Deepin 15: Linux chinês com cara do Windows 10 e MacOS

28 Comentários

Aprenda a instalar!

O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado  que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Recentemente a equipa de desenvolvimento apresentou o Deepin 15. Vamos conhecer as novidades e aprender a instalar esta nova versão.

deepin_07


O projecto Linux Deepin, que já apresentamos aqui, tem como principal objectivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar. A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e nesta nova versão destaca-se o suporte para mais de 30 idiomas, incluindo o português de Portugal e o brasileiro.

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã desta distribuição.

Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 12 GB (no mínimo devem ter 8GB)
  • Memória RAM: 2 GB

Como instalar o Linux Deepin 15?

A instalação do Linux Deepin 15 é muito simples tal como as versões anteriores. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1) Escolher o idioma de instalação

deepin_00

Passo 2) Vamos agora criar uma conta de acesso e definir a respectiva password.

deepin_01

Passo 4) Nesta fase indicamos o disco/partição onde vamos instalar o Deepin. Quem pretender opções avançadas ao nível das partições, basta que carregue em Modo Especial. Caso contrário basta carregar em Instalar

deepin_03

A instalação do Linux Deepin 2015 demorou, no nosso caso, cerca de 30 minutos.

deepin_04

Depois de instalado é só reiniciar.

deepin_05

Uma vez reiniciado, introduzam a password de acesso que foi definida durante o processo de instalação do sistema.

deepin_06

Pelo que testamos, o Linux Deepin está muito funcional e oferece boa performance. Como referimos, esta nova versão traz algumas características que foram copiadas do MacOS, especialmente ao nível da interface, mas também algumas funcionalidade copiadas “descaradamente” do novo Windows 10.

deepin_08

Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também é bom, se dúvida!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Boas sou novo nisto instalei o virtualbox mas depois com tantas opções do programa perdi me.
        Podiam fazer um tutorial?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já agora é possível instalar o yosemite oficial da apple no virtualbox?

  1. Avatar de José
    José

    Eu gosto imenso destes SO da Linux, já experimentei vários, mas sempre tenho que desinstalar, Pois esbarro com falta de controladores e muitas mais inconveniências, assim sempre volto ou para o Win 7, ou 10.

    1. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      Não existe “a Linux”

      1. Avatar de Alguém que quer conhecer o Linux
        Alguém que quer conhecer o Linux

        Não seja descortês! “A comunidade Linux,” “A vasta gama de so linux”; “a família Linux”, enfim. Inúmeras maneiras de se referir aos projetos, so´s e todo e qualquer produto Linux em gênero feminino, que não mereceria retificações. Ademais, é uma rematada tolice e descortesia a atitude de corrigir os outros, publicamente(às vezes é necessário, em assunto relevante, mas pode ser feito elegantemente), o que nos atrai pesadas vibrações, além, de nos expor a que sejamos, também, julgados com severidade. Sempre visito este cantinho do universo virtual, sempre calado, mas me espanto de ver tantos egos inflados e tantas cabeças a gerar tolices e discussões estéreis, ressaltar conhecimentos e poder aquisitivo, a se pavonear por ter este ou aquele equipamento, etc.
        É muito triste ver adultos imaturos, crianças espirituais; mentes brilhantes que não conseguem lustrar o coração e se apequenam a produzir atitudes pueris, qual crianças caprichosas e mal-educadas. Homens, respeitai os vossos semelhantes. Não há ninguém melhor; conceitos de feio-bonito, rico-pobre, sábio-tolo e outros rótulos, paradigmas e toda sorte de tolices geradas pelo ego são insignificantes. Saibamos nos ater ao cerne das questões, focar no que é importante, sem hostilidades gratuitas e descabidas.
        Perdoem-me este comentário, mas talvez seja necessário um convite à razão, a fim de que homens inteligentes se comportem inteligentemente.
        Cordiais abraços a todos.

  2. Avatar de manuel
    manuel

    Ubuntu-gnome + plank dock + moka theme pack e numix gtk = better then Mac os

  3. Avatar de M
    M

    Pois, mas deve ser um martírio para instalar e costumizar, não me parece amigável, não deve ter actualizações online e não sei onde está disponível e quanto custa ou se custa ;).
    Mas para quem percebe e tem paciência deve ser uma boa opção…

    1. Avatar de João C.
      João C.

      É gratuito, está disponível em http://www.deepin.org/?language=en. É SUPER fácil de instalar como mostra o post e sim tem actualizações online constantes.
      É muito facial de usar e tem modos parecidos ao OSX e Windows logo predefinidos e podemos com um clicar de botão mudar entre eles.
      Criticar sem experimentar é um pouco (muito mesmo) ridículo.

      1. Avatar de Sérgio Ferreira
        Sérgio Ferreira

        Instalei e gostei deste SO. Porém, a resolução correta para o meu monitor é o 1366 x 768 e não o 1024 x 768. Alguém consegue ajudar-me? Obrigado

        1. Avatar de João C.
          João C.

          Abra o painel lateral e selecione a opção ecrã. Lá poderá a alterar a resolução do ecrã.
          Caso não apareça a correcta poderá ser falta ou incorreta instalação dos drivers da gráfica.
          No menu procure por drivers adicionais ou controladores adicionais, abra e espere um pouco. Vai aparecer uma lista com vários drivers disponíveis. Selecione o que no final diz (proprietário, testado) clique no botão mais a baixo, aplicar alterações. Reinicie o computador.

      2. Avatar de Rafael
        Rafael

        Don´t feed the troll…

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Na realidade ele já existe bem antes do Windows 10.
    Se for usar o raciocinio da materia, o Windows 10 é que é a cara do Deepin.

  5. Avatar de David Paiva
    David Paiva

    Boas! Tenho o Windows 10 num SSD e o instalei este linux deepin num HDD que tenho no portátil no sítio do leitor de DVD. Mas quando o pc liga não me dá a opção de escolher qual sistema operativo é que quero, inciando sempre o Windows. Como faço para poder escolher entre um e outro.
    Nem consigo de maneira alguma abrir o linux.
    Obrigado

    1. Avatar de piri
      piri

      boas! clica F8, F12 ou esc no boot e seleciona o disco com o sistema operativo que pretendes usar

  6. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    Instalação bem sucedida. Estou a gostar deste SO. Porém, a resolução 1024×768 para o meu monitor não é a ideal mas sim a 1366. Como posso alterar pplware? Obrigado

  7. Avatar de André
    André

    Não tem live DVD???

    1. Avatar de Tico
      Tico

      tem, é a primeira das duas opções que aparece ao iniciar pela pen usb.

  8. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    Boas! Fiz a instalação deste SO e tudo Ok. Estou a gostar e já foi feita a respectiva actualização. Porém, a resolução de 1024×768 não é a correcta para o meu monitor pois teria que ser a 1366, pelo menos. Como posso alterar? É possível? Muito obrigado

    1. Avatar de mario
      mario

      oi.
      1-vai as definiçoẽs.
      2-Ecrã.
      3-Resolução.

  9. Avatar de Arkop
    Arkop

    lol, encontrar os Açores quase ás cegas no fuso horário foi divertido. 😛

  10. Avatar de Tico
    Tico

    Está muito interessante esta distribuição e já vem com o wps office de origem=)

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Está muito bom..
    Os chinês até modificaram o nome dos aplicativos do Kingsoft office para os do Microsoft Office :
    Exel, Word PowerPoint …não sei até que ponto isto não é uma não conformidade…

    Não é filosofia de Linux….

    Abreijos

    1. Avatar de Tico
      Tico

      Esta distribuição está quase excelente, falta apenas limar umas arestas mas está mais perto da perfeição do que muitas outras, quanto aos nomes desde que não tenha microsoft word, microsoft excel… não vejo nada de mal, aliás penso que foi uma das melhores coisas que foi feita já que assim tornam a distribuição mais acessível para quem quer mudar de SO. Não desvalorizo o open/libre office nem outras variantes, mas o aspecto conta e o dessas alternativas ao office não tem o melhor, mas para quem gosta o wps tem esse aspecto e outros dois mais recentes basta “clickar” na tshirt e mudar, e nas definições também podem alterar o formato do ficheiro por defeito para cada aplicação, guardando nos mesmos formatos que o microsoft office .

  12. Avatar de Rubens Saldanha
    Rubens Saldanha

    Olá, bom eu usei Windows a minha vida toda e sempre achei muito complexo as distribuições Linux. Porém quando descobri sobre essa versão, com toda a “interface” amigavel e moderno percebi, que poderia tentar algo diferente.

    Baixei a iso e instalei no meu notebook, e to adorando essa versão do Deepin OS inclusive, estou aprendendo muito com essa distro pq sou iniciante no Linux e tals. Hoje sou fã desse sistema kkkkkk

    Muito bom e recomendo pra leigo/iniciante!!!

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Quero instalar junto com windows 10 porém não está criando um sistema de boot para escolher o sistema operacional. Já instalei, porém ele não dá a opção de ir para o linux(Deepin).