão .cab é também muito utilizada por aplicações que permitem criar instaladores, como é o caso do InstallShield.

Hoje vamos aprender como descompactar ficheiros .cab no Linux.

cab_00

Quando tentamos correr determinadas aplicações específicas para Windows no Linux, através do Wine podem ocorrer alguns problemas relativamente à descompactação dos ficheiros.Para  conseguirmos extrair o conteúdo dos ficheiros .cab nos Linux, vamos instalar o cabextract.

Como proceder à instalação do cabextract?

Para instalar o cabextract basta abrir o terminal e inserir o comando:

sudo apt-get install cabextract

Depois de instalado, se pretendermos extrair o conteúdo de algum ficheiro .cab, basta abrir o terminal e executar o comando:

cabextract ficheiro.cab

Como puderam comprovar, extrair ficheiros .cab no Linux é relativamente simples. Esperamos que esta dica seja útil.

Antes de finalizar este artigo quero apenas saber uma coisa: “Onde andam os nossos leitores que usam Linux” ?

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Enganaram-se ali na extensão .deb não? 😛

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Andam a estudar alguns deles como eu 🙂
    Não utilizo linux para este fim mas acredito para quem trabalhar com este tipo de ficheiros vai ser uma ajuda útil

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é um dois em um 🙂

      Alguns ficam a saber o que está dentro dos ficheiros .cab e por outro lado como extrair esses ficheiros la de dentro.

  3. Avatar de wolfytuga

    Olá, muito útil essa dica. Aproveito para deixar aqui uma lista das opções existentes nesse programa:

    -v –version print version / list cabinet
    -h –help show this help page
    -l –list list contents of cabinet
    -t –test test cabinet integrity
    -q –quiet only print errors and warnings
    -L –lowercase make filenames lowercase
    -f –fix fix (some) corrupted cabinets
    -p –pipe pipe extracted files to stdout
    -s –single restrict search to cabs on the command line
    -F –filter extract only files that match the given pattern
    -d –directory extract all files to the given directory

    Cumps!

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      acho q toda a gente que va utilizar isto sabe fazer ‘cabextract -h’ 😛

      1. Avatar de wolfytuga

        era a pensar nos mais distraídos 😛 e nos novatos em Linux 🙂

  4. Avatar de jose
    jose

    eu por acaso uso
    centos
    ubuntu

  5. Avatar de The STK
    The STK

    Dá para extrair aqueles .cab protegidos? Já encontreia alguns lixados de extrair

  6. Avatar de André Meireles
    André Meireles

    Bem, para mim não me parece que tenha necessidade desta aplicação num futuro imediato, mas nunca se sabe!:P

    E sim, sou mais um utilizador de Linux (Ubuntu)….e ando pela Europa de Leste (Hungria) a estudar!

  7. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Anda aqui mais um user linux 🙂
    Já conhecia, porém não deixa de ser uma boa dica.

  8. Avatar de Jorge Araújo
    Jorge Araújo

    +1

    Uso linux desde 2003

    Red Hat 9

    Ubuntu desde 4.10

  9. Avatar de ruben
    ruben

    Também sou user linux. Caixa Mágica 15

  10. Avatar de azazel
    azazel

    Linux aqui estou eu Windows suck´s 😉

  11. Avatar de Glink
    Glink

    Ubuntu desde o 8.4

    ando por cá, nem sempre participo 🙂

  12. Avatar de Alucard
    Alucard

    Mais um utilizador de Linux por estas bandas. A distribuição de eleição é o Mint 10, mas também gosto do Ubuntu. O primeiro Linux que utilizei foi o Caixa Mágica à já alguns anos.
    Neste preciso momento, até me envergonho de o dizer, estou ligado no Windows 7. Não por gosto, mas por necessidade. Trabalho a quanto obriga!

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      “Neste preciso momento, até me envergonho de o dizer, estou ligado no Windows 7. Não por gosto, mas por necessidade. Trabalho a quanto obriga!”

      Ámen, também mais um dos que é obrigado a usar win para trabalhar, por aqui 7 no trabalho, em casa xp + mint 10 (ocasionalmente #!)

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ubuntu (macbuntu)

  14. Avatar de Rui Antunes
    Rui Antunes

    +1! Ubuntu Desktop desde 9.04 e UNR desde 9.10.

  15. Avatar de João Reis
    João Reis

    Uso Linux desde o Ubuntu 10.04…
    Só vou ao Windows 7 quando necessito de programas que não estão disponíveis para linux…

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Por acaso alguém conhece um programa que parecido com o notefolio creator mas que funcione com calculadoras TI 84+ ?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas o que é o notefolio??

        cmps

  16. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    Linux desde 2001/2, com muitos “live”, principalmente SuSE e Kurumin. Ubuntu 7.04 no portatil, durante um ano. No computador principal, com o Kubuntu 10.04 ate’ hoje.

    Continua os excelentes artigos sobre o Linux!

    Fiquem Bem!

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mint, nunca uso o Windows

  18. Avatar de Anónimo
  19. Avatar de Notliz
    Notliz

    +1 Ubt, Since 8.10

  20. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    antes de mais obrigado por mais um artigo que pode dar jeito quando a “coisa vem disfarçada”(em ficheiros Cab) :).
    E ja agora junto-me ao grupo dos poucos mas que são muitos…no desktop linux ubuntu 10.10(Windows eventualmente para aceder a uma única pagina na net em que os developers coitados não foram capazes de fazer melhor e quando la vou 1/2 vezes por mês tenho que ligar o InferiorExplorer 🙂 (Easy Guys…)).
    No portátil Ubuntu 10.10…acho que existe para aqui um win 7 premium, mas…nunca configurei isso.No netbok unr.

    cmps

  21. Avatar de Courela

    Por aqui é ubuntu 10.10, mais um ubuntu 8.04 e um debian 5 como servidores

  22. Avatar de Serva
    Serva

    Os meus cumprimentos , continuem sff com os vossos artigos , mais um user de linux desde o Ubuntu 8,04 , faço várias experiencias com outras dostribuições a Suse está também com uma excelente distribuição , em minha casa todos temos computadores e cada vez são mais os que usamos Linux neste momento 3 falta conquistar a outra metade (sãos os jogos ) , o windows de facto SUCKS , no trabalho sou obrigado a usar num portatil o Vista que quando em mode de hibernação sempre que tento acorda-lo umas 80% das vezes dá-me ecrãs azuis os informaticos já nem me podem ver e ouvir dizer mal da Microsoft .

    Cumprimentos a todos e não esqueçamos que o sistema Android que vende 300.000 equipamentos dia é Linux com o nome da Google por trás , por isso o Linux está em grande .

    Bem Hajam todos aqueles que contribuem para o seu desenvolvimento e divulgação e algumas vezes também a dismistificação que o Linux o só para Nerds .

    Abraço